Carta 304

09/11/2013 22:40

Em, 07/11/2013 12:27,

Querido Pastor Solon,

Graça e Paz da parte do Nosso Deus,

Escrevo mais uma vez (cartas 269 e da outra não me recordo) para encorajá-lo a nunca desistir de sua vocação: o ensino da Palavra, o que na minha opinião, o Sr. o faz com muita humildade e carinho. 
Ao ler a carta 302, percebi o quanto muitos ainda permanecem com suas mentes "cauterizadas", uma vez que a ideologia "obra como forma de vida", está fortemente estabelecida. Desde que me desliguei da Instituição Maranata (18 anos como membro), minha vida espiritual e entendimento sobre Salvação tomaram um novo rumo. Neste processo, me encontrei numa igreja que Deus colocou em meu coração para congregar, e percebo nitidamente, que ao contrário do que aprendi, e muitas vezes julguei, existe sim vida espiritual em outros lugares, afinal, Deus não faz acepção de pessoas. 
Achei muito coerente a resposta do Sr. à referida carta. Não se pode confundir o ato de refutar, com "ofensa" e "perseguição", até mesmo porque isso é bíblico, afinal, não nos faltam exemplos nas Escrituras de momentos em que os apóstolos precisaram refutar doutrinas e ensinos distorcidos, a ponto de Paulo elogiar os irmãos de Beréia por não aceitarem qualquer ensino, sem antes conferi-lo com as Escrituras.
Uma coisa dita pelo Sr. me chamou a atenção, quanto à dificuldade que muitos encontram de se desligarem da ICM. Isso é fato, e sou testemunha pessoal disso. Eu aprendi estar num grupo exclusivo, único povo, ou o povo da última hora, dono da verdade, a "menina dos olhos" de Deus na Terra... E descobri que a especialidade não é algo exclusivo daquela instituição, pois, muitos outros grupos já se levantaram com o mesmo discurso. Todavia, uma vez que se está envolvido com atividades, reuniões demasiadas, seminários, doutrinas e dogmas, nos fechamos para o mundo à nossa volta, nos isolamos, deixamos de estudar as Escrituras. O resultado: pensamos não ter outro lugar para se reunir, pensamos que Deus irá nos abandonar, caso abandonemos à sua "única" obra. Pensamos que algo terrível irá nos acontecer, que enfermidades cairão sobre nossas vidas. Entramos numa depressão inimaginável, quem lê entenda. 
Mas aprendi uma coisa Pr. Solon, que todas as vezes que a "crise" que nos impulsiona a sair de lá vem, é porque no fundo, já estamos preparados para tomar o primeiro passo: desligar-se. Só chegamos ao nosso limite quando internamente, digo em nosso ser, já estamos preparados para tomarmos decisões importantes, um rumo novo. 
Posso dizer que dia apos dia, o Espírito Santo de Deus trabalha em nosso âmago, e ninguém pense que as coisas ou mudanças ocorrem da noite para o dia, pois o processo é diário. Mas, chega um dia em que se olha para trás, e já não sentes temor, medo, culpa, tristeza, porque você olha para a Cruz, você olha para o Céu, e vê um Deus que não morreu para exaltar instituições, nem denominações, mas que morreu para que tivéssemos, no mínimo, o direito de sermos chamados de seus filhos. Isso me consola, me refrigera, me encoraja.
Quando entendemos que andar com Deus é o nosso maior objetivo, e que Deus não é um "meio" para alcançarmos algo a mais, pois Ele é a fonte, Ele é a Razão do nosso existir, passamos a descansar e viver em Paz. Quem vive e anda com Deus, não caminha à procura de algo a mais, ou seja, não O sirvo ou O busco porque, por meio Dele, vou alcançar o "sobrenatural", "mistérios" e por aí segue... Quero simplesmente caminhar e andar com Deus, porque isso basta. Isso é Cristianismo, no meu ponto de vista. É viver com Cristo aqui, e no porvir.

Um forte abraço, e tomei coragem após anos, de escrever um Blog, tempodeque.wordpress.com (pode ocultar na carta, se quiser). Nele escrevo mensagens, textos, poesias cristã, e espero escrever para a Glória de Deus. Penso em colocar alguns textos do Sr., caso me permita. Pode visitar, fique à vontade.

Fique na paz de Cristo,

 

RESPOSTA, em 9/11/13

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 Não há o que acrescentar às suas considerações. Parece que você já compreende bem o que estamos vivendo nesta hora.

Gostei do seu blog. Você escreve bem e creio que irá se desenvolver cada vez mais, na medida em que preparar suas publicações.

Quanto ao conteúdo do site celeiros, fique à vontade. Pode utilizar o que quiser e aperfeiçoar o conteúdo, pois eu não tenho muito tempo para fazer revisões. E quando eu releio algo que escrevi, normalmente sou muito crítico e sempre acho que não ficou bom. Consigo perceber erros gramaticais que passaram despercebidos, mas, principalmente, acho que meus argumentos não foram suficientemente apresentados. Por isso, fico feliz quando vejo que outras pessoas utilizaram meus textos e os aperfeiçoaram. 

Se houver algo mais em que eu possa ajudá-lo, conte comigo, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,
Pastor Sólon.