Carta 275

02/07/2013 19:03

DATA DA PUBLICAÇÃO: 15/4/2013

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 10 de abril de 2013 14:23

 

Graça e Paz, Pastor Solon

Gostaria de deixar aqui o meu testemunho pessoal, baseado nos 28 anos que estive na ICM. Quando minha família foi para a ICM, eu tinha 6 anos de idade. Anos depois, nós todos já estávamos envolvidos nos trabalhos da igreja. Meu pai diácono, eu e meu irmão instrumentistas, minha mãe de grupo de oração, senhoras, etc.

No final de década de 80 e 90, meu pai foi designado para dar assistência nas igrejas no norte do ES. Todos os fins de semana ele estava lá no sábado depois do almoço e voltava domingo após o culto à noite.

Na época o PES não arcava totalmente com os custos das viagens, e muitas coisas eram pagas por conta dos que viajavam. Isso sem contar que, durante esses anos, houveram acidentes graves, inclusive com morte, nas viagens de volta para casa. E o PES nunca procurou as famílias para dar assistência.

Passaram os anos, e todos nós continuamos ali, envolvidos nos trabalhos da ICM. Vivendo um evangelho exclusivista, sectarista e herético, que só hoje pude perceber. Em 1998 aconteceu algo interessante. O PES autorizou o uso dos templos da ICM para venda de planos de saúde. Por se tratar de algo vindo do PES, meu pai imediatamente nos tirou do plano de saúde que tínhamos e trocou para o COOPTASIM.

Anos depois, em 2006, meu pai foi diagnosticado com (...). Foi operado e tratado. No ano seguinte, o (...) voltou. Reiniciou o tratamento, mas nos anos seguintes o plano de saúde começou a dar sinais de que algo errado estava acontecendo. Até que no final de 2010, já não havia praticamente nenhum lugar onde pudesse levar meu pai num caso de emergência. Ligamos para o PES e pedimos socorro. Mas o que ouvimos deles foi “não temos nenhum vínculo com o Total Vida”.

Desesperados, procuramos atendimento pelo SUS. Fomos parar até no PA de Itacibá, que é um posto de saúde conhecido na Grande Vitória pelo atendimento precário e desumano. Até que conseguimos que ele reiniciasse o tratamento pelo SUS, no Hospital Santa Rita. Porém, o local também era precário. Quartos sem ventilação com até 4 pacientes. Muitos gritos de dor e socorro. Foi nesse ambiente que meu pai morreu no dia (...). Pagou durante anos o plano rigorosamente em dia, pra morrer sem dignidade nenhuma num leito do SUS.

Foi a partir daí que comecei a questionar comigo mesmo a atitude do PES, diante de tamanha falta de amor, compaixão e respeito com o ser humano. Depois, vieram os escândalos que todos já têm conhecimento. E acho que a maioria das pessoas que tiveram coragem de romper com a ICM, romperam porque o escândalo na administração da ICM trouxe à tona questionamentos também nas questões eclesiásticas. Pois a ICM sempre dizia que todas as decisões no PES, eram “consultadas”, “reveladas” ou “mostradas” pelo Senhor.

Consulta a palavra, consulta para batizar, mistificação do templo, púlpito e etc, o clamor pelo sangue de Jesus, a divisão que a ICM tem com as demais denominações e o medo que todos têm do presidente, são algumas das coisas questionadas, por mim e por muitos outros servos de Deus.

Uma das coisas que me impressionou, foram as palavras proferidas por pastores nos seminários. Uma demonstração de total desrespeito às outras denominações. De falta de amor com as pessoas. Das mensagens de instigação ao ódio contra pessoas que saíram da ICM. Da prepotência de dizer que o ministério dos Pastores foi dado pelo PES. O uso covarde do satélite para colocar os membros da ICM contra quem saiu, sem chance de defesa.

Enfim, foi por tudo isso e mais outras coisas, que deixei a ICM em (...). E hoje afirmo EXISTE VIDA PLENA COM DEUS FORA DA ICM, se é que em algum momento existiu quando estava dentro dela.

Hoje agradeço a Deus pela radical mudança na minha vida. Pois tudo isso que está acontecendo com essa denominação, foi com a permissão de Deus, pois Ele está vendo o que ela vem fazendo no meio evangélico. Uns dizem ser perseguição, outros dizem que “onde tem homem, tem falha”. Enfim, firmaram-se nos jargões colocados em suas mentes durante a permanência na ICM.

Em uma das transmissões da ICM, um dos pastores afirmou que o presidente só sairia do comando da ICM pra cuidar da família, no dia que Deus lhe mostrasse. E é dessa forma que ele vem disseminando esse conceito nas igrejas. Que o que importa é servir e cumprir todas as “orientações” e trabalhar na “Obra”. Não importa se você é desonesto, mentiroso, corrupto, relaxado com a família. O que importa é ir à madrugada, culto meio-dia, convocações, evangelizações, etc, etc, etc......

Porém, não é isso que a palavra nos ensina: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.1 Timóteo 5:8

Pastor, o que precisa ficar claro é que nossa luta é a favor do evangelho de Cristo. E a ICM não cumpre isso. Prova disso é o que estamos vendo. Uma instituição afundada em denuncias graves e por outro lado, membros que estão fazendo exatamente o que a cúpula quer.

Demonstração de amor incondicional a ICM, dizendo que jamais sairão da ICM porque não tem outro lugar pra eles. Enfim, colocando em prática todo Proselitismo que aprenderam. Para ICM, todo o evangelho gira em torno dela mesma. Contrariando o que diz a palavra sobre “um só corpo” e a “noiva de Cristo”.

Louvo a Deus pela vida de pessoas como o senhor, que tem coragem de se levantar e ficar do lado da palavra de Deus.

Abraço e que Deus continue lhe usando poderosamente.

 

          

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 15 de abril de 2013 00:16

Assunto: testemunho

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Eu lamento profundamente o ocorrido com seu pai. Fico feliz por saber que você está bem, apesar de tudo o que foi relatado.

Seu testemunho fala por si só e suas palavras refletem a angústia de muitas outras pessoas. Vou publicar seu testemunho, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 
 

 

 

 

celeiros.df@gmail.com