Carta 280

24/05/2013 13:18

Pastor Sólon

Não sei se o senhor vai ler o meu desabafo, devido a tantas correspondências recebidas, porém quem estiver lendo por favor, me ajudem.

Acho que já li e ouvi quase todos os assuntos que foram postados no site.

Como não vi nada parecido com minha vontade, gostaria de compartilhar e pedir um auxílio, porque parece que falo e ninguém me ouve até mesmo os que estão na mesma situação que eu.

Graças a Deus já participo de uma igreja evangélica, tenho comunhão estou estudando a Palavra, conhecendo a Supremacia da Palavra de Deus.

Dos 12 anos que frequentei a Igreja Cristã Maranata, 11 foram dando aula para crianças e entregando mensagem para senhoras. (O que muito me admirava o Senhor ter me levantado em tão pouco tempo de participação, via que naquele meio isso era muito difícil).

Quando percebi que estava num grupo sectarista etc... Não preciso falar mais nada sobre sofrimento, inclusive logo que foi postado, a dor emocional de abandonar uma seita, e outros tantos estudos que fiz sobre o assunto, aos poucos fui entendendo.

Já tem 9 meses que me desliguei, fiquei só, sem família sem amigos, pois todos lá continuam, e sabemos que podem continuar lá para sempre.

Só tenho um desejo, poder denunciar publicamente, o que é feito nas mentes das pessoas ali dentro. Falar sobre o que acontece com esses grupos, especialmente com este que é novo (... anos), e aqui onde ,moro foi onde o grupo começou, é mais forte e muitos conhecessem e o admira. Como as seitas religiosas são difíceis de ser identificadas, alguém que saiu precisa mostrar para quem quiser saber.

Vi que nos Estados Unidos muitos estão empenhados em explicar porque o homem domina a mente do outro homem, que coisa horrível dominar a mente do outro em nome de Jesus. Nunca imaginávamos que poderia haver esse tipo de força.

Creio que muitos não conhecem nem imaginam que podem entrar numa dessa, sendo que para nós seita é coisa que nunca vamos participar, isso é só para o outro, até que percebemos que ninguém entra sabendo e conhecendo o que é um sectarismo religioso.

Sabemos que Deus está acima de tudo, e só acontece o que Ele quer pois é soberano. Mas este sentimento não sai da minha mente, são 9 meses com ideia fixa, dia e noite, inclusive faço tratamento psicológico, minha saúde está sendo prejudicada, meu serviço, etc... sei que só o tempo que é um remédio natural (criado por Deus) que vai me curar completamente.

Bem verdade que temos um pouco de receio de mexer com esse tipo de grupo, mas tenho muita vontade de juntar um grupo e fortalecer a vontade de fazer alguma coisa, e não sei como, gostaria de saber se existe alguma instituição, ou grupo que já faz este trabalho.

Já procurei curso sobre psicologia das seitas religiosas, mas não consigo ter muita informação, e ainda mais que estou num momento de dificuldade de tomar atitudes, devido ao prejuízo pós seita religiosa.

Um abraço, e que Deus nos abençoe.

 

RESPOSTA

 

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Fico feliz em saber que você já está engajada em um trabalho cristão evangélico, que está em comunhão com o corpo de Cristo e que continua interessada em crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus.

Amada, 9 meses é muito pouco tempo. Continue buscando a Deus e deixe o tempo passar. Daqui a alguns anos essas coisas não vão incomodá-la mais. Há muitas coisas que podem ser feitas para ajudá-la a lidar com as feridas do passado, mas isso exige aprendizado, prática e paciência.

A boa notícia é que o mal não resiste ao bem. Sim, você pode superar o mal com o bem, basta querer. Digo isso por acompanhar inúmeras pessoas que estão hoje bem melhor do que estavam. Há sempre quem prefira o caminho do ódio e da vingança, mas a palavra de Jesus nos aponta outra direção. Se tivermos que sofrer, que seja por motivos nobres e não por nos igualarmos aos maus e passarmos a ser merecedores de reprimenda. Lembre-se das bem-aventuranças.

Sobre denunciar, há várias maneiras de fazer isso. Espero que você entenda que um erro não justifica o outro. Todos encontram justificativas razoáveis para o que fazem ou querem fazer, mas nem todas as justificativas se encaixam nos padrões de Deus. Por exemplo: há quem queira divorciar-se e apresenta ao pastor uma lista de bons motivos para fazer isso, esperando sensibilizá-lo e obter o seu apoio. Neste caso, os motivos podem ser razoáveis e pastor pode até apoiar, mas isso não significa que Deus esteja aprovando tal atitude. Jesus disse: “não foi assim desde o princípio” (Mt 19:8). Então, querida, eu não vou tentar convencê-la de não fazer o que você tem bons motivos para fazer, mas espero que você coloque-se no lugar de Jesus e depois decida o que deve fazer.

Não estou dizendo que concordo com qualquer tipo de manipulação de pessoas, como sabemos que é feito em muitos lugares, mas sei que é possível ajudar as pessoas com métodos legítimos, responsáveis e consentâneos com a palavra de Deus.

Querida, tome cuidado, pois um dos métodos para fazermos uma ideia crescer, ganharmos força e termos muitos seguidores em favor de uma causa, aparentemente justa, é criar um inimigo comum. Você já percebeu que tem muitas pessoas gostando e tirando proveito da inimizade que se formou entre cristãos e homossexuais? Coisas parecidas acontecem quando há divisões dentro da própria igreja. Cria-se vítimas e vilões. Daí surgem inimizades onde elas não deveriam existir. E há sempre quem ache que sai ganhando com isso.

Amada, por mais que eu divirja das doutrinas da ICM e que reprove absolutamente a desonestidade e a corrupção, eu não tenho a Maranata como uma inimiga, até porque a igreja é constituída de pessoas que, na maioria, são sinceras, inocentes e sentem-se ofendidas com nossas atitudes contra o que elas acreditam.

Mesmo assim, caso você queira entrar em contato com pessoas que pensam diferente de mim (e eu respeito isso), há vários grupos que entendem que as nossas atitudes devem ser mais positivas, a exemplo do Cavaleiro Veloz (https://cavaleiroveloz.com.br/), Ana Clara Gueiros (facebook), “Obra Maranata – Seitas e Heresias (https://obramaranata.wordpress.com/) etc.

Mas, se você quer experimentar algo diferente, convido-a a participar da reunião de libertação que farei aí no Espírito Santo no próximo dia 9 de junho às 17h no nosso local de reuniões em Vila Velha-ES (Rua Mestre Gomes, nº 602, Bairro Glória, Vila Velha – ES. Referências: Rua da Pastoral da Saúde, próximo à pracinha da Glória e à fábrica de chocolates Garoto).

Esclareço que você pode participar sem nenhum compromisso, pois eu não ando à busca de seguidores, mas apenas me ofereço para compartilhar um pouco do que tenho vivido ao longo dos meus quase 10 anos fora da ICM. Repito: eu não preciso de seguidores, pois já tenho seguidores fiéis que eu conduzo apenas pelo amor: minha família. Esse pequeno grupo confia em mim e sabe que eu jamais faria algo contra eles e em meu próprio favor. A propósito, considero-me um vitorioso, pois, se mesmo tentando eu não ganhar muitas almas para Jesus, pelo menos consegui cuidar daqueles que o próprio Deus me confiou. Desejo o mesmo para você.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.