Carta 215

02/07/2013 16:45

DATA DA PUBLICAÇÃO: 18/2/2012

 

De: JOÃO

Data: 17 de fevereiro de 2012 13:25

Para: celeiros.df@gmail.com

Assunto: Reunião vitoria ES

    

A paz do Senhor irmão, gostaria de saber sobre a reunião que haverá em vitoria ES.

 

 

De: Pr. Sólon

Data: 17 de fevereiro de 2012 15:17

Para: JOÃO

Assunto: Re: Reunião vitoria ES

 

Prezado irmão Fernando, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

 

Quanto ao trabalho que pretendo realizar aí no seu Estado, estamos na fase embrionária. Há muito tempo Deus tem me incomodado nesse sentido e creio que só estava faltando coragem da minha parte para dar o primeiro passo, pois sei que isso implicará em grande esforço.

 

Inicialmente, estou aguardando o contado dos interessados para definir o dia e local de nossas reuniões em Vitória. Por enquanto, oramos para que Deus nos envie mais vidas interessadas em participar deste projeto. Afinal, "uma andorinha sozinha não faz verão".

 

Outras pessoas já fizeram contato, mas até agora ninguém disposto a se comprometer. Eu sei que isso parece ousado, mas é uma condição sem a qual não podemos realizar o que pretendemos com segurança. É natural que os interessados estejam receosos, afinal não sou conhecido de ninguém aí, mas estou agindo por fé, simplesmente. O que eu não posso fazer, conto com a ajuda de Deus.

 

É importante esclarecer que nós sabemos exatamente qual é o nosso chamado e estamos prontos a desenvolvê-lo. Já temos quase 10 anos de experiências pós-ICM e sempre procuramos conhecer as doutrinas praticadas no meio evangélico, bem como suas práticas. Desde o início estivemos à disposição para aprender com quem tem algo a ensinar. Participamos de vários seminários, faculdades teológicas e eventos evangélicos para concluir que há coisa boas e "nem tão boas" em todos os lugares, mas nós não pensamos que somos diferentes e nem pretendemos trazer ao mundo uma revelação nova que já não esteja posta na palavra de Deus.

 

O trabalho que realizamos é algo simples e objetivo. As bases são as mesmas lançadas por Jesus e, como eu disse, não temos nenhuma doutrina (ensino) que não esteja explicitamente indicada na Bíblia, embora as pessoas sejam livres para praticar a fé segundo suas experiências pessoais.

 

Não valorizamos a forma e sim o conteúdo. Buscamos a essência das coisas e não as superficialidades. Por exemplo: consideramos que "não perdoar" é pecado, pois Deus ordenou (Mt 18:21-35 - Cl 3:13) e não podemos desobedecer. Mas "ir ao cinema" é algo que a consciência do cristão deve conduzi-lo, segundo os padrões bíblicos da santidade.

 

Mas, em nossa jornada de aprendizado o que mais nos marcou foi saber que o conhecimento bíblico que tínhamos era mal estruturado. Aparentemente, parecia que sabíamos tudo, pois não havia texto bíblico que não conhecêssemos. Entretanto, o que não sabíamos é que muita coisa estava fora dos seus devidos contextos. Tudo era bíblico, mas não sabíamos ordenar cada coisa em seus grupos, a exemplo do que estamos vivendo em trabalhos específicos para famílias, libertação, cura interior, relacionamentos conjugais, criação de filhos, hombridade, escatologia etc.

 

Descobrimos que as igrejas, salvo algumas exceções, possuem estruturas bem organizadas, inclusive doutrinárias. As coisas são bem diferentes do que costumávamos ouvir nos seminários da ICM, onde tudo parecia uma porcaria. Não, não é assim na realidade. No geral, as igrejas têm uma doutrina bem estruturada, didática, prática e pública, sem nada a esconder ou a tratar em seminários reservados com apostilas que não possam ser conhecidas pelo público externo. Há uma transparência bem maior do que estávamos acostumados.

 

Assim, sem acolher nenhum modelo específico, estamos formando nossa própria estrutura. Sabemos que isso leva algum tempo, mas uma coisa é certa: não queremos outra Maranata.

 

Sabemos que ainda estamos longe do lugar em que almejamos estar, mas só damos os passos do tamanho das nossas pernas. Por isso, só nos fixaremos definitivamente em Vitória-ES se houver razão para isso. Já tivemos uma experiência ruim no passado e não queremos repetir o mesmo erro. Afinal, ninguém tropeça na mesma pedra duas vezes por acidente.

 

 Basicamente, é isso amado. Se você estiver interessado em participar, basta deixar o seu número de telefone e, assim que possível, eu farei contato para esclarecer melhor nossos propósitos.

 

Que Deus abençoe a sua vida!

 

Pr. Sólon

 

 

De: JOÃO

Data: 17 de fevereiro de 2012 21:59

Para: Pr. Sólon

Assunto: Reunião vitoria ES

 

Prezado Pr Sólon,

Obrigado pelo seu retorno. Desejo-lhe todas as bênçãos do Senhor em sua vida e de sua família.

Gostaria de expor um pouco da minha vida:

 Aos 14 anos de idade (hoje tenho ... anos) me converti no evangelho através da ICM. Conheci a minha esposa na igreja onde somos casados há ... anos. Temos um filho de ... anos e um lar muito feliz e abençoado.

