Carta 48

02/07/2013 12:40

De: JOÃO

Em 30/05/2009

A paz do Senhor Pastor Sólon, venho através desta, dar o meu testemunho de vida cristã, seguindo o mesmo exemplo que o senhor demonstrou com o seu testemunho, quando eu li o mesmo, me identifiquei muito com o que vivi na Igreja Cristã Maranata nos períodos de Julho de 1989 à  Novembro de 2007 a seguir o meu relato em todos os detalhes e nomes dos quais o senhor conheceu muito bem:

MINHA CONVERSÃO E O MEU TRAJETO NA ICM E MINHAS DECEPÇÕES NA ICM:

No ano 1989 com 16 anos de idade recebi um presente de Deus (apesar de não pertencer a nenhuma igreja) arrumei um emprego, o meu 1º emprego, e trabalhando lá, observei que lá também trabalhava um jovem evangélico da Igreja Assembléia de Deus, fiquei observando o seu trabalho, enfim seu testemunho, a naquele tempo também a minha irmã que já era evangélica (da “obra” - Igreja Cristã Maranata), e por diversas vezes me levou na igreja mas eu, sinceramente, não sentia nada. Mas, com o passar do tempo fiquei perturbado com as minhas ações no pecado em que eu vivia (amigos do mundo, carne, etc), apesar da minha pouca idade de adolescente, e naquele tempo eu ganhei um folheto na rua dos irmãos da Igreja Assembléia de Deus, era uma revistinha, que os dizeres na capa “Esta foi a sua vida”, que contava uma estória de um homem normal que viva a sua vida e quando morreu foi para o inferno, e no mesmo livrinho uma outra frase “Esta pode ser a sua vida”, e todas as estórias com referências bíblicas, após ler este livreto fiquei muito preocupado e observando o irmão da Assembléia de Deus, eu me perguntava”: se ele que é crente, trabalha bem e é uma pessoal legal por que eu também não posso ser?

Então o Espírito Santo já estava começando a trabalhar em minha vida sem eu saber. Até que no mês de julho de 1989 resolvi tomar a decisão em “virar crente” (...) e então eu disse pra minha irmã que eu queria ir na igreja pra virar crente, ela se espantou mas nós fomos, eu moro aqui em (...) e a “Obra- ICM” naquele tempo só havia uma pequena igrejinha no centro da cidade de (...) e um trabalho na casa de um diácono na cidade paralela (...) a partir daquele momento comecei a freqüentar uma igreja,  (...) e no dia 02/11/89 descemos as águas, e no ano de 1990 fui ao maanaim, não sabendo o que era aquilo, participei do seminário. Foi uma benção, a partir daí logo fui levantado ao grupo de louvor e obreiro. (...)

Algum tempo depois, uma irmã veio querer namorar comigo, e naquela época, o diácono (R) foi levantado a ungido e logo 2 após pastor, e fui procurá-lo a respeito ele nos disse que era nossa responsabilidade em buscar ao Senhor e ver se era do agrado Dele. Eu fiz isso, pois eu me converti muito novo e não tive nenhuma experiência no namoro, e além do mais, a irmã que queria namorar comigo tinha 15 pra 16 anos, mas o pastor nada fez, e então começamos namorar consultando ao Senhor. (...) finalmente casei na igreja na presença de Deus no dia 08/11/996 (...)

Quando minha esposa ficou grávida, quem naquela época dava assistência à região era o Pastor (S) (coordenador), e quando fui fazer um concurso em Vitória-ES realmente conheci quem era esse pastor, pois minha esposa teve complicações na gravidez e precisava de uma assistência da igreja pois ela não tinha mãe e estava sozinha. Por diversas vezes tentei contato com o pastor (R),  mas ele não fez nada, nem mandar umas irmãs ir visitar a minha esposa. Então conversei com um diácono amigo meu de vitória e o mesmo falou direto pro Pastor (S) em Brasília-DF (pior erro da minha vida). Quando eles foram lá dar assistência, em uma reunião de Obreiros (...) o Pastor (S) me execrou publicamente, dizendo que isso foi uma afronta contra o ungido do Senhor e ainda mais usando uma mero diácono, que diácono só serve pra espantar cachorro da igreja, segundo as palavras dele e de todos os Pastores da ICM. Fiquei muito triste e fui até pedir desculpas publicamente aos pastores, os quais me disseram que eu tinha muita sorte de não ter que ficar no banco. Foi um período horrível pois ficava sempre calado  na igreja e aconteceu algo terrível na igreja naquele ano de 1998: (...) comecei a questionar ao diácono e aos obreiros, eles eram proibidos em dizer alguma coisa, (...) até que houve mais escândalos como por exemplo (...) achei isso também um absurdo, até que veio o pastor (J) de Vitória novamente aqui em (...) e resolveu provisoriamente. (...)

