Carta 237

02/07/2013 17:12

DATA DA PUBLICAÇÃO: 21/5/2012

 

De: MARIA

Para: Solon Lopes Pereira

Data: quinta-feira, 17 de maio de 2012 18:30

Assunto: celeiros

Olá, Sólon,

(...)

Passei a freqüentar a igreja (...). No começo, estava uma bênção, sentia a presença de Deus como nunca.

(...) algumas prática no louvor, a exemplo de levantar as mãos durante o culto, glorificar a Deus com muitos gritos e introduzindo louvores com letras que muitas vezes não estão em consonância com a doutrina bíblica.

Particularmente, tenho uma experiência muito ruim com o levantar das mãos, não o faço.

(...)

Passei a pesquisar a respeito do assunto (levantar as mãos) no Novo Testamento, e só encontrei um texto, onde, pelo que entendi, se faz referência somente aos homens, o que me leva a crer que o comando seria algo ligado à parte ministerial, exercida tão somente pelos homens. Isso porque, em sequência, é dada uma outra orientação para as mulheres.

Em contrário, encontrei muitas advertências de Paulo quanto à ordem no culto, inclusive sobre barulho. Porque não se fala nada quanto a levantar as mãos? Essa prática, como forma de louvor NO CULTO encontra fundamento no NT?

E se tal prática adotada no culto escandalizar o irmão, não deveríamos evitá-la, de modo a preservá-lo, conforme Paulo nos ensina?

Para você ter uma idéia, tenho vontade de sair correndo quando isso acontece no culto, e meu filho, instrumentista (...) não quer mais ir à igreja, especialmente por causa disso.

Gostaria muito de sua ajuda, pois não estou encontrando suporte na minha igreja, apenas estou sendo vista, na linguagem maranatês, “mais um questionador problemático”.

Desculpe fazer uso de nosso e-mail para tais questões. Se preferir, quando responder use meu endereço pessoal: maria@gmail.com.

Um grande abraço,

A paz do Senhor Jesus!

 

 

De: Sólon

Para: MARIA

Data: sexta-feira, 18 de maio de 2012 10:59

Assunto: celeiros

Prezada MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

(...)

Sobre a questão cultual que você colocou, não sei se você já leu o material que eu tenho publicado no site celeiros, mas eu penso que as igrejas (denominações), em geral, mantêm o homem altamente preso a uma noção de culto, como se toda a nossa vida cristão dependesse do culto formal que fazemos na igreja.

Sugiro a leitura de dois artigos que publiquei recentemente, falando sobre o culto formal, as denominações e a adoração. Os endereços são: https://migre.me/94wxx (Adoração e adoradores) e https://migre.me/94woR (Remando contra a maré).

Há ainda outro artigo que ainda não publiquei, mas que vai um pouco além desses dois citados, cujo nome é “A escravidão do culto”. Pretendo publicá-lo em breve, para compartilhar minha reflexão sobre o modo como a tradição religiosa tem forjado as mentes dos seus adeptos de modo que passam a interpretar a bíblia segundo as suas práticas cultuais e não segundo os propósitos de Deus, onde Jesus é o centro, embora esse processo seja inconsciente na maioria das vezes.

Eu sei que minha visão não é muito convencional, mas creio que os cultos têm escravizado as pessoas que pensam que são livres. A meu ver não são, pois não consegue pensar e nem aceitar nada que não seja conforme o padrão que sempre foi construído em suas mentes, lenta e gradativamente.

No que diz respeito ao “levantar as mãos” durante um culto, pessoalmente, não vejo mal nenhum nisso. Antes, vejo mal na hipocrisia, na desonestidade, na conivência com o pecado, nas “panelinhas” que encobrem ódio, discriminação, invejas, egoísmo, lutas pelo poder eclesiástico etc. Creio que um culto formalmente perfeito desacompanhado de santificação é expressamente repudiado por Deus, ao contrário do levantar das mãos. Na bíblia, não vi Deus se queixar de mãos levantadas, mas o vi se queixar de ajuntamentos solenes associados ao pecado e à falta de sinceridade, senão vejamos:

“14  As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15  Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17  Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.” (Isaías 1:14-17 RA)

“3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” (Salmos 24:3-4 RA)

“13 Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; 14  se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, 15  então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás.” (Jó 11:13-15 RA)

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tiago 4:8 RA)

Na minha visão, Deus não rejeita um coração contrito e sincero, mesmo com toda a nossa imperfeição.

