7 - Idolatria

09/04/2015 21:32

Na última lição constatamos que a Bíblia é a palavra de Deus e aprendemos o quanto é importante valorizarmos, amarmos e andarmos em comunhão com a Igreja de Jesus, o corpo de Cristo! 

Nesta lição queremos que você entenda o que é idolatria e feitiçaria e o quanto Deus as abomina! ATENÇÃO: tudo o que você vai ler não é a opinião de alguém, nem a doutrina de uma religião, É SÓ O QUE A BÍBLIA DIZ, É A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS!

I – IDOLATRIA

O que é idolatria?

É todo ato de prestar culto, reverência, adoração e serviço a ídolos. O ídolo, por sua vez, é qualquer coisa, objeto ou pessoa, que assuma lugar privilegiado na vida do homem, tomando o lugar reservado a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

O primeiro lugar no coração do homem deve pertencer a Deus! Isso é uma questão de disponibilidade e prioridade. Deus, além de não habitar em um lugar que não esteja reservado a Ele, também não habita se o lugar reservado não for o primeiro. Tal fato não é uma invenção criada pelos religiosos. O próprio Deus afirma isso em sua palavra. Logo, desejar ter Deus em sua vida sem lhe oferecer o lugar principal é inútil, pois Deus só habita em um coração que se entrega totalmente a Ele. Se o primeiro lugar em nossos corações está ocupado com qualquer outra coisa, não experimentaremos a habitação de Deus em nossas vidas.

Complete os versículos abaixo que nos mostram como Deus afirmou sua exclusividade em seu relacionamento com o homem:

(Êxodo 20:3) "Não terás _________________________ diante de mim."

(Mateus 22:37)"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de _________________ o teu __________________, e de _____________ a tua _____________, e de ____________ o teu __________________."

(Lucas 12:31) “Buscai, __________________________, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.”

(Mateus 6:33) “buscai, pois, em _________________________, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

(Mateus 10:37) "Quem ama o ________ ou a ____________ mais do que a _________ não é digno de mim; e quem ama o _______ ou a ____________mais do que a _________ não é digno de mim."

Vejamos alguns outros exemplos bíblicos de reservas exclusivas a Deus:

·         A salvação é uma exclusividade de Deus, que escolheu realizá-la somente por meio de seu filho Jesus. Por isso, só Jesus é o Salvador e Senhor do homem! Jesus é o único que pode socorrer ao homem. Só Ele leva o homem de volta a Deus. Foi Ele que, sendo Deus, Perfeito em Santidade, se fez carne e morreu por nós. Só conseguimos alguma coisa de Deus Pai se pedirmos a Ele no nome do Seu Filho Jesus;

·         Toda a adoração deve ser dirigida exclusivamente a Deus!

Exemplos de idolatria

·         Deixar de servir a Deus e de fazer a Sua vontade para agradar a si mesmo ou à outra pessoa;

·         Colocar o dinheiro e os bens materiais em primeiro lugar;

·         Possuir alguma imagem de escultura que represente algum santo (São Jorge, São Pedro, São Paulo etc), santa (Maria, Anastácia, Isabel etc.) ou anjo (Gabriel, Miguel etc.) e de outros deuses (Buda, Shiva etc). Mas, o pecado da idolatria não consiste apenas em possuir imagens de escultura, mas principalmente quando se dirige a elas qualquer tipo de adoração, reverência, honra ou mesmo pedidos, acreditando que elas podem fazer milagres ou que responde orações, ou, ainda, que pode salvar ou socorrer seus devotos etc.

Agora, vamos preencher os versículos bíblicos que confirmam tudo isso:

(Êxodo 20:3, 4 e 5) “Não _________ outros deuses diante de mim. Não ________ para ti ______________________________, nem semelhança ____________ do que há em cima nos _________, nem embaixo na __________, nem nas ______________ debaixo da terra. Não as _____________, nem lhes darás __________; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a __________________ dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me ___________________.”

(Isaías 40:18, 19, 20, 25) “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? O artífice funde a ________________, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. O sacerdote _______________ escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.”

(Isaías 45:20) “Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; _________ sabem os que carregam o lenho das suas __________ de escultura e fazem _________ a um deus que ________ pode __________.”

(Isaías 42:8) “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, ______ a darei a _________, nem a minha _______________, às imagens de ____________________.”

(Jeremias 10:3-10) “...os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das __________ do artífice...; com prata e ouro o _____________, com pregos e martelos o ___________, para que não ____________. Os ______________ são como um espantalho em pepinal e _________ podem ____________; necessitam de quem os ______________, porquanto __________ podem ____________. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer ____________, e não está neles o fazer o ____________. ...eles todos se tornaram ________________ e ______________; seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira.  ...os ______________ são obra de artífice e de mãos de ourives; ____________ e púrpuras são as suas vestes; todos eles são __________ de ____________ hábeis. Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus...”

