Carta 68

02/07/2013 13:30

De: MARIA@hotmail.com

Para: Pastor Sólon

Querido pastor (nao sei seu nome), procurando na internet sobre o tema ex pastor, encontrei seu precioso testemunho,que me ajudou a esclarecer ainda mais minhas duvidas,pois dentro da "igreja" eu não posso comentar nada com ninguém sobre minhas discordâncias de alguns fatos que tenho percebido de uns anos pra cá,se isso fizer serei taxada de endemoninhada,rebelde,uma pessoa que perdeu a comunhão com Deus,enfim ,uma pessoa que quer tirar a fé de outra,como costumam dizer na igreja universal.

Pastor em tudo o meu testemunho se identifica com o do senhor. Lembro-me que quando cheguei na igreja há cerca de dezesseis anos, eu era uma jovem complexada e com gravíssimos problemas familiares e emocionais e com grandes traumas, fui convidada por uma amiga para ir a igreja, sem nem saber o que estava fazendo, mas tenho certeza de que era o próprio Deus quem estava me chamando para conhecê-LO, pois disso não tenho duvidas (graças à Deus) Tinha apenas dezesseis anos de idade, mas com maturidade de mais,devido aos sofrimentos da vida. Comecei então a caminhar com minhas próprias pernas em busca de Deus, já ia sozinha aos cultos, estava me interessando demais pelas coisas de Deus,queria conhecê-lo e provar do seu amor. Isso aconteceu logo, cerca de três ou quatro meses depois (foi maravilhoso aleluia!). Comecei então a querer falar de Jesus até para as formigas e os cachorros, pois minha paixão não cabia dentro de mim. Evangelizava, orava, participava dos grupos e era sempre líder de jovens fui levantada obreira, casei-me com um obreiro, tive três filhos, construí minha casa, trabalho por conta própria, tenho meu carro. Amém. Tudo isso sempre usando minha fé em Deus e sempre confiando nele, muitas das vezes de acordo com minha fé e não na "fé do pastor".

Bem, quando eu cheguei na igreja, sempre às quartas-feiras eram ( é ate hoje) as reuniões intituladas de "reunião dos filhos de Deus", onde a Bíblia de maneira nenhuma poderia ser deixada em casa se não seria tido como pecado. Líamos os livros dos evangelhos, as cartas de Paulo, o Apocalipse, enfim, tudo que era para edificação espiritual. Durante a semana havia as reuniões de outros propósitos como financeiro, saúde e libertação. Nas reuniões de obreiros ou ate mesmo de membros, nos era passado o seguinte: nunca dê atenção às conversas dos "caídos", tudo que eles falam é do diabo, são rebeldes e eles vão te contaminar! A única igreja que é capaz de salvar verdadeiramente é a Universal, se sua vida não mudar aqui não vai mudar em lugar nenhum.Todas as pessoas que saem da "obra" acabam acontecendo alguma coisa com elas.

Meu Deus que medo!!

Não tinha coragem de expor nada, absolutamente nada, nem eu nem ninguém, o que o homem de Deus falava era incontestável. Vi muitos obreiros irem para o "mundo" por causa da humilhação que passavam nestas reuniões, enquanto todos os outros tinham (e têm) que ficar calados.De um certo tempo pra cá muita coisa mudou (pra não exagerar) comecei a perceber que aquilo não representava o amor de Deus, não tem explicação na Bíblia tamanha "reverência". Comecei a orar pedindo perdão ao Pai por estar pensando assim, não queria viver em pecado e, conseqüentemente, "cair". Mas quanto mais eu orava mais coisas eu ia enxergando e também me angustiando. Por exemplo: Quem não pegasse o envelope da campanha não estava bem com Deus. Fogueira santa então? Isso sim era o maior dos pecados! Quem ficasse "de fora" chegava ate ser excluído de obreiro.

E com isso eu via muitos obreiros passarem fome, ficar endividados (como eu) pra cumprir um "voto com Deus". E a vida só piorando. Um dia tive coragem, pois quanto mais eu orava mais a decepção aumentava, pedi o pastor pra sair, mas com moderação e sabedoria, pois não queria passar por toda aquela humilhação que eu vi com os outros que saíram da obra. Nossa que alivio! Já não estava mais sob pressão, apesar de ser uma alegria imensurável servir a Deus como obreira. Sei que posso fazer isso sem uniforme é claro, mas estar entre eles é muito bom.

Hoje seis meses depois continuo frustrada, angustiada por ver as coisas como estão. Como disse anteriormente, tínhamos as reuniões de quarta e domingo para buscarmos o encontro com Deus, ler a Bíblia, falar exclusivamente de coisas espirituais, edificantes, poderia ate ser uma exortação, mas sempre pro nosso bem. O pastor chamava em frente o altar quem queria se entregar ao Senhor Jesus, aceitá-lo, arrepender-se de seus pecados, se batizar nas águas e enfrentar todas as rebordosas por amor a Jesus. Claro que nem todos que iam realmente se convertiam, mas pelo menos muitos tinham essa chance e também muitos a agarravam com unhas e dentes e passavam a ver Jesus de fato e de verdade. Graças a Deus.

