1 - Conhecendo a Deus e seus atributos

09/04/2015 19:16

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros...” (Tiago 4:8a RA)

 

INTRODUÇÃO

Conforme o que está escrito em Efésios 2.12, no tempo em que você não era crente, vivia sem Deus no mundo. Por isso, todo o novo crente deve, imediatamente, após aceitar a Cristo como Salvador de sua vida, começar a conhecer o seu Senhor. É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois, a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, você teria de conhecê-lo bem antes, para depois crer nEle. Mas, no caso do cristão, é diferente; ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão se submeter à fé. Nunca ao contrário.

Deus deseja que você agora entregue a Ele todas as áreas de sua vida e confie plenamente nEle. Isso só é possível, se conhecê-lo bem. Então, tenha o desejo de obter o conhecimento divino.

Para entender o mundo em que vive, ter senso de direção, edificar-se interiormente e saber qual é a sua missão nesta vida, você tem de conhecer Deus. Você talvez tenha várias idéias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder àquilo que é dito sobre o Criador. E mais, a compreensão que o crente pode ter sobre quem é o “Todo-Poderoso”, é conseqüência da revelação que o Onipotente deu de si mesmo por meio da bíblia, uma vez que a revelação de Deus se deu por intermédio da Bíblia. Uma manifestação com linguagem compreensível a todas as pessoas. Mas jamais alguém teve a compreensão total do Onipotente, pois o que se pode conhecer de Deus está além da capacidade humana.

Esta lição se propõe a lhe ajudar nesta aprendizagem, a qual deve durar por toda a sua vida.

I. CONHECENDO DEUS, POR MEIO DE SEUS ATRIBUTOS (QUALIDADES)

Deus tem muitas qualidades, por meio das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais.

Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes.

Deus mesmo se revela, fazendo-se conhecer ao proclamar o seu nome (leia Êxodo 6.2 e 3). O Senhor queria ser reconhecido pelo povo de Israel, por meio dos seus feitos.

Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus, é muito mais do que o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador. Além disso, é uma maneira de se responder quem é o “Todo-Poderoso”.

·      O seu nome deve ser invocado na adoração (Gênesis 12.8);

·      O seu nome deve ser temido (Deuteronômio 28.58);

·      O seu nome deve ser louvado (2Samuel 22.50);

·      O seu nome deve ser glorificado (Salmo 86.9);

·      O seu nome não pode ser tomado em vão (Êxodo 20.7);

·      O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado (Levítico 18.21; 24.16);

·      O seu nome deve ser santificado e bendito (Mateus 6.9);

Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

Deus - quando você o encontra no texto bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.

Senhor ou Jeová - é Deus relacionado com as pessoas, para ajudá-las e salvá-las.

O vocábulo Deus, com outras combinações, como "altíssimo", "suficiente", "eterno", e "conosco", revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.

Senhor - no sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.

Pai - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por Ele e estão debaixo de proteção.

É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, você teria de conhecê-lo bem antes para depois crer nele. Mas, no caso do cristão, é diferente; ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão se submeter à fé. Nunca o contrário.

Responda as seguintes perguntas:

1) O que é revelado aos homens, por meio do nome de Deus?

2) Como o crente deve proceder com o nome de Deus?

3) Qual é o nome de Deus que revela o seu relacionamento com os homens?

II - CONHECENDO DEUS, POR MEIO DOS ASPECTOS DO SEU CARÁTER

Você também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio, e em relação ao Universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é chamado de atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter.

Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados.

O primeiro deles é a Soberania. Significa que Deus é chefe, maioral ou supremo. No Universo em que está a Terra, só há um dirigente: o “Todo-Poderoso”. Para você, isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada está fora do controle do Senhor, e os seus planos são, de fato, realizados. Leia o Salmo 103.16.

O segundo aspecto é a Eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não teve princípio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo. Porque é eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar nele. Leia Isaías 44.6.

A Onisciência é o terceiro aspecto divino. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A Onisciência do Senhor permite que Ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano.

 Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em sua família. Leia Hebreus 4.13.