(Salmo 97:7) “Sejam _________________ todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses.”

(Salmo 115:3-9) “...Prata e ouro são os ____________ deles, obra das mãos de homens. Têm boca e _________________; têm olhos e ________________; têm ouvidos e __________________; têm nariz e _______________. Suas mãos _________________; seus pés _______________; som ________________ lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles ________________. Israel confia no SENHOR; ele é o seu ____________ e o seu ___________________.”

(Apocalipse 22:8,9) “E, quando as ouvi e vi, _____________ ante os pés do __________ que me mostrou essas coisas, para _____________. Então, ele me disse: Vê, __________________; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a ___________.”

(1Coríntios 10:14-21) “Portanto, meus amados, fugi da ___________________. ...Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a _________________ que as sacrificam e _________ a Deus; e eu não quero que vos torneis ______________________ aos demônios. Não podeis beber o cálice do ______________ e o cálice dos demônios...”

(Lucas 16:13) “Ninguém pode servir a _________ senhores...”

(Apocalipse 22:15) “Fora [do reino de Deus] ficam os cães, os ______________, os impuros, os assassinos, os __________________ e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

E Maria? Ela não é a mãe de Jesus?

Maria, uma serva de Deus

Maria foi uma mulher privilegiada, uma serva de Deus escolhida para realizar uma missão especial para Deus (Lucas 1:38). Ela foi escolhida porque Deus viu sua retidão, integridade, seu temor a Deus, sua fidelidade e coragem para cumprir a missão de gerar o filho de Deus em carne e sofrer muito por isso. Ela foi agraciada com o Espírito Santo do Senhor e recebeu toda a orientação para realizar sua tarefa (Lucas 1:28).

Todavia, em momento algum da narração bíblica, Deus a constituiu como uma divindade. Sua missão era nobre como a de qualquer outro personagem de destaque na bíblia, mas começava e terminava aqui nesta terra como os demais mortais.

Há algumas passagens bíblicas que nos mostram a sua atuação como uma serva de Deus e não como a mãe de Deus, diferentemente de Jesus que se apresentou como sendo filho de Deus.

Maria, uma necessitada de salvação

No livro de Lucas, Maria profere um cântico de glorificação por ter sido escolhida para a grande missão de gerar o filho de Deus. Em seu cântico, expressa que Deus é o seu salvador. Ora, se Maria fosse a mãe de Deus, seria uma deusa e um deus não precisa de salvação nem  de salvador. Somente os homens pecadores necessitam de salvação. Maria era reta, íntegra, fiel etc., mas não deixou de ser pecadora (“todos pecaram...” Rm 3:23), pois, em sua essência e natureza, era uma mulher como outra qualquer, uma serva de Deus e não a mãe de Deus.

(Lucas 1:46-48) 46 Então, disse _________________: A minha alma engrandece ao Senhor, e  o meu espírito se alegrou em Deus, __________________________, 48 porque contemplou na humildade da sua __________________.

Maria, uma mortal que não ressuscitou

Por suas características humanas e não divinas, necessitando, inclusive, de salvador, Maria morreu e seu túmulo é conhecido em Jerusalém. Todas as versões sobre sua divindade e ascensão ao céus são humanas, criadas pela tradição religiosa, mas não são bíblicas. Não há nenhum texto bíblico sequer que fundamente tal crença.

Sendo assim, mortal, Maria se enquadra nos mesmos conceitos bíblicos sobre o pós-morte reservado a todos os homens.

(Eclesiastes 9:5) "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas ____________________________________________, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento."

Portanto, Maria não pode se comunicar com este mundo físico. Não pode ouvir orações, não pode respondê-las, não pode fazer milagres ou aparecer para pessoas. Tudo isto é obra do enganador (Diabo) para confundir os homens e afastá-los do projeto de Deus. Para enganar os homens, Satanás faz qualquer negócio, até mesmo se transfigura em outros seres.

Preencha os versículos bíblicos a seguir para compreender melhor o que foi dito:

 (2Coríntios 11:14) 14 E não é de admirar, porque o próprio ______________ se _____________________ em anjo de luz.

Maria, mãe de Jesus homem

Não podemos confundir a criatura com o criador. Maria recebeu a missão de gerar, alimentar, vestir e proteger Jesus enquanto homem, mas a partir do momento em que Jesus estivesse em condições de assumir sua identidade, passaria a cuidar dos negócios de seu Pai.

O Senhor Deus advertiu Maria que no mundo espiritual Jesus seria conhecido como filho de Deus e não filho de José e Maria, muito embora no plano terreno ele assim pudesse ser identificado (MT 13:55).

(Lucas 1:35) Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado ______________________.

