Carta 272

02/07/2013 18:59

DATA DA PUBLICAÇÃO: 14/4/2013

 

De: Roseli

Para: Sólon

Data: 8 de abril de 2013 08:59

Assunto: Indesculpáveis

 

---------- Forwarded message ----------

 From: MARIA

 Date: Fri, 05 Apr 2013 17:30:15 -0300

 Subject: Re: Fwd: Indesculpáveis

 To: Roseli

Oi, Roseli:

 Posso falar francamente com você:

 Eu estimo sua pessoa e do seu esposo, mas não aceitei o evangelho segundo "a igreja cristã maranata" nem segundo qualquer outro título denominacional, que, aliás, não havia no tempo de Jesus.

 Portanto, quero dizer a você que, você nunca me liga, não me procura para perguntar como estou, eu e minha filhinha, entretanto, tem a  preocupação de me enviar um e.mail sobre a igreja maranata, como se isso fosse algo que me atingisse, por achar que eu "visto" a bandeira da igreja.

 Não sou daqueles que estarão ao seu lado, alimentando "amarguras" e "ressentimentos" seja qual for o assunto relacionado a não só a maranata como a qualquer outra igreja.

 Eu tenho muitas coisas importantíssimas a fazer, como já falei antes, tenho uma filha de (...) anos para criar e educar, SOZINHA, sem ajuda de ninguém, seja de amigos ou PSEUDO-amigos, igreja, família ou parentes, mas só conto com o SENHOR JESUS, no qual ponho a minha fé.

 Então, se você acha mesmo que eu estou preocupada com estes artigos ou quaisquer outras polêmicas a respeito seja qual for a denominação você está enganada, porque a Palavra de Deus já de antemão nos advertiu de que nos últimos dias viriam os escândalos.

 Mas você já está com a tua vida feita, boa casa, bom marido, filhas maravilhosas, bom emprego, então deve estar com muito tempo mesmo para acompanhar todos os comentários e acontecimentos sobre a Maranata, que aliás, não é nem mais a tua igreja, o que  me faz crer, mais uma vez, que você deveria fazer uma terapia, ou então, fazer o seguinte: o tempo que você perde falando mal da maranata, você poderia gastar evangelizando em hospitais, orfanatos, na periferia, levando cestas básicas, tentando tirar mendigos da rua e ex-drogados, esse sim, é o verdadeiro evangelho, levar AS BOAS NOVAS, e não más notícias.

 Um abraço e fique na paz de Jesus Cristo.

 Obs: A propósito, eu já havia pedido que você não me enviasse mais email dessa natureza, como você não observou ou atendeu meu pedido, sinto informar, mas vou bloquear seu endereço de email porque eu não preciso receber nada que promova divisão no Corpo de Cristo.

 

          

De: Pr. Sólon

Para: MARIA

Data: 14 de abril de 2013 01:40

Assunto: Indesculpáveis

Prezada MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Achei providencial o fato de você ter bloqueado o endereço eletrônico da Roseli. Assim, você terá apenas a resposta de quem é o verdadeiro responsável por sua indignação.

Talvez você não saiba, mas a Roseli sempre teve muito carinho e respeito por você. Sou testemunha disso há 25 anos. Por isso, foi difícil para ela compreender sua reação. No meu caso, como eu recebo diversos contatos de membros da Igreja Cristã Maranata, atitudes como a sua não me surpreendem.

Pois bem, fique tranquila, pois não me faltará equilíbrio emocional e domínio próprio para esclarecer a você algumas coisas que, pelo que vi, fugiu-lhe à compreensão.

Inicialmente, preciso dizer que, diferentemente do que você presumiu, Roseli não tinha a menor intenção de atacá-la. Ela não estava buscando atingi-la e nem fazendo qualquer juízo a seu respeito. Parece-me que isso é algo que está apenas em sua cabeça. Não quero ser leviano e partir para presunções sobre as razões disso, ok? Para mim, basta explicar que sua presunção foi falha.

Conversei com a Roseli e ela reconhece que você tem razão sobre o tempo em que ela não lhe procura. Não tenha dúvida de que, quanto a isso, ela tem um coração arrependido. Entretanto, creio que as portas se fecharam, mas não pela Roseli.

Sobre o envio do e-mail pela Roseli, duas outras coisas podem ser esclarecidas. A primeira, é que ela não sabia o quanto você se tornou importante. Na cabeça dela, você ainda era a velha amiga, simples e acessível. A segunda é que ela apenas encaminhou-lhe um texto de minha autoria. Não sei como é sua prática, mas saiba que é muito comum mantermos listas de contatos em nossos endereços eletrônicos. E quando achamos algo interessante enviamos para as pessoas que gostamos. Isso mesmo! Você só recebeu o e-mail porque fazia de uma parte de um grupo de pessoas que a Roseli gosta, nada mais que isso. Imagino que ela tenha enviado para você por ter imaginado que isso lhe seria útil de algum modo.