Mas, algo mais terrível aconteceu comigo no mês de julho de 2000, (no relacionamento conjugal) (...) naquela época quem dava assistência aqui era o pastor (O) e ele vinha de 3 em 3 meses como todos os pastores de Brasília-DF, na mesma hora liguei pro diácono responsável pela igreja contei o fato ocorrido e o mesmo me fez o seguinte pergunta? Quem fez o seu casamento? E eu disse foi o Pastor (R), e ele me disse: viu? Foi um pastor caído. Aí eu pensei: “foi o mesmo que o levantou pro diaconato, mas fiquei quieto, e ele disse pra eu telefonar pra Brasília e falar com o Pastor (O), e eu fiz noutro dia a ligação e ele disse pra eu aguardá-lo quando viesse aqui, demorou três meses (...) quando o pastor (O) chegou eu já estava separado, arrasado, em depressão, sozinho em casa, com quase nenhum móvel, e sem nenhum apoio da igreja, e minha esposa já tinha até arrumado outra pessoa e estava morando junto com ela (...), e eu era o desacertado da igreja. Segundo alguns pastores de Brasília que davam assistência aqui em (...), só acontece isso no casamento quando o casal casou em pecado. Aí eu ficava ainda mais desesperado: o que foi que eu fiz Deus? A única coisa que o Pastor (O) fez foi dizer: ore irmão que o Senhor restaura, passei pelos piores fases na minha vida e então eu comecei a  ir nas igreja Assembléias de Deus pedir pra Deus restaurar o meu casamento (isso sem ninguém saber) (...) Nesse período o pastor (O) fez algo que nunca pensei que ele fizesse - foi até na casa onde eles estavam (minha ex-esposa e o atual dela) e o pastor disse pra ela voltar pra igreja e abandonar o pecado, e no mês de dezembro minha esposa me chamou pra conversar pois o homem tinha largado dela e estava passando até fome (...) e estava querendo voltar pra mim. Aí minha cabeça ficou mais confusa ainda. Deus o que devo fazer? Perdoar? (...) haja vista que não podia confiar em ninguém da ICM, então busquei na própria igreja Assembléia de Deus e o Senhor foi mostrando tudo o que fazer. Achei estranho, pois eles tinham também revelação, mas o que eu aprendi na “Obra”? Que só ela tem revelação. Fiquei confuso e voltei pra minha esposa (...) Aí veio um dilema: permanecer na igreja Assembléia de Deus? Ou na ICM?, pois Deus usou varias pessoas dizendo pra eu mudar e sair de lá, fiquei em duvida mas eu permaneci na ICM e o pastor (O) deixou a minha esposa em disciplina por tempo indeterminado. Ela permaneceu 3 anos e eu, devido a esse problema, não poderia ser mais obreiro (...) Eu perguntei pro diácono qual era o motivo, ele disse: pergunte ao Pastor. E eu fiz isso quando ele veio aqui. Ele somente me disse: “você sabe”, e eu falei pra ele: eu não sei o motivo pastor. E ele me disse: “você não fez nada, mas o Senhor sabe porque você está nessa situação (...) e você não poderá levantar pra glorificar. Aguarde no senhor”. Após a reconstituição do meu lar, veio pra cá um pastor de Vitória-ES, o pastor (J). Ele tirou a minha esposa da disciplina e eu pude usar terno novamente. Ficava somente no portão da igreja, mas não pregava e nem fazia louvor. Eu era motivo de piada pelos pastores da ICM, principalmente do pastor (S, de Brasília), o qual me apelidou de “porteiro da igreja”, mas eu estava feliz pois “estava realizando a Obra”. Realmente, houve uma mudança tremenda na igreja. Todos se sentiram renovados, pois havia muita mentalidade velha dentro da igreja principalmente das antigas lideranças (Pr. R e outros pastores). Houve um crescimento -  compraram até um maanaim em 2003. Isso foi uma coisa extraordinária, pois na cidade de (...) existem 4 igrejas e no interior do Estado 5 igrejas. E a igreja comprou um lugar de 5.000,00 m², isso somente área interna, pois o lugar que foi adquirido era uma casa de shows. Veio até os pastores do PES para a consagração aqui.

Mas, durante a limpeza e reforma do “maanaim”, passei muitas provas. (...) o pastor (J) era autoritário e gritava comigo e com outros. Somente com alguns ele era educado. E quando veio os pastores de Brasília, os coordenadores o Senhor deve conhecê-los - os prs. (P) e (F) (do seu testemunho). O Pr. (P) era ainda pior que o pr. (J), pois era Ten Cel do Exército Brasileiro. A ordem dele tinha que ser cumprida como ele estivesse no quartel (...) fiquei muito triste com aquilo, mas fiquei calado (...) Após esse período, comecei a passar por problemas familiares de novo, pois minha esposa de novo queria se separar – preferia o mundo.  (...) outra decepção na minha vida: minha esposa me abandonou com minha filha de 5 anos (...) fiquei sem assistência da igreja (...) de novo fui ignorado pela liderança da ICM aqui em (...), mas agora eu tinha que criar uma filha pequena de 05 anos (...) fiquei muito revoltado, pois na “obra, onde tudo é revelado”, como que não ouve nenhuma revelação a respeito? (do relacionamento dela com outros homens durante o casamento), comecei a desconfiar - perguntei a alguns irmãos do grupo de intercessão e eles não respondiam nada, pois era proibido. Pedi ajuda pro pastor (C, de Rondônia) e orientação, mas ele me disse que esse problema era meu com o Senhor: “busque a Ele que Ele te fale”. Fiquei ainda mais desnorteado, pois eu trabalhava, estudava e cuidava de minha filha de 5 anos, sozinho, sem apoio de ninguém. (...) mas como eu era sempre pressionado a não sair da “obra”, ficava muito triste. Comecei a ir escondido a algumas igrejas e reuniões de outras igrejas, até que o Senhor me fez reencontrar com uma irmã da Assembléia de Deus que eu tinha conhecido 5 anos atrás. Eu a encontrei no meio da rua evangelizando. Ouvi Deus falar claramente aos meus ouvidos pra eu descer um ponto antes (pois estava de ônibus) e Deus começou a trabalhar em nós. Ela foi pra “obra”, mas Deus sempre falava comigo, que o meu lugar não era lá. Tivemos lutas, pois ficamos dispersos, sem nenhuma assistência do pastor (C) em nosso casamento. (...)

MEU DESLIGAMENTO DA ICM E CONCLUSÂO

Não foi fácil, pois eu queria conversar com o pastor (C) pra ele me abençoar e deixar ir embora para a Assembléia de Deus, mas ficava com medo, até que fui deixando de ir à igreja aos poucos e tomei a decisão - fui pra lá. O pastor de lá realmente é um pastor amoroso - vem diversas vezes nos visitar, nos liga para conversar, coisa que nunca recebi na ICM, e realmente aconteceu um outro milagre, minha esposa ficou grávida (....)

