Carta 257

02/07/2013 17:31

DATA DA PUBLICAÇÃO: 18/11/2012

 

De: Ademir Soares Lima prademirlima@gmail.com

Para: "Pr. Sólon"

Data: 13 de novembro de 2012 13:22

Assunto: PEDIDO DE DESCULPAS A IGREJA - ACUSAÇÕES INFUNDADAS (Repassando)

 

Meu querido pastor, o povo chamado cristão precisa discernir quem é nosso verdadeiro inimigo, contra quem devemos lutar. Deus, durante toda história bíblica, condenou e chamou a atenção de seu povo quando estes agiam de modo contrário aos seus ensinos.

Veja o que disse o Profeta Abadias:

“10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre. 11 No dia em que, estando tu presente, estranhos lhe levaram os bens, e estrangeiros lhe entraram pelas portas e deitaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles. 12  Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia; 13  não devias ter entrado pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; tu não devias ter olhado com prazer para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem ter lançado mão nos seus bens, no dia da sua calamidade; 14  não devias ter parado nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem ter entregado os que lhe restassem, no dia da angústia.” (Obadias 1:10-14 RA)

O Profeta está mostrando qual deve ser nossa reação quando vemos um inimigo humano enfrentando um infortúnio - INIMIGO!!!

Mas, a palavra de Deus, também, nos ensina que nossos reais inimigos não são os homens. São os principados, as potestades, as hostes espirituais da maldade, os príncipes das trevas deste século.

"10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efésios 6:10-12)

Infelizmente, há cristãos que elegem até irmãos como inimigos, pessoas que conviveram anos juntos, trabalhando incansavelmente pela causa do evangelho. Viveram experiências maravilhosas na presença do Senhor e, sem causa real, são classificados como inimigos - personae non gratae.

Os que assim fazem, curiosamente, alegam ter motivos “nobres” para se comportarem desta forma. Sim, os motivos podem ser nobres, mas não são bíblicos, pois a palavra de Deus e, em especial, os ensinamentos de Jesus não nos incitam a nos regozijarmos com o aparente fracasso de outras pessoas.

Devemos refletir sobre o cristianismo que temos vivido.

O que Jesus nos ensinou é que, até mesmo as pessoas que, porventura, tenha nos prejudicado, se estiver sofrendo algum infortúnio, não devemos, como servos do Senhor, sentir prazer nisso, como se estivéssemos sendo vingados.

Em vez de zombarmos do suposto fracasso de alguém, devemos manter uma atitude de compaixão, misericórdia e perdão; pois “Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo” (Hb: 10: v, 31).

Veja o que disse o próprio Deus:

"16 Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

Quando perdemos a direção, tiramos os olhos do Senhor e fixamos em nós mesmos, entramos por uma rota de ruína. Ter olhos altivos significa achar que podemos fazer tudo, que somos autossuficientes e que não precisamos de ninguém. Esquecemos que existe um Deus soberano sobre tudo e sobre todos. Isso é perigoso e pode nos levar a caminhar na força do nosso próprio braço, envolvidos por nossos próprios pensamentos e, assim, deixando de ouvir a voz de Deus.

Quando esquecemos os ensinos de Jesus, assumimos que não queremos fazer o que Ele manda, mas o que os nossos impulsos exigem de nós. Revelamos, então, que não somos dependentes de Deus, mas autossuficientes, cuidando de satisfazer nossos egos e vaidades.

"18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." (Provérbios 16:18)

Como cristãos, não podemos derramar sangue inocente. Um exemplo bíblico claro deste tipo de comportamento, e claramente condenado por Deus, é o de Caim com relação a seu irmão Abel. Quando sentimentos maus tomaram conta do coração de Caim, ele ficou tão cego que assassinou o seu irmão e nem se arrependeu do que fez. Caim, sentindo inveja de seu irmão saiu do centro da vontade de Deus e, com um coração endurecido, pratica o mau sem qualquer problema de consciência.

"9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim." (Gênesis 4:9-10)

Como é triste ver que há, em nossos dias, cristãos rangendo dentes contra seus irmãos, buscando o mal uns dos outros, prejudicando, perseguindo e até ceifando vidas em defesa de seus interesses religiosos. Sim, quem odeia seu irmão é um assassino!

"15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si." (1 João 3:15)

Quanta inveja! Quanta intriga! Quanta vaidade! Quanta futilidade! Quanta fofoca! Quanto desprezo! Quanta arrogância! Quanta falsidade! Quanta hipocrisia! Quantos homicídios!

