Carta 56

02/07/2013 12:46

De: cristão comum

Assunto: Contato.

Em 05/08/2009 11:33,

Pastor Sólon,

A paz do Senhor Jesus Cristo.

O motivo desse contato é que tomamos conhecimento de que em uma das respostas que o senhor dá aos leitores que enviam e-mails ao vosso site, uma em particular se refere ao Blog que fazemos parte.

A resposta está contida nesse link: https://www.pastorsolon.com.br/cartas/42.pdf

Ali em sua resposta, pode-se ler uma afirmação um tanto quanto equivocada, e que pedimos reconsiderá-la.

Em relação a concordar ou não com o conteúdo do site, cremos que o senhor é tão livre pra decidir quanto qualquer outro alguém. Não impomos ali que alguém concorde conosco, antes, expomos nossos argumentos de refutação em relação a ICM e suas doutrinas, e inclusive debatemos com alguns que se propõe a ofender-nos (ao invés de discutirem os textos). Mas concordar ou discordar fica a critério de cada um.

Mas o cerne desse contato se dá pela seguinte afirmativa: "há pessoas falando em seu nome ali no Blog" (você dizendo na resposta – link acima citado).

Isso lhe afirmamos com toda certeza: NÃO PROCEDE.

Todos os artigos estão ali disponíveis pra download. Além disso, há uma seção de comentários, onde todos eles estão lá disponíveis pra serem minuciosamente avaliados.

Podemos lhe garantir que em nenhum texto há qualquer insinuação de que a vossa pessoa tenha participação (direta ou indireta) em tais escritos.

Peço a gentileza de que se em algum deles for identificado qualquer tipo de afirmativa que possa parecer estar apontando pra vossa pessoa, então favor destacar pra nós, para que as devidas medidas cabíveis sejam tomadas.

Sempre tivemos a preocupação de evitar holofotes sobre o nome de qualquer Instituição ou mesmo pessoa.

O motivo do nosso anonimato não se dá por medo de sustentar o que falamos, até porque todos os que fazem parte daquele Blog (seja elaborando texto, seja revisando, seja publicando, seja dando manutenção ao Blog), enfim, todos temos plena convicção da nossa postura e uma vez necessário qualquer um de nós se apresentará inclusive em juízo (se necessário for) para o que se fizer necessário.

Há um motivo para o anonimato (mais relativo a terceiros – familiares membros de lá que podem e com certeza serão retaliados e rechaçados), porém não acreditamos que isso diminua a credibilidade dos textos. Anônimo falando a verdade = verdade. Anônimo falando mentira = mentira. E o mesmo em relação a quem se identifica, a recíproca é verdadeira.

A credibilidade de nossos escritos não se dá no nosso nome de registro civil  ou imagem exposta, e sim na veracidade do que relatamos e na Palavra que expomos.

Se o irmão ler a apresentação do Blog verá de maneira bastante clara que fazemos questão de desvincular aquele espaço de qualquer grupo religioso ou pessoa que é líder em outra Denominação.

Talvez por ainda não ter lido o Blog, acho que o senhor se equivocou ao afirmar que estaríamos usando o vosso nome.

Uma coisa realmente acontece lá: muitos adeptos da "Obra" que aparecem pra defendê-la, automaticamente associam aquelas críticas à sua pessoa, pelo fato de o senhor ter em seu site vários artigos que concordam com o que criticamos também.

Mas aí não somos nós do Blog que "falamos em seu nome", e sim pessoas da ICM que querem que os leitores achem que aquele trabalho é de vossa autoria.

Infelizmente o pessoal da ICM gosta de enganar a si mesmo.

Eles até sabem que não temos nenhuma ligação e contato, até porque não concordamos em certas questões a respeito da ICM. Só que preferem tapar os olhos e FINGIR que todas as críticas parte apenas de uma única pessoa.