O Senhor tinha nos falado através dos dons espirituais em uma revelação no monte que o estaria preparando o ventre da minha esposa para receber uma criança mais especificamente um Varão. Após descermos do monte alguns dias depois (...) fomos ao medico o qual nos solicitou um exame de sangue para confirmar se era mesmo gravidez. Ela fez e o resultado foi negativo, mas, apesar dos resultados, cremos naquilo que Nosso Deus nos falara (...) uns 15 depois fomos ao médico novamente e ele pediu para que repetisse o exame (...) então fizemos os exames, e o resultado foi negativo (...) fomos ao médico o qual nos disse que não era gravidez, mas ANOVULAÇÂO CRÔNICA, e indicou uma medicação fortíssima e cara para fazer ovular. Então ao recebermos essa notícia vindo da medicina nos abalamos, pois se Deus tinha nos falado Ele não era Homem para mentir. Então, quando novamente fomos ao monte o Senhor nos falou o seguinte: O Homem diz que “não” mas o vosso Deus diz que “sim”, pois o que está no ventre é uma criança, um Varão ungido meu, pois ele é escolhido meu e o adversário de vossa alma está tentando contra vós. Então cremos novamente e minha esposa não comprou o medicamento, pois ela tinha feito esse propósito de que o Senhor falasse com ela primeiro. Então fomos fazer o ultra-som e a médica nos disse não tinha nada no ventre da minha esposa, mas tinha sinal de ovulação por um dos ovários. (...) Ficamos novamente abalados, mas mesmo assim minha esposa estava firme nas promessas do senhor, o qual nos falou na igreja: Que ELE (O senhor estava escondendo do adversário) (...) e após esse período fizemos mais 2 exames de sangue BetaHCG e deu NEGATIVO. O último foi no dia 23/12/07 e continuamos em oração (...) e então aguardamos no Senhor e trocamos de médico, o qual confirmou no consultório mesmo que havia um feto no ventre da minha esposa (pois o mesmo possui um ultra-som portátil no consultório) e glorificamos ao SENHOR ali mesmo. (...) e após isso fizemos outro ultra-som recentemente o qual consta um lindo bebê no ventre de minha esposa com aproximadamente 3 meses, e quando ela fez o ultimo exame de sangue ela já estava grávida de 01 mês, GLORIA A DEUS (...).

No inicio desse ano fui levantado pra obreiro e secretario da EBD (da Assembléia de Deus) e redator de um informativo da EBD e minha esposa professora do jardim de infância, estamos indo muito bem (...)

Quando eu estava no trabalho, no computador, ouvi de novo aquela voz Deus falando comigo, procure algo sobre a Igreja cristã Maranata, foi então que descobri o seu testemunho, Pastor. Resolvi escrever esse meu testemunho, não pro senhor sentir pena de mim, ou até perguntar: “porque ele está se expondo assim? Mas sim pra que o Senhor saiba o que tem acontecido com servos nesse País, que estão ou estavam na “Obra-ICM”, pois fiquei muito decepcionado, o que eu descobri e tenho descoberto (...) pastor quando eu estava no maanaim de Brasília-DF ouvi o seu testemunho, mas não sabia que era o senhor, agora sei. Outro fato que me tem deixado triste é por que a “OBRA” condena as nossas vidas assim? Pois quase 20 anos servi a Deus lá, apesar de hoje entender que “obra” não se resume na igreja física somente, (...) pois Deus quer salvar a todos, (...) pois segundo a Hermenêutica, (estou estudando e lendo livros a respeito) temos que analisar a bíblia num todo, não isolar ou fragmentar versículos. (...) Outro fato que me estranha na ICM, por que não se tem mais EBD? (...) Hoje eu vejo isso estando como secretário da EBD, pois a EBD é a base para uma vida cristã. Gostaria de me comunicar mais com o senhor, pois verifiquei que o senhor realmente também é um Pastor, e viveu aquilo que eu vivi e até pior, pois era mais cobrado.

E, a propósito, o senhor tem noticias do pastor Olimpio? Fiquei sabendo que ele também saiu da “Obra”, foi o que falaram no púlpito aqui em (...), quando eu ainda estava na ICM. Também disseram que o Pastor Clarício do ES abandonou a “Obra , pois (...) (isso é recente) (...) E por que o PES mandou aquela circular? (...) “ai daquele que tiver contato com o câncer e com a gripe suína”. A minha irmã não poderá mais conversar comigo, pois ela é da ICM? Enfim, é tudo isso que tenho lhe falar pro senhor, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, mas qualquer dia desses irei ai em Brasília – DF, pois tenho um irmão que mora em Taguatinga (...) e pode contar conosco, colocaremos vocês em nossas orações (outra coisa que aprendi a fazer aqui na Assembléia de Deus é orar, pois na ICM ora-se muito pouco, se o senhor quiser colocar no site pode, lógico que terá que suprimir muita coisa (...) Estou a disposição.Fiquem na paz do Senhor!

