Carta 43

02/07/2013 12:36

De: MARIA

Para: pastor-solon

Em ter 29/05/2009 00:32

Olá Pr. Solon, a Paz do Senhor,

Gostaria que o senhor respondesse uma dúvida minha, li seu blog e agora acessei o seu site. Quero saber o porque de mencionar tanto o nome da ICM? Enfim você não pertence mais a essa denominação, você já pastoreia em outra igreja, porque falar tanto na maranata? Acho meio estranho isso, tenho dúvidas se a maranata realmente faz parte do seu passado, afinal por diversas vezes ela é citada. Sei que passou muitos anos lá, hoje sua vida é outra não é? Porque não deixar a maranata de lado?

 

De: Pastor-solon

Para: MARIA

Date: 2 Jun 2009 00:17:17

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Creio que suas dúvidas se devem ao fato de você não ter lido o material que está publicado no site. O que você quer saber está amplamente esclarecido em diversos textos, inclusive na parte inicial de meu testemunho.

Se você for observadora, notará que apenas o texto do meu testemunho partiu de minha espontaneidade. Neste texto, faço comentários sobre a ICM porque se trata de um testemunho de vida e a ICM fez parte de minha jornada espiritual. Todos os demais textos em que faço menção à ICM, sem exceção, decorreram de provocações das próprias pessoas da ICM ou de ex-ICMs.

Por consideração a você, vou repetir o que já disse diversas vezes em várias outras oportunidades: um dos propósitos do site é alcançar pessoas que já serviram a Deus na ICM, mas que, por alguma razão, foram descartadas ou que se afastaram voluntariamente por alguma decepção vivida ali. O site não se destina a pessoas que servem a Deus na ICM e que estão se sentindo bem onde estão. Aliás, perdoe-me o comentário, mas essas pessoas nem deveriam estar acessando este site, uma vez que sabem que seus líderes já os orientaram a não acessarem Orkut ou sites que contenham comentários sobre as práticas da ICM.

Honestamente, não sei como fica a consciência das pessoas que defendem com tanto vigor as doutrinas da ICM, mas desobedecem a seus líderes, acessando os sites expressamente proibidos, enquanto sabem que um ensino basilar da ICM é a obediência às orientações “do Senhor” transmitidas pela sua liderança. Perdoe-me, mais uma vez, querida, mas não consigo compreender certas práticas que, a meu ver, são incoerentes.

No seu caso, você não disse se é membro ou ex-membro da ICM. Pela minha experiência, creio que você deve ser membro ativa, pois aqueles que já freqüentaram ou foram membros da ICM normalmente não apresentam dúvidas como essa que você me trouxe.

Dada a quantidade de mensagens que tenho que responder diariamente, procuro dedicar tempo apenas às pessoas que percebo que realmente são necessitadas de um auxílio ou direção, mas vou abrir uma exceção e aproveitar esta oportunidade para tentar deixar mais claro o que eu pensava que já era uma questão superada, uma vez que mensagens como a sua já haviam cessado há muito tempo.

Querida, perdoe-me se eu estiver enganado, mas minha percepção me diz que, na verdade, quando você me escreveu não desejava uma resposta, um esclarecimento sincero, mas apenas queria dar-me uma lição moral/ética, fazendo-me parecer um injusto diante dos justos, como se a ICM fosse uma vítima de minhas ações.

Pois bem, então vamos ter que notar algumas práticas da ICM para compará-las com as minhas. Procure em todo o conteúdo deste site e veja se você encontra alguma palavra minha que se refira à ICM como algo desprezível ou com significados pejorativos. Depois que você fizer isso, procure se lembrar dos seminários e reuniões da ICM para “vacinar” os fiéis. Procure se lembrar do modo como seus líderes se referiram às demais igrejas evangélicas ou às pessoas que deixaram de freqüentar a ICM...

[https://www.youtube.com/watch?v=uUYl3CNBt8g&feature=related]

 Lembrou?...

Caso você não tenha se lembrado, vou dar uma dica: “religião”, “movimento”, “misticismo”, “caídos” etc.

Que tal se você se colocasse no meu lugar por alguns minutos? Imagine se você estivesse fazendo algo que Deus plantou em seu coração, tentando levantar uma pequena igreja, cheia de pessoas feridas, doentes, machucadas, rejeitadas e carentes e enquanto você estivesse realizando esse trabalho tivesse uma grande igreja tentando riscá-la do mapa? Como você se sentiria se, ao se entregar de corpo e alma a esta pequena igreja necessitada, sofresse frequentes ataques dessa grande igreja? Como você se sentiria se essa grande igreja fizesse reuniões e seminários em todo o Brasil e se referisse ao seu pequeno grupo como “caídos, profanos, elementos vadios, infiéis, traidores, obstinados, hipócritas” e ainda lhe comparasse com surtos infecciosos e epidemias, tais como “peste bubônica causada por ratos, ou peste suína”? Pois é, querida, não criei nenhum desses termos. Eu os tirei do modo em que foram escritos (ipsis verbis) de uma correspondência preparada pelo Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata e enviado às suas congregações para a leitura diante de seus fiéis. Você estava presente quando esta mensagem foi lida na Escola Dominical? Você tem idéia a quem esta mensagem se referia?

Querida, apesar de tudo isso, não temos saído em defesa da nossa honra, pois sabemos que Deus é justo e nos honrará se continuarmos a fazer nosso trabalho com sinceridade de coração e sem perdermos de vista o nosso alvo. Por outro lado, ainda que não seja esse o meu desejo, sei que aqueles que não aprenderem a respeitar os outros dificilmente serão respeitados. Esses correm o risco de experimentar do próprio veneno. Não sei se você já notou, mas há alguns blogs na internet formados exclusivamente para atacar as doutrinas e práticas da ICM. Se você procurar no youtube, também encontrará uma série de vídeos com críticas ferrenhas e algumas até mesmo desrespeitosas à ICM. Pense, querida, quem deu início a este processo? Certamente, não fui eu. Quando eu estava na ICM já assistia a esse festival de acusações a pessoas que nem tinham como se defender. Eu assistia a tudo isso e até concordava, como Saulo fez enquanto assistia a morte de Estevão.

Minha irmã, preste bastante atenção no que eu vou dizer agora, com todas as letras: a ICM só está colhendo aquilo que semeou durante anos a fio, pensando que ninguém nunca teria coragem de se defender. Note que eu não estou defendendo aqueles que utilizam os mesmos métodos da ICM. Na verdade, eu sou contra as atitudes de ataques que vêm ocorrendo contra a ICM na internet (via blogs e youtube), do mesmo modo que sou contra as atitudes da ICM em agredir a todas as demais denominações com expressões como as que citei anteriormente. Considero atitudes como essas absolutamente desnecessárias e contrárias ao amor que Jesus expressou por nós e nos ensinou a praticar.

Vou insistir: um dos propósitos do site é alcançar ex-membros da ICM e não os membros. Estes, eu espero que sejam muito felizes e que continuem trabalhando para Deus como sempre fizeram. Ao contrário do que você possa pensar, eu amo os irmãos da ICM e os tenho em alta estima, uma vez que conheço bem o valor que esses amados têm, bem como admiro a disposição dos membros da ICM para trabalhar para Deus. Isso dificilmente se encontra em outros lugares. Na ICM há servos fiéis, sinceros, honestos, verdadeiros e dedicados à melhor causa que alguém pode querer defender: a “obra de Deus”. Veja bem, você é uma dessas pessoas, que movida pelo amor que tem por Jesus saiu em sua defesa, como se estivesse combatendo um de seus inimigos, embora esteja desferindo golpes no ar e atingindo a pessoa errada, pois o nosso inimigo é outro. Em todo caso, você tem seus méritos pela sua coragem de lutar por aquilo que acredita. Eu também sou assim.

Infelizmente, como eu estava dizendo: desrespeito gera desrespeito, agressão gera agressão e ódio gera ódio, pois “um abismo chama outro abismo” (Sl 42:7). Graças a Deus, sei que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6:12). E é exatamente isso que me faz relevar os ataques que tenho sofrido pelas atitudes de alguns de nossos irmãos, que não sabem discernir quem, de fato, são seus inimigos.

 Por fim, irmã, para que você compreenda melhor a razão por haver tantos comentários sobre a ICM no site, este e-mail será um bom exemplo. Quando abri minha caixa de mensagens eu não estava pensando na ICM. Também, não estava pensando em dizer estas coisas que agora estou dizendo. Também, não estava pensando em fazer qualquer referência à ICM. Mas, veja só: o seu e-mail me fez citar o nome da ICM por mais de 20 vezes. Agora você já deve compreender por que tanta citação do nome da ICM no site, não é mesmo? Veja bem, não fui eu quem desejou conversar sobre a ICM, mas você. Eu só estou lhe respondendo.

Espero, de coração, não lhe ter ferido com meus comentários, até porque você se mostrou respeitosa comigo. Mas, se de algum modo lhe ofendi, peço que me perdoe.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: MARIA 

Em 04/06/2009 08:50

Caro Pr. Sólon, a Paz do Senhor Jesus!

Queria primeiramente agradecê-lo por sua resposta. Tenho XX anos e sim o senhor acertou..rs, sou membro ativa na ICM. A intenção do meu e-mail era realmente entender o propósito do site e hoje o compreendi. Por algumas vezes estive conversando com o Pr. JOÃO e perguntei as mesmas coisas que perguntei ao senhor, o porque de tantas pessoas falarem da maranata (umas bem, outras nem tanto) em sites, comunidades e etc. Vejo de todo meu coração que sua intenção é boa e proveitosa, porque realmente o alvo do seu site não é o ataque a instituição ICM e isso é louvável. Eu sei muito bem de todos os defeitos que existem dentro da ICM presencio vários deles diariamente. Muita coisa me incomoda, muitas palavras desnecessárias e "orientações nada a ver", mas nem assim penso em sair da igreja porque ali me sinto bem e é onde quero estar. O que também me deixa chateada às vezes é ler comentários de pessoas que saem da igreja e falam mal, atacam, o que não é o seu caso; porque acho isso uma prática tola e que não levará a nenhum lugar. Se algum dia eu saísse da maranata jamais agiria assim por mais ferida que eu me encontrasse. Mas cada pessoa reage de uma forma.

Mais uma vez, obrigada pela resposta e desculpa a confusão do e-mail, estou indo trabalhar e estou um pouco atrasada, talvez minhas idéias tenham ficado confusas. Mas em outra oportunidade gostaria de conversar um pouco mais com o senhor.

Deus o abençoe e o guarde. Um forte abraço de sua irmã em Cristo,  

MARIA.

Ps: Meu msn é esse mesmo MARIA@hotmail.com se der me adiciona, aí nos falamos direito.

 

De:pastor-solon

Para:MARIA    

Data:04/06/2009 11:22

Olá MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Querida, agradeço sua compreensão e carinho.

Você é ainda muito jovem e terá muitas oportunidades pela frente. Continue servindo ao Senhor com todo o seu coração e você nunca ficará frustrada, pois o nosso Deus nunca nos decepciona.

Há uma coisa que você pode fazer para me ajudar, se Deus lhe tocar o coração. Procure pelas pessoas que um dia serviram a Deus na ICM e estenda a sua mão a elas, demonstrando carinho, compreensão e oferecendo apoio para que elas possam voltar aos caminhos do Senhor. Você verá que há muitas pessoas precisando de sua ajuda. E lembre-se que o amor (a Deus e ao próximo) é o cumprimento de toda a lei.

Minha irmã, em especial neste mês estarei muito envolvido na preparação do seminário de "Encontro com Deus" que estaremos realizando aqui em Brasília no início de julho, por isso estou com pouco tempo para dedicar às pessoas que estão tentando contato comigo. Tenho muitas cartas ainda não respondidas e isso me preocupa, pois parece que estou desprezando esses contatos. Mas não é isso. Minha vontade é de atender a todos, mas infelizmente estou sem condições neste momento. Por isso, não acesso MSN. Mas, se houver algo em que eu possa ajudá-la, pode me mandar um e-mail e eu estarei respondendo assim que possível, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.