Jesus, com 12 anos, na festa da páscoa em Jerusalém

No livro de Lucas 2:41-51, Maria e José levaram Jesus à festa da Páscoa em Jerusalém. Jesus tinha apenas doze anos e durante a festa ele desapareceu por três dias e quando foi encontrado por seus pais Maria lhe disse: filho porque fizeste isto assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos.     Ele lhes respondeu:

“__________________________________________? Não sabeis que me convém tratar dos ______________________________?”

Como visto, Jesus, no momento em que está se posicionando como filho de Deus corta o vínculo de filiação com sua genitora, fazendo separação entre o carinho que tinha por Maria e a autoridade concedida por Deus para executar o Seu projeto.

Jesus, nas bodas de Caná

Nas bodas de Caná na Galiléia (João 2:3,4), havia acabado o vinho, e Maria dirigiu-se a Jesus e disse: Eles não tem mais vinho. Mas Jesus disse:

 “Mulher, __________________________________________?”

Jesus advertiu Maria e deixou bem claro que apesar dela ser a sua genitora, não deveria interferir em seu ministério. Jesus agiria por sua própria conveniência e não por que Maria teria que interceder para ele agir.

Assim, essa passagem bíblica deixa bastante claro que Jesus, na condição de filho de Deus, não tem qualquer relação de submissão a Maria. Sua submissão era somente a Deus, seu pai.

Jesus, cumprindo seu ministério

Em todos os momentos em que vemos Jesus, na posição de filho de Deus, realizando seu ministério, não há identificação de Maria como sua mãe. Enquanto Deus, Jesus não privilegiava ninguém em especial, pois veio a este mundo para salvar a todos, igualmente. E o amor de Deus é o mesmo para todos os homens

Mesmo que Jesus sentisse um apreço especial por  Maria e seus irmãos, deixou claro que esse sentimento não poderia ser confundido no momento em que estava cumprindo seu ministério em favor de toda a humanidade. Afinal, Deus não tem filho predileto, mas ama a todos igualmente.

(Mateus 12:46-50) 46 Falava ainda Jesus ao povo, e eis que ______________________________________ estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. 47 E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. 48 Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: ___________________________________________? 49 E, estendendo a mão para os ___________________________, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Porque qualquer que _________________________________________, esse é meu irmão, irmã e mãe.

 

Jesus, na cruz

Apesar do amor, respeito e carinho que o Senhor Jesus Cristo tinha por Maria, em nenhuma passagem bíblica Jesus Cristo a chamou de mãe ou lhe conferiu o título de mãe de Deus. Ele sempre a tratava por “mulher”.

(João 19:25-27) 25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.  26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: ______________________________________. 27 Depois, disse ao discípulo: _____________________________. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.

Elogio a Maria

Em Lucas 11.27 e 28 Deus registrou o seguinte acontecimento para a nossa instrução:

27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! 28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são ____________________________________________________!

No momento em que aquela mulher exclamou essas palavras, estava reverenciando e adorando a Maria. Mas, Jesus a repreendeu para ensinar que somente Deus é digno de adoração, honra e glória.

O que os crentes pensam sobre Maria?

Muitas pessoas imaginam que os crentes têm Maria e os demais apóstolos e discípulos de Cristo, que são chamados de santos, como inimigos, o que não é verdade.

Maria é santa?

Claro que sim, disso não se tem a menor dúvida, como também são santos Pedro, João, Estevão e todos os que se converteram e receberam a Cristo como seu suficiente Salvador. O Senhor disse: “Sede Santo porque eu sou Santo”, e aquele que não se santificar, não herdará o reino do céu.

Maria e os demais santos poderão interceder por nós? 

Não, não podem porque a palavra do Senhor, primeira carta de Timóteo 2.5 diz que “há um só mediador entre Deus e o homem.  Portanto, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”.

Por isso, não adiante pedir à mãe para que o filho atenda. A bíblia nos ensina a pedir a Deus em nome de Jesus. Isso é o suficiente e é dessa maneira que nos achegamos a Deus e somos ouvidos, pois é assim que atendemos a vontade de Deus e o agradamos.

(João 16.23) aquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa _____________, ele vo-la concederá em _____________________.

Portanto, amados, estas palavras são do próprio Senhor Jesus que nos dá a certeza que SOMENTE JESUS CONDUZIRÁ AS NOSSAS PETIÇÕES DIANTE DO TRONO DO PAI.

Não há uma só referência bíblica que diz que Maria ou qualquer outro ser poderá interceder junto a Deus por nós. Somente Cristo deu o seu sangue na cruz para nos remir os pecados e somente Ele ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está a direita de Deus Pai.

(Romanos 8:34) Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ____________________, o qual está à ________________________ de Deus o e também _____________________ por nós.

DÚVIDAS:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________