Carta 050

24/11/2015 23:56

Em 24/11/2015, via inbox:

A paz do Senhor pastor,

Pastor porque é tão difícil uma pessoa que sai da ICM permanecer em outra igreja?

Não é meu caso, mas tenho observado isso. Pastor pessoas aqui na minha cidade e próximo

Espero que tenha me entendido.

A paz

(...)

Meu Deus me perdoe pastor pela pergunta, pois acabei lendo algo que o senhor escreveu entendi que está saturado dessas perguntas.  Me perdoe mesmo, foi pela necessidade de ajuda.

Deus continue te usando poderosamente por onde fores!

A paz

Resposta, em 24/11/2015:

Prezada irmã (...), que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

É verdade, este ano retirei do site o “fale conosco”, mas tenho mantido contato com os participantes do grupo “Igreja Cristã Celeiros” que criei no facebook.

Vou tentar responder sua pergunta de modo bem sintético, pois neste momento estou concentrado na organização do nosso seminário, a ocorrer nos próximos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

A Igreja Cristã Maranata tem algumas características que, a meu ver, são muito atraentes e que não são encontradas (ao mesmo tempo) em outras denominações, a exemplo de cultos breves, objetivos, com boa ordem e um louvor em volume aceitável. Também, é bastante agradável a ausência de políticos nos púlpitos nos períodos das eleições. Quem se acostuma com essas características tem sérias dificuldades em se adaptar em outras denominações.

Eu mesmo até gosto de visitar congregações diferentes quando viajo, mas teria muita dificuldade em frequentar igrejas com cultos longos, louvor alto demais, ministrações repetitivas e intermináveis, momentos de dizimistas e mensagens apelativas para provocar o afloramento das emoções dos ouvintes. Outra coisa que me incomoda bastante são os pregadores que insistem em nos fazer repetir palavras de efeito (“repita comigo”, “diga”) ou olhar para o lado e dizer algo para o irmão (“olhe para o seu irmão e diga”).

Bom, acredito que outras pessoas possam ter as mesmas dificuldades que eu tenho e, por isso, não conseguem se adaptar em outras denominações, mesmo depois que percebem que algo não vai bem no lugar em que estão.

Espero ter conseguido responder sua pergunta.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon