Carta 130

02/07/2013 15:27

De: JOÃO

Para: celeiros

Assunto: Doutrina da Eleição

Data: 28/03/2011 23:54

 

A Paz do Senhor!

Gostaria de saber qual é o entendimento doutrinário da CEEN a respeito da Eleição.

Estou em busca de uma igreja que esteja disposta a pagar o preço pela fidelidade ao verdadeiro Evangelho, que tenha real apreço pela Palavra e aceite-a do jeito que ela é.

Estou cansado de palavras forçadas para atender interesse da denominação, desprezando o verdadeiro objetivo do IDE do Senhor.

Estou enfadado da desculpa do "Além da Letra" como desculpa esfarrapada para sustentar entendimentos doutrinários extra bíblicos.

Fui radicalmente contra a doutrina da Eleição tempos atrás. Hoje, porém, após ler bastante a Palavra, não vejo outra alternativa senão aceitar a soberania de Deus inclusive nessa questão.

Estou numa fase muito particular da minha vida: ou tem respaldo bíblico ou não serve.

Um grande abraço e APSJ.

JOÃO

(fones:...)

(Idade: ...)

(Local: ...)

Por motivos óbvios, pediria guardar sigilo, por enquanto, sobre minha identidade.

 

De: site celeiros

Para: JOÃO

Assunto: Re: Doutrina da Eleição

Data: 29/03/2011 09:16

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

Amado, na primeira vez que estive em (...)-RJ participei de uma reunião com um grupo de irmãos interessados em conhecer a CEEN e um dos presentes fez essa pergunta sobre o que pensávamos sobre a "teoria de eleição". Teria sido você essa pessoa?

Eu concordo com você em "gênero, número e grau" quanto ao andarmos segundo a palavra de Deus, independentemente do quanto isso possa nos custar.

Entretanto, creio, sinceramente, que defender a "teoria da eleição" prejudica mais do que acrescenta alguma coisa ao corpo de Cristo. Veja que, independentemente se sou eleito ou não, se entreguei minha vida a Cristo e tenho a consciência do chamado do evangelho, devo trabalhar para o reino de Deus. Se, por acaso, Deus só está usando a minha vida para salvar outros eleitos enquanto eu mesmo não sou um deles, o que eu posso fazer?

Mesmo assim, ainda que eu não seja um eleito de Deus, designado à salvação, continuarei servindo ao meu Senhor Jesus, pois ele me proporciona uma vida de paz aqui na terra. Meu coração está tranquilo em Deus, minha família está livre de inúmeros males deste mundo de trevas e somos prósperos em tudo o que colocamos as nossas mãos. Por isso, se não há o que ser feito em relação à minha salvação, pelo menos vou aproveitar os benefícios de ser um cristão hoje, que são inúmeros!

Por outro lado, temo que os mais fracos possam cair da graça ao imaginar que podem viver de qualquer maneira, já que serão salvos independentemente do que venham a fazer neste mundo. Assim, pode acontecer o efeito inverso: o eleito à salvação pode ter uma péssima vida aqui na terra, permeado pelos infortúnios do pecado, quais sejam: doenças, dores, desilusões, lares destruídos, casamentos de fachada - infelizes, filhos insubordinados, ódio, amarguras, sentimentos de rejeição, traumas emocionais, falta de paz no coração etc.

Logo, querido, sou adepto à teoria do trabalho pela nossa santificação diária, à teoria do viver a plenitude do amor (a Deus e ao próximo) focado no evangelho da salvação das almas (nossa e do nosso próximo), sem ficar preso às discussões teológicas que nada acrescentarão às nossas vidas, nem aqui nesta terra nem no porvir.

Se nada pudermos fazer quanto à nossa eleição, pelo menos teremos uma vida digna nesta terra e, amanhã, nos apresentaremos a Deus com frutos dignos de um viver cristão. E se Deus, mesmo assim, quiser nos lançar no inferno e salvar outros, eleitos, que viveram desregradamente, o que poderemos fazer? Afinal, Ele é Deus!

Amado, desculpe a minha objetividade e por não estender este assunto a um nível mais elevado. E se falei alguma "bobagem" que fira a mais perfeita teologia, perdoe a minha ignorância. Certamente, você encontrará a igreja que está procurando.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: site celeiros

Assunto: Re: Doutrina da Eleição

Data: 29/03/2011 09:50

 

Meu querido,

O teor da sua resposta foi a mesma que eu dei ao meu cunhado.

Ainda que eu não fosse um eleito, ainda assim Deus seria justo.

Também acho desnecessário ficar enfatizando em seminários esse assunto, uma vez que falam muito superficialmente e deixam as pessoas mais em dúvida. Estudo esse assunto há dois anos. Nesse período tive a oportunidade de me aprofundar bastante. E a conclusão que chego é muito próxima da sua.

Deixar Deus ser Deus foi minha penúltima pregação (é claro que não citei predestinação ou algo que o valha).

Entender que Deus é SOBERANO nos basta e nos alimenta o suficiente, para partirmos para uma prática bíblica e sem culpa.

Quanto à sua objetividade, gostei muito.

Grato pela atenção dispensada.

 

De: site celeiros

Para: JOÃO

Assunto: Re: Doutrina da Eleição

Data: 29/03/2011 12:10

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

Desejo que você continue sendo um estudioso da palavra de Deus e que tenha muito sucesso em suas atividades espirituais e na divulgação do evangelho do nosso Senhor Jesus.

Foi muito boa a sua participação.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.