Carta 15

02/07/2013 12:15

De MARIA

Data:16/02/2009

Enviei um e-mail contando parte do q estou vivendo,mas esqueci de colocar meu email..tenho duas filhas ANA e JOANA, vc saberá quem sou. Me responda por favor

MARIA

 

Date: Mon, 16 Feb 2009 15:23:54 -0300

From: pastor-solon

To: MARIA@hotmail.com

Querida irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Sim, constantemente recebo mensagens em que as pessoas não informam o endereço de e-mail ou informam endereços errados. Esses eu não tenho como responder. Os demais respondo a todos.

Neste momento eu estou no meu trabalho e não tenho acesso ao e-mail que você mandou, pois todas as mensagens que estavam no UOL foram baixadas no meu notebook. Se você tiver pressa na resposta, peço que você me diga em que posso ajudá-la e até o final do dia estarei enviando resposta, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De MARIA

Data:16/02/2009 18:45

A paz do Senhor

Pastor, sou de CIDADE/UF, estou ha 11/12 anos na ICM, tenho 2 filhas ANA de 17 anos e JOANA de 11 anos. A ANA é instrumentista na igreja uma serva fiel, não usa calça, faz parte do grupo de visitas, um exemplo de jovem. Já a mãe(eu), sempre fui discriminada (...) Fui para a ICM, qdo estava grávida da JOANA, novamente sozinha, e como sabe, mulheres sozinhas são rejeitadas na referida igreja. Sempre fui taxada de rebelde, desacertada, pois uso calça e não concordo com as regras de lá, dizem que o sacrifício foi feito por Jesus na cruz, q Ele não requer sacrifícios de nós, mas, como sabe, somos escravos da ´´obra``. Se não fazemos madrugada, culto preparatório, jejum, e outras coisas mais, somos descartados, não podemos fazer os seminários.

Enfim, a igreja deixou de ser nosso escape, refúgio nos dias de luta, os irmãos um apontando o outro, esquecem e orar pelos fracos (é assim q me sentia por não cumprir as regras a nós impostas). Sinceramente pastor, dou mais testemunho q muita serva de lá, onde vou falo o Senhor Jesus e de seu amor. Na faculdade mesmo, falava do Senhor para muitos amigos e os levava à igreja.

 Um deles era homossexual, o levava à igreja, passava os intervalos falando do Senhor e aconselhando, hoje ele namora uma moça linda e está muito feliz..

O motivo deste, é que li seu testemunho, e ao mesmo tempo que fiquei triste, chorei muito, fiquei um pouco feliz, por saber que muita coisa realmente estava errada, e quantas vezes me senti culpada, pelos pensamentos que tinha até medo de exteriorizar, pensei que estava pecando contra Deus, por não acreditar em algumas revelações. O culto da ovelha mesmo, não entendia pq o Senhor só falava naquele dia, muitos esperavam ansiosos pela quinta-feira, e quando o Senhor não falava, que tristeza...

Recentemente, dez/2008, quando chegava para meu culto de formatura (formei em Direito), o meu querido pastor me chamou e me passou um dom que o Senhor havia concedido no grupo de intercessão, ´´alguém``, havia sonhado que minha filha ANA estava (...) Isso foi antes do culto, ai vc imagina como foi o culto para mim...Chorei o tempo todo, um culto tão lindo mas eu nem vi, conclui o curso com tanta luta, t sei que o Senhor realmente me sustentou e aquele momento ali era muito especial.

Não pude cumprimentar meus amigos e familiares, nem fui ao jantar.

Mas a confusão estava feita, o pastor chamou minha filha (...) depois do culto, meus familiares ficaram revoltados, pq perceberam o q estava acontecendo e conhecem a ANA, sua postura e não concordaram com tal atitude vexatória a qual expuseram minha filha.

(...)

Enfim, estou muito desapontada, e gostaria muito de procurar outra igreja para servir ao Senhor, mas gostaria de agir com sabedoria, pois me preocupo com minhas filhas, o que devo fazer? Como dizer isso a elas e ao meu esposo, sem que se revoltem e saiam para o mundo?? Que igreja ir??? E minhas irmãs e sobrinhas que saíram da Assembléia de Deus e hoje estão na ICM, acreditando nessa falsa perfeição desta igreja, isso eu mesma pregava a elas, e mostrava a diferença das minhas filhas que serviam ao Senhor com temor e obediência, e as dela (3 moças), que estavam se desviando, e hoje estão servindo ao Senhor com tanta alegria (madrugada, culto meio dia, limpeza da igreja), estão maravilhadas, como é no começo...Critiquei tanto a Ass. de Deus, fomos tão abençoados ali, mas me esqueci...minha mãe ficava triste, já até discuti com meus pais por isso.

Pastor, me diz algo...Me responda...Estou tão confusa, sinto como se estivesse voltando de uma anestesia, entende?

Fica com DEUS!

 

Date: qua 18/02/2009 11:59

From: pastor-solon@uol.com.br

To: MARIAs@hotmail.com

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

(...)

Antes de começar a comentar o que você escreveu, gostaria de dizer que eu não sou o dono da verdade. Tudo o que eu disser, farei com base na minha percepção ante minhas próprias experiências de vida e ante meu conhecimento da palavra de Deus. Portanto, se o que eu disser não se aplicar ao seu caso, por não dizer respeito à realidade que você e suas filhas vivem, apenas desconsidere e faça o que a sua consciência mandar, ok? Não quero ser um juiz dando uma sentença, mas apenas um amigo que expressa o que pensa, com sinceridade e preocupação com sua vida.

Dito isto, vou comentar seu texto por partes:

“A ANA é instrumentista na igreja uma serva fiel, não usa calça, faz parte do grupo de visitas, um exemplo de jovem.”

Querida, apenas guarde no seu coração o que vou dizer a esse respeito: sua filha ANA carrega um pesado fardo. Aqueles que impõe isso a ela usam calça comprida, ou seja, colocam fardo nos outros mas eles mesmo não carregam.

"Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los." (Mateus 23:4 RA)

Deus nunca exigiu que uma mulher usasse saia - leia no site o que escrevi sobre "usos e costumes". Sinto muita pena das jovens da ICM que são obrigadas a cumprir dogmas criado pelo homem e permanecem com uma visão distorcida de santidade. Por incrível que possa parecer, isso alimenta a soberba, pois aquelas que conseguem carregar esse fardo se sentem superiores àquelas que não carregam. Isto é, a mulher crente que usa saia olha para a crente que não usa e se acha mais santa do que ela, como se saia fosse sinônimo de santidade. Você deve saber bem que não é, não é mesmo? Uma mulher pode ser sensual até com o olhar.

E qual a minha preocupação, para fazer este comentário? Meu receio é que chegue um momento que sua filha não suporte o peso deste fardo e desista de tudo, passando a viver longe do Senhor por se achar indigna apenas pelo fato de não ter conseguido cumprir com algo que imagina ser uma exigência de Deus para sua salvação. Há muitas meninas que abandonam os caminhos do Senhor, de repente, e os pais e pastores não conseguem compreender a razão. Mas, veja bem, se sua filha não consegue enxergar isso, não adiantará você tentar mudar o seu comportamento. Você deverá apenas orar para que Deus abra os seus olhos.

“... Já a mãe (eu), sempre fui discriminada (...)”

Como diz o ditado, águas passadas não movem moinhos. O fato da irmã ter andado por caminhos tortuosos no passado não deve ser razão para que o seu caminho hoje não seja reto, próspero e abençoado. "Dos teus pecados não me lembro". Jesus não discriminou a Samaritana nem a impediu de ser uma evangelista de grande influência em Samaria. O passado dela não impediu que ela fosse uma bênção nas mãos de Deus a partir do momento em que conheceu o poder de Jesus.

"Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei." (Hebreus 8:12 RA)

“... Fui para a ICM, quando estava grávida da JOANA, novamente sozinha, e como sabe, mulheres sozinhas são rejeitadas na referida igreja. Sempre fui taxada de rebelde, desacertada, pois uso calça e não concordo com as regras de lá, dizem q o sacrifício foi feito por Jesus na cruz, q Ele não requer sacrifícios de nós, mas, como sabe, somos escravos da ´´obra``. Se não fazemos madrugada, culto preparatório, jejum, e outras coisas mais, somos descartados, não podemos fazer os seminários.”

Você tem boa percepção da realidade.

“... Enfim, a igreja deixou de ser nosso escape, refúgio nos dias de luta, os irmãos um apontando o outro, esquecem e orar pelos fracos(é assim q me sentia por não cumprir as regras a nós impostas). Sinceramente pastor, dou mais testemunho q muita serva de lá, onde vou falo o Senhor Jesus e de seu amor. Na faculdade mesmo, falava do Senhor para muitos amigos e os levava à igreja.Um deles era homossexual, o levava à igreja, passava os intervalos falando do Senhor e aconselhando, hoje ele namora uma moça linda e está muito feliz...”