Mas o tempo foi passando e muita coisa mudou. Sempre houve na igreja universal as campanhas de fé, onde fazemos ofertas especiais a Deus, mas não como é hoje, sob uma pressão terrível e uma falta de sensibilidade tamanha que muitos pastores chegam a dizer que quem pega o envelope são os verdadeiros filhos de Deus, enquanto todas as outras pessoas não pegam não têm parte com Deus, independentemente se aquelas que pegam o envelope estarem no pecado e as outras que não pegaram são pessoas que há muito tempo ou pouco tempo que seja, procuram a salvação acima de tudo e procuram ser fieis à Deus em suas vidas. Isso vem entristecendo muitos membros e fazendo com que esfriem na fé. Nas reuniões onde outrora se falava apenas em salvação de perdidos, em conversão, em como o cristão deve se comportar, viver uma vida de comunhão com Deus, amar ao próximo, se doar pelo próximo, amar a família, honrar os compromissos, enfim ser o Máximo possível exemplo de Deus, essas reuniões já não têm tempo pra isso!!!!! Pois se ocupa tanto tempo com as campanhas "de fé", que se em alguma ocasião pegamos a Bíblia para ler é somente no versículo em que será baseada a tal campanha.

Pastor, sinceramente (e Deus é testemunha), eu não me lembro que dia o pastor leu a Bíblia para falar de salvação com o povo. O único argumento é esse: quem pegar o envelope está fazendo a vontade de Deus e quem não pegar esta desobedecendo à Deus. Meu Pai, até quando??????? Estou cansada disso tudo, penso em mudar de igreja mas ainda continuo orando à Deus para que alguma coisa aconteça para que volte a ser como antes.Peço para que Ele dê sabedoria ao Bispo Macedo, para que a igreja universal volte a buscar à Deus com todo fervor de antes.Eu achava, como eu disse, que estava errada (também não sou dona da verdade), mas conversando as vezes com algumas pessoas, vejo que muitas estão tendo o mesmo pensamento que o meu. Foi onde eu vi que não poderia estar tão errada assim. Continuo pensando: será que Deus está aprovando isto? Será que é a vontade Dele que o povo só faça votos de oferta e não é necessário ler a Bíblia como antes?

Por favor alguém me ajude, estou perdida nos meus pensamentos! Quero ressaltar que se fosse antes, jamais escreveria para alguém o que estou relatando, devido ao medo psicológico a que somos submetidos, mas não agüento mais, o que faço?Eu só estou muitíssimo angustiada porque me preocupo com as pessoas que estão chegando na igreja agora.O que elas vão aprender? Será que o Espírito Santo vai ensiná-las sozinho?Há quanto tempo não vejo um membro ser batizado no Espírito Santo na igreja que freqüento?Fora alguns do grupo jovem que tem um trabalho especial com eles com uma obreira que realmente conheceu o Senhor Jesus e pode ensiná-los a palavra de Deus, até porque eles têm tempo dedicado a isso. Mas durante as reuniões no salão da igreja, este tempo não existe a não ser para louvores com palavras muitas vezes repetidas do pastor, pois a pessoa não tem "tempo" de aprender o que realmente é louvar a Deus (com o culto racional como ensinou o apostolo Paulo, em espírito e em verdade como ensinou Jesus). Que Deus abra os meus olhos (não sei se o já está fazendo) pra que eu veja somente a verdade,que tenho buscado incessantemente.Como disse nunca fui em outra denominação, mas a cada dia a minha vontade é de procurar um outro lugar para freqüentar, mas parece que minha alma sente a necessidade de perseverar, mas não sei até quando. Eu sei que se eu sair não vou fazer falta, mas me preocupo pelo fato de ter que entregar três almas a Deus (meus filhos) e quero muito que eles não cresçam religiosos, mas conheçam o Deus vivo e absoluto que eu conheci e sejam salvos. Mas é muito difícil enfrentar essa luta sozinha, por isso preciso estar num lugar onde haja pessoas interessadas mais em salvar almas de verdade do que só obter benefícios materiais em primeiro lugar.

Salva-me ó Deus, pois em Ti confio.

Irmão, ajude-me, ore por mim e por tantos outros decepcionados e que já até se perderam ou estão por ai sem saber o que fazer, duvidosos, sem esperança e correndo o risco de não mais confiarem em Deus, devido a tantas frustrações.

