Carta 234

02/07/2013 17:11

DATA DA PUBLICAÇÃO: 2/5/2012

 

De: JOÃO

Para: celeiros.df@gmail.com

Data: 21 de abril de 2012 23:26

Assunto: Urgente - Carta de Agradecimento

Pr. Sólon,

Meu nome é JOÃO, até o momento sou membro da Igreja Cristã Maranata, mas após um longo período de busca ao Senhor, minha esposa e eu decidimos deixar a ICM para nos reunirmos em outra congregação evangélica.

Faremos nosso desligamento de maneira oficial nos próximos dias por meio do envio de um email de nossa carta de desligamento aos nossos irmãos. Saímos em paz e felizes por estarmos atendendo a um chamado do Senhor.

O objetivo deste email é agradecer pelos estudos disponíveis no site, pois eles foram de fundamental importância para o nosso amadurecimento espiritual e para a nossa decisão, inclusive utilizamos alguns argumentos que o senhor apresenta no site para embasar bíblica e faticamente a nossa carta de desligamento, com a finalidade de evitar questionamentos futuros dos nossos irmãos que ainda permanecem na ICM.

Não fiz referência ao senhor no email, para que os irmãos não pensem que estou saindo e fazendo apologia para me seguirem ou para seguirem a CEEN, mas por questão de ética e de gratidão, envio esta carta de agradecimento ao senhor antes do envio por email de nossa carta de desligamento da ICM.

Espero que o senhor não se importe por não termos feito referência expressa ao senhor em nossa carta de desligamento. Contudo, somente enviaremos a carta nos próximos dias e, se o senhor desejar, podemos editá-la fazer a referência em nossa carta. 

Novamente, agradeço por toda assistência que o senhor nos concedeu mesmo sem nos conhecer.

Fraternalmente,

JOÃO

 

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 23 de abril de 2012 09:28

Assunto: Urgente - Carta de Agradecimento

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Percebo que você já tomou sua decisão e, inclusive, já sabe onde irá congregar com sua família após deixar a ICM. A segurança que você demonstrou em sua carta me deixou mais tranquilo, mas, mesmo assim, permita-me lançar uma consideração que sempre faço a quem manifesta o desejo de tomar atitudes que têm um grande potencial de elevar ou de rebaixar homens diante de Deus.

O livre arbítrio foi concedido ao homem desde o Éden e trouxe consigo uma parcela de responsabilidade da qual não podemos nos esquivar.

Ao nos tornarmos livres, passamos a responder por nossas ações sem ter mais ninguém em quem possamos colocar a culpa por nossos atos. Um homem encarcerado pode dizer que não faz isso ou aquilo porque está preso, mas o livre não pode valer-se desse argumento. Tudo o que o livre fizer ou deixar de fazer deve-se à sua própria escolha.

Pois bem, servir a Deus, negar a própria carne, santificar-se, rejeitar as obras das trevas, amar o próximo, ser humilde, respeitar as diferenças mesmo sem concordar com elas e outras coisas do gênero são sempre escolhas que estão diante de nós. Evidentemente, devemos nos lembrar que tudo o que semearmos colheremos, mais cedo ou mais tarde. Por isso, se somos livres, temos que escolher bem as sementes que lançaremos no mundo.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7 RA)

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4:7 RA)

Infelizmente, tenho notado que muitas pessoas não sabem ser livres e se perdem pelo caminho. Observei que várias pessoas ao se verem livres deixam, inclusive, de servir aos propósitos do Senhor Jesus, perdendo todo o desejo de trabalhar pela causa do reino de Deus. Estas se acomodam, tornam-se displicentes e até enterram seus talentos. Outras, ficam assediadas pela glória do mundo e se deixam levar, tornando-se mundanas, coniventes com pecadores, insubmissos a Deus e às autoridades por ele constituídas.

O fato é que ser livre é algo maravilhoso - algo dado por Deus ao homem desde o princípio - mas importa que sejamos responsáveis e tenhamos firme a nossa confissão de fé.

“Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,” (Hebreus 3:1 RA)

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.” (Hebreus 4:14 RA)

Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Hebreus 10:23 RA)

Amado, estou dizendo isso porque você disse que foi influenciado pelo que eu escrevi. Entretanto, eu gostaria de deixar claro que eu nunca estimulei ninguém a mudar de igreja, mas simplesmente a escolher as atitudes mais condizentes com a palavra de Deus, a exemplo do amor ao próximo e da humildade. Se você consegue praticar esses princípios bíblicos onde está e não está sendo forçado a práticas antibíblicas, não vejo razão para mudar.

Afinal, não quero ser o responsável pela decisão individual de ninguém. Cada um deve refletir sobre o que deseja fazer e jamais agir por precipitação. Há pessoas que decidirão ficar onde estão e eu respeito isso. Há outras que decidirão sair e eu respeito, igualmente, essa decisão.

No seu caso, como você já tomou sua decisão, só me resta desejar que você permaneça fiel ao Senhor e praticante da palavra de Jesus.

“24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24-25 RA)

Quanto à sua carta de desligamento, expresse seus sinceros sentimentos e, se ela for parar nas mãos de um servo de Deus, certamente ele irá respeitar sua decisão e desejar que você seja abençoado onde estiver.

Sobre incluir meu nome, não vejo razão para isso.

Sua gratidão é algo louvável e o próprio Jesus deseja que sejamos gratos pelo bem que recebemos, a exemplo do que esperava dos 9 leprosos que não voltaram para agradecer depois de terem recebido o benefício da cura (Lc 17:17-18). Sim, fico feliz por saber que você é um homem que tem um coração grato, mas a honra e a glória sejam dirigidas ao Senhor.

“1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. 2 Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? 3  No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.” (Salmos 115:1-3 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 

De: JOÃO

Para: "Pr. Sólon"

Data: 23 de abril de 2012 10:04

Assunto: Urgente - Carta de Agradecimento

 

Pastor Sólon, a Paz do Senhor Jesus!

Muito obrigado pelas considerações, pois o Senhor tem nos despertado para que nós justamente não percamos o desejo de trabalhar para o Senhor e para que estejamos a cada dia mais firmes no evangelho genuíno de Cristo Jesus, livres do medo e da opressão religiosa.

Quanto aos escritos do Senhor, fique em paz, pois temos a certeza de que o Senhor não instiga ninguém a mudar de igreja e, desde logo, achamos isso um ato louvável, digno de um servo que possui um caráter cristão verdadeiro. A nossa decisão foi fruto de uma orientação do Senhor: o chamado do Senhor foi mais forte. Glória a Deus!

Na ICM éramos forçados a práticas antibíblicas, como a adoração à instituição religiosa e o sectarismo religioso, dentre outras. Além disso, não podíamos mais compactuar com a irresponsabilidade administrativa dos líderes da igreja ou continuar sendo perseguidos por pleitearmos explicações satisfatórias.

Continuamos amando em Cristo todos os nossos irmãos que lá ficaram e deixamos isso muito claro em nossa carta, pois aprendemos com os escritos do Senhor a respeitar as escolhas das pessoas.

Toda honra e glória sejam dadas ao Senhor nosso Deus, e agradeço a ele por ter usado a vida do senhor e, ainda, agradeço ao senhor por ter se colocado à disposição do Espírito Santo para apascentar ovelhas que estão fisicamente tão distantes.

Quem me dera pudesse dar um abraço fraternal no senhor neste momento. Sinta-se abraçado por mim e por minha esposa, e prossiga no chamado que o Senhor tem para a vida do senhor, pois ainda há muitas vidas que precisam ter os olhos abertos para a pureza, a simplicidade e a vida que há no genuíno evangelho de Jesus.

Fraternalmente,

JOÃO

 

celeiros.df@gmail.com