Continue assim, pois é isso que Deus espera de nós: que amemos o pecador e que cumpramos a nossa missão de levar o evangelho a toda criatura. Há algo que nenhuma igreja poderá no dar: galardão. Este está reservado àqueles que foram fiéis no pouco.

“... O motivo deste, é que li seu testemunho, e ao mesmo tempo que fiquei triste, chorei muito, fiquei um pouco feliz, por saber que muita coisa realmente estava errada, e quantas vezes me senti culpada, pelos pensamentos que tinha até medo de exteriorizar, pensei que estava pecando contra Deus, por não acreditar em algumas revelações.”

Querida, temos que colocar a bíblia no lugar dela - palavra de Deus. Tudo aquilo que vai além do evangelho pregado por Paulo deve ser considerado anátema. Veja que não estou falando contra aquilo que não conheço. Apenas estou repetindo uma afirmação feita por Deus na carta de Paulo aos Gálatas.

"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema." (Gálatas 1:8 RA)

Observe que Paulo afirma que se ele mesmo disser algo contra o evangelho que foi dado por Jesus não deve ser considerado. Portanto, retém o que é bom e seja madura o suficiente para descartar o que vem apenas da mente humana. Nosso parâmetro é a bíblia sagrada. Tudo mais deve ser apenas complemento que não desvirtue seus princípios.

“...O culto da ovelha mesmo, não entendia pq o Senhor só falava naquele dia, muitos esperavam ansiosos pela quinta feira, e quando o Senhor não falava, que tristeza...”

Quem lê a bíblia ouve Deus falar todos os dias. Basta abrir a bíblia e meditar na palavra. Aqueles que são preguiçosos e acomodados ficam na dependência da espiritualidade dos outros, que nem sempre são espirituais. O risco é grande demais.

“...Recentemente, dez/2008, qdo chegava para meu culto de formatura(formei em Direito), o meu querido pastor me chamou e me passou um dom que o Senhor havia concedido no grupo de intercessão, ´´alguém``, havia sonhado que minha filha ANA estava (...). Isso foi antes do culto, ai vc imagina como foi o culto para mim...Chorei o tempo todo, um culto tão lindo mas eu nem vi, conclui o curso com tanta luta, t sei que o Senhor realmente me sustentou e aquele momento ali era muito especial. Não pude cumprimentar meus amigos e familiares, nem fui ao jantar.Mas a confusão estava feita, o pastor chamou minha filha (...) depois do culto, meus familiares ficaram revoltados, pq perceberam o q estava acontecendo e conhecem a ANA, sua postura e não concordaram com tal atitude vexatória a qual expuseram minha filha.”

O que dizer? Fiquei perplexo com isso. Tudo me pareceu uma falta de sensibilidade, mas depois de pensar bem, prefiro não comentar o assunto, pois eu poderia me exceder em meus comentários. Em todo caso, vou apresentar uma regra que aprendi após sair da ICM: devemos amar as pessoas e usar as coisas e não o contrário.

(...)

Sobre dons já fiz um pequeno comentário. Daqui a alguns meses, postarei a continuação do meu testemunho e tratarei com mais detalhes essa questão.

(...)

Vou dar uma dica para que a irmã viva bem. Libere o seu perdão para a vida dessa mulher e para a vida de seu pastor. Tudo isso serviu para você ter uma noção de que a bíblia é que deve ser a bússola de nossas vidas. Dê uma olhadinha nela e verá que ela está apontando para outra direção. Após isso, olhe para frente (na direção apontada pela bússola) e siga resolutamente.

"13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14 RA)

“...Enfim, estou muito desapontada, e gostaria muito de procurar outra igreja para servir ao Senhor, mas gostaria de agir com sabedoria, pois me preocupo com minhas filhas, o que devo fazer?”

Como todas as pessoas que se comunicam comigo sabem, não dou sugestões para que ninguém saia da igreja onde está. Entretanto, creio que merecemos o pastor que temos, pois essa é uma escolha voluntária, não é mesmo? Ademais, você deve saber que um membro da ICM terá sérias dificuldades de aceitar outro formato de culto e de tratamento das coisas de Deus, pois aprendeu que somente aquilo que recebeu na "obra" é a verdade. Infelizmente, os membros da ICM estão acostumados a menosprezar os outros - enxergam defeitos mínimos nas outras igrejas e irmãos de outras denominações, mas não conseguem ver o estado em que se encontram. Levantam tão alto e cegamente a bandeira da revelação que a colocam acima da bíblia. Perdoe-me a sinceridade. Se esta não é a sua realidade, apenas desconsidere esta observação.