Caim matou Abel e perdeu-se, porque não se achou em seu coração lugar para arrependimento. Tudo começou com uma disputa e depois o coração estava repleto de ódio, ira, pensamentos maus e ressentimentos. Como não houve cura, esses sentimentos o levaram à desgraça.

Quantos “cristãos Cains” existem hoje?

Se olharmos ao nosso redor, veremos cristãos disputando a atenção de Deus e dos homens: “Somos mais santos!” “Só nós sabemos agradar a Deus verdadeiramente!”, “Temos mais de Deus!” “Nossa igreja é a melhor!”

Assim, dessas disputas têm brotado muitos sentimentos maus. No começo, há um desejo sincero de apresentar a Deus uma oferta agradável, mas, no fim, tem-se vaidade, soberba, inveja, rancor, mágoas, divisões etc. Tais sentimentos só fazem mal. Sem que se perceba, tomam espaço nos corações, que ficam endurecidos e impedem a cura e o arrependimento.

Sim, no fim, tem-se morte! Caim, com um coração tomado por sentimentos maus, lutou contra o inimigo errado e arruinou-se.

É preciso acordar! Os cristãos precisam examinar seus corações e ver se lá não se alojou sentimentos que o levarão à ruína espiritual.

Não é difícil perceber esses sentimentos. Se eu tenho prazer no desconforto do meu irmão, estou precisando de cura. O desejo de vingança e a satisfação na desgraça alheia revelam que o ódio, a mágoa e o ressentimento estão por trás disso.

Sim, precisamos sondar os nossos corações. Se percebermos que o ódio está lá, só o arrependimento, a confissão e o perdão podem restaurá-lo.

"4 Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai." (Salmos 4:4)

Logo, para que sejamos libertos de coração, precisamos meditar mais na palavra de Deus e nos moldarmos a ela, começando pela mudança de nossa consciência cristã.

"1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. " (Romanos 12:1-2)

Um bom começo é o exercício da humildade, pois ela afasta a soberba com a luz dissipa as trevas.

"3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2:3)

Com humildade, devemos estar sempre prontos a aprender, sempre prontos a nos submeter e sempre prontos a receber o que Deus tem para nós, tanto o bem como o mal, pois, se somos filhos, devemos aceitar a correção quando falhamos:

"12 Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:12)

O Senhor deseja ver em nós algo diferente, atitudes diferentes. Nossas atitudes não podem ser semelhantes às do ímpio.

Sejamos prudentes, fujamos de todo mal, tenhamos um coração bondoso e busquemos sempre o bem.

Não podemos nos esquecer que o reino de Deus é movido por princípios e que eles são eternos. Quando desviamos os nossos corações da verdade e do amor de Deus, cometemos perversidade e o nosso testemunho pode induzir um inocente ao erro.

Apeguemo-nos à palavra de Deus, não como admiradores de sua sabedoria, mas como praticantes de suas verdades.

"1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (Salmos 133:1)

Como servos do Senhor precisamos andar íntegros perante Deus.  A humildade, a bondade, o amor e a verdade devem estar sempre em nós. Quando fazemos o caminho contrário, desagradamos a Deus, fonte última da nossa vida religiosa.

"20 Abomináveis para o Senhor são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer." (Provérbios 11:20)

Sabendo disso, nossos caminhos devem ser guiados à luz da palavra e nossos pensamentos renovados e guiados pelo Espírito (Rm. 12:1-2). Nossa vida com Deus é um reflexo da nossa vida diária. Nossas atitudes demonstram como vão os nossos pensamentos. O nosso exterior reflete o nosso interior e a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração.

Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos ajude a discernir quem é verdadeiramente nosso inimigo.

Meu querido Pastor Sólon, finalizo dizendo que fico triste em saber que um cristão possa se alegrar com todos os desdobramentos que advieram das denúncias de desvio de dinheiro na Igreja Maranata. Coisas assim só envergonham o evangelho de Cristo e afastam os homens da vontade de Deus.

E quando nos afastamos da vontade do Senhor, nos tornamos alvos de contra-ataques infernais. Nessas brechas, Satanás acha lugar em nós para nos destruir. Infelizmente, muitos cristãos não têm percebido isso.

 “...que o Senhor nos abençoe e nos guarde, faça resplandecer seu rosto sobre nós, tenha misericórdia de nós e nos dê a paz!!....”

