Carta 219

02/07/2013 16:48

DATA DA PUBLICAÇÃO: 25/2/2012

 

Digam aos irmãos que “fico”

Por: Pr. Augusto Kohls Filho

Perguntam-me insistentemente, se “fico” ou “vou” para o lado dos que se foram.

Parafraseando D. Pedro I, respondo: “Digam aos irmãos que FICO”, pelas razões que elenco a seguir:

Fico pelos filhos e esposa que convictos estão de que eu os encaminhei para algo bom. Desistir, agora, seria dar-lhes um atestado de que falhei e que  foram vítimas de um embuste nesses quarenta anos que professam a fé que lhes transmiti;

 Fico pelas centenas de crianças que apresentei ao Senhor nesses anos de Ministério Pastoral e que hoje são adultos, alguns pais e até avós; pelos casamentos que celebrei, pelos batismos que ministrei,  em nome do Senhor. Sair, agora, seria deixar órfãos um grande número de “filhos espirituais”.

-Fico por aquele irmãos que morreram pelas estradas em trabalhos de evangelização (cinco em Maringá, três de Alto Rio Novo, três descendo do Maanaim, depois de realizarem trabalhos de preparo para um Seminário que seria realizado a seguir...). Verdadeiros heróis da fé dos tempos modernos.

-Fico solidário à dor daquele irmão cuja filha sofreu um acidente com arma de fogo, estando paraplégica há quase vinte anos, e que ao receber a notícia da tragédia estava no Maanaim, esperando a primeira aula do dia e cuja expressão foi: “Louvado seja o Senhor” .    

-Fico pelas mulheres que ao se converterem foram repudiadas por seus maridos e vice-versa, cujos filhos viram os pais se separarem por divergências religiosas, mas que hoje, já homens e mulheres permanecem crendo no Senhor, órfãos de pais vivos.

-Fico pela irmã  Normandina que antes de falecer, aos 101 anos, chamou-me ao seu  leito e sussurrou: “Obrigado pastor por ter-me levado a conhecer Jesus. Estou indo para Ele e lá  esperarei pelo irmão... esta noite  alguns anjos me  visitaram e disseram que a minha hora tinha chegado e que o Senhor me espera.  Perguntei se tinha varal e sabão para eu estender as roupas lavadas... Um dos anjos respondeu: ‘...não precisa mais, lá não tem lavadeiras porque as roupas não sujam, são alvas eternamente...’

-Fico, sobretudo porque o mesmo Jesus que vai com os que se vão, fica aqui também, segundo a Sua Palavra: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles”.             Os que partem deixarão saudades e raízes que produzirão novas videiras e o vinho de Caná continuará sendo servido.

 Fico, pois estou edificado na rocha dos séculos, e as ventanias desta presente hora não abalaram a minha caminhada de Fé!

Augusto Kohls Filho

De: Pr. Sólon pastor

Para: augustok53@gmail.com

Data: 25 de fevereiro de 2012 22:49

Assunto: Diga ao povo que fico

Prezado Pr. Augusto Kohls Filho, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Meu nome é Sólon e eu fui pastor da Igreja Cristã Maranata por algum tempo. De lá saí por motivos bem diferentes dos que os de lá saíram nestes últimos meses. Não foi fácil a minha decisão e posso lhe assegurar que ficar na ICM seria muito mais confortável para mim do que sair.

Enfim, saí e acho que fiz a coisa certa, do mesmo modo que os que ficam também acham que estão fazendo o certo.

Mas, não estou lhe escrevendo para falar da minha saída, mas da sua decisão de ficar, a qual respeito e estou certo de que o amado sabe o que está fazendo. Sei que o pastor é um homem íntegro, temente a Deus e de grande maturidade espiritual, merecendo todo o meu respeito e admiração.

Estou ousando escrever-lhe porque circula na internet um texto supostamente de sua autoria. Considerando que o texto seja realmente seu, pensei que você desejasse tornar pública uma declaração sobre as razões que o levaram a ficar na Igreja Cristã Maranata, relevando todos os acontecimentos que envolveram o Presbitério Espírito Santense e que ganharam a mídia no início deste ano.

(...)

