Carta 260

02/07/2013 17:32

7ª REUNIÃO EM VITÓRIA/ES

Brasília, 2 de dezembro de 2012.

 

Amados irmãos, que a paz do Senhor Jesus seja com todos!

Provavelmente, este será o nosso último encontro neste ano, pois, em seguida, passarei uns dias em Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Dou graças a Deus pelas nossas reuniões e por tudo o que compartilhamos neste ano de 2012.

Aproveito para agradecer todo o apoio que recebi aí, seja daqueles que ingressaram na CEEN, seja daqueles que apenas nos visitaram algumas vezes.

Aos que estão trabalhando conosco desejo que multipliquem seus talentos. Aos que apenas nos visitaram, desejo que produzam bons frutos onde estiverem, pois para isto fomos chamados.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. (João 15:16)

Aqui em Brasília estamos nos esforçando para fazer a nossa parte. Ontem, fizemos mais um batismo nas águas e na semana que vem outro polo da CEEN fará mais um batismo. A congregação do Itapoã, que iniciei há seis meses, já apresenta seus primeiros sinais de vida. Sete pessoas foram batizadas ontem. Parece pouco, mas para uma congregação que começou com oito pessoas, isso é muito. Nem todos com os quais estamos trabalhando foram batizados. Alguns ainda são apenas simpatizantes, mas creio que em breve teremos outras definições pela nova vida em Cristo Jesus.

Seja como for, em seus seis primeiros meses de vida a congregação, que se iniciou com visitas em um lar, praticamente dobrou seu número de membros. O melhor de tudo é que esse crescimento ocorreu com pessoas vindas das trevas para a luz. Crentes velhos lá, só minha família e a família que abraçou esta causa no começo de minhas visitas.

Os testemunhos destes novos irmãos são fortíssimos. Um deles, dependente do álcool, tinha desistido da vida e tentou se matar com uma faca cravada na barriga. Hoje está completamente livre do vício, empregado, e será o primeiro obreiro a ser levantado na congregação. Outro, vivia como um mendigo, desprezado até por sua família. Hoje já está empregado e, pasmem, fazendo faculdade. Uma jovem de apenas 18 anos estava entregue aos vícios e em apenas 6 meses está completamente liberta e já toca 3 louvores no violão. Outros testemunhos nem posso contar, mas o melhor de tudo é que todos estão felizes pelo resgate de Deus e pela oportunidade de viverem decentemente e em paz. São coisas assim que nos motivam a prosseguir trabalhando para Deus e para a salvação de vidas.

Sei que a congregação do Espírito Santo ainda é incipiente e, por isso, vou fazer aí uma pequena exposição dos nossos trabalhos nesses 10 anos de existência. Embora eu seja o pastor da menor igreja da CEEN, participei de toda a sua estruturação desde o começo e, por isso, conheço sua história. Até aqui muito já foi construído, a exemplo de seminários, ministérios especializados, programa de evangelização, estruturação administrativa, estatutária etc.

Nesses 10 anos aprendemos muitas coisas com Deus e outras com a “mão na massa”, pois o Senhor não precisa revelar o que já é conhecido. E há muitas coisas já reveladas que só precisamos praticar:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19)

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17)

Como eu não quero, no futuro, dizer ao meu Senhor que enterrei os talentos que ele me confiou, tenho vencido minha própria indisposição para cooperar com o reino de Deus. Fazer discípulos não é algo fácil, mas é nossa obrigação como discípulos de Jesus. Neste mister, aprendi uma coisa: "se você encontrar um discípulo, ele não é seu". Por isso, temos que “fazer discípulos” e não esperar que eles venham prontos. Minha prioridade, portanto, é formar discípulos, começando pela conversão deles e depois preparando-os para serem futuros discipuladores.

Sim, é bom trabalharmos pela conversão de vidas e pela formação de discípulos, mas não podemos ser egoístas e omitir socorro a quem realmente precise de ajuda, ainda que já seja um crente em Jesus.

 O que eu faço no site, por exemplo, tem ajudado a muitos crentes, mas esse não é o meu foco principal. Faço isso apenas porque um dia alguém me ajudou e eu sei o quanto isso foi importante para mim e o quanto pode ser para outros.

No site, eu deixo minha contribuição e, eventualmente, as pessoas escrevem, tiram dúvidas, pedem socorro etc. A maioria segue seus caminhos e eu fico feliz com isso, mas alguns poucos se aproximam e procuro ver se há algo que eu posso fazer para ajudá-los.

Por isso, estabeleci o modelo de discipulado aberto aí no Estado do Espírito Santo. Antes, fazíamos as nossas reuniões em um hotel, mas Deus nos abençoou com um local reservado à CEEN e, assim, os custos ficaram menores.

Seguindo, portanto, nos mesmos propósitos, no próximo domingo, dia 9 de dezembro, estarei mais uma vez aí no Estado e, desta vez, farei um discipulado voltado para casais. O modelo é o mesmo das reuniões antes realizadas, porém com foco específico.

O que menos importa nessas reuniões é o número de pessoas presentes e o que mais importa é fazermos o que Deus nos chamou para fazer.

Entretanto, para que possamos comprar pelo menos um pão de queixo (sou mineiro), seria bom se os interessados confirmassem presença pelo e-mail: celeiros.df@gmail.com.

A programação está na página seguinte.

 

Programação para a 7ª reunião

Data: 9/12/2012

Endereço: Rua Mestre Gomes, nº 602, Bairro Glória, Vila Velha – ES. Referências: Rua da Pastoral da Saúde, próximo à pracinha da Glória e à fábrica de chocolates Garoto.

Horário

Atividade

Observação

17h

Apresentação

CEEN 10 ANOS

Nesta reunião apresentarei um relato sobre os 10 anos da CEEN e os principais trabalhos atualmente desenvolvidos, a exemplo de seminários, ministérios especializados, programa de evangelização, estruturação administrativa, estatutária etc.

18h

Discipulado para casais.

Tema: Como tudo Começou

Tempo reservado para reflexão, troca de experiências e verificação da nossa consciência sobre as responsabilidades de um casamento e o quanto estamos dispostos a melhorar nossos relacionamentos conjugais.

19h

coffee break

Lanche rápido

19h15

Oração

Período de oração/intercessão

19h30

Louvor

Início do culto de celebração e adoração a Deus

20h

Mensagem

Exposição e meditação na palavra de Deus

20h30

Encerramento

 

É bom lembrar que os interessados em participar somente do culto serão bem-vindos.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com