Carta 128

02/07/2013 15:26

 

De: JOÃO

Para: celeiros

Assunto: Louvor - ICM

Data: 24/03/2011 15:08

 

APSJ,

Pastor Sólon

Eu gostaria do senhor, que já foi um integrante e Pastor da ICM, o que senhor acha dos louvores da ICM, pois o que eu sei que alguns louvores são tradicionais que também são tocadas em outras igrejas evangélicas e também tem os revelados, tanto é que se algum louvor que é revelado na ICM começa a ser tocada em outras igrejas evangélicas eles são retirados da coletânea, o senhor saberia me dizer porque isso ocorre? e porque não pode ser tocado outros louvores evangélicos na ICM? e na sua igreja ou louvores são revelados, que louvores o senhor toca na sua igreja?

Agradecido pela atenção.

JOÃO.

Bom meu nome é JOÃO, sou de (...), capital e como já havia dito também sou da ICM.

Já te digo se for de sua vontade pode postar o meu e-mail em seu site, mas só peço que não coloque os meus dados.

obrigado.

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Re: Louvor - ICM

Data: 27/03/2011 23:43

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Amado, embora você seja um membro da ICM, creio que esta resposta em nada prejudicará sua caminhada aí mesmo onde você está servindo ao Senhor.

A seguir, vou respondê-lo ponto a ponto.

“o que senhor acha dos louvores da ICM?”

Acho lindos. Afinal, eu gosto de tudo o que é bom, especialmente o que é feito com amor, sinceridade de coração e inspiração divina, independentemente do local onde foi produzido.

 

“o que eu sei que alguns louvores são tradicionais que também são tocadas em outras igrejas evangélicas e também tem os revelados, tanto é que se algum louvor que é revelado na ICM começa a ser tocada em outras igrejas evangélicas eles são retirados da coletânea, o senhor saberia me dizer porque isso ocorre?

Querido, os louvores conhecidos como “de domínio público”, são cantados em qualquer lugar, podendo, inclusive, ser regravados por diversos cantores, sem que alguém venha a reclamar direitos autorais. No meu sentir, tudo o que se diz proveniente de Deus não poderia ser apropriado por ninguém. Assim, se eu digo que Deus me revelou um louvor, o autor não sou eu, mas Deus. Neste caso, ninguém poderia pretender resguardar qualquer direito ou proveito sobre aquilo que o Senhor deu:

“Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8 RA)

Eu tenho uma velha coletânea da ICM aqui em casa (Edição de 2003) e na página de “temas” há uma observação que diz o seguinte:

“Esta Edição/2003 contém 724 louvores, sendo que 60% são de autoria de irmãos da ICM-PES”

Não sei como é hoje, mas pelo menos em 2003 quase a metade dos hinos da coletânea de louvores da ICM foram compostos por integrantes da “religião” tão combatida pela ICM. No tempo da minha conversão, como eu não sabia distinguir a fonte dos hinos, eu aprendi que tudo era revelado por Deus. Com o passar do tempo fui percebendo que havia alguma coisa errada nessa informação. Ora, se tudo era revelado por Deus, por que deixávamos de cantar um hino quando o homem que Deus usou deixava a igreja? Veja que os textos inspirados por Deus, usando a vida de Salomão não foram invalidados ou retirados da bíblia depois que ele fez aliança com o Egito e começou a se entregar à luxúria.

Agora, respondendo objetivamente sua pergunta, creio que deixar de cantar um hino porque tem outro grupo evangélico, ou mesmo católico, que também o está cantando é apenas um modo de dizer: “somos diferentes! Somos especiais!”

Na minha opinião, acho que é bom que todos cantem aquilo que vem do coração de Deus. Todo servo de Deus deveria se sentir satisfeito ao ver que foi usado para que a mensagem que procede de Deus se espalhe, de graça. Afinal, Deus enviou o seu filho e o seu Espírito Santo para agir no coração de todos os que desejarem, indistintamente.

A pergunta é: o louvor foi ou não revelado por Deus? Se foi, não tem outro proprietário ou destinatário específico, mas se dirige a todo o mundo:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RA)

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12 RA)

“porque não pode ser tocado outros louvores evangélicos na ICM?”

Como eu já disse, em 2003 quase a metade dos hinos cantados na ICM foram produzidos por pessoas de outras igrejas evangélicas. Antes de 2003, esse percentual era muito maior. É claro que com o passar dos anos, os membros da ICM foram estimulados a compor louvores, mas no começo não era assim. Quando eu me converti a maioria dos louvores cantados na ICM não eram compostos por seus membros.

Entretanto, hoje, parece que a ICM está um pouco mais fechada e tendente a separar cada vez mais os seus membros do que eles consideram contaminação do mundo religioso exterior. Embora as intenções possam ser boas, buscando proteger seus membros, acabam colocando-os em um isolamento.

Eu tive um pastor que costumava dizer o seguinte: “se espremer demais, sai pelos dedos”. Creio que é isso que vai acontecer, se já não está acontecendo na ICM.

“na sua igreja ou louvores são revelados, que louvores o senhor toca na sua igreja?”

Bom, primeiro temos que entender o que é um “louvor revelado”. Quando eu me converti, há 23 anos, eu aprendi que os louvores da ICM eram revelados. O exemplo que me deram foi o de um anjo que apareceu para um pastor e ditou a letra de um louvor para ele. Em seguida, o mesmo anjo cantou a melodia, deixando o serviço completo.

