Carta 73

02/07/2013 13:53

De: JOÃO

Data: 26 Jan 2010 00:22:43

Assunto: Como se dá a ordenação de pastores, propriamente dita? Pois eu...

Para: ceenso.df

...gostaria de saber se há a indicação do nome de alguém para ser pastor feita por outro pastor; se há um período ante-ordenação (obreiro=>diácono=>ungido=>pastor), um período de prova, uma espécie de unção; se há a necessidade de o pastor ser casado e ter filhos, etc. Além do mais, eu gostaria, também, de saber como abrir uma igreja da CEEN em (...)-CE. Sou, atualmente, obreiro da ICM, já há 11 (onze) anos, e estou, juntamente com outros obreiros (todos, estudiosos da Palavra do Senhor) insatisfeitos com os ditames anti-bíblicos do PES-ICM.

Atenciosamente!!

Abraços e a Paz do Senhor Jesus!

 

De  CeenSO

Data: 2010/1/28

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 Vou tentar responder cada uma de suas perguntas.

 1) "há a indicação do nome de alguém para ser pastor feita por outro pastor;"

 Não desconsideramos o chamado, a eleição e a capacitação de Deus na vida dos homens. Entretanto, na prática, cada pastor está observando essas características na vida de seus obreiros (discípulos), para indicá-los ao ministério, quando for o caso.

 2) "se há um período ante-ordenação (obreiro=>diácono=>ungido=>pastor), um período de prova, uma espécie de unção;"

 O processo natural de amadurecimento é indispensável na vida de um futuro pastor, uma vez que ele não pode ser neófito (planta nova). A CEEN tem paciência para colher o fruto na hora certa.

 Vou fazer um resumo do processo observado na CEEN:

 Após a conversão, o homem deve passar por um processo de aprendizado da palavra de Deus e ser instruído segundo o caráter cristão para produzir o fruto do espírito (relacionado ao caráter) e os dons do espírito (relacionados à manifestação da presença e do poder de Deus). Na CEEN, este processo se dá pela frequência na Escola Bíblica Dominical, cujo conteúdo tem a pretensão de formar as bases espirituais para o levantamento de um obreiro de Deus.

 Um obreiro zeloso assumirá uma posição de liderança dentro dos trabalhos desenvolvidos pela igreja, o que o recomendará ao Diaconato, naturalmente.

 Uma vez que o Diácono exerça bem o seu trabalho, ajudando o pastor na administração dos pequenos grupos que se formam na igreja, bem como em outras tarefas diárias, certamente será observado nele seus talentos, dons e frutos que o recomendam ao ministério pastoral.

 Se o Diácono reúne todos os requisitos bíblicos para o ministério, sob a direção de Deus, dada a seu pastor, seu nome será indicado ao ministério junto ao grupo de pastores que compõe a liderança da CEEN. No primeiro momento, o pastor é levantado como "Pastor auxiliar", exercitando seu ministério sempre sob assistência, direção e orientação do pastor titular que o indicou ao ministério. A partir daí, é só aguardar o amadurecimento natural e a confirmação de Deus para a o exercício pleno de toda a atividade pastoral.

3) "se há a necessidade de o pastor ser casado e ter filhos, etc."

 Cada caso é um caso, mas em princípio não indicamos ao ministério varões que não sejam casados. A experiência familiar é enriquecedora e é um campo de experiências para o exercício do pastoreio, pois, segundo cremos, quem não administra bem a sua casa não estará em plenas condições de administrar a igreja de Deus. Filhos também são bem-vindos, quando o casal tem condições de tê-los e sustentá-los, obviamente.

4) "como abrir uma igreja da CEEN em (...)-CE"

 O primeiro passo para a abertura de um trabalho da CEEN é a participação dos interessados em um de nossos seminários de "Restauração de Vidas". O nosso próximo ocorrerá em Petrópolis-RJ, nos dias 19, 20 e 21 de março de 2010. Essa é uma condição fundamental e imprescindível, pois não há como enfrentar um grande desafio como este sem o preparo espiritual adequado.

Amado, quanto ao fato de você ser membro da ICM, você sabe que eu não posso recomendar sua saída. Não queremos e não apoiamos isso. Mas, caso seja essa a sua decisão, espero que saiba que sua paz, sucesso e adaptação em qualquer outro lugar dependerá muito do modo como você se comporta hoje. Sugiro que você leia o texto da carta de nº 71 que está postada no site sob o título "Não consigo me adaptar. O que eu faço?". Neste texto você verá o quanto consideramos indispensável a compreensão da autoridade espiritual a que estamos sujeitos, para que possamos alcançar o favor de Deus onde quer que estejamos.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

 Grande abraço,

 Pr. Sólon.

 ________________________________________

De: JOÃO

Data: quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 23:03

Para: CeenSO

Assunto: Como se dá a ordenação de pastores, propriamente dita? Pois eu...

Querido Pr. Sólon, a Paz do Senhor Jesus!

Compreendi sua resposta, claramente! Mas, quanto ao ir ao Seminário de Petrópolis, agora em março, não será possível, devido às mudanças na minha vida profissional; porém, irei buscar o Senhor Deus, para, nas minhas férias, em julho, eu poder visitar a CEEN, pelo menos, em minha capital, Fortaleza.

Que o Todo-Poderoso prospere a obra dEle, na CEEN. Muito obrigado!

Att.: JOÃO

 

De: Pastor Sólon

Para: JOÃO

Data: sáb 30/01/2010 22:49

Amado, que Deus abençoe sua vida ricamente!

Fica na paz,

Pr. Sólon