Carta 175

11/10/2011 16:11

10 de outubro de 2011 20:07

Assunto: Preciso de Orientação

Ola! A paz do Senhor Pastor Solon!

Estou precisando de orientação, pois há alguns meses saí da ICM, me sinto muito fraca espiritualmente. Estou indo em outras igrejas para visitar, mas não me sinto à vontade. Quando entro, fico inibida, com medo de bater palmas, de me entregar totalmente. Parece que estou fazendo algo errado. Fiquei na ICM durante 29 anos da minha vida. Tinha apenas 2 anos quando minha mãe se converteu na ICM. Acho que, por isso, é tão difícil aceitar outra forma de adorar a Deus.Vejo a forma que todos adoram a Deus, acho maravilhoso e verdadeiro, mas fico envergonhada. Me oriente por favor.

 

De: Site Celeiros

Para: MARIA

Data: 11 de outubro de 2011 11:40

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Uma vez que você, após 29 anos de Igreja Cristã Maranata, decidiu e conseguiu se desligar da estrutura que, praticamente, controlava suas ações no modo de pensar, no modo de se comportar, no modo de se vestir, no modo de tratar as pessoas não crentes, no modo de tratar os outros crentes em Jesus, no modo de tratar os que deixaram a ICM, no modo de orar, no modo de servir à igreja, no modo de buscar a Deus, no modo de crer e no modo de enxergar a vida, nada mais natural que sua mente esteja absolutamente presa a um modo formatado de adorar a Deus.

Minha irmã, depois de tantos anos fazendo tudo direitinho, da maneira como lhe foi ensinado por diversas vezes, em inúmeras repetições de textos e exemplos invariáveis na igreja, nos seminários e nas reuniões sociais do grupo a que você pertencia, considere um milagre o simples fato de você estar conseguindo ir a outra igreja sem se sentir oprimida.

A pressão sobre a mente de alguém que viveu tantos anos assim, em uma instituição que, aos poucos, faz seus membros parar de ouvir outras pessoas que não pertençam ao grupo é absurdamente forte. Uma mente programada para pensar que todas as pessoas e instituições que não pertençam ao seu grupo sejam seus inimigos e que, por isso, devem ser combatidas, ainda que sejam seus próprios familiares crentes em Jesus, essa mente só será liberta por um milagre de Deus. Sim, somente um milagre, pois um doente que não procura o médico porque acha que sua saúde está perfeita, certamente irá morrer se não for alvo de um milagre.

O raciocínio é muito simples e pode ser comparado ao perdão de Deus. Só há perdão se houver arrependimento. Mas, se a pessoa acha que está tudo bem, que está tudo certo, que suas ações e suas práticas pecaminosas não precisam de ajuste, não se arrependerá. E se não se arrepende, como se operará o perdão? Por isso, para que algumas pessoas se rendam a Jesus, é necessário que aconteça algum fato que as sufoque a ponto de compreenderem que há algo errado em suas vidas e, assim, procurem ajuda.

O mesmo acontece com quem tem uma mente formatada. Na maioria das vezes, somente um evento que as sufoque faz com que rompam com alguns mitos instalados em suas mentes e procurem ajuda. Sugiro a leitura do texto denominado “A carverna de Platão”, que está na seção de artigos do site Celeiros, bem como a carta de nº 156, onde trato da questão da liberdade e da dominação. Não me refiro precisamente à ICM, mas a toda instituição, seja religiosa ou político-partidária que suprima a liberdade de pensamento e expressão das pessoas e que imponham dominação, ainda que sutilmente.

Por isso, querida, tenho deixado esse canal de comunicação aberto, pois bem sei que muitas pessoas que me escrevem desejam apenas desabafar, colocar para fora toda a angústia que viveram durante longos anos sem poder compartilhar com ninguém sua aflição. Muitos dizem que desejariam escrever muito mais, mas que se contêm porque sabem que meu tempo é escasso.

De fato, meu tempo é escasso e as histórias são quase sempre as mesmas, mas procuro ser paciente, mesmo sabendo que não tenho como ajudar a maioria dessas pessoas, pois só um milagre de Deus, como eu já disse, poderá libertá-las.

Antes de falar da questão da adoração, preciso dizer-lhe algumas coisas, já que você já deu o primeiro passo e se desvinculou da estrutura que estava.

Primeiramente, lembre-se que nenhum grupo dito evangélico tem o tem o monopólio de Deus. Deixar uma denominação não significa deixar Deus. A salvação não está adstrita a nenhuma denominação específica, mas é uma operação da graça de Deus. Observe que nestes dois mil anos de existência da igreja, coube a Deus operar, pela sua exclusiva graça, de várias formas (multiforme – 1 Pe 4:10) a sua salvação, inclusive no período histórico das trevas, quando a igreja católica dominou as mentes dos cristãos, ocultou a palavra de Deus ao povo, espoliou os fiéis recolhendo ofertas e vendendo indulgências e matando todos os que se lhe opunham.

A verdade, querida, é que há cristãos fiéis a Deus em todas as denominações, por mais que isso seja difícil de compreendermos.

Em segundo lugar, você já está livre de um sistema religioso espiritualmente prejudicial que colocou em sua mente que não havia outro lugar para você estar congregando ou em comunhão com Deus. Isso não é verdade, mas quando dito repetidas vezes, acaba se tornando uma verdade para muitos, que se sentem culpados, sujos ou infiéis se somente visitarem outras igrejas.

Eu fico absolutamente sensibilizado de coração quando vejo que entrou na igreja um egresso da ICM. É muito fácil identificá-los. Eles parecem que estão ali forçados, mal humorados, de semblante sério, julgando todas as coisas, braços cruzados ou mãos postas, reprovando as palmas, o modo de falar do pregador, as crianças que não são robozinhos, a roupa das pessoas etc. Eles precisam deixar claro que estão ali, mas que não estão aprovando ou gostando, afinal, somente eles sabem o modo certo de se fazer um culto a Deus. Lamentável!

Em terceiro lugar, considere que você já deu um golpe mortal em seu orgulho e em sua soberba. Poucos conseguem fazer isso. Sinta-se uma privilegiada. Quando eu saí, logo percebi que tinha que me humilhar, pois descobri que tudo aquilo que eu enaltecia na ICM era considerado superficial pela maioria dos cristãos. Por exemplo, a doutrina que eu seguia nem mesmo era reconhecida como espiritual pelas outras igrejas, que tinham preocupações com o homem e não com a igreja como instituição (“a obra”); e a roupa da minha mulher, que achávamos que era um símbolo de santidade, era considerada apenas como uma forma de expressão religiosa exterior sem qualquer valor contra a sensualidade (Cl 2:23).

Em quarto lugar, saiba que você não está sozinha. Há muitas pessoas que passaram pela mesma situação que você e estão vivendo vidas de liberdade, segurança e esperança, congregando em diversas outras denominações evangélicas.

Agora, quanto à questão específica da adoração, lembre-se que no Velho Testamento não existia igreja. E no novo testamento Jesus deixou muito claro que a atitude de adoração não está vinculada ao local onde estamos, mas a uma atitude interior: em espírito.

“20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21  Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22  Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:20-24 RA)

Apenas observe que a palavra “espírito” está grafada com letra minúscula, mostrando que não se trata do Espírito Santo, mas do espírito do homem, ou seja, a porção mais interior de sua vida, disponível à comunhão com Deus.

Amada, não é o local que a levará a adorar a Deus, mas sua íntima disposição em fazê-lo. Não fique inibida, pois não é a pessoa que está ao seu lado que irá lhe dizer como adorar a Deus. Não se deixe intimidar pelo julgamento dos outros. Normalmente, a preocupação com o que os outros vão dizer ou com o que vão pensar a seu respeito nada mais é que vaidade - uma preocupação com sua imagem. E é exatamente essa preocupação com sua imagem e com as pessoas que estão ao seu redor que lhe impedirão de adorar a Deus. Ora, quem está concentrado nos outros e em si mesmo, não consegue se concentrar em Deus.

Eu bem sei que é difícil fazer isso, especialmente quando nos lembramos que na ICM se fizéssemos qualquer movimento fora do padrão, seríamos cutucados por um obreiro. Eu me lembro, certa vez, após o culto de levantamento de um ungido na igreja em que eu era pastor na ICM, o Coordenador chamou-me para me repreender porque eu mexia muito com os braços. Graças a Deus hoje eu posso movimentar os meus braços!

Amada, quando você for a uma igreja livre desses pré-conceitos, sinta-se livre para ficar como achar melhor. Se preferir ficar sentada enquanto todos estiverem em pé, fique. Ninguém a julgará por isso. Se você não quiser bater palmas ou não quiser acompanhar o ritmo do louvor, fique sentada, curve sua fronte e fique em oração. Ninguém a julgará por isso.

Eu confesso que até hoje detesto algumas coisas que os pregadores modernos fazem, do tipo: “olhe para o irmão que está ao seu lado e diga...”; “se você crê nisso, de um grito de júbilo”; “repita comigo...”. Pessoalmente, acho sofrível esse tipo de artifícios, mas nem por isso deixo de ir onde me convidam. Também não me sinto constrangido a fazer algo que não quero fazer. Eu sei que há um respeito mútuo das liberdades: eu não os condeno por fazer esse tipo de coisas e nem eles me condenam por não entrar na brincadeira deles. Mas, sempre ajo com bastante naturalidade e simpatia e não fico com uma cara raivosa para demonstrar minha insatisfação. No fim, se houver algo bom para minha vida, eu retenho: simples assim.

 

Por fim, querida, se você não consegue adorar a Deus durante um culto diferente do que você está acostumada, faça seu devocional de adoração na sua casa e vá à igreja apenas para ouvir a palavra de Deus e para interagir e comungar com seus irmãos. Se você não tem condições de fazer isso em sua casa, entre no seu carro, coloque o louvor que você preferir e comece a adorar a Deus. Afinal, com eu disse, não é o lugar que fará com que você adore a Deus. Você não é obrigada a adorar a Deus somente na igreja, durante o culto. Você pode fazer isso em qualquer hora e em qualquer lugar, em espírito e em verdade. Adore quantas vezes quiser ao dia, de modo que se você não adorar a Deus durante o período de louvor da igreja, isso não fará falta nenhuma. Seu devocional já estará cumprido.

Espero ter ajudado.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

De: MARIA

Para: "celeiros.df@gmail.com"

Data: 11 de outubro de 2011 12:17

Assunto: Preciso de Orientação

Pastor Solon,a Paz do Senhor,

Agradeço muito o tempo que o Senhor se dedicou para me dar essas orientações. Estou emocionada após tanto tempo poder me sentir pastoreada. Muito obrigada mesmo. Sua resposta foi e será de grande valia para minha vida espiritual. Deus abençoe sempre sua vida e de sua família

Agradecida!!!

 

De: Site Celeiros

Para: MARIA

Data: 11 de outubro de 2011 12:38

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Foi um prazer conhecê-la. Se houver algo mais em que eu possa ajudar, sinta-se à vontade para fazer contato. Dependendo do momento, demoro um pouco para responder, mas sempre o faço.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.