Ao ler sua resposta, veio-me à mente a seguinte ilustração:

“Em uma noite com neblina, certo homem parado pouco antes de uma curva em uma estrada, levantou o braço e gritou para uma mulher que vinha dirigindo em sua direção para fazer aquela curva: ‘Vaca!’ Ela, indignada, respondeu-lhe, também com um grito, ‘imbecil!’ Mas, assim que voltou novamente o seu rosto para estrada, imediatamente depois da curva, atropelou uma vaca.

 

Pois bem, agora vou comentar a sua resposta, limitando-me a avaliar apenas as suas próprias palavras. Você começou dizendo que nos estimava, mas suas palavras apontaram em direção contrária.

Você disse que aceitou Jesus e não uma religião e que não “veste” a bandeira da Maranata. Curiosamente, sua carta nos disse outra coisa. Posso estar enganado, mas pareceu-me que você amou mais a Maranata do que a sua amiga (?). Roseli enviou-lhe uma crítica à sua denominação e você devolveu ofensas dirigidas à pessoa dela. Pelo que eu entendi, e ela também, você sugere que, ao contrário de você, ela seja uma pessoa desocupada, cheia de amarguras e ressentimentos e que precisa de terapia.

Mais uma vez, preciso dizer-lhe que suas impressões são falhas. Ninguém melhor que eu para apresentar esse testemunho, pois eu estou casado com a Roseli há 25 anos. Talvez você não saiba, mas Roseli trabalha fora 7 horas por dia, há 30 anos. Além disso, cuida muito bem de três filhas, sendo uma deficiente física desde o nascimento, ou seja, há 21 anos. Roseli se levanta todos os dias, inclusive aos finais de semana, às 6h e nunca sai para o trabalho antes de cuidar da Rebeca. Veja bem, se você acha trabalhoso cuidar de uma filha saudável, você não faz ideia do trabalho que dá cuidar de uma jovem deficiente, que necessita de muitos cuidados especiais e é totalmente dependente dela até mesmo para tarefas simples como tomar um banho, entrar e sair do carro, ir para a cama etc. Se a Roseli tivesse apenas essa responsabilidade, eu já não teria coragem de chamá-la de desocupada. Mas, Roseli, além de ser uma excelente mãe, cuida da casa como poucas mulheres e ainda me ajuda na igreja. Você não sabia disso?

Querida, a mulher que você chamou de desocupada eu a chamo de “virtuosa”. Talvez, agora você consiga entender a razão para aquilo que você mesma reconheceu:

“você já está com a tua vida feita, boa casa, bom marido, filhas maravilhosas, bom emprego...”.

De fato, alguns obstáculos que Deus coloca à nossa frente tem o propósito de nos fazer mais fortes, mais humanos, mais sensíveis, mais criativos, mais pacientes, mais atentos ao valor da vida e mais amigos. E quando superamos as adversidades, somos recompensados com grandes vitórias. O sucesso não é um acaso, mas o resultado de atitudes corretas em relação aos homens e a Deus, independentemente das circunstâncias.

"4 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." (Eclesiastes 11:4)

Com relação a amarguras e ressentimentos, também posso dar um testemunho sobre a vida da Roseli. Desde 2005, quando deixamos a ICM, nunca ouvi uma só palavra de saudosismo da parte dela. Ela está bem melhor hoje! Também, não há razão para ressentimentos, uma vez que ali ela sempre muito bem tratada, como qualquer esposa de pastor. É bom lembrar que não saímos expulsos ou em desentendimento com quem quer que seja. Logo, não há lugar para mágoas, amarguras ou ressentimentos em relação à ICM.

Então, qual seria a razão para a Roseli estar em amargura ou ressentida? Você mesmo reconheceu que ela tem uma boa situação, uma boa família etc. Nem mesmo o fato de termos uma filha deficiente jamais abalou a Roseli ou a deixou deprimida dentro de casa. Ao contrário, todas as licenças que ela tirou até hoje do trabalho foi para se dedicar mais à Rebeca. E sempre fez isso com muita satisfação! Você sabia disso?

Por último, você sugeriu que a Roseli está precisando de terapia, porque perde tempo falando mal da Maranata em vez de “gastar [tempo] evangelizando em hospitais, orfanatos, na periferia, levando cestas básicas, tentando tirar mendigos da rua e ex-drogados...”

Mais uma vez, sou testemunha de que suas impressões são falhas a respeito da Roseli. Querida, você conhece o Itapoã/DF? Você conhece o hospital do Paranoá? Você conhece o lar dos velhinhos de Sobradinho? Você conhece a Casa do Candango? Você já esteve em contato direto com viciados, drogados e ex-presidiários? Você já fez alguma ação social? Pelo que entendi, você está vivendo o verdadeiro evangelho e a Roseli não. É isso?

