Carta 60

02/07/2013 12:48

Em 06/11/2009 17:31,

JOÃO@hotmail.com

Caro pastor Sólon,

Sei que seu tempo é escasso, mas gostaria que lesse minha carta, mas sem divulgá-la ainda em seu site.

Tenho lido e relido as cartas de eis-membros da ICM disponibilizados em seu site. Quanto mais leio, mais me identifico com inúmeras situações pelas quais tenho passado.

Eu e minha esposa ainda somos membros da ICM, mas temos diversos questionamentos, sendo que alguns deles gostaríamos de fazer ao senhor. Temos freqüentado também os cultos na igreja presbiteriana de nossa cidade, e sentido uma vontade muito grande de mudarmos para lá.

Antes disso, porém, gostaria de resumir minha trajetória de vida, para que me conheça melhor:

Converti-me com 11 anos, sendo a primeira conversão em uma família católica. Fui batizado em uma Igreja Presbiteriana renovada de (...) aos 12 anos, tendo freqüentado até meus (...) anos. Nesse tempo lá, fui instrumentista, presidente de união de adolescentes, organizei e participei de diversos acampamentos, colaborei em diversos eventos da igreja, participava de conjuntos e grupos de louvor. Em dado momento de minha vida, estava fragilizado com o fim de um namoro, e resolvi me mudar para a ICM, pois já havia assistido a um culto lá, e me identifiquei com a maneira "singela" dos cultos, além de estar questionando alguns pormenores da Presbiteriana, que hoje julgo insignificantes, após tudo que já presenciei na ICM.

Já na ICM, de cara, deparei-me com uma "insistência" dada por um ex-homossexual, cheio de resquícios da velha vida, mas os quais não fui capaz de perceber de início, uma vez que estava muito empolgado com a nova igreja. Mas como nunca fui dado a esse tipo de vida, logo cortei a amizade, antes que ele confundisse as coisas.

O mais intrigante, é que apesar de 10 anos como crente em Jesus, passei a me sentir um novo convertido, sendo induzido a abandonar tudo que havia aprendido até ali sobre vida cristã, e passando a seguir a cartilha da ICM, tudo anotado em agendas e mais agendas.

Entretanto, após ter repetido todos os períodos de Maanaim, sempre indo em busca de uma benção que fosse espiritual, nuca senti o mesmo gozo que pude desfrutar nos acampamentos de meus primeiros anos de conversão na igreja presbiteriana. Pude constatar, que os estudos começam a ficar repetitivos e até massantes, e que muitas das experiências contadas ali são pinçadas dentre as igrejas, mas quase nunca perto da gente. O que percebo agora é que as pessoas admiram tanto aquele lugar por não terem tido outras experiências marcantes com Deus, além da beleza estética, é claro. Já os instrumentistas selecionados para ali tocar são considerados "a nata", embora ache que o louvor de outras igrejas é bem mais criativo e liberto.

Além da falta de amor, e do excesso de julgamentos, percebo que a liderança ICM na região de (...) hoje está entregue principalmente nas mãos de um pastor que é um verdadeiro carrasco. Pisa e humilha as pessoas sem o menor escrúpulo, chegando ao ponto de ter que retratar-se de púlpito para não ser processado por um membro. Em tudo, na linguagem, na entonação de voz, nas manias e nas piadinhas, é uma cópia piorada do seu presidente. Quando começa a falar, vai aumentando a voz até gritar e ficar vermelho, quase estourando, parece que vai descer do púlpito e bater em alguém.

O que se confirma antes de tudo, é que para ser levantado para a função de diácono, por exemplo, uma boa identificação com seu pastor é o que mais conta, ao ponto dele nem perceber se a pessoa é realmente espiritual, ou se é só fachada. Já alguns diáconos, sem o mesmo carisma, costumam se aposentar diácono.

Em um trabalho que freqüentava, um motoboy bastante empolgado com a nova vida espiritual, foi retirado de suas funções de obreiro porque morava de aluguel e não estava conseguindo pagar em dia o dízimo, sendo perseguido por um diácono mesquinho e puxa-saco, enquanto outro membro, com vida financeira bem mais confortável, atrasava por meses seu dízimo, sem nada lhe acontecer, pois já era velho de igreja.

Muitos são os casos, como por exemplo, quando uma jovem afastada resolveu visitar de novo a igreja, uma experiente "serva" do GI a interpela: "menina, como você engordou!". Como essa jovem já estava deprimida pela gordura, ficou anos sem querer voltar lá.

Um outro diácono, certa vez me disse: "quando você tiver duvida sobre alguma questão que veio à sua mente nas reuniões de culto profético, coloque-a como uma revelação que eles consultam".

Hoje, não moro mais em (...), mas no interior de (...), e o que se vê na minha região são igrejas que, como a minha, vêem seu pastor a cada 3 meses, isso quando o diácono o requisita pra resolver os pepinos acumulados. No norte do Estado, por exemplo, muitos são os escândalos, e o que se percebe é que os novos pastores, frutos de pastores mais antigos, seguem com o mesmo desdém para com as igrejas e seus membros.

Pra finalizar, o que me motivou a querer sair da ICM foram as conclusões que tive após ler seu site, e após verificar o que ocorreu com o pastor Antônio Fonseca e outros pelo Orkut, tendo me identificado com diversas situações pelas quais também passei ou vi outros passarem. Hoje quero deixar a ICM não por mágoa das pessoas, mas por uma convicção racional, entendendo que meu lugar não é mais ali, quero ter uma comunhão real com Deus, e ter tempo pra ver meus filhos crescerem. O que mais me intriga, entretanto, é que eu e minha esposa tivemos nos últimos dias sonhos com criança na lama, e minha mãe, sem saber de nosso desejo de sair da ICM, teve o mesmo sonho. Estou convencido de tudo que a ICM fez em minha mente, e de quantos anos perdi de liberdade com Deus, mas a coincidência desses sonhos está me deixando intrigado quanto a deixar a ICM. O que devo fazer? Ao mesmo tempo em que entendo o contexto sectarista e bitolante da ICM, tenho medo de que tudo de que fui convencido seja uma cilada para minha vida espiritual. Me ajude, por favor.

Obrigado desde já,

JOÃO

Date: Sat, 7 Nov 2009 19:00:47 -0200

From: Pastor Sólon

To: JOÃO@hotmail.com

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Amado, compreendo a situação que você está vivendo e gostaria de ajudá-lo. Basta que você me diga: o que posso fazer por você?

Não se preocupe. Sua mensagem não será divulgada, conforme solicitado.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

Em 08/11/2009 00:49,

JOÃO@hotmail.com

Pastor Sólon,

 Talvez minha carta não tenha sido muito clara. Estou bem confuso. Se eu olhar minha vontade e razão, prefiro sair, juntamente com minha família, para a igreja presbiteriana. Entretanto, os sonhos que tenho tido, com respeito a crianças em situação de perigo, têm me deixando bastante encucado, pois como o senhor sabe, para nós que fomos doutrinados na ICM temos que criança é "A Obra", em sentido lato ou não. Será Deus falando comigo pra não sair? Será fruto de meus pensamentos? Será outra coisa? Sempre tive dons espirituais na ICM, mas sei que muita coisa é da mente humana, creio que a consulta à Bíblia está sujeita a erros de interpretação, e que Deus fala quando ele quiser. Gostaria de uma opinião do senhor, embora saiba que procurará ficar isento, uma vez que ainda sou membro da ICM. Creio que o Senhor testificará em seu coração que não escrevo para te testar, mas tão somente busco ajuda.

 Fora minha vontade de sair da ICM pelas conclusões a que tenho chegado, não tenho qualquer desavença ou dificuldade com irmãos da ICM, inclusive ainda faço parte do grupo de intercessão.

 Chamo-me JOÃO, e moro na cidade de (...), meu celular é o (...) XXXX-XXXX. Por favor, não divulgue.

 Inclusive, fui obreiro de grupo de intercessão na igreja em que a família do pastor (...) freqüentou em(...), no bairro (...) Cidade Nova. Já visitei a casa do pastor, sendo muito bem recebido pela dona (...), e sei que seus filhos são muito inteligentes e educados, conheci bem o (...) e sua dedicação a Deus. No pouco tempo em que convivi com eles, não presenciei nada que os desabonasse como servos de Deus. Não conheci pessoalmente o pastor (...), pois viajava muito.