O quarto aspecto divino é a Onipresença. Significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo, para se receber as suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia Jeremias 23.24. Deus tem mais do que o poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que Ele é Onipotente, o seu quinto aspecto divino. O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é “Todo-Poderoso”. Esta força se manifesta no Evangelho de Cristo, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em Romanos 1.16: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê".

Deus mostra a sua Onipotência, por meio do seu poder de criar: "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1.1).

O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a sua providência para o crente, pela sua Onipotência. Leia Hebreus 1.3 e Filipenses 3.20-21.

O sexto aspecto divino diz que Ele é imutável. Jamais muda em sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: "Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria e não o confirmaria?" (Números 23.19).

Quais os atributos de Deus não encontrados nos homens nem em outros seres por Ele criados?

Existem, também, os aspectos vistos no relacionamento de Deus com o homem. Eles se manifestam de forma limitada nos outros seres criados.

O primeiro aspecto é a retidão. É impossível Deus fazer algo errado. Por causa de sua retidão, Ele exige perfeição em todos os que desejam estar em sua presença. Leia Mateus 5.48.

É um estilo de vida para ser vivido pela graça de Deus, pois é humanamente impossível ao homem ter a perfeição total de Deus. O segundo aspecto é a justiça. Deus jamais age com desonestidade. A justiça divina é manifestada no livramento do inocente, na condenação do pecador, no perdão para quem se arrepende, no castigo do ímpio, na salvação do homem e na vitória das causas do seu povo. Leia 2 Timóteo 4.8.

O amor é outro aspecto divino. Na verdade, Deus é amor. Esta virtude do Senhor é perfeita e infinita.

A maior demonstração de amor de Deus foi a de conceder o seu próprio Filho para morrer em nosso lugar, por meio do seu sacrifício na cruz do Calvário.

O último aspecto tratado nesta lição é a verdade. Deus é a verdade. O homem deseja ardentemente encontrá-la. Porém, muitos a procuram em outras fontes. Como você já veio a Jesus, sua busca terminou, pois Cristo é a verdade. Leia João 8.32.

III. CONHECENDO DEUS, JESUS E O ESPÍRITO SANTO

O Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo existem em unidade e são três pessoas reais e distintas, porém, conscientes uma da outra. Elas trabalham juntas em favor do ser humano.

Em João 15.16, a afirmação de Jesus: "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim", significa que há unidade entre o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de tal forma que os três são um só Deus. A unidade é resumida em 1 Coríntios 8.4: "Não há outro Deus, senão um só".

O Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo existem em um só Deus. Leia Mateus 3.16,17.

Entre o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo há distinções, sem que isto signifique que eles discordem um do outro, deixem de cooperar entre si em favor dos homens. Eles são distintos, mas em unidade. Leia 1 Coríntios 13.13.

DISCIPULADO

1. Tenha agora um momento de oração a Deus. Agradeça por tudo e peça para ajudá-lo, durante toda a sua vida cristã, a temer, a louvar, a glorificar e a bendizer o seu nome poderoso.

2. Faça uma reflexão por alguns minutos e descubra em quais áreas de sua vida Deus precisa ser soberano.

3. Pense pelo menos em três pessoas que ainda não são crentes e fale a elas sobre o grande amor de Deus.

4. Pare e pense sobre a sua vida na semana que passou. Descubra em que momento você praticou a retidão, a justiça, o amor e a verdade. Tome a decisão de demonstrar estes aspectos divinos em você na semana seguinte. Deus o ajude.

5. Assuma um compromisso com Deus de sempre procurar conhecê-lo melhor, por meio da sua Palavra, em oração e em uma vida dedicada ao serviço do Senhor.

VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Por que Deus pode ser conhecido pelos seus nomes?

R. Seus nomes revelam suas qualidades.

2. Quais são, na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?

R. Deus, Senhor ou Jeová e Pai.

3. O que significa Onisciência?

R. Deus possui todo o conhecimento que existe.

4. O que significa Onipresença?

R. Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço.

5. O que significa Onipotência?

R. Deus possui todo o poder.