Carta 291

07/08/2013 18:03

“Hb 9:13 e 14 comprova que o sangue purifica irmão:”

 

O formulário "Fale conosco" foi enviado a partir do site https://www.celeiros.com.br/contato/

 

Dados do formulário:

 

Data:       07/08/2013 18:02

Nome completo: Gustavo Mats

E-mail: gustbmats@hotmail.com

Igreja: De Cristo

Cidade de origem: Minas Gerais

Assunto: Clamor pelo Sangue de Jesus

Publicação no site: Autorizo, mas sem minha identificação pessoal

Mensagem: Hb 9:13 e 14 comprova que o sangue purifica irmão:

 

"porque, se sangue de touros e bodes, e a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos, os santificam quanto à purificação da carne (VT), quanto mais o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"

No verso 15: "E por isso é mediador dum novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões (...)"

Mediador, quem pelo versículo é mediador? O sangue de Jesus! Os versos estão falando sobre esse sangue!

Isso é português básico! Não uma interpretação louca rsrs

 

RESPOSTA

 

Prezado Gustavo(?), que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Desde logo peço perdão porque meus limites de paciência com assuntos afetos à ICM encontram-se em níveis bem baixos ultimamente, de modo que temo por algum exagero de minha parte.

 

Pois bem.

 

Querido, já perdi o hábito de utilizar mensagens indiretas há muito tempo e pretendo ser bem objetivo com você, mas, neste caso, tenho dificuldades em respondê-lo por não saber exatamente suas intenções. Afinal, o que você quer? Se quer defender o “clamor pelo sangue de Jesus”, porque você não faz isso com um estudo apropriado, reunindo argumentos lógicos, contextualizados e sem ocultar suas identificação? Sobre o anonimato, eu nem precisaria de revelação para afirmar isso, mas não tenho dúvidas de que você não é quem disse que é. Seu nome completo é realmente Gustavo Mats? Você pode provar que eu estou sendo leviano em minha afirmação?

 

Todos podem se equivocar, mas pessoas sinceras, verdadeiras e honestas sempre são detentoras de melhores créditos.

 

Dito isso, querido, se sua intenção era provar que eu errei em minhas afirmações, sugiro que você apresente o trecho do texto em que eu tenha me equivocado e confronte-o com os seus argumentos, de modo que o leitor possa comparar as duas interpretações. Se errei, não tenho nenhum problema em reconhecer meus erros, arrepender-me e pedir perdão.

 

Quanto à sua mensagem, salvo engano, você sugere que em algum lugar eu tenha defendido que o “sangue de Jesus” não é remidor, ou purificador.

 

É isso?

 

Veja bem, no estudo que elaborei com o título “Clamor pelo sangue de Jesus” (https://www.celeiros.com.br/news/clamor-pelo-sangue-de-jesus/), no tópico “O poder do sangue de Jesus x o poder do nome de Jesus”, fiz uma diferenciação entre “poder do sangue de Jesus” e “poder do nome de Jesus”, para mostrar que cada qual tem uma aplicação própria e que utilizar o recurso errado pode tornar inócua a prática espiritual, senão vejamos:

 

Sobre a confusão que se faz entre o poder do “nome de Jesus” e do “sangue de Jesus” sabemos que o leitor pode pensar: “que mal há em se invocar o poder do sangue de Jesus?” Realmente, aparentemente, não há nenhum mal. Entretanto, tal prática pode impedir o bem que se deveria operar. E isso não é bom!

 

Afinal, a quem interessa que o crente deixe de utilizar o nome de Jesus e passe a invocar o poder do sangue de Jesus contra perigos e hostes malignas? Ora, na medida em que o sangue de Jesus é meio de purificação e comunhão do homem e não de invocação de poder para reprimir as obras das trevas, ao fazermos essa confusão, corremos o risco de sermos envergonhados diante das obras malignas do Diabo. Afinal, invocar o “sangue de Jesus” não adianta quando se está diante de um endemoninhado.

 

Não sei se você notou, querido, mas afirmei expressamente que o sangue de Jesus é meio de purificação e comunhão do homem”. Parece que você não leu atentamente o texto ou não conseguiu compreender o que escrevi.

 

No mesmo estudo, no tópico, “O sangue de Jesus”, procurei fazer distinção entre atos formais, litúrgicos, sem vida, e o verdadeiro sentido, aplicação e utilidade do “sangue de Jesus”. Em nenhum momento houve qualquer afirmação, ou sugestão, de que o “sangue de Jesus” não tenha poder ou que não seja purificador ou remidor. Vou transcrever apenas alguns trechos para sua releitura:

 

A partir do momento em que o véu se rasgou, podemos ter a intrepidez de entrar no santíssimo lugar, pois o acesso nos foi franqueado pelo sacrifício de Jesus, representado por seu sangue:

(...)

Até aqui, já podemos perceber que o sacrifício realizado por Jesus nos garante perdão, salvação e comunhão com Deus, independentemente de pronunciarmos a expressão “clamamos pelo sangue de Jesus”, pois isso nunca foi exigido por Jesus, nem por Paulo e nem pelo escritor da carta aos Hebreus.