Pouco tempo depois, fiquei sabendo que esse pastor “caiu”. É claro que eu não sei o que aconteceu, pois naquele tempo sair da igreja significava “cair” e nenhuma explicação era dada aos membros da igreja. Pois bem, parece-me que a relação com esse pastor tinha sofrido um abalo tal que ele iniciou um processo judicial, salvo engano, contra a ICM pleiteando os direitos sobre os hinos da “autoria dele”.

Amado, devo esclarecer que eu não sei se isso é verdade. Só estou dizendo que essa história chegou ao meu conhecimento naquele tempo.

Em todo caso, os louvores desse pastor (lindos por sinal) foram retirados da coletânea e proibidos de cantar na igreja. Isso muito me intrigou, pois eu não era capaz de entender como alguém poderia pleitear a autoria de um louvor revelado por Deus. Também, não era capaz de entender por que não poderíamos mais cantá-los, se foi o nosso Senhor que nos tinha dado o louvor.

Para não ficar maluco, decidi compreender melhor a questão e cheguei à seguinte conclusão: é possível que se tenha alguns louvores revelados por Deus, cuja letra e melodia tenham sido detalhadamente repassadas a um de seus servos. Mas, essa é a hipótese menos provável.

O que normalmente ocorre é a inspiração do Espírito Santo de Deus ou a inspiração humana na palavra de Deus. Alguém, em comunhão com o Senhor, em santificação e com conhecimento musical e da palavra de Deus, pode receber do Espírito Santo a sugestão de um tema, de uma mensagem ou mesmo receber parcialmente uma letra ou uma melodia. Salvo raríssimas exceções, os compositores de hinos não recebem um louvor com letra e harmonia em sonho. Peça a um desses compositores de louvores revelados os detalhes de como receberam a revelação de Deus e você saberá o que eu estou dizendo. Se eles forem sinceros e honestos, dirão que receberam de Deus apenas uma inspiração. Normalmente, é isso que acontece. Não se dá detalhes da revelação porque eles não existem.

Mas, também, alguém com o talento musical adequado pode se inspirar na palavra de Deus e compor uma poesia ou uma música expressando uma adoração a Deus pelos seus feitos, pela sua bondade, pelo seu amor, pela sua justiça, pela sua salvação, pela sua grandeza etc. O fato dessa música não ter sido “revelada” por Deus não significa que ela não sirva ao propósito de adorar a Deus ou que não esteja em sintonia com a vontade revelada de Deus.

Por exemplo: quando você glorifica a Deus em oração, você expressa as mesmas coisas que enaltecem a bondade, o amor, a misericórdia, a grandeza do Senhor etc. Você não precisa que sua oração seja uma revelação de Deus para que o Senhor a receba no céu. De igual modo, dizer que Deus só recebe o louvor que vem dele é uma afronta à nossa inteligência e conhecimento bíblico. Se fosse assim, eu teria que aguardar uma revelação de Deus para orar. Mas, contrário disso, temos exemplos bíblicos suficientes para nos mostrar que Deus recebe toda oração e louvor sincero:

“13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18:13-14 RA)

“Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite,” (Jó 35:10 RA)

É bom lembrar que tem coisas que Deus nunca falou, mas os homens criam e repetem tantas vezes isso nos nossos ouvidos que se tornam verdades. Há quem diga que uma mentira repetida várias vezes se passa por uma verdade. Observe que você não encontrará em parte alguma da bíblia nenhuma referência que diga que Deus só recebe louvores revelados por Ele. Você não encontrará na bíblia nem mesmo essa expressão: “louvor revelado”.

Quando o salmista diz que o seu louvor vem de Deus, refere-se exatamente ao fato de se inspirar na grandeza e nas obras de Deus para adorar.

“De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem.” (Salmos 22:25 RA)

Quanto à sua pergunta, na CEEN utilizamos livremente as composições produzidas no âmbito das demais igrejas. Não temos composições próprias.

O que pode nos impedir de adorar é o nosso coração indisposto, insincero e crítico. O coração contrito, Deus não despreza.

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17 RA)

Se alguma pessoa compôs uma canção com propósitos comerciais, esse é um problema dela com Deus, pois a palavra de Deus nos ensina que mais bem aventurado é dar do que receber (At 20:35). Mas, não fico investigando os motivos que levaram alguém a compor uma poesia ou um louvor inspirado por Deus, em Deus ou na palavra de Deus.

Portanto, amado, adore a Deus com os louvores que vocês cantam aí e não deixe que essas picuinhas evangélicas impeçam sua comunhão com Ele. Seja sempre sincero e verdadeiro na sua adoração e aproveite cada culto a Deus como se fosse o último prestado aqui na terra e fique em paz com o seu Senhor.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

--------------------------------------------------------------------------------

Em 28/03/2011 11:12, JOAO@bol.com.br escreveu:

APSJ,

Pastor Sólon

Fiquei muito grato e feliz pela resposta que me enviastes, agora consegui entender um pouco mais sobre os louvores entoados na ICM, e também agora entendi porque nas últimas folhas da "nova coletânea - Edição 2008" tem o Índice de autores, tradutores e adaptadores e também explicação que esta coletânea é uma nova edição do texto original de 1997, que após cuidadosa pesquisa, procurou identificar os autores, tradutores dos louvores e quaisquer dados poderão ser acrescidos ou corrigidos a partir de informações enviadas por e-mail ao central de louvor do PES-ICM.

Muitíssimo obrigado pela atenção.

E que o nosso Senhor Jesus, abençoe a você e todo sua família e também a essa grande obra que o você está realizando em nome do nosso Deus.

APSJ,

JOÃO.

 

Re: Louvor - ICM

De:site celeiros

Para: JOÃO

Assunto: Re: Louvor - ICM

Data: 28/03/2011 11:24

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Foi um prazer conhecê-lo!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon