Carta 233

02/07/2013 17:10

DATA DA PUBLICAÇÃO: 19/3/2012

 

De: MARIA

Para: pastor-solon

Data: 8 de março de 2012 10:22

Assunto: A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS

Prezado Pr. Sólon Lopes, a Paz do Nosso Senhor Jesus.

Venho através desta carta, e por meio do seu blog, o qual eu li e gostei muito, pedir sua ajuda em relação a minha vida.

Não tenho vergonha de me omitir e nem de falar coisas que já estão fixadas no meu coração a anos, e  que infelizmente tem me trago grande tristeza e confusão nem decorrer dos meu anos de vida.

 Vou me apresentar e te contar um pouco de minha historia, tentando em poucas palavras minha trajetória de vida.

 Meu nome é Luciana, tenho (...) anos, membro da ICM desde que eu nasci, sou de família maranata, aqui no ES.

Casei na ICM e desse relacionamento tenho um filho de (...) anos, mas infelizmente meu casamento não deu certo, fui largada por 4 vezes, e a ultima ele (...).

 Em toda essa trajetória eu permaneci firme nos caminhos do Senhor, usada da ICM, como instrumentista e grupo de louvor, mas a partir que comecei a me relacionar com um homem também divorciado, mas de outra denominação, fui pro banco.

Hoje meu ex-marido morreu, (...), e a igreja nem se quer deu assistência pra mim e meu filho, mas agora eu estou prestes a me casar novamente com esse irmão divorciado.

 Ainda freqüento a ICM, mas com o coração fechado, e triste, pois não me dão oportunidade de eu ser usada na Obra em algo, fico no ultimo banco, eu entro de um jeito e saio do mesmo jeito, estou fraca espiritualmente e decepcionada com tudo, devido a discriminação.

 Ouço nos cultos a falar em assistência, amor entre os irmãos, mas isso na pratica não acontece, de vez em quando marcam uma visita na minha casa, pois moro com meus pais, mas depois disso dentro da igreja quando eu chego, muda tudo, alguns nem olham pra minha cara.

 Estou prestes a me casar com esse irmão divorciado, ele me ama e eu também o amo, e ele é de outra denominação, e ele por me ver nessa situação, não concorda com o que eu venho passando dentro da ICM.

 Já tentei visitar outras denominações, mas não me adaptei, então continuo indo na ICM, sem sentir Deus falar comigo, triste e desorientada, com o coração fechado.

 Pastor será que eu não mais sirvo para a Obra de Deus, apesar de eu está nessa condição, eu amo ao Senhor Deus, e sinto desejo de ser usada na Obra de Deus, será que Deus também me rejeita?

 Será que eu estou condenada a ir para o inferno, por casar com esse irmão divorciado, e agora tenho que só viver no ultimo banco da igreja, e assistir os outros e eu morrer assim?

 O que eu faço, estou sem rumo.

 Já conversei com alguns pastores, e só me dão cajadada, ou palavras que eu estou errada.

 Como é que eu vou viver sozinha se sou nova, e a pessoa que escolhi e amo está na situação de divorcio?

Desculpa o desabafo, é que tem coisas que eu não concordo.

Deus deixou um grande mandamento, amai uns aos outros.

Nem Jesus quando estava na terra, não fez discriminação de ninguem, andava, comia com os pecadores, amava e falava do amor de Deus pra todos.

Me ajude Pastor Sólon.

Aguardo ansiosa sua resposta e uma palavra de orientação.

Obrigada por tudo e a Paz do Nosso Senhor Jesus.

 

De: Pr. Sólon

Para: MARIA

Data: 19/3/2012

Assunto: A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Perdoe-me pela demora em lhe responder. Esta semana foi repleta de compromissos e tive que buscar forças em Deus para conseguir cumpri-los sem deixar de lado meus habituais cuidados com a família. Por isso, não tive tempo para atender as demandas do site.

Quanto à sua situação, sei que neste momento você espera palavras de ânimo e encorajamento, por isso vou procurar ser cuidadoso, mas sem faltar com meu dever de lhe dizer o que entendo ser mais ajustado à palavra de Deus.

Primeiramente, acho louvável a sua atitude de buscar ajuda e abrir seu coração. Somente assim conseguimos ser tratados. Quando nos fechamos ou ficamos com vergonha de expressar nossos sentimentos, ficamos numa prisão onde o carcereiro somos nós mesmos e nem Deus pode nos ajudar.

Ademais, você não precisa sentir vergonha dos fatos que sucederam em sua vida, pois não há neste mundo quem não tenha problemas e dificuldades para solvê-los. Eu desconfio das pessoas que apresentam uma aparência de sucesso sem dores. Tomo como exemplo minha própria vida: sou feliz com Deus e com minha família, mas já enfrentei problemas que não desejo para ninguém e não sou imune às intempéries da vida. Tudo o que posso afirmar é que se estamos bem com Deus, o resto nós superamos.

