Carta 201

02/07/2013 16:33

DATA DA PUBLICAÇÃO: 21/12/2011

 

De: MARIA

Para: Pr. Sólon

Data: 19 de novembro de 2011 14:22

Assunto: RE: Fale conosco Re:

Desde já, agradecida pela sua resposta.

Louvo a Deus pela sua vida, e louvo mais ainda por ter te usado para falar comigo.

Tenho enfrentado uma grande dificuldade, pois minha família inteira é de lá (ICM), e não estão aceitando minha mudança muito bem. E acho que têm acontecido até mesmo isso que você falou, estou levando a vida "sem fé".

Apesar de já ter ouvido a voz de Deus lá, falando comigo através da palavra, fico meio cismada e apesar de entender tudo isso que você me falou, tenho medo de deixar de ouvir a voz de Deus, pois minha mãe vive falando "você não vai consultar a palavra? não vai mais ter a direção de Deus pra