Carta 19

02/07/2013 12:16

De: MARIA

Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009 10:36

Para: pastor-solon

A paz do Senhor!

Pastor, mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos! E o Sr. pode ficar tranquilo, que tem me ajudado, não me assustado!

Moro em CIDADE.

Ontem, no culto o Pr. disse que existe "um povo" que será salvo. Nunca concordei com esse tipo de expressão, e tb nunca entendi o pq não ir há um show gospel...mas isso já ouvi abertamente em um culto, o Pr. dizia que o Senhor não se agradava disso...mas nunca explicam o porque das coisas, sempre deixam no ar.

 Procurei um texto que recebi de um membro da ICM, mas não encontrei em meu e-mail, dizendo que não se deve ir há um cinema pq se o Senhor volta nessa hora, a trombeta não será ouvida lá de dentro, e que é um lugar onde há muita opressão. E que os irmãos devem frequentar pizzarias, para se reunirem com outros irmãos para falarem da "obra".

Eu nunca vi na Bíblia, referência a locais a serem frequentados. Se existe por favor me indique.

Também não estou aqui para falar mal da ICM ou coisa parecida, apenas enxerguei algumas coisas que pareciam que só eu  enxergava.

Obrigada pela disponibilidade, e que Deus esteja sempre com o Sr.

MARIA.

 

From: pastor-solon

To: maria@hotmail.com

Date: Mon, 2 Mar 2009 22:47:53 -0300

Irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Como você mora em CIDADE, poderemos nos encontrar futuramente, pois estaremos iniciando um trabalho aí - talvez no segundo semestre deste ano.

Sobre o povo que será salvo, é claro que a referência é sutil, mas com certamente se refere à "obra", ou seja, à ICM. Considero sectária e anti-bíblica esta afirmação. Desculpe a sinceridade, mas infelizmente não achei outra expressão para comentar sua afirmação.

Quanto ao show gospel, posso lhe contar o que eu acho quando levo minhas filhas:  é muito divertido, saudável e, além de tudo, é uma oportunidade para estarmos adorando a Deus com muita liberdade. Pizzaria também é muito bom, mas para cultivar relacionamentos e não para fazer culto.

Por fim, acerca do cinema vou fazer algumas considerações com base no conhecimento que tenho acerca do assunto e aproveitando a minha experiência como ex-pastor da ICM, ok?

Bom, quando eu era pastor da ICM nós dizíamos para as ovelhas que o cinema não era um local apropriado para um servo de Deus porque, mesmo que fôssemos assistir a um filme sem conteúdo comprometedor, poderíamos ser contaminados pela opressão do local, que frequentemente é usado para transmitir filmes imorais, malignos e oprimidos. Portanto, dizíamos que o problema não era o que veríamos, mas o lugar em si.

Entretanto, essa explicação que eu dava não convencia nem a mim mesmo. Eu apenas repetia o discurso que via meus pastores transmitindo.

Veja bem, na vida freqüentamos diariamente lugares que foram palco de toda sorte de malignidades. Ninguém deixa de freqüentar a faculdade porque ali é um ambiente de divulgação de filosofias anti-cristãs – somos cristãos firmados na rocha. Ao alugar uma casa de festas para um aniversário de criança ou festa particular, ninguém pergunta ao dono da casa de festas que tipo de festa aconteceu ali naquele mês. Quando alugamos a churrasqueira do clube para uma confraternização sabemos que ali outras pessoas (ímpios e beberrões) usaram aquele ambiente. Quando ficamos em um hotel sabemos que outras pessoas utilizaram aquele quarto, que pode ter sido ocupado anteriormente por ateus, alcoólatras, viciados em drogas, pervertidos sexuais, espíritas, pais de santo, budistas etc. Ora, o que a palavra de Deus nos ensina a fazer quando fazemos uso de algo puro, mas que possa ter sido contaminado em sua origem? Vejamos:

“1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 2  pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, 3  que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; 4  pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, 5  porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” (1 Timóteo 4:1-5 RA)

No exemplo, Paulo diz que nenhum alimento é recusável e, se estava contaminado, pela oração é santificado.

 O princípio é o mesmo. Se eu entrar em algum lugar, até mesmo na casa de um ímpio e perceber opressão no ambiente, eu oro a Deus para que a opressão do ambiente não me atinja, do mesmo modo que eu oro e peço que a opressão ou consagração maligna de um alimento não me contamine.