Na minha percepção e experiência, posso relatar que tenho visto pessoas saindo da ICM e que, por falta de um apoio firme, estão voltando às origens para se submeterem a uma situação pior do que aquela que estavam originalmente. Normalmente, essas pessoas quando saem da ICM não encontram alguém que compreenda o que passaram e que tenha condições de ajudá-las, mostrando-lhes o quanto suas mentes ficaram reféns de "consultas", "revelações" ou "orientações" etc. Essas pessoas ficam dependentes de "revelações" e "consultas" para coisas simples da vida, que elas mesmas poderiam resolver com base nos princípios já postos por Deus em sua palavra. Por isso elas não conseguem se ajustar em igreja nenhuma, pois aprenderam que tudo que não é a ICM é religião ou movimento e não deve ser considerado. 

No seu caso, pense bem: se você não está convicta de que sua visão atual está deformada, não saia da ICM. Enquanto você achar que a ICM é a "obra perfeita" você não conseguirá se firmar em outro lugar.

“... Como dizer isso a elas e ao meu esposo, sem que se revoltem e saiam para o mundo?? Que igreja ir???”

Isso você já aprendeu na ICM. Salvação é individual. Deixe cada um seguir aquilo que acredita. Ame as pessoas que pensam de modo diferente que você e dê a elas liberdade de seguirem suas próprias convicções. Quanto a nós, creio que não devemos compactuar com o erro, mas devemos ser pacientes com os que erram. Se você seguir seu caminho em Deus, ele não vai desampará-la. Se sua vida estiver verdadeiramente liberta, curada e abençoada, isso será notório diante de todos. Digo isso porque sei o quanto as pessoas vivem dentro da igreja com máscaras de santidade, mas possuem vidas que não condizem com suas aparências: casamentos de fachada, com mulheres infelizes, jovens frustrados, homens entregues a paixões carnais etc. É fácil ser crente na igreja, no culto... Saias longas, ternos e falar manso não são sinônimos de santidade nem de vida íntegra com Deus.

“E minhas irmãs e sobrinhas que saíram da Assembléia de Deus e hoje estão na ICM, acreditando nessa falsa perfeição desta igreja, isso eu mesma pregava a elas, e mostrava a diferença das minhas filhas que serviam ao Senhor com temor e obediência, e as dela (3 moças), que estavam se desviando, e hoje estão servindo ao Senhor com tanta alegria (madrugada, culto meio dia, limpeza da igreja), estão maravilhadas, como é no começo...Critiquei tanto a Ass. de Deus, fomos tão abençoados ali, mas me esqueci...minha mãe ficava triste, já até discuti com meus pais por isso.

Querida, se suas filhas e sobrinhas quiserem, de fato, uma vida íntima com o Senhor; se elas o buscarem de todo o coração, Deus se revelará a elas. A comparação que vou fazer agora pode parecer estranha, mas é aplicável ao caso: minha irmã e meu cunhado eram católicos fervorosos e atuantes na igreja - estavam felizes onde estavam e achavam que tinham tudo o que precisavam, pois buscavam a Deus com sinceridade em seus corações. Eu sempre dizia: quem procura acha... Sabe o que aconteceu? Hoje estão comigo. No dia em que precisaram de algo que a Católica não poderia lhes oferecer, eles me procuraram e em um culto comum aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador de suas vidas. Hoje, estão crescendo em Deus de um modo maravilhoso e já estão me ajudando em uma nova igreja que estamos abrindo em uma cidade satélite do DF. De igual modo, creio que todo irmão da ICM um dia precisará de algo que a ICM não pode oferecer. Neste dia, os que forem humildes (exceção) procurarão ajuda e se deixarão tratar. Eu tenho plena convicção disto que estou lhe dizendo.

“... Pastor, me diz algo...Me responda...Estou tão confusa, sinto como se estivesse voltando de uma anestesia, entende?”

Sim, entendo perfeitamente. Sugiro que você faça o seminário de "Encontro com Deus" e sua vida não será a mesma.

Por fim, irmã, peço sua autorização para publicar sua carta, omitindo sua identificação e tudo aquilo que possa servir para identificá-la ou identificar as pessoas que você citou. Sua situação é muito semelhante a de várias outras pessoas que me escrevem, mas quase ninguém permite a publicação, infelizmente.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.