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17 RA)

“5 Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus, 6  e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus. 7  Desde os dias de nossos pais até hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniqüidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis de outras terras e sujeitos à espada, ao cativeiro, ao roubo e à ignomínia, como hoje se vê. 8  Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão;” (Esdras 9:5-8 RA)

No Velho Testamento, diversas passagens bíblicas nos dão conta de que o levantar das mãos era uma expressão comum nas atitudes de adoração, oração e súplicas a Deus. Veja, as seguir, alguns exemplos:

A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.” (Salmos 143:6 RA) – BUSCA INTENSA

“Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” (Salmos 141:2 RA) – OFERTA DA VIDA

erguei as mãos para o santuário e bendizei ao SENHOR.” (Salmos 134:2 RA) - ADORAÇÃO

“Os meus olhos desfalecem de aflição; dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR, e te levanto as minhas mãos.” (Salmos 88:9 RA) – ORAÇÃO E SÚPLICA

No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se.” (Salmos 77:2 RA) – ORAÇÃO E SÚPLICA

“Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.” (Salmos 63:4 RA) - ADORAÇÃO

“Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.” (Salmos 28:2 RA) - SÚPLICA

No novo testamento também não encontrei impedimento para que uma atitude de adoração, oração ou súplica esteja associada às mãos levantadas. Mas, do mesmo modo que no Velho Testamento, vejo Deus rejeitando a mistura de oração com impureza.

“Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.” (1 Timóteo 2:8 RA)

Aqui vale uma observação. Segundo você entendeu, a orientação de Paulo quanto ao levantar das mãos era apenas dirigida aos homens, como uma recomendação ministerial. De fato, Paulo estava escrevendo a um pastor, Timóteo, recomendando que os varões (todos) levantassem suas mãos em suas orações. Embora Paulo tenha enviado a carta para instruir Timóteo, ele recomendou a prática de levantar as mãos a todos os varões e não somente aos pastores.

Pois bem, lendo o texto, podemos entender que aos homens essa seria uma recomendação, mas não significa que as mulheres estariam proibidas. Para não sermos levados a interpretar a passagem do modo como estamos tradicionalmente condicionados, temos que continuar lendo os versículos seguintes, onde o mesmo Paulo, escrevendo ao mesmo Timóteo, no mesmo contexto, traz uma recomendação especificamente dirigida às mulheres, nas seguintes palavras:

“9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, 10  porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas). 11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. 12  E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.” (1 Timóteo 2:9-12 RA)

Bom, eu acho curioso o fato de você ficar incomodada com o levantar das mãos sendo que no mesmo livro, e no mesmo contexto, Paulo proíbe coisas que não são observadas em quase nenhuma igreja. Tome você mesma como exemplo: você já se levantou na igreja para orar? Você se incomodava ao ver a irmã Sara ensinando nos maanains, inclusive aos pastores, e exercendo autoridade? Você já viu na igreja mulheres participantes dos mais elevados cargos e usando joias, roupas caras e cabelos enfeitados? Então, por que você sente vontade de sair da igreja quando vê as pessoas levantando as mãos, adorando ao Senhor, e não sente vontade de sair correndo da igreja em uma solenidade de casamento, onde normalmente as mulheres estão vestidas de modo extravagante, com roupas e sapatos caros, maquiagens, joias e cabeleiras especiais?

Colega, não me leve a mal. Eu estou apenas trazendo à reflexão o quanto nós fomos condicionados e passamos a aceitar ou a rejeitar coisas de acordo com aquilo que nos foi ensinado, admitido por nossas lideranças ou praticado em nossa igreja de origem. Na verdade, você foi condicionada e por isso sente-se mal ao ver pessoas levantando suas mãos em um culto, mesmo que haja vários textos indicando que servos de Deus sempre fizeram isso; que Deus nunca repreendeu tal atitude; e que Deus não proibiu isso às mulheres.

Quanto à sua experiência passada, é importante lembrar que o fato do Diabo usar os mesmos recursos que nós em seus rituais, não nos será impedimento para fazer o que Deus nos permite fazer. Afinal, o Diabo também usa as notas musicais criadas por Deus para fazer suas músicas e nem por isso nós deixamos de cantar louvores ao criador.

Sobre o “escandalizar o irmão” a que você se referiu, é preciso estudar melhor o texto e colocá-lo em seu contexto e em harmonia com a centralidade do evangelho.

Veja bem, creio que a atitude de adoração praticada em uma denominação não deve ser alterada em função de um visitante de outra denominação. Acho que o texto de 1 Co 8:8-13 não diz respeito a essa situação. Você já viu o pastor da sua igreja pedir para os irmãos colocar um véu no rosto porque estariam recebendo a visita de uma irmã da Congregação Cristã? Você já foi orientada a pular durante o culto ao receber a visita de um crente neopentecostal? Ora, certamente, o membro da Congregação Cristã fica escandalizado ao ver que as mulheres não usam um véu durante um culto. De igual modo, um crente neopentecostal fica aterrorizado ao ver um culto onde todos ficam sentados mexendo apenas com a boca.

Enfim, colega, o que importa, a meu ver, é a situação que está o coração e a motivação que nos leva a atitudes de adoração, seja cantando ou orando. No mais, vivamos em santidade.

Sugiro, também, a leitura e a reflexão sobre o seguinte texto bíblico:

“2  Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. 3  Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? 4  Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. 5  Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; 6  esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição. 7  Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8  Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 10 E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: 11  não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” (Mateus 15:2-11 RA)

Grande abraço,

Sólon

 

celeiros.df@gmail.com