A propósito, desde quando falar a verdade é levar más notícias? Más? Para quem? Certamente, se alguém quer permanecer no engano, a verdade lhe será indigesta e ele reagirá violentamente a ela. Eu nunca vi um pecador que quer continuar no pecado achar a palavra de Deus boa. E nem por isso ela deixa de ser boa, não é mesmo?

"19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. "20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. "21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus. " (João 3:19-21)

Querida, eu tenho uma boa nova para você: apesar das adversidades, Roseli está muito bem, feliz com Jesus, e não está precisando de terapia, posso lhe garantir isso. Assim, espero que eu tenha conseguido afastar o equívoco de suas impressões a respeito da Roseli.

Passo, agora, comentar as impressões que você transmitiu em sua carta sobre a questão religiosa. Segundo percebi, você acha que quem procura advertir outras pessoas sobre o engano religioso que vivem está promovendo divisão no corpo de Cristo e é um ressentido que está extravasando suas mágoas em cima de seus desafetos, como se isso fosse uma vingança pessoal.

Irmã, você sabe a razão de sermos conhecidos como protestantes? Se você acha que ninguém pode denunciar heresias, injustiças ou desvarios que outros praticam, deve acreditar que Lutero estava errado ao denunciar as práticas antibíblicas e as atrocidades praticadas pela cúpula católica romana, em 31 de outubro 1517, quando pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg o pergaminho com as 95 teses em latim para serem debatidas entre os acadêmicos, conforme o costume da época. Lutero desejava promover a reflexão sobre questões que entendeu inadequadas à prática religiosa. Embora ele não pudesse imaginar que iria desencadear um movimento transformador na história da igreja, foi um instrumento nas mãos de Deus para resgatar pessoas das trevas para a luz.

Lutero dividiu o corpo de Cristo? Você acha que ele agradou à cúpula da igreja Católica? Você acha que ele agradou à maioria dos fiéis católicos? Você acha que ele deveria ter se retratado e se calado para não ofender os defensores do catolicismo?

Veja bem, Lutero enxergou algo que ninguém conseguia perceber no seu tempo: a venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, por meio de cartas de indulgência, cujo lucro se destinava ao término da basílica de São Pedro e à cruzada contra os turcos. Ele poderia pensar como você, e silenciar-se para não ofender ninguém, ou fazer o que fez: denunciar. Graças a Deus, Lutero tomou a decisão mais consentânea com a bíblia. Ele preferiu amar as almas dos fiéis que estavam debaixo de um engano e que estavam sendo explorados.

Eu sei que você pode estar pensando: “mas que presunção! Comparar-se com Lutero!”. Pode ser, mas é melhor seguir o exemplo de Lutero do que o de Pilatos, que lavou suas mãos para não se comprometer. A propósito, creio que tanto os exemplos de Jesus como os dos apóstolos nos devem incentivar a não sermos omissos, covardes ou egoístas quando sabemos o que devemos fazer.

"17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4:17)

Querida, Jesus é um exemplo de que não devemos viver para nós mesmos, preocupando-nos apenas com as nossas próprias necessidades. Um dos grandes males da humanidade é o egoísmo. Se você não está preocupada com o que vem ocorrendo com as igrejas do nosso tempo, pelo menos lembre-se que essas são as igrejas que deixaremos para as gerações futuras, inclusive as dos nossos filhos. Mas, se você acha que todas as igrejas que estão aí são boas e não são capazes de desviar homens sinceros do caminho certo, então não há com o que se preocupar.

Achei interessante seu argumento para lavarmos as nossas mãos. Você disse que os escândalos já estavam previstos na palavra de Deus e que, por isso, não temos nada a fazer, não foi isso que você disse?

Então, se você acha mesmo que eu estou preocupada com estes artigos ou quaisquer outras polêmicas a respeito seja qual for a denominação você está enganada, porque a Palavra de Deus já de antemão nos advertiu de que nos últimos dias viriam os escândalos.

Entretanto, querida, a palavra de Deus não lhe ampara neste ponto. É bom lembrar que Deus orientou o comportamento do crente ante aos escândalos, senão vejamos:

"17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles," (Romanos 16:17)

Já que agora você irá bloquear o meu e-mail também, sugiro a leitura de dois outros textos importantíssimos para a compreensão de coisas que você ainda não entendeu:

https://www.celeiros.com.br/arquivos/artigos/A%20caverna%20de%20Plat%E3o.pdf

https://www.celeiros.com.br/arquivos/artigos/O%20pal%E1cio%20de%20Salom%E3o.pdf

Por fim, irmã, acho que suas impressões podem ser a mesmas de muitas pessoas e, por isso, vou publicar essa carta no site, retirando, obviamente, tudo que possa identificá-la.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 
 

 

 

 

celeiros.df@gmail.com