 Observe que quando alugamos um imóvel para a igreja, independentemente do uso que teve no passado, apenas oramos para consagrar o lugar e passamos a ocupá-lo, pois qualquer opressão instala ali deve sair quando nós assumimos o lugar e o consagramos para nosso uso. Fazemos o mesmo quando compramos um imóvel ou um carro. Não importa quem o tenha utilizado antes. Pela oração repreendemos qualquer consagração ou opressão ali antes instalada. Portanto, o que importa é que tenhamos uma vida santificada.

 “25  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! 26  Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! 27  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! 28  Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mateus 23:25-28 RA)

 A hipocrisia foi muito combatida por Jesus (leia Mateus 23). Você já notou que os pastores têm televisão, aparelhos de DVD, fazem faculdade e se hospedam em hotéis, não é mesmo? Qual a diferença entre usar um quarto de hotel para nosso lazer ou assistir a um filme no cinema para nosso lazer, se em ambos os casos o local pode ter sido usado para obras malignas? Se alguém lhe disser que quando entra no hotel, ora para que Deus santifique o ambiente, sugira, então que faça o mesmo quando entrar no cinema para assistir a um filme infantil. Eu adoro assistir filmes infantis com minhas filhas no cinema. Assistimos a todos os lançamentos infantis, e olha que elas já são mocinhas...

 Proibir que alguém assista no cinema o mesmo filme que assistiria em casa é apenas um sinal de fraqueza espiritual, no meu entender. Mas, lembre-se: não convém discutirmos o assunto com as pessoas que entendem que são mais santas se não forem ao cinema, ok? Melhor é deixarmos que cada um siga sua própria consciência. Apenas vá ao cinema se você entender que isso não a contaminará, se sua consciência não lhe acusar. Eu mesmo não tenho qualquer problema de consciência e não me importo com o julgamento daqueles que acham que ficam mais santos deixando de ir ao cinema.

 “1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. 2  Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; 3  quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.” (Romanos 14:1-3 RA)

 “Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.” (Romanos 14:14 RA)

 “16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. 18  Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 20  Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21  não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22  segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23  Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Colossenses 2:16-23 RA)

 Quanto ao arrebatamento da igreja, esteja pronta. Mesmo aqueles servos de Deus que trabalham em presídios (local de muita operação maligna – de muita opressão), subirão, pois não é o lugar que nos recomendará a Deus, mas nossa vida com Cristo. Se o fato de estarmos em lugares de opressão fosse impedimento para subirmos com a igreja, um servo de Deus não poderia ser um policial, pois se a igreja fosse arrebatada no momento em que ele estivesse cumprindo com sua obrigação em um local onde há depravação moral, estaria perdido, não é mesmo?

Querida, também não fui levantado para falar mal da ICM, apenas estou apresentando a você o meu entendimento acerca de algo que você me questionou.

Por fim, peço-lhe permissão para divulgar esta sua carta, com a supressão de sua identidade e do local de onde você escreve, pois sua dúvida pode ser a de outras pessoas.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: MARIA

Enviada em: 2 de março de 2009 23:08

A paz do Senhor Pastor!

 Agradeço mais uma vez seus esclarecimentos, pois mtas vezes não concordando com essas afirmações, continuava indo a certos locais que não julgo que tenha opressão, pois esta está presente até nos locais de trabalho. Acho que a maldade mtas vezes está é na cabeça das pessoas. Claro, tenho que buscar conhecimento na palavra...mas nunca vi uma linha sobre isso.

Acho que sou mto inexperiente no assunto, mas o que acho que realmente importa é que tenho buscado a presença do Senhor em minha vida, orando e pedindo discernimento das coisas.

Eu não lhe disse antes, mas há uns dias atrás eu estava orando e pedindo ao Senhor que me desse uma direção, pois essas coisas me incomodavam lá dentro (e se a vontade do senhor é que eu sirva lá, mesmo isso tudo me incomodando, farei pq quem sou eu para discordar d´Ele!) e pedia pra que ele me desse um sinal; e resolvi baixar louvores na internet, coisas que não costumo fazer pq nem sei mexer direito no programa, inclusive consegui travá-lo; e o texto apareceu no meio dos louvores. Bom continuo pedindo uma confirmação deste sinal.

 E por favor, entre em contato comigo para esse trabalho. Farei questão de estar presente, se puder é claro!

 Sobre a carta, pode divulgar sim, sem a minha identificação.

 A paz do Senhor ao Pr. e sua família!

 MARIA.