Eles querem que os outros achem que alguém (um “caído”) não teve "estrutura" suficiente pra ficar na "Obra Maravilhosa", "olhou para o homem", "trocou a benção por um prato de lentilhas" e "saiu do corpo", ou seja, "não entendeu o projeto".

Então ficam nesse joguinho ardiloso de tentar difundir que isso é uma atitude isolada de um "frustrado", ou então no máximo de mais uns dois ou três.

Não querem admitir que muitos, mas muitos mesmos são os que estão rejeitando "Obra como forma de vida" e voltando-se à simplicidade do evangelho.

Muitos estão abandonando a "mentalidade de Obra" pra que venham a ter a mente de Cristo, conforme as Escrituras.

Por isso, ficam lá vociferando que "o Blog é do Sólon", que somos "seguidores do Sólon", e essas coisas.

Mas que fique bastante claro, de uma vez por todas, que NUNCA foi mencionado o vosso nome subjetivando que o senhor tivesse escrito uma única linha ali, ou que nos dá algum tipo de suporte ou assessoria.

Se possível esclareça isso aos leitores do seu site, a fim de que saibam que ali naquele Blog não há nenhum irresponsável que tenta andar na sombra de outrem pra justificar o que fala.

Se possível verifique artigo por artigo e veja por si só isso que lhe falamos.

 No mais desejamos ao amado que persevere, no amor de Deus, na graça de Cristo e na comunhão do Espírito Santo.

 

De:pastor-solon

Para:cristão comum  

Assunto: Re: Contato.

Data:05/08/2009 13:26

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Li rapidamente a sua mensagem e, de pronto, mesmo sem estar com tempo disponível para as verificações que você sugeriu, posso fazer algumas considerações com o fim de esclarecer o que se passou.

Pois bem, quanto ao conteúdo do blog, minha opinião pessoal é apenas a minha opinião pessoal e não significa que eu esteja certo. É claro que se alguém me faz uma pergunta, eu respondo segundo minha percepção.

No que diz respeito à afirmação em que fiz referência ao blog, vejamos se há nela alguma intenção de prejudicar o trabalho dos amados:

"Sabe, minha irmã, fiquei sabendo que há pessoas que estão falando em meu nome em um site chamado, salvo engano, "heresias Maranata". Eu nunca postei nada naquele site e nem concordo com o seu conteúdo - qualquer frase naquele site em meu nome, com certeza não é minha. Creio que deve se tratar de alguém que está se passando por mim para difamação."

Note que eu disse que "fiquei sabendo", ou seja, alguém me disse isso. Não me afastei da verdade nessa afirmação. Por outro lado, a expressão: "há pessoas" não é definida, isto é, não é possível saber quem. Pelo menos eu não sei. Nesse trecho em momento algum eu afirmei que os autores do blog estavam falando em meu nome. O que eu quis dizer é que, independentemente de quem tenha feito menção ao meu nome no blog, certamente não fui eu. Esse era o cerne da minha resposta. Por isso, concluí que, se isso de fato está acontecendo, deve ser porque alguém está tentando me difamar.

Em resumo, a idéia central da resposta é: nunca postei nada no blog e se alguém usou o meu nome, o fez com intenções espúrias. Não vejo como tirar desse trecho mais do que isso. Em todo caso, se de algum modo a mensagem não foi clara, posso publicar esta nossa comunicação, onde você gentilmente apresentou seus esclarecimentos e seu ponto de vista. De igual modo, caso você deseje, pode publicar minha resposta no blog com este solene e sincero pedido de perdão a você e a todos os seus colaboradores se, de algum modo, os ofendi.

Por fim, apenas a título de esclarecimento, quanto ao anonimato, minha consciência jurídica não me permite admiti-la, por mais nobres que possam parecer os motivos para a sua manutenção, uma vez que a Constituição Federal Brasileira, ao regular a liberdade de expressão e o direito à informação, nos arts. 5° e 220, vedou expressamente o anonimato. Querendo, você encontrará maiores informações a esse respeito no artigo que escrevi sobre "A liberdade de expressão e a responsabilidade".

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.