Carta 274

02/07/2013 19:02

DATA DA PUBLICAÇÃO: 15/4/2013

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 8 de abril de 2013 01:12

 

Bom dia! Minha pergunta é a respeito dos Dons Espirituais, que está em I Corintios 12:1 a 11, na parte em que o apostolo menciona Dom de Ciência. Aprendi que ciência se divide em três sub-grupos que são Sonhos, revelação e visão. Todos sabemos o que é um sonho, e uma revelação na prática, é um sentimento ou pensamento que vem de Deus, nos informando, ou nos dando ciência de algo.

A dúvida é: Visão, a pessoa vê , literalmente ou é apenas um pensamento? O que é visão aberta (aquilo que a pessoal realmente vê) e visão do coração (aquilo que é imaginação, porém de Deus)? As Pessoas não sabem explicar literalmente o que é uma visão.

Na prática, o que é ter uma visão?

          

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 15 de abril de 2013 00:03

Assunto: Visão

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Procurarei ser bastante objetivo, até porque o assunto que você abordou merece um estudo mais acurado, para ser melhor fundamentado.

Para não ir além do que está na minha mente e memória neste momento, quero apenas lhe dizer que eu entendo que visão não é imaginação. Para mim, uma visão tem um contorno muito mais nítido do que um pensamento oriundo das viagens da nossa mente nos momentos de oração. Perdoe-me a sinceridade, mas sei que muita gente sincera afirma ser visão o que não passa de uma produção de sua mente, muitas vezes após um sugestionamento. Se o membro é sugestionado a declarar que teve uma visão que não passa de uma imaginação, provavelmente a sua culpa será compartilhada com o líder que incentiva tais comportamentos. Devemos ter mais temor a Deus, para não sermos contados com os mentirosos:

"7 Não tivestes visões falsas e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei? " (Ezequiel 13:7)

Eu entendo que uma visão tem que ser nítida a tal ponto de poder ser observada de olhos abertos. Algo real, senão vejamos:

"4 palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos:" (Números 24:4)

"11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.(...) 22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo." (Lucas 1:11 e 22)

Tive poucas experiências com esse tipo de visão, mas minha experiência não deve ser o referencial para ninguém. O nosso parâmetro tem que ser somente a palavra de Deus. Se alguma experiência pessoal não suporta um confronto com os registros bíblicos, deve ser afastada. Faça uma reflexão sobre suas próprias experiências e fuja de confusões.

Outro modo como as “visões” são apresentadas na bíblia são por meio de sonhos. Veja o exemplo a seguir e perceba como a palavra de Deus a Natã lhe veio em visão durante a noite, ao que nos parece, como um sonho:

"4 Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do Senhor a Natã, dizendo: (...) 17 Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi. " (2 Samuel 7:4 e 17)

Veja mais alguns indicativos de que o termo “visão” é utilizado para descrever sonhos:

"8 Voará como um sonho e não será achado, será afugentado como uma visão da noite." (Jó 20:8)

"7 Como sonho e visão noturna será a multidão de todas as nações que hão de pelejar contra a Lareira de Deus, como também todos os que pelejarem contra ela e contra os seus baluartes e a puserem em aperto." (Isaías 29:7)

"19 Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu." (Daniel 2:19)

"2 Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, durante a minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar Grande." (Daniel 7:2)

"9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos." (Atos 16:9)

"9 Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;" (Atos 18:9)

Com base nesses textos, sou inclinado a acreditar que, em sua grande maioria, as visões dadas por Deus referem-se a sonhos dados enquanto dormimos a noite. Embora Daniel não tenha dito isso todas as vezes que se referiu às suas visões, Deus deixou um indicativo de que essas visões lhe vinham por sonhos. Evidentemente, isso não anula os demais textos onde não sabemos exatamente se o termo visão se refere a uma apresentação real (um anjo) ou um sonho acordado.

Por isso, ao que me parece, mesmo em se tratando de visões que não sejam sonhos ou apresentações reais (físicas), se há algum outro tipo de visão, esta deve ser, no mínimo, nítida como um sonho e jamais um pensamento ou imaginação. A bíblia nos dá algumas indicações a esse respeito:

"3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:" (Atos 10:3)

"5 Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim." (Atos 11:5)

"9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão." (Atos 12:9)

Por fim, querido, por não ter feito um estudo a esse respeito, estou apenas relatando minhas impressões superficiais, mas que me levam a crer que uma visão tem que ser real (física) ou nítida como um sonho. Se você já teve um sonho, sabe que chegamos a pensar que é a própria realidade que estamos vivendo. Se alguma visão não tem esses contornos, prefiro descartá-la, pois aprendi a temer a Deus e a assumir a bíblia como o fundamento para toda a minha prática de fé.

A propósito, estou pensando em desfazer algumas confusões sobre o dom de línguas, mas preciso de um pouco de tempo para não ser precipitado em minhas considerações.

Espero ter atendido, ainda que minimamente, sua expectativa.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 
 

 

 

 

celeiros.df@gmail.com