Carta 76

02/07/2013 14:03

De: JOÃO [joao@yahoo.com.br]

Enviada em: terça-feira, 5 de janeiro de 2010 07:12

Para: Pastor Sólon

Caro pastor Sólon,

a paz do Senhor Jesus.

 Sou membro da Igreja Cristã Maranata há vinte anos. Amo muito esta, pois já tive grandes experiências com Senhor Jesus nesta denominação. Sou jovem, e foi por essas experiências que decidi me abster de uma juventude mundana e ter uma vida de santidade e entrega total ao Senhor Jesus. Mas tento, por outro lado, ter uma visão holística de tudo que acontece ao meu redor. Por ser universitário, aprendo constantemente sobre a importância de se fazer uma análise crítica, fundamentada em argumentos sólidos, com sobriedade e ausência de preconceitos. Se o senhor me permite, cito alguns dizeres de Giordano Bruno (1548 - 1600), e que me trazem inspiração: "(...) é uma estupidez crer por costume inveterado; é coisa irracional conforma-se com um opinião devido ao número dos que a têm... É necessário procurar sempre, em compensação, uma razão verdadeira e necessária (...)".

Estou lhe escrevendo porque li a sua carta. Não concordo quando dizem que um pastor deixou de ser membro da ICM simplemente porque já não ama mais a obra do E.S.. Para mim, legitimamente algo de errado foi constatado por aquele. E acreditei em seus argumentos, - com tristeza, admito - pois eles condizem com alguns fatos que tenho presenciado. Principalmente ao que tange a postura déspota das lideranças local e central da ICM diante de certas situações, o que leva, inevitavelmente, a um comportamento não-cristão de alguns membros, como por exemplo: tachar aqueles que saem da ICM e vão para outra denominação "como crentes caídos", sem ao menos procurar entender o que os motivaram a tomar tal decisão. Dessa forma, os erros continuarão a ser cometidos até que não se tenha mais controle.

Respeito imensamente a opinião daqueles que lhe escrevem apontando as falhas da ICM. Sou defensor da livre argumentação, pois é a liberdade de pensamento que permite o desenvolvimento de uma sociedade, conforme aprendemos com a Revolução Francesa (1789-1799). Mas suscito que haja responsabilidade na divulgação de certas informações, uma vez que há muitos novos convertidos que não têm uma base espiritual ainda consolidada. Poder-se-á perder almas preciosas para o mundo.

Agradeço ao senhor, pastor Sólon, pelos indubitáveis esclarecimentos. Estou intercedendo para que o seu trabalho evangelístico prospere.

Convido aos irmãos que pretendem continuar na ICM, assim como eu, a orarem para que as mazelas apontadas pelo pastor Sólon possam ser superadas, e para que vidas possam continuar a serem salvas em nosso meio. E para que possamos continuar amando e respeitando nossos diáconos, ungidos e pastores.

Aos irmãos convictos em servir ao Senhor Jesus em outra denominação, desejo-lhes que as bênçãos da eternidade repousem sobre suas vidas. Devemos continuar firmes em nosso maior objetivo: morarmos todos juntos com o Senhor Jesus na eternidade!

Gostaria de pedir ao senhor, pastor Sólon, que ajude a interceder a favor de uma amiga, Católica, que tenho levado à igreja. Ela já tem tido grandes experiências com o Senhor.

Fraternalmente,

JOÃO

Belo Horizonte-MG

(Peço para que não divulgue meu nome. Grato)

 

De: Pastor Sólon

Enviada em: sáb 09/01/2010 15:00

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo,

Sinto-me feliz ao perceber que você compreendeu o teor do testemunho que postei no site. Alegro-me, ainda, por ver que você segue convicto o seu caminho e já sabe o que fazer e onde vai chegar.

Também acho fantástica a liberdade de expressão. Como dizia Voltaire, precursor da revolução francesa: “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Digo isso por causa do seu clamor pela responsabilidade na divulgação de informações que podem prejudicar novos convertidos, perdendo-se “almas preciosas para o mundo”.

Logo depois que me senti livre para pensar e expressar meus pensamentos, tive que refletir muito sobre a questão dos novos convertidos ou daqueles que ainda não se converteram... será que as verdades expressadas poderiam afastar alguém de Deus ou do caminho certo? A verdade liberta ou prende? Ah! querido, creio que já falei sobre esse assunto em alguma das cartas que respondi e, por isso, não será necessário repetir o que já foi dito. Mas, entendi exatamente o que você quis dizer.

Amado, agradeço pelas orações. Essas são sempre bem-vindas, pois o trabalho evangelístico é algo que ainda estamos aprendendo a desenvolver.

Achei muito bonito o seu convite. Concordo integralmente com suas palavras, apenas com a ressalva da palavra “mazelas”, que achei forte demais. Prefiro a palavra “dificuldades”.

Quanto à sua amiga católica, acabei de orar por ela e por nós, para que todos nós estejamos livres da idolatria.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.