O que eu posso fazer? Como posso colaborar para que o reino de Deus se espalhe e a verdade seja esclarecida? Será que estou sendo enganada pelo diabo? Será que estou tirando o engano do diabo de dentro de mim? Será que os meus olhos estão sendo abertos? Será que estou perdendo a fé? É a vontade de Deus isto?Devo continuar perseverando ali ou busco um caminho que novamente continuarei trilhando o caminho da salvação?

Penso quantas pessoas têm as mesmas perguntas, mas estão presas ao medo e às duvidas e assim preferem deixar como está! Dizem: é melhor continuar do que correr o risco de pecar. São tantas duvidas!!!!!!!!! Mas eu creio que de todas Deus dará o esclarecimento. Só não quero perder minha salvação e nem ver pessoas se perdendo por falta de conhecimento, pois como crerão se não há quem pregue?

Na paz.

 

 

De: Pastor Sólon

Para: MARIA@hotmail.com

Data:28/11/2009 21:54

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Amada, é muito difícil para mim fazer qualquer tipo de avaliação daquilo que eu não conheço. Por muito tempo, eu julgava todas as igrejas porque eu não as conhecia. Apenas aceitava o relato que meus líderes do passado me passavam a respeito delas. Quando eles falavam de outras denominações, faziam isso com um certo tom de zombaria e isso era suficiente para que eu compreendesse que elas estavam fora do projeto de Deus.

Por isso, hoje não gosto de falar acerca do que não conheço pessoalmente. Posso até avaliar uma doutrina que seja divulgada, mas não consigo avaliar o impacto dela na vida das pessoas sem que fique algum tempo observando os resultados produzidos.

Quanto à Igreja Universal do Reino de Deus, tudo o que eu sei é o que está na televisão e na rádio. Nunca freqüentei seus cultos e suas reuniões para saber como é o dia-a-dia de seus trabalhos e quais seus resultados na vida espiritual dos membros. Já tive algumas decepções comerciais com membros da IURD, mas isso não é representativo. Não posso transferir isso para todo o grupo.

Sobre a doutrina conhecida, pregada pela IURD nas rádios e canais de televisão, posso apenas lhe dizer que não sou adepto à teologia da prosperidade. Tenho uma experiência diferente sobre o modo de se alcançar a bênção de Deus.

Em todo caso, li atentamente seu relato e creio que as coisas são como você disse. Eu também acho que a palavra de Deus é essencial tanto à nossa conversão quanto ao nosso amadurecimento espiritual e sustentação na caminhada até o dia em que deixaremos este mundo para nos encontrar com o nosso Senhor.

Quanto aos decepcionados a que você se referiu, sei o quanto é difícil para alguém que esteve envolvido em uma igreja se adaptar em outra após uma grande decepção. Sim, é difícil, mas não é impossível. Essas pessoas precisarão estar em contato com alguém que, de modo amoroso e paciente, possa reconduzi-las a uma igreja comprometida com o evangelho – há muitas por aí, tenha certeza disso.

O que você pode fazer? Primeiramente, você precisa se encontrar. Onde você quer servir ao Senhor? Antes que você ajude outras pessoas, você precisa se ajudar. Decida, primeiramente, debaixo de qual autoridade espiritual você estará e depois Deus poderá usá-la para ajudar os outros. Como não somos auto-suficientes e necessitamos uns dos outros, devemos nos submeter a um ministério da nossa confiança para estarmos unidos - ajudar e ser ajudados.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” (Eclesiastes 4:9 RA)

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hebreus 10:25 RA)

Sobre estar ou não sendo enganada pelo diabo, posso lhe sugerir que ouça pregações de outros pastores, que não sejam da sua denominação, para que você tenha oportunidade de ouvir colocações diferentes sobre o que você sempre acreditou ser a verdade. Após sermos doutrinados, a nossa leitura da bíblia passa a ser influenciada e direcionada. Só conseguimos enxergar as coisas que confirmam as nossas crenças - aquilo que já foi colocado em nossa mente. Desse modo, temos dificuldades de pensar diferente ou mesmo de perceber que pode haver outro modo de se compreender um texto bíblico. Sugiro que você leia o artigo que escrevi sobre o poder das crenças. E quando você começar a ouvir pregações que têm um ponto de vista diferente, terá condições de refletir, comparar e confrontar o que você havia aprendido. Mas, isso só surtirá algum efeito se você tiver um coração desarmado de preconceitos.

Amada, não creio que você esteja perdendo a sua fé. As pessoas que estão perdendo a fé são aquelas que vão se afastando da palavra de Deus, da igreja, dos irmãos e quando percebem estão isolados e sem desejo de voltar a buscar comunhão com Deus ou mesmo de tentar encontrar Deus em denominações diferentes. Não me parece que esse seja o seu caso.

E lembre-se: perseverança é indispensável.

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24:13 RA)

“Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus.” (Atos 13:43 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.