Carta 211

02/07/2013 16:42

DATA DA PUBLICAÇÃO: 6/2/2012

 

De: JOÃO

Data: 5 de fevereiro de 2012 01:33

Para: Pr. Sólon

Assunto: Corruption exposed on Globo: Igreja Maranata processa suspeitos de desvio de dízimo milionário no ES

Igreja Maranata processa suspeitos de desvio de dízimo milionário no ES - https://g1.globo.com(...)

(...)

Do G1 ES e da TV Gazeta

Comente agora

     

 

De: Pr. Sólon

Data: 6 de fevereiro de 2012 02:15

Para: JOÃO

Assunto: Re: Corruption exposed on Globo: Igreja Maranata processa suspeitos de desvio de dízimo milionário no ES

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Sim, eu tenho conhecimento de todas as matérias jornalísticas dos últimos dias, tratando da questão do desvio de recursos na Igreja Cristã Maranata.

Amado, se você acompanhou as cartas que respondi desde que todo o assunto ganhou espaço na internet, eu sempre dizia que não tinha nenhum motivo para suspeitar do caráter dos homens que cuidavam da área administrativa da ICM, até porque eu sempre achei que o melhor da ICM  era a sua organização.

Infelizmente, os fatos demonstraram que eu estava errado e, agora, tenho que receber e-mails de ateus escarnecendo. Há, inclusive, matérias em sites de ateus escarnecendo o evangelho por causa desses acontecimentos. Eu nem preciso dizer o quanto isso me deixa triste. Também fico muito triste em ver quantos crentes estão se deliciando com essas notícias. Eu só posso lamentar, do fundo do meu coração, por tudo isso, pelo rumo que as coisas tomaram.

Eu sei que o que eu vou dizer pode parecer oportunismo (“chutar cachorro morto” é fácil), mas eu creio, sinceramente, que essas conseqüências poderiam ter sido evitadas caso o Presidente da ICM tivesse descido do seu pedestal e buscado não só os ajustes administrativos, mas, principalmente, os ajustes espirituais que o reino de Deus exige de todo crente: humildade, reconhecimento de pecados, perdão e reconciliação.

É claro que essas coisas são impossíveis a quem acha que é perfeito e que nunca poderá errar, porque tem “canal direto” com o Espírito Santo de Deus, que não está sujeito a falhas.

Ora, nós bem sabemos que a soberba precede a ruína e esse princípio bíblico não faz exceção a nenhuma igreja, pastor ou líder espiritual, por mais conceituado e experimentado que seja. Ninguém, absolutamente ninguém, escapará da queda se não descer do pedestal da soberba. Esse não é o meu desejo, mas temos que encarar com mais seriedade o que nos adverte a palavra de Deus:

“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Provérbios 11:2 RA)

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Provérbios 16:18 RA)

Amado, eu não falo isso para parecer justo, sábio ou humilde, até porque eu me conheço e sei o quanto eu mesmo tenho que lutar contra a minha própria arrogância e altivez, especialmente a do conhecimento, que é uma praga quando não sabemos lidar com ela. Graças a Deus, ao meu lado tenho pessoas sinceras que têm coragem de lançar em meu rosto, face a face, algumas verdades que eu não gosto de ouvir, mas que são essenciais para que eu mantenha a lembrança do que eu sou de fato: pó!

Não vejo saída. Ou a ICM se humilha e procura humildemente a reconciliação, pelo perdão, com todos os que ela pisou, escarneceu, excluiu, maltratou e desprezou ao longo de seus muitos anos de existência, ou estará fadada a ver coisas como essas, e até piores, repetindo-se de tempos em tempos – a ruína é inevitável. Hoje foi corrupção administrativa, que é precedida da corrupção moral. Mas, amanhã podemos esperar muitas outras mazelas... ou a bíblia está errada. Davi não tentou se esquivar de seus erros diante do profeta Natã. Apenas os reconheceu humildemente e foi procurar restauração. Já que a ICM se considera a “Obra de Davi” deveria fazer o mesmo.

A meu ver, um simples pedido de perdão a todos os que já foram ofendidos pela ICM e a todos os que se sentiram roubados pelos corruptos que ganharam espaço dentro da igreja, traria reconciliação, paz e correção de rumos à ICM. Afinal, todo “crente de verdade” sabe pedir perdão e perdoar. Se não aprendeu isso, não é crente! Essa é a base do evangelho. E é na humilhação que podemos demonstrar a nossa nobreza. Os valores de Deus são diferentes dos nossos.

Quem sabe, assim, os nossos irmãos da ICM também aprendam a pedir perdão e a buscar reconciliação com todos os parentes, amigos e colegas que um dia congregaram com eles, mas que deixaram a ICM e foram desprezados, ridicularizados e até mesmo julgados como caídos? Se isso acontecer, podemos esperar maravilhas para o futuro da igreja, pois a humildade precede a honra!

“O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” (Provérbios 15:33 RA)

Querido, eu não tenho mais nada a dizer sobre a corrupção dentro da presidência da ICM, portanto, peço que você me perdoe se eu não mais responder a essas questões. Na verdade, desde o começo eu evitei esse assunto, pois acho que isso não me diz respeito. Agora, só resolvi falar um pouco mais porque essa podridão (corrupção é isso) atingiu-me, indiretamente, pois eu também sou um crente em Jesus e defensor do evangelho e não gosto nem um pouco quando ímpios me abordam para escarnecer do evangelho que me salvou e tem poder para salvar o mundo.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com