 Obrigado, novamente. (...).

 

Date: Mon, 9 Nov 2009 09:07:49 -0200

From: Pastor Sólon

To: JOÃO@hotmail.com

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Amado, vou procurar ser objetivo quanto à sua dúvida sem, no entanto, sugerir-lhe o que fazer.

"... os sonhos que tenho tido, com respeito a crianças em situação de perigo, têm me deixando bastante encucado, pois como o senhor sabe, para nós que fomos doutrinados na ICM temos que criança é "A Obra", em sentido lato ou não."

Quanto à comparação que é feita na ICM da criança com a Obra, creio que devemos nos ater à palavra de Deus. Qual a base bíblica para esse entendimento? Pessoalmente, entendo que não há. E mesmo que houvesse, descartaria a possibilidade de que Obra fosse a ICM, uma vez que essa comparação não faz sentido para mim. Sobre o significado de "Obra" respondi uma carta que pode ser localizada no site e expressa meu entendimento a respeito dessa questão. Portanto, sugiro que você veja se não há "novos nascidos na fé" ou "discípulos de Jesus (pequeninos)" que estejam precisando de sua ajuda. Talvez essa interpretação seja mais coerente com o conteúdo bíblico. No meu caso, hoje estou trabalhando com um grupo de novos convertidos, além de um grupo de discípulos que querem crescer na fé.

"Sempre tive dons espirituais na ICM, mas sei que muita coisa é da mente humana, creio que a consulta à Bíblia está sujeita a erros de interpretação, e que Deus fala quando ele quiser."

Sobre as experiências de outras pessoas eu não posso falar. Não duvido da experiência de ninguém. Posso apenas falar da minha experiência e do modo como trato essas questões hoje. No meu tempo de "grupo de intercessão" e "culto profético" notava com muita clareza um grande vazio do Espírito Santo de Deus e a capacidade de se trabalhar com base em informações prévias, influenciando e dirigindo o conteúdo dos dons. A consulta à palavra, além de não impedir isso, era utilizada para atestar diante dos homens aquilo que não poderia ser atestado por Deus, até porque muitas vezes o conteúdo antibíblico era manifesto. Hoje, só admito a manifestação de dons que não tenham como ser produzidos por homens ou segundo a nossa disposição mental. Assim, procuro provar os espíritos e também observar o cumprimento, que é prova manifesta daquilo que procede de Deus:

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1 João 4:1 RA)

“21  Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? 22  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:21-22 RA)

Por fim, amado, estou certo que é nosso dever amar a todos os nossos irmãos, independentemente da denominação que estejam. Se você fizer isso ficará bem. Quando amamos nunca saímos perdendo, mesmo quando esse amor não é correspondido. Seja onde você estiver, procure estar em plena comunhão com Deus e com os irmãos, evitando deixar para trás inimizades. Não estou dizendo com isso que não venhamos a ter pessoas que nos odeiam. Eu mesmo tenho consciência que muitos me desprezam, o que é um modo de odiar. Estou dizendo que da nossa parte não devemos odiar:

“se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:18 RA)

“Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.” (1 João 3:15 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

Em 09/11/2009 16:07,

JOÃO@hotmail.com

Caro pastor,

 No momento, a única coisa que posso lhe dizer é "muito obrigado!". Espero poder conhecê-lo um dia.

 Um grande abraço, JOÃO. (se quiser pode divulgar minha carta, sem citar nomes e lugares).

 

De: pastor-solon

Para: JOÃO

Data:11/11/2009 13:32

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Será um grande prazer conhecê-lo pessoalmente. Quando você vier a Brasília, não deixe de me fazer uma visita.

Agradeço a confiança quanto à publicação. Há algum tempo o site está em manutenção e por isso não tenho publicado nada ultimamente. Em breve tornarei a alimentá-lo. Com certeza, os testemunhos de uns ajudam outros. Seus dados serão resguardados, como sempre faço, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.