Permita-me explicar o que penso nos tópicos seguintes.

(...)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

De seu irmão Sólon.

 

De: Augusto Kohls Filho augustok53@gmail.com

Para: Pr. Sólon

Data: 26 de fevereiro de 2012 18:30

Assunto: Re: Diga ao povo que fico

A Paz do Senhor.

Agradeço o seu email com as boas considerações nele contidas.

Há tempo para tudo na vida e certamente, se esgotados os esforços para que uma limpeza seja feita na casa de Deus, por ação do próprio Deus, será o tempo de sair. Só não quero é criar outra Igreja (ou denominação) porque já há denominações demais.

 

Procurarei uma delas e continuarei a servir no Corpo de Cristo. Mas, tudo a seu tempo.

Por ora, manifestaram-se alguns vendilhões na casa do Senhor, estão sendo  punidos, mas, a doutrina é boa.

Pode estar certo que, se necessário for, serei um dos últimos a deixar o navio, como o comandante faz nos casos de naufrágio.

Tenho por lema que "Aquele que crê não se apressa" e que o meu escrito mostra claramente que Jesus é a Porta e quem por ela entrar tem liberdade de entrar e sair e achará sempre pastagens.

Grato, repito, por suas considerações apresentadas e as considero relevantes.

Fraternal abraço.

A. Kohls Filho

 

De: Pastor Sólon

Para: Augusto Kohls Filho

Data: 25/02/2012, às 23:49

Assunto: Re: Diga ao povo que fico

 

Prezado Pastor, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Sabe, pastor, depois que lhe enviei a mensagem fiquei arrependido, pois eu mesmo achei um abuso importuná-lo com minhas observações, já que suas palavras eram sinceras e eu não tenho nada a ver com sua decisão.

Sim, pastor, fiquei arrependido e peço que você me perdoe, sinceramente, pois a Deus eu já pedi perdão. Quando digo que estou arrependido significa que eu não farei isso novamente.

Agora, ao ler sua resposta fiquei mais aliviado, pois o pastor é o que eu imaginava que fosse: um homem de Deus, sábio e cordato.

Saiba que você tem mais um admirador.

Que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério na ICM.

Grande abraço,

De seu irmão Sólon

 

 

De: Augusto Kohls Filho

Para: Pr. Sólon

Data: 27 de fevereiro de 2012 08:19

Assunto: Re: Diga ao povo que fico

 

A Paz do Senhor.

Suas palavras me comoveram e, mais uma vez, demonstraram a sua humildade,  sensibilidade e amor, requisitos que caracterizam um servo de Deus. Talvez por listo tenha procurado um lugar de mais amor ao próximo.

Também, vejo muitas coisas que me entristecem onde estou, mas, permaneço pelos pobres e fiéis.

Não há o que perdoar. Já está perdoado e não quero perder sua amizade.

Cuide bem, como tem feito até aqui, dos irmãos migraram para o seu lado. Eles fizeram uma boa escolha e estão muito bem assistidos. "Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" e nós lo amamos.

Diante de todo esse vendaval que estamos enfrentando, uma coisa ficou bem clara, como disse o Dr. Ézio, nosso irmão em Cristo, e Juiz de Direito, em entrevista à Tribuna:

 “Hoje o sentimento é de fortalecimento, de se criar um vínculo maior com Deus. Acredito que isso vai mudar a mentalidade de muitos em relação a se apegar menos à instituição e mais com Deus”. 

 Em se consolidando isto, terá valido à pena todo o embate...

Fraternal abraço. Maranata!

A.   Kohls Filho

 

De: Pastor Sólon

Para: Augusto Kohls Filho

Data: 27 de fevereiro de 2012 15:10

Assunto: Re: Diga ao povo que fico

 

Prezado pastor Augusto Kohls, que a paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.

 Sinto-me aliviado com sua resposta, pois sempre que noto que fiz algo errado não consigo ficar em paz enquanto não sinto que fui perdoado.

Em todo caso, fiquei feliz pela oportunidade de conhecê-lo e espero que um dia possamos nos encontrar.

Oro para que Deus continue abençoando a sua vida e o seu ministério na ICM.

Grande abraço,

 De seu amigo Sólon.