Carta 289

15/07/2013 04:43

APDSJ! 

Pr. Sólon, tenho acompanhado seu site(Celeiros), e às vezes tenho lido alguns testemunhos de irmãos e tenho me surpreendido, de como sofreram na icm e quantas sequelas ficaram.

Quero salientar que a cada artigo que leio nos jornais, na mídia e sites, fico pensando se tudo isso é realmente verdade. Contudo me identifico com alguns desses testemunhos e me entristeço muito, pois quando conheci a icm, me identifiquei logo no primeiro culto e achei estar no caminho certo, pois foram muitas experiências vividas e verídicas. Fiz muitos amigos e conheço pessoas honestas e simples, que como eu, se converteram ao evangelho e conheceram o Sr Jesus.

A minha dúvida é: Como fazer para deixar isso tudo. Como foi essa experência para o Sr? Por certo o Sr que agora nos ajuda a passar por este momento difícil

também sofreu, ao ter que deixar amigos, ovelhas (pessoas boas, as quais através das suas mensagens, achavam um pouco de paz, para suas almas tão atribuladas), dos louvores etc.

A noite quando me deito fico pensando como vai ser essa separação, como vou encarar os meus irmãos que ficarão. E ainda tem um problema: Minha famíia.

Tenho esposa e (...) filhas, (...) que ainda não acordaram, se bem que a mais nova, ainda não conversei com ela, e a de (...) está sabendo, mas não comenta nada, e a esposa foi comigo a um culto na CEEN de Vila Velha, onde conhecemos o Pr Ademir, que por sinal é um homem sábio, e nos recebeu muito bem e conhecemos mais alguns pastores e irmãos em cristo, e após o culto, vi que não ficou muito contente, foi como se ela me acompanhasse para ver minha decepção, mas também não criticou a igreja.

Gostaria da sua ajuda e opinião (sincera), para não tomar nenhuma decisão precipitada, e trazer prejuízo à minha família a qual, mesmo "formatado" aprendi a zelar, pois é no seio da família, onde temos o nosso refúgio.

Att

JOÃO

 

RESPOSTA:

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Quanto às cartas que transmitem testemunhos pessoais, sei que todas as pessoas que já estiveram na ICM são capazes de avaliar, sinceramente, se o que as pessoas relatam são, ou não, absurdos. Nós sabemos que muitos sentimentos, paixões e desilusões podem estar permeando os testemunhos, mas, na essência, sabemos que os testemunhos são verdadeiros, lamentavelmente.

Esses testemunhos nos mostram que, realmente, muitas pessoas ficam com sequelas depois de um longo tempo na ICM. Eis a razão pela qual entendo que quanto mais tempo ficamos expostos a algum tipo de agressão, maiores são os danos ao nosso ser. Imagine que você trabalhe em um ambiente com alto grau de toxidade. Quanto mais tempo você ficar nesse emprego, maiores serão os danos causados ao seu organismo. Do ponto de vista psíquico não é diferente. Quanto mais tempo alguém fica exposto a uma violação psíquica, maiores serão os danos à sua mente. Creio que essa é a razão para haver tanta gente ferida.

O fato é que há muitos feridos do lado de fora, mas também há muitos feridos do lado de dentro. A diferença é que os que saíram já não precisam mais usar máscaras, pois já foram expostos. Os que ficam, porém, sentem as mesmas dores, mas precisam fingir que são fortes, que estão bem e que nada do que está acontecendo os afeta. Eu sei que muitos estão acostumados a viver de máscaras, mas um dia elas acabam caindo.

Amado, sinceramente, fico imaginando se fosse eu que tivesse que pregar sobre a verdade e, ao mesmo tempo, esconder a verdade dos fatos aos meus ouvintes. No meu caso, eu ficaria destruído emocionalmente. Sei que as pessoas sérias que lá estão têm esse mesmo sentimento. Por isso, acredito que a dor de quem fica é maior do que a dor de quem sai, pois os primeiros ficam reprimindo seus sentimentos. Mas, cedo ou tarde, explodirão.

Sobre suas experiências, não posso duvidar delas. Também conheço muitas pessoas que estão na ICM e que são honestas, sérias, humildes etc. Quanto, porém, à espiritualidade delas, não posso crer que uma pessoa possa ser espiritual enquanto guarda ódio em seu coração, enquanto despreza seu irmão. Para mim, uma pessoa que chama seu irmão de caído apenas pelo fato dele ter mudado de denominação, não pode ser classificada como “espiritual”, mesmo que seja um pastor.

Quanto à sua pergunta, se entendi bem, você não sabe como deixar a ICM sem negar suas experiências ou sentir-se rejeitando seus amigos e familiares. Amado, perdoe-me a sinceridade, mas a primeira coisa que você precisa entender é que mudar de denominação não significa mudar de Deus, a menos que o seu Senhor seja a própria denominação. Assim, ao mudar de denominação você não estará negando suas experiências com Deus.

E os amigos? Se forem seus amigos, continuarão sendo. Se não continuarem é porque não eram seus amigos, mas amigos da ICM. E se não eram seus amigos, você não os perderá, pois ninguém perde o que não tem.

E os familiares? Ame-os cada vez mais e aprenderão o verdadeiro evangelho olhando para você e observando suas atitudes.

Você quer saber como foi minha experiência? Dolorosa. Posso garantir que muito mais dolorosa do que a dos retirantes atuais. Na minha época, há quase 10 anos, a ICM ainda era a rainha coroada e eu era apenas um pastor sem qualquer defesa contra a toda poderosa. Eu saí em uma época que não havia explicações morais para justificar minha saída. Eu não podia dizer simplesmente que estava saindo porque não concordava com as decisões administrativas da igreja ou que estava desiludido com tantas notícias de corrupção contra a liderança da ICM. Quando eu saí tive que defender unicamente minhas convicções de que alguma coisa estava errada com a doutrina da igreja. Se hoje as pessoas ainda não entendem isso, imagine há 10 anos. Por isso, querido, não foi nada fácil, mas Deus foi misericordioso comigo e me deu alguns sinais para me encorajar.

Hoje, o que não faltam são sinais de Deus para quem quiser percebê-los. Quem tem ouvidos, ouça!

Quanto à sua esposa e filhas, converse com elas e abra o seu coração. Deixe-as bem à vontade para fazer o mesmo. Você pode se surpreender.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 
   

celeiros.df@gmail.com