Amada, parece-me que você teve um casamento turbulento e eu não sei se você é uma vítima em tudo isso, pois só estou ouvindo o relato de uma das partes. Por isso, não posso prosseguir neste assunto sem, antes, convocá-la ao arrependimento. Digo isso para o seu bem e não tenho a intenção de constrangê-la, pois sei que não há neste mundo quem não peque.

“7  Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:7-9 RA)

Amada, eu sei de uma coisa: se você for bastante sincera com você mesma e com Deus, basta trazer aos pés da cruz tudo o que você fez de reprovável, com arrependimento no coração, e pedir a Deus que a perdoe, fazendo menção ao sacrifício expiatório de Jesus. Fazendo assim, você será completamente restaurada em sua comunhão com Deus. Daí em diante, nenhuma acusação poderá ser lançada contra você sem que o acusador esteja se levantando contra a obra da cruz.

“Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” (Isaías 44:22 RA)

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25 RA)

“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29 RA)

É isso mesmo! Se já nos arrependemos (mudamos de atitude) e fomos perdoados, ninguém mais pode intentar acusação contra nós. Desse modo, nem mesmo as forças malignas do inferno podem nos separar do amor de Deus. Como poderia, então, uma denominação evangélica pretender manter-nos com estigma de caídos, bastardos, desprezados, fracassados ou excluídos, se já fomos justificados?

“33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36  Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:33-39 RA)

Portanto, querida, deixe o passado ser apenas “passado” e não permita que ninguém fique trazendo à memória o que Deus já lançou no mar do esquecimento.

Isso é o que eu tinha a dizer sobre o seu passado.

Porém, quanto ao seu futuro, pouco posso dizer, pois não sei em que condições o homem com quem você está se relacionando pôs fim ao seu casamento.

 

Em princípio, não admiro quem não foi forte o suficiente para manter sua família unida, pois entendo que essa é uma responsabilidade da qual não podemos fugir. Normalmente, cada um dos cônjuges coloca a culpa sobre o outro, para sentir-se desobrigado no fracasso do casamento. Também, não posso louvar o homem que um dia deixou a mulher (com quem se fez uma só carne) sem ter lutado por ela até a morte, a exemplo do que Jesus fez por sua esposa.

“25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29  Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;” (Efésios 5:25-29 RA)

Amada, não conheço o homem com quem você pretende se casar, mas a razão pela qual o primeiro casamento dele se desfez é determinante para que você saiba se estará entrando em um relacionamento no modelo planejado por Deus ou se estará se casando com um homem de coração duro.

“3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? 4  Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher 5  e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7  Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? 8  Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9  Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.” (Mateus 19:3-9 RA)

Querida, não me queira mal. Eu não estou dizendo que o homem com o qual você se relaciona é inadequado para você, até porque não o conheço e nem mesmo sei porque o primeiro casamento dele se desfez. Tudo o que eu estou dizendo é: não se deixe levar por emoções e paixões. Preserve-se! Procure conhecer exatamente com quem você pretende se casar, pois há muitas pessoas que dizem que só passaram a conhecer o seu cônjuge depois do casamento, quando já era tarde demais para voltar atrás.

Quanto ao seu desejo de ser usada “na Obra”, há uma pergunta que você precisa responder: você quer ser usada por Deus ou quer tocar instrumento na igreja? Se você chegar à conclusão de que quer ser um instrumento nas mãos do criador, prepare-se para atender ao chamado de Deus.

No que diz respeito à sua insatisfação com a sua igreja, gostaria que você se lembrasse que a igreja que você freqüenta é uma opção sua. Você conhece as “regras do jogo” e a elas se submete voluntariamente. Há pessoas que aceitam ser humilhadas, maltratadas e desprezadas porque querem ficar onde estão. Ora, se é uma questão de opção, a quem devemos atribuir a culpa do sofrimento dessas pessoas?

O fato é que muitas pessoas aprenderam que só podem servir e adorar a Deus em certos lugares e, por isso, submetem-se a todo tipo de imposições, dores e sofrimentos, porque fazem associações erradas. É incrível que as pessoas não percebam que o nosso culto, adoração e serviço não se vinculam ao lugar em que estamos, mas ao coração que temos.

“20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21  Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22  Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:20-24 RA)

Querida, eu sei que você ama o Senhor e que deseja servi-lo. Não endureça o seu coração e deixe Deus falar com você. Certamente, Deus tem um plano para sua vida e você ainda poderá ser um instrumento nas suas mãos. O Senhor não rejeita a sua vida, de modo nenhum. Ao contrário, Deus quer vê-la restaurada, cheia de paz no coração e livre de todo mal.

Por fim, não espero que você concorde comigo, mas saiba que fui sincero ao respondê-la. Creio que isso, também, é uma atitude de amor.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com