JOÃO.

 

De: Solon Lopes

Enviada em: domingo, 19 de julho de 2009 20:34

Para: JOÃO

Assunto: RES: meu testemunho

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Perdoe-me pela demora em responder, mas como já havia lhe falado, o final do semestre foi repleto de atividades. Hoje estou de folga, pois cheguei de viagem ontem e estarei viajando amanhã, por isso, resolvi responder algumas mensagens atrasadas em minha caixa postal.

Li atentamente sua história e o testemunho da gravidez de sua esposa. Ambos são surpreendentes. O primeiro porque você é um milagre de Deus, preservado na fé, apesar das muitas aflições. O segundo porque o seu filho é um milagre de Deus, preservado desde o ventre, apesar do risco de ter sido abortado com remédios. Com certeza, o nosso Senhor tem um projeto na vida dos irmãos. É só prosseguir guardando as promessas no coração, tal qual fez Maria (Lc 2:19).

Ainda sobre o seu testemunho, creio em tudo o que você disse, até porque conheço praticamente todos os personagens que você citou. Se você não se importa, gostaria de publicar apenas partes de sua história, incluindo parte do testemunho da gravidez de sua esposa, deixando os detalhes de fora, pois como sua história veio muito rica em detalhes, a publicação poderia parecer um ataque à ICM e eu não tenho qualquer motivo nem alegria nisso. Prefiro deixar que cada um tenha suas próprias experiências.

Estou enviando anexo o texto tal qual pretendo publicar, se você concordar e confirmar que nada perdeu o sentido, apesar das supressões que fiz.

Sobre o Pr. Olímpio, já faz algum tempo que ele se desligou da ICM. Eu raramente encontro com ele. Por isso, não sei dizer como anda o ministério que ele está desenvolvendo. Oro para que Deus o sustente, pois na área em que ele atua, de libertação, exige-se muito empenho, dedicação e vigilância. Quanto ao Pr. Clarício, eu nunca tive contato com ele. Minhas lembranças dele são apenas de vê-lo tocando e cantando nos seminários do Maanaim de Vitória-ES. Há algum tempo ouvi dizer que ele foi afastado do Ministério Pastoral da ICM, mas não sei em que situação ele se encontra hoje. Espero, de coração, que ele esteja bem.

Sobre sua vinda a Brasília, será um prazer conhecê-lo pessoalmente. Você será muito bem-vindo! Ultimamente, temos conhecido muitos irmãos de outros Estados, principalmente depois que abrimos nossos seminários de “Encontro com Deus” para a participação de pessoas de outras regiões.

Fico feliz em saber que hoje você está bem e que está desenvolvendo um trabalho junto à Escola Bíblica Dominical (EBD) da Assembléia de Deus, além de estar estudando hermenêutica. Creio que esse seu empenho é essencial para o seu crescimento e edificação, especialmente nestes dias em que o corpo de Cristo está tão preguiçoso quanto à leitura, ao conhecimento e ao entendimento das escrituras sagradas. Concordo com você: a EBD é indispensável para o crescimento saudável do Corpo de Cristo. Quando o assunto é instrução, preparação e conhecimento, os resultados desse investimento só aparecem a longo prazo. Se investimos hoje, colheremos os resultados disso muito tempo depois. O contrário é verdadeiro: se deixamos de investir nisso hoje, ainda que no presente pareça que nada mudou, as conseqüências aparecerão com o tempo.

Agradeço suas orações. De fato, precisamos muito de cobertura espiritual, principalmente agora que nossas raízes estão se firmando para dar sustentação àquilo que Deus está preparando para nós.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.