 Vivi muitas coisas boas na igreja, porém nos últimos anos percebi que algo não estava indo bem. Comecei a perder a satisfação de estar na igreja. A palavra pregada, os louvores cantados não tinham mais aquele brilho. Como todo o Maranata, achamos que o problema está sempre com a gente. Por mais que as coisas dentro da igreja não estejam bem, somos programados a não questionar.

 Minha esposa e eu conversamos muito sobre as nossas vidas espirituais e a sensação de estamos na ICM. Ela também tem passado pelo mesmo desanimo que eu. Chegamos a visitar a igreja Batista Missionária onde freqüentamos por alguns domingos, porém os resquícios da ICM em nossas mentes eram tão fortes que voltamos para a mesma em outro bairro, sem muitas forças na caminhada.

Existem muitas pessoas queridas na ICM, mas fico triste de ver que muitos irmãos de lá sofrem da síndrome da santidade, a ponto de discriminarem aqueles que não se esquadrão nos padrões da igreja. Sofri muito com esse tipo de discriminação devido o meu desanimo, mas nunca tive a postura de agir.

Um dos conceitos que aprendi na ICM é que sempre estamos em uma posição de devedores. Acho que nunca participei de uma ceia com consciência limpa, o que é muito triste. A ceia do Senhor é um momento de alegria e reflexão, não é para ficarmos com medo de sermos castigados, castigos esses que colocaram em nossas mentes caso venhamos a descumprir com os dogmas e costumes impostos pela ICM.

 Com o passar do tempo, comecei a pesquisar mais e ver experiências de outros irmãos (ex ICM) que sentiram e passaram por algo parecido, porém conseguiram se libertar do regime da ICM, o que infelizmente que não é fácil.

 Tive a oportunidade de ler vários testemunhos maravilhosos que resultaram no servir ao nosso Deus com liberdade e sem medo. Isso me motivou no meu primeiro passo que fez com que a mascara da minha arrogância espiritual caísse por terra. Passei agora a ver as pessoas, irmãos e outras denominações sem preconceito, o que me trouxe muita alegria.

 O processo de libertação iniciou-se na minha vida, mas o que arrebentou de vez essa corrente que me aprisionava foi um acontecimento grave dentro da cúpula da igreja. Os escândalos de corrupção ocorridos no presbitério. Este fato me fez percebe que aquele título de “Maranata, Obra Perfeita” não era verdade. Mais do que tudo entendi agora que a Obra Perfeita é única e exclusiva de Deus.

 Agora posso dizer hoje (o que antes eu tinha receios) de que não faço mais parte da ICM. Novamente iniciei as minhas visitas em outras igrejas evangélicas. Recentemente assisti um culto na igreja Batista Betel onde fomos muito bem recebidos. Ouvi uma bela palavra (com fervor) da qual fazia tempo que eu não ouvia. Foi maravilhoso! Minha esposa e eu saímos de lá abençoados.

 Sabe Pastor, o meu maior desejo é de retornar e de viver (em um corpo) o verdadeiro amor de Deus com a liberdade que antes eu não conhecia. O que me dar forças é a consciência de que a vida sem Deus não é possível.

 Aproveito o ensejo para lhe agradecer as publicações dos seus artigos registrados na internet. Vejo palavras sensatas que direcionam aquelas pessoas carentes, perdidas e até mesmo com dúvidas. Creio que sua visita em Vitória (ES) será muito abençoada. Muitos irmãos queridos aqui estão carentes, com medo e sem forças. Infelizmente, após o escândalo, as coisas pioraram muito.

Deixo a disposição o meu telefone, conforme solicitado. Será um prazer lhe receber em nossa cidade.

 Celular: (27) (...) Trabalho: (27) (...)

 Um grande abraço e que Deus sempre te abençoe.

JOÃO

Outro fato que aprendemos nos seminários é que a Obra de Deus é algo exclusivo da Maranata, o resto é movimento ou obra falida, sem falar em vários dogmas que são colocados em nossas mentes, o que resulta em nossa arrogância e preconceito com outros irmãos e outras denominações.

 

De: Pr. Sólon

Data: 18 de fevereiro de 2012 20:35

Para: JOÃO

Assunto: Re: Reunião vitoria ES

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

 

Eu louvo a Deus por sua vida e pelo cuidado que você tem demonstrado com sua esposa e filho.

 

No momento, estou participando de um retiro com os jovens da igreja, por isso farei um contato com você no final da próxima semana. Desde logo, agradeço a confiança em deixar seu número de telefone. Fique tranquilo, eu não costumo importunar as pessoas. Farei apenas uma ligação para que você saiba quais são os nossos planos para Vitória-ES.

 

Eu também creio que Deus irá à nossa frente, mas não quero tomar nenhuma atitude precipitada. Por isso, não tenho qualquer ansiedade em meu coração: há tempo para todas as coisas debaixo do céu (Ec 3:1). Se não for esta a hora, melhor aguardar, pois a precipitação só nos trás prejuízos (Pv 19:2). Eu sempre digo que "sorte é quando o preparo e a oportunidade se encontram". Assim, pela fé, estou preparado, apenas aguardando a oportunidade, assim como Apolo também soube esperá-la.

 

“Acerca do irmão Apolo, muito lhe tenho recomendado que fosse ter convosco em companhia dos irmãos, mas de modo algum era a vontade dele ir agora; irá, porém, quando se lhe deparar boa oportunidade.” (1 Coríntios 16:12 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com