Carta 209

02/07/2013 16:39

DATA DA PUBLICAÇÃO: 6/2/2012

 

De: JOÃO

Data: 3 de fevereiro de 2012 19:10

Para: Pr. Sólon

Assunto: Pastor Sólon, preciso da sua ajuda

 

Olá pastor Sólon, a paz do Senhor Jesus.

Meu nome é JOÃO, moro em (...)-ES. Por um acaso, ou pelo direcionamento do Espírito Santo, estava pesquisando hoje na internet e encontrei um texto com o seu testemunho no site www.celeiros.com.br, e gostaria muito de poder conversar com o senhor, mesmo que seja apenas através de e-mail. Por isso visitei o site Sou membro da Igreja Cristã Maranata há 15 anos, e ao ler seus questionamentos parecia que eu mesmo era quem os havia escritos.

Desde a minha conversão, em 1997, sempre me dediquei ao estudo da Palavra de Deus e a leitura de estudos teológicos (mesmo contra as orientações da PES e sem o conhecimento dos irmãos na igreja), e sempre discordei de algumas posições do PES e de algumas aulas dos Seminários, como o sectarismo, o exclusivismo da "Obra", as interpretações do livro de Apocalipse, as Circulares do PES com orientações "sem pé, nem cabeça", as mensagens com graves erros de interpretação da Bíblia, entre tantas outras. No início, até tentei questionar algumas coisa, mas como vi que ninguém me apresentava nenhuma explicação inteligente, e que estavam começando a comentar que eu era questionador demais, resolvi deixar isso de lado e me dedicar ao que de fato importava que era a "realização da Obra do Senhor", e nisso se passaram 15 anos.

Só que agora as coisas estão diferentes. Não sei se já chegou ao conhecimento do senhor, mas a ICM está passando por uma crise administrativa muito séria. No final de 2011, explodiu uma bomba nas nossas igrejas sobre um enorme desvio dos dízimos, e isso tem abalado a fé de muitos membros, inclusive a minha, que sempre aprendemos que o PES era dirigido com retidão, pois lá tudo era feito segundo a "direção de Deus". E o esquema de corrupção envolvia quase toda a cúpula do PES. Mas, infelizmente, apesar de o assunto ter vazado publicamente, ninguém nos dá uma satisfação e a falta de transparência e de punição dos responsáveis tem minado a fé dos fiéis que têm se sentido traídos.

Para piorar, mesmo assistindo a tudo isso e sentir vergonha da direção do PES, me sinto como se estivesse em um beco sem saída. Sou casado, tenho um filho pequeno de (...) anos, e sei que qualquer decisão que eu tomar acarreta muita responsabilidade, pois afetará não apenas minha vida como também a vida da minha família. Como chefe de família, creio que o senhor também conhece esse sentimento e poderá me compreender. Só que isso tem me corroído, me consumido, pois não posso compactuar com toda essa farsa (a Palavra de Deus nos diz que as heresias devem aparecer para que os sinceros se manifestem), mas questionar ou exigir uma explicação por parte do ministério relacionado á esse assunto é praticamente suicídio. Estamos amordaçados, pois não podemos nem mesmo comentar esse assunto entre os irmãos. Além do mais, após todo esse disparate, comecei a questionar a autoridade do PES e, consequentemente, todos aqueles questionamentos que mencionei acima acerca das doutrinas e interpretações da Bíblia vieram a tona novamente, e não encontro base sólida na Palavra para dissipá-los.

Não sei o que fazer, estou orando pedindo ao Senhor que fale comigo (só comigo!) e me dê uma direção, mas até agora não obtive resposta. Sei que sou covarde por pensar assim, mas tenho medo de sair da igreja, de me decepcionar com o homem mais uma vez e depois ter que voltar humilhado, de não ter o apoio da minha esposa, de ser tratado como herege pelos meus amigos e irmãos. Já parei para pensar e não encontro outro lugar para mim e minha família congregarmos. Sou pentecostal, acredito nos dons do Espírito Santo, mas a falta de ordem e sabedoria, e a ênfase aos usos e costumes das igrejas pentecostais (Assembléia de Deus, Deus é amor, Quadrangular, etc.) me incomodam. Mas ao mesmo tempo que a ordem e a organização das igrejas tradicionais (Batista, Presbiteriana, Metodista, Luterana, etc.) me atrai, a frieza quanto aos dons espirituais me repelem, pois não posso anular e negar a operação do Espírito Santo da qual eu sou testemunha viva e ocular. Talvez isso seja preconceitos meus, fruto do meu condicionamento por 15 anos.

Gostaria muito de conversar com alguém, mas tenho medo de que as pessoas usem minhas palavras contra mim, e como li que o senhor já passou por isso, talvez o senhor possa me ajudar, mesmo que só por oração. Por favor, pastor, me ajude. Sei que não sou sua ovelha e que o senhor não me conhece, e entenderei perfeitamente caso o senhor não queira se envolver com a ICM novamente, mas estou desesperado.

A paz do Senhor Jesus.

JOÃO

 

 

De: Pr. Sólon

Data: 6 de fevereiro de 2012 00:45

Para: JOÃO

Assunto: Re: Pastor Sólon, preciso da sua ajuda

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

O Pr. Ademir pediu-me que o respondesse, mesmo sabendo que eu não estou mais respondendo cartas como vinha fazendo até o final do mês de dezembro de 2011.

Fico feliz por ver que você ama a palavra de Deus e tem procurado compreendê-la.

Amado, eu não deixei a ICM por decepção com questões administrativas, mas porque eu não podia mais permanecer em um lugar onde eu teria que defender o que eu não acreditava: eu estava preso dentro de mim mesmo, amordaçado, sufocado e sem ter a quem recorrer. Eu não estava suportando aquela situação.

Pelo que percebi, você não conhece os textos que já escrevi sobre o que acredito estar desajustado com a palavra de Deus na ICM. Portanto, sugiro que você leia os seguintes textos: "A caverna de Platão" (https://migre.me/7OkGU), "O corpo de Cristo e o sectarismo" (https://bit.ly/xr8CzQ), Clamor pelo sangue de Jesus” (https://bit.ly/A8aHfC), "Dons espirituais" (https://bit.ly/nE5AtX), "Consulta à palavra de Deus"(https://bit.ly/uMF8FF), “Separados pela igreja” ( https://migre.me/5XWeL) e "A quarta trombeta e o arrebatamento" (https://bit.ly/xfMOSV). Todos esses textos encontram-se no site Celeiros (www.celeiros.com.br).

Se depois de ler o que eu já escrevi, você ainda achar que eu posso ajudá-lo em alguma coisa, basta você me escrever novamente. Normalmente, meus textos não agradam os irmãos da Maranata, mas creio que o Espírito Santo de Deus tem me auxiliado em quase tudo o que tenho colocado no papel. Leia com um coração tranquilo e sabendo que eu não tenho a menor intenção de desmerecer sua igreja ou de confrontá-lo. Só preciso que você saiba exatamente como penso e se eu sou uma pessoa com a qual você realmente gostaria de compartilhar suas angústias.

Eu estou com planos de iniciar um trabalho aí em Vitória-ES no próximo mês, mas ainda não tenho algo que considero importante para iniciar um novo trabalho. Já fiz isso no Rio de Janeiro-RJ e em Anápolis-GO, mas só darei continuidade a esse projeto caso Deus me envie o que estou pedindo. Pedi uma confirmação a Deus e estou esperando pacientemente Nele.

Foi um prazer conhecê-lo.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com