Pr. Ademir Lima (061) 9966-4774 – prademirlima@gmail.com

 


 

De: Pr. Sólon

Para: Ademir Soares Lima <prademirlima@gmail.com>

Data: 18 de novembro de 2012 21:23

Assunto: Re: PEDIDO DE DESCULPAS A IGREJA - ACUSAÇÕES INFUNDADAS ( Repassando)

Prezado Pastor Ademir, paz!

Pelo visto, temos o mesmo sentimento em relação ao comentário que postei na carta 254.

Como pretendo publicar seu e-mail, fiz algumas alterações em seu texto para adequar a linguagem, deixando-a menos coloquial, ok? Também, suprimi algumas partes que poderiam ser mal interpretadas por quem não nos conhece, mas não alterei a essência de suas observações.

Sobre a questão da inimizade, concordo com você: é inútil lutar contra homens. Enquanto gastamos nossas energias enfrentando o inimigo errado, o Diabo, por trás de todas essas intrigas, é o único vencedor.

É verdade, não podemos nos esquecer disso. Mas, e quanto às pessoas que se fazem nossos inimigos? Sabemos que, mesmo sem agredirmos ninguém, muitos se voltam contra nós, desejando o nosso mal. Por exemplo, há aqueles que podem não gostar de nós simplesmente pelo fato de sermos crentes, discípulos de Jesus. Essas pessoas podem nos desprezar e até nos perseguir, falando mal a nosso respeito ou colocando pedras de tropeço no nosso caminho, pois os amigos do mundo fazem inimizade contra Deus.

"4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)

 É sobre essa questão que eu quero fazer alguns comentários.

No meu modo de compreender as escrituras sagradas, quando somos feridos por quem nos quer mal, devemos conter o nosso ímpeto de “pagar o mal com o mal”. Devemos agir como Jesus nos ensinou: “dar a outra face”.

"39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;" (Mateus 5:39)

Isso parece loucura, não é mesmo?

Mas, a sabedoria de Deus inverte muitos de nossos conceitos naturais, senão vejamos:

"43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mateus 5:42-44)

"26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve." (Lucas 22:26)

"35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á." (Marcos 8:35)

"35 E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos." (Marcos 9:35)

Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar;” (Provérbios 24:17 RA)

Todas essas coisas que nos parecem naturalmente invertidas têm um sentido prático: visam ao nosso bem e nos preservam da destruição.

Sim, a sabedoria de Deus é loucura para os que se perdem! Aqueles que não possuem o Espírito Santo de Deus, os homens naturais, não conseguem compreender essas coisas, muito menos praticá-las.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14 RA)

Isso é verdade! Mas, parece que até os cristãos têm dificuldade para entender as coisas “loucas” que Jesus nos ordenou. Certa vez, Jesus disse que a lei proibia o homicídio, mas que a nossa compreensão a respeito de homicídio devia ser muito mais ampla.

Segundo Jesus, não há diferença entre o que mata o corpo e o que ofende um irmão. Ambos estão sujeitos à mesma condenação: inferno de fogo. Por isso, em seguida, disse que tudo aquilo que podemos ofertar a Deus (cultos, ações de graças, adorações, tempo, sacrifícios etc.) não seria recebido pelo Senhor antes que ajustássemos nossas dívidas com nossos irmãos.

"21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta." (Mateus 5:21-24)

O apóstolo João entendeu bem a mensagem de Jesus e a retransmitiu à igreja:

"15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si." (1 João 3:15)

Entretanto, é comum vermos cristãos que não se arrependem do modo como tratam seus irmãos. Alguns escarnecem, falam mal pelas costas, ridicularizam e disseminam inimizades, mas não se arrependem. Não há quem os convença de que isso desagrada a Deus. O único que poderia fazer isso, o Espírito Santo, parece não encontrar lugar nesses corações. Parece que ele ainda não veio para alguns cristãos.

"8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:" (João 16:8)

Não consigo imaginar um homem cheio do Espírito Santo e soberbo. Para mim, essas são coisas incompatíveis.

De outro modo, vejo que o Espírito Santo está agindo na vida daqueles que se arrependem e, humildemente, pedem perdão às pessoas que ofenderam ou que prejudicaram. Afinal, somente pelo Espírito Santo somos constrangidos a reconhecer que temos errado ao desejar o mal, ao julgar pessoas inocentes e ao agir para desmerecer ou humilhar outras pessoas. 

 

Se queremos, pois, saber onde o Espírito de Deus está operando, basta observarmos o comportamento dos homens, não é mesmo?

"15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;" (Mateus 7:15-26)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Sólon.

 

 
 

 

 

 

celeiros.df@gmail.com