Carta 301

01/10/2013 19:05

Em 28/9/2013, JOÃO escreveu:

 

Olá querido Pr. Sólon!

Obrigado pela resposta :)

Ainda sobre o dizimo.. carta 52

Concordo com suas palavras, e tenho convivções semelhantes as suas em relação a doação sacrificial "em dinheiro" a obra de Deus; entendo que suas afirmações são coerentes em relação ao período da Graça.

Porém, creio que em relação a questão da manuntenção da EXPRESSÃO dizimo nas igrejas evangelicas(e nos seus credos) dos dias de hoje, deveriam ser terminantemente abolidas!

Penso que "cristão médio" ou ainda "aqueles menos esclarecidos", serão condicionados; De que forma?

Entendo que a expressão dizimo é uma palavra já viciada em nossa cultura, e de maneira geral as pessoas a reconhecem como 10% de toda renda mensal. Percebo, que isso leva dedutivamente as pessoas a um sentimento de obrigatoriedade, e também a fixar valores.. COm isso, acredito, que o simples fato de as igrejas na atualidade(ainda que legitimamente pra financiar sua estrutura) manterem a expressao Dizimo, impedem os fiéis de manter um relação de doação financeira sistematica e voluntaria com valores não fixados que seja baseada nos motivos corretos. Penso que o uso de tal expressão confunde os fiéis, não os leva a um entendimento adequado dos valores da Graça.
Acredito, que as igrejas dariam um grande salto nesse tema, se abrissem mão da tradição (citada pelo prof. Augustus Nicodemos - video sobre o dizimo no youtube - conferencia Editora Fiel).

Creio que muitos cristãos como eu, gostariam que o termo "dizimo" caisse em desuso!, e por que não, substituido pela doação voluntaria(sistematica) , apenas dentro dos credos e doutrinas.

Penso, que se o dizimo pertence ao contexto da lei, porque então insistirmos em nossos credos doutrinarios, em utilizar a expressão DIZIMO (confundindo os fiéis), se a mesma não corresponde ao ensinamento apostolico?

Fica minha sugestão,

Att

Deus o abençoe grandemente!

 

RESPOSTA, em 1/10/2013:

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

 

 Como eu havia dito na carta 53, há uma enorme quantidade de opiniões, estudos e experiências acerca do dízimo na internet e em diversos livros.

 

Desse modo, sinto-me absolutamente incapaz de acrescentar qualquer novidade sobre o assunto. Talvez, um dia eu organize melhor minhas convicções para expressá-las em um texto para publicação.

 

Por enquanto, querido, apenas respeito seu entendimento sobre esse assunto e vou publicar sua carta para que outras pessoas possam conhecer seu modo de pensar.

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,
Pastor Sólon.