É bom que se observe que o texto acima nos diz que temos intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (entre vírgulas), ou seja, porque Jesus já morreu, derramou seu sangue e o véu já se rasgou. O texto não diz que temos intrepidez para entrar no Santo dos Santos “clamando pelo sangue de Jesus” em nossas orações. Até porque já vimos que o termo “clamor” na bíblia é utilizada em sentido diferente. Não há necessidade de desespero ou aflição todas as vezes que pretendemos alcançar perdão: basta arrepender, confessar e pedir.

(...)

Esta é, portanto, a condição para que o homem permaneça na presença de um Deus santo: um viver santo. E isso não está relacionado a uma prática de se invocar o sangue de Jesus, mas de se andar na luz. O que o homem tem que fazer não é clamar pelo sangue de Jesus, mas reconhecer seus pecados com arrependimento e clamar por perdão. Nesses casos, independentemente do formal “clamamos pelo sangue de Jesus”, o “sangue de Jesus” (sacrifício) atua automaticamente, pois Deus é fiel para perdoar os pecados e purificar o homem de toda injustiça, levando em conta o sacrifício de seu filho e não o ato litúrgico do clamor.

 

Ora, a eficácia do sangue de Jesus (do sacrifício realizado), só opera na vida de quem vive na luz, pois na claridade nenhum pecado fica escondido. Os que realmente vivem na luz são aqueles que reconhecem seus pecados e se arrependem de tê-los cometido, desejando nunca mais repeti-los. Uma vez que os pecados de quem vive na luz são expostos por meio da confissão e do arrependimento, o sangue de Jesus (sacrifício) é eficaz para produzir o perdão e a purificação.

 

Amado, vou tentar ser mais claro desta vez: o sangue de Jesus tem efeitos reais de purificação e é poderoso para separar trevas de luz, mas o ritual criado pela Igreja Cristã Maranata envolvendo o “CLAMOR pelo sangue de Jesus” não é bíblico. Mais uma vez, sugiro uma cuidadosa e sincera releitura do texto que escrevi. Se o seu coração não se abrir para a verdade, você permanecerá na mentira e lutará pela causa errada. Quando homens bons lutam pela causa errada correm o risco de serem considerados como maus. No meu caso, apesar de não compreender suas intenções, não penso mal a seu respeito, penso apenas que você está equivocado.

 

Vou deixar uma frase para sua reflexão: a diferença entre um presidiário e o membro de uma seita é que o primeiro consegue enxergar as grades.

 

Assim, querido, para que possamos manter um canal de discussão aberto, sugiro que você se identifique (nome completo), pois esse é o requisito do site celeiros para o “fale conosco”.

 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

NOVO CONTATO:

 

Em 8 de agosto de 2013 11:12, Gustavo Boerer <gustbmats@hotmail.com>escreveu:

 

Meu nome é gustavo mats. Como podes ver, esse email meu é: gustbmats@hotmail.com e é o meu email principal.

Mats é meu nome por parte de pai. b uma abreviação do meu segundo nome dado pela minha mãe e gust que abrevia Gustavo.

Me sinto mal por saber da sua indignação quanto a ICM. Sou um servo do senhor Jesus Cristo, Homem Falho como todos inclusive o senhor.

Porém, resido minha fé em Deus e indo à Igreja Cristã Maranata. Que é apenas uma denominação, mas é lá onde Deus fala e opera em minha vida!

Me sinto mal também em saber da sua duvida quanto a minha intenção nesse comentário e minha identidade. Pois o senhor sendo intitulado Pastor, Deveria no mínimo possuir mais amor ao próximo, pois, independentemente do meu nome, saber que sou uma alma que precisa da salvação do Senhor todos os dias.

(...)

 

RESPOSTA:

Date: Thu, 8 Aug 2013 11:34:59 -0300

Subject: Re: Clamor pelo sangue de Jesus

From: celeiros.df@gmail.com

To: gustbmats@hotmail.com

Querido, nem vou ler sua mensagem enquanto você não me disser seu nome completo, afinal Matias não é Mats.

(...)

 

NOVO CONTATO

Em 8 de agosto de 2013, às 15:51, Gustavo Boerer gustbmats@hotmail.com escreveu:

 

Ok. não leia. não fará diferença mesmo.

Não adianta discutir coisas vãs de religião.

 att,

Gustavo Boerer Matias

(31) (...)

 

RESPOSTA, em 8 de agosto de 2013 17:40

Prezado Gustavo Boerer Matias, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Seja como você preferir. Não li seu texto, porque você perdeu o crédito. Entretanto, vou publicar este desenrolar dos fatos para que tenhamos testemunhas sobre a verdade.

Minha sugestão é que você se arrependa da mentira e do modo como tentou me enganar com sutilezas. Sério! Não posso me omitir em lhe aconselhar que ande nos caminhos da verdade, até porque nós bem sabemos que qualquer mentira, por mais bobinha que pareça, denuncia a fonte da nossa espiritualidade e abre uma brecha para a operação do Diabo, como você mesmo deve ter notado pela sua indisposição em compreender coisas absolutamente cristalinas.

Só estou lhe dizendo isso porque você me abordou. Eu não o procurei para aconselhá-lo, mas você veio a mim. Acho que Deus queria que eu lhe dissesse isso.

Quando você estiver disposto a ser verdadeiro, sincero, honesto, estou à sua disposição, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.