Carta 314

21/04/2014 22:12

Em 19/4/2014, e-mail circular com o seguinte conteúdo:

 
Preparei esta reflexão sobre um assunto aparentemente pacificado entre nossa geração de crentes ( Fogo de Deus). Minhas conclusões são diferentes do que estamos acostumados a ouvir no meio evangélico, mas creio que é salutar considerarmos opiniões diversas. 
 
O estudo pode ser lido, também, no site Celeiros, no seguinte endereço: https://migre.me/iPAQw
 
Grande abraço!

Sólon

 

Em 21/4/2014, Jaécio Matos escreveu:

 

Amado Pr. Admiro muito os que pesquisam e estudam a Palavra, como vc.

Muitos vivem o evangelho apanas da emoção, deixando a razão de lado.
Gostei da reflexão. Na sua conclusão, o meu sentimento é diferente:
Ao invés de me alegrar vendo os pentecostais agindo assim nos cultos, eu fico é muito triste e decepcionado.
Oremos ao Senhor para os libertar desse engano. Também os líderes mal intencionados que manipulam toda essa massa de crentes. Deus tenha misericórdia!
 
Graça e paz!
 

Resposta, em 21/4/2014:

 

Prezado Jaécio, paz!

 

Agradeço a bondade de suas palavras. Infelizmente, além de minha mulher, de minhas filhas e de um pastor do Rio de Janeiro, você foi o único que manifestou compreensão acerca do que eu escrevi. Se alguém mais entendeu, preferiu se omitir. 
 
Mas, entre tantas coisas que se pode perder nesta vida, acho que perdi muito pouco. Assim, mesmo sozinho, sigo em frente com a minha consciência tranquila.
 
Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo. (Vincent van Gogh)
 
Grande abraço!
 
Sólon
 

Em 21/4/2014, Jaécio Matos escreveu:

 
Pr. Sólon, não estamos a sós nessa compreensão. Veja o que li:
 
 
Forte abraço!

 

Prezado Jaécio, paz!

 

Resposta em 22/4/2014:

 

Prezado Jaécio, paz!
 

Muito bom! Claro, conciso e preciso! Um importante reforço, especialmente porque os pastores que me escreveram davam a entender que somente eu pensava assim e que isso era apenas uma "opinião" minha, como se não tivesse nenhum respaldo ou valor bíblico. Lamentável!
 
A esse propósito, penso que o termo "opinião" se aplica quando há dúvidas, diante de textos apontando em direções opostas, a exemplo de questões escatológicas. Neste caso, sim, quando tenho uma inclinação para uma ou outra corrente, baseada em vários textos, formo uma "opinião".
 
Entretanto, em um caso onde praticamente todos os versículos bíblicos apontam para o mesmo entendimento, não vejo como isso possa ser uma mera "opinião". Se assim fosse, alguém poderia dizer que a afirmação de que Jesus opera maravilhas seria apenas uma "opinião".
 
Enfim, ontem, para chamar mais a atenção para este fato, publiquei sua mensagem com a omissão do seu nome, porque eu não havia obtido sua autorização para tanto.
 
Como você, hoje, traz um importante reforço ao estudo publicado no site Celeiros, gostaria de divulgar mais este e-mail seu, com seu nome, se você não se importar.
 
Aguardo sua resposta.
 
Obrigado!
 
Sólon
 

Em 22/4/2014, Jaécio Matos escreveu:

 
Pr. Bom dia!
Fique a vontade, não me importo.
 
Paz!