Carta 41

02/07/2013 12:35

De: JOÃO

Em sex 15/05/2009 22:31

Amado pastor, a Paz do Senhor Jesus.

Não lhe conheço, pois, infelizmente estamos um pouco distante, mas vivi e ainda vivo fatos semelhantes ao que você viveu na ICM, creio que dificilmente alguém não viveu coisas terríveis assim, principalmente nós que entramos na igreja há um determinado tempo, felizmente está mudando, com exceção de muitos lideres e irmãos antigos que foram moldados da forma sectarista do passado.

Estou no serviço do diaconato, porém desde que fui levantado ao diaconato há alguns anos, o Senhor moveu meu coração para conhecer mais Sua palavra, e cresci muito nos ultimos anos, e quanto mais eu conheço a palavra mais eu distancio da doutrina vivida pela ICM.

Não consigo mais estar na igreja com o ânimo que tinha no passado.

O principal motivo, e creio que todos que saem tem este motivo é a falta de amor, como posso pregar algo no púlpito sabendo que não posso viver isto, há um tempo atrás saiu uma família inteira da igreja e fui orientado a não visitá-los, não pude resistir pois amo muito esta família e a visitei, fiquei armado esperando uma represália para contestá-los com  a palavra, mas graças a Deus não aconteceu.

Conheci um pastor e um diácono de Minas Gerais que foram afastados por motivos pessoais, uma disputa comercial entre a empresa de um diácono e a empresa do filho de um pastor do presbitério;

Em um seminário do 7º período ouvi o líder dizendo que se ele saísse desta "obra" ninguém não era para nem olhar na minha cara, não o visitasse nem falasse com ele, o que é isto? terrorismo para ninguém sair e sofrer isto dos irmãos.

Não preciso falar muito pois o mesmo tempo que você ficou na ICM é o tempo que estou.

Gostaria muito de visitar uma igreja boa, que viva no amor do Senhor, nas doutrinas dos apóstolos, mas estou há um mês procurando alguma igreja que possa me agradar apenas lendo a respeito de suas doutrinas na internet e não achei, como você sabe é muito difícil para alguém que entrou tão novo na ICM  e vivendo tantos anos encontrar outra igreja que possamos nos adaptar, principalmente minha esposa e filhos que desde que nasceram congregam nesta igreja.

Irmão, realmente preciso da ajuda de todos que querem realmente servir ao Senhor, com temor e sem medo, tenho em meu coração que nada acontece por acaso, conheço diáconos, ungidos e pastores que foram afastados há mais de dez anos, porém nenhum teve a ousadia de quebrar as barreiras da "obra" como você (pelo menos não que eu fiquei sabendo". Cheguei ao seu site procurando alguém que estava passando pelo que estou, alguém que eu podia me desabafar.

Estou (CIDADE), se puderes me ajudar lhe agradeço, não sei se existe alguma igreja ou trabalho da Comunidade Evangélica Entre as Nações, mas se conhecer qualquer igreja para me indicar eu gostaria de estar conhecendo para que eu e minha família podermos nos sentir mais felizes, pois tenho para mim que a igreja é um lugar de bênçãos, jamais posso ir para igreja triste e voltar mais triste ainda.

Que o Senhor continue lhe abençoando em seu ministério, A Paz do Senhor

 

De: pastor-solon

Em qui 21/05/2009 01:17

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família,

Amado, fico muito feliz em saber que você tem sede da palavra de Deus. Isso fará muita diferença em sua vida. Sobre o seu pedido de sugestão sobre uma boa igreja para congregar não tenho resposta, infelizmente. Acredito que tudo dependerá de seus anseios e de sua disposição.

Há pessoas que buscam uma igreja porque querem conhecer e aprender a palavra de Deus. Há pessoas que querem apenas viver experiências sobrenaturais, mas não têm paciência para participar de escolas bíblicas. Há pessoas que querem apenas freqüentar uma igreja para alívio de suas consciências, mas não querem estabelecer quaisquer vínculos de relacionamento ou compromisso. Há pessoas que querem trabalhar em prol do evangelismo e do crescimento do número de salvos no meio da igreja. Há pessoas que só querem ter uma igreja como referência para buscar auxílio nos momentos difíceis de suas vidas. Há pessoas que só querem fazer campanhas para conquistarem benefícios terrenos ou bênção particulares, etc.

Enfim, há várias motivações que levam os homens a buscarem uma igreja. E também há várias igrejas que são adequadas para cada uma dessas motivações. Eu, por exemplo, se eu não tivesse a disposição que eu tenho para lutar por uma causa, escolheria uma igreja tradicional como a Batista, pois ali há um bom ensino bíblico e é disso que eu gosto.

Mas, eu prefiro não indicar uma igreja para você, porque não sei qual a sua disposição e porque  uma igreja que pode ser boa para quem quer ser apenas um freqüentador pode não se boa para quem deseja ser um pastor. Uma igreja que pode ser boa para um jovem pode não ser boa para um idoso. É claro que eu tenho minhas preferências, mas no contexto evangélico, em geral, eu gosto de todas as igrejas, embora não possa negar que tenho muitas restrições quanto a algumas linhas doutrinárias.

Entretanto, tirando alguns extremos, eu consigo ver muitas coisas boas em todas as igrejas evangélicas, inclusive na Igreja Cristã Maranata. Esperar a perfeição em alguma instituição composta por homens é uma ingenuidade muito grande. Sabe por que? Porque tudo que é composto por coisas imperfeitas não pode ser perfeito. Veja bem, se você tem um carro zero Km, mas nele colocar uma roda empenada, ou um disco de freio levemente torto, o funcionamento deste carro não será perfeito, por mais que todo o restante esteja em perfeita ordem. Assim são todas as instituições compostas por homens. São imperfeitas porque são constituídas por homens imperfeitos.

A operação de Deus em nossas vidas minimizam nossas imperfeições, mas não as eliminam. Ora, como esperar a perfeição do imperfeito? Por mais que queiramos fazer a vontade de Deus com perfeição, estamos sujeitos a falhas. Na bíblia temos muitos exemplos de homens vitoriosos que reconheceram suas falhas, sofreram suas conseqüências, mas não desistiram de corrigir seus rumos continuamente. Veja: Abraão falhou, Isaque falhou, Jacó falhou, Moisés falhou, Arão falhou, Miriã falhou, Josué falhou, Juízes falharam, Davi falhou, Salomão falhou, reis falharam, profetas falharam, Pedro falhou, Paulo falhou etc. Todos esses personagens amavam a Deus, tiveram a revelação de Deus em suas vidas e desejaram realizar os Seus desígnios com perfeição, mas falharam porque eram homens. Ora, nem a presença de Deus e sua maravilhosa revelação associada à vontade de realizar a perfeita vontade de Deus não foram suficientes para tornar o homem infalível. Seríamos nós melhores que todos esses personagens bíblicos?

Afirmar a perfeição de uma instituição humana, por mais que seja desejosa de agradar a Deus, ou é ingenuidade ou é hipocrisia. Como eu não sou nem ingênuo nem hipócrita, vou apresentar a você meu ponto de vista sobre a insinuação de perfeição que você pode encontrar em alguns lugares. Você pode achar alguém que lhe diga que sua igreja é perfeita porque é dirigida por Deus e tudo o que Deus faz é perfeito. Mas será difícil alguém lhe explicar porque, à exceção de Jesus, em toda a história do povo de Deus, desde Adão, ninguém, nenhuma família, nenhum povo, nenhuma instituição, nenhuma nação, mesmo estando inseridos em um projeto de Deus, existiu sem acumular falhas e imperfeições em sua trajetória.

Para aqueles que afirmam que sua denominação é perfeita, comparando-a com a “Obra de Deus”, que é perfeita, é preciso primeiro compreender o que vem a ser a “Obra de Deus”, para, depois, conseguirmos separar as coisas.

O que vem a ser a Obra de Deus?

Vou começar definindo o termo “obra”, utilizando apenas a bíblia. Esta palavra significa trabalho, ação, ato, senão vejamos:

“Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras,” (Romanos 15:18 RA)

No sentido ético, a palavra “obra” designa ações humanas, boas ou más:

“Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.” (Mateus 23:3 RA)

“20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. 21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.” (João 3:20-21 RA)

Quando se trata de Obra de Deus, sem excluir o sentido ético, uma vez que todas as ações de Deus são boas, podemos afirmar que a Obra de Deus inclui o ato da criação de todas as coisas:

 “então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.” (Eclesiastes 8:17 RA)

Mas, também, podemos afirmar que a Obra de Deus inclui o ato da execução de um projeto arquitetado desde a eternidade para a salvação do homem. Nós bem sabemos que Deus, após a queda do homem idealizou um projeto para o seu resgate da morte eterna e que este projeto incluía a morte de um cordeiro inocente para o restabelecimento da comunhão quebrada entre Deus e o homem pelo pecado.  No período do Velho Testamento podemos dizer que o projeto ainda estava em execução, pois naquele tempo o sacrifício perfeito ainda não havia sido realizado, o que veio a acontecer apenas quando Jesus morreu e ressuscitou dentre os mortos. Pronto! A partir de então, no que diz respeito à “obra de salvação” a parte de Deus foi integralmente realizada. Deus enviou seu filho unigênito para que todo o que Nele vier a crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Daí em diante, cumpre ao homem aceitar a Cristo Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:36), reconhecendo sua condição de pecador (1Jo 1:8), arrependendo-se (Mc 1:14-15), confessando seus pecados (1Jo 1:9) e, assim, tendo restabelecida a comunhão com o Criador (Is 59:2 – 1Jo 6-7) e, consequentemente, a vida eterna com Deus. Veja que tudo isto, agora, é o homem que tem que fazer, pois Deus já fez a parte dele entregando seu filho para morrer em nosso lugar (Rm 5:8).

Embora a Obra de Deus para a salvação do homem esteja completa e perfeita (consumada por Jesus), cumpre a nós, que já a aceitamos, trabalhar para que outros possam conhecê-la. Essa é a nossa grande comissão: trabalhar para que todos conheçam essa Obra redentora que já foi realizada por Deus e hoje é também conhecida como “o evangelho da salvação”. Desde o antigo testamento, a Obra do Senhor foi se tornando viva (cada vez mais avivada) até culminar na morte e ressurreição do seu filho Jesus, por meio do qual todos são igualmente avivados pelo novo nascimento no Espírito. E para que essa Obra se torne conhecida, devemos anunciá-la:

“Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3:2 RA)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15 RA)

Por isso, somos apenas comissionados para anunciar a Obra de Deus e fazê-la conhecida, ou seja, para anunciar o evangelho da salvação. Na medida em que todos forem tomando conhecimento da Obra que Jesus consumou na cruz terão condições de aceitá-la e, por meio dela serem salvos. Logo, não é adequado que uma denominação afirme que é a “Obra de Deus”, ou que tem a “Obra de Deus”, ou, ainda, que está inserida na “Obra de Deus”. Creio que a única afirmação coerente e bíblica possível é que somos cooperadores para que a Obra de Deus (o evangelho da salvação) se torne conhecida para que, por Ela, o homem seja salvo.

 Nesse entendimento, sou forçado a defender que não somos nós que realizamos a obra de Deus, pois ela já foi integralmente consumada por Jesus.  Se fôssemos nós que tivéssemos a missão de realizá-la, ela seria igualmente imperfeita. Mas, a obra de Deus é perfeita, ou seja, o projeto para a salvação do homem é perfeito. E por que a obra de Deus é perfeita? Porque foi realizada por aquele que é perfeito.

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4:34 RA)

“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;” (João 17:4 RA)

Vou insistir neste ponto: quem realizou a obra de salvação foi Jesus e nós somos apenas colaboradores para fazê-la conhecida. Nós, os imperfeitos, não somos a obra, não somos responsáveis por ela e não a realizamos, pois ela já foi realizada (consumada). Simplesmente a aceitamos ou não. Cooperamos para que ela se torne conhecida, ou não.

“Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.” (João 6:29 RA)

Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.” (Romanos 14:20 RA)

Corroborando com as afirmações já feitas, no livro de Atos, quando seu autor se refere à Obra de Deus, faz menção ao projeto de Deus, em Jesus, para a remissão de pecados (salvação). E quando se refere ao realizá-la em “nossos dias”, cita os profetas, ou seja, refere‑se aos dias dos profetas, ocasião em que a obra de Deus estava em processo, pois Jesus ainda não tinha vindo a este mundo – eles tinham apenas a lei e os sacrifícios como sombra das coisas que haveriam de vir.

“38 Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39  e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. 40  Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas: 41  Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias [tempo dos profetas], obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.” (Atos 13:38-41 RA)

“Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.” (Hebreus 10:1 RA)

Amado, fiz todas essas considerações porque você me disse que gosta de estudar a palavra de Deus. E como você é um diácono da Igreja Cristã Maranata, sei exatamente qual o conceito que você aprendeu sobre “Obra de Deus”. Não fiz isso com a intenção de afetar a sua fidelidade à ICM, mas apenas para que você compreenda que todos aqueles que estão anunciando o evangelho do Senhor Jesus, seja em que denominação for, apesar das imperfeições existentes em cada uma delas, estão contribuindo para que a Obra de Deus (a verdadeira Obra de Deus) se torne conhecida e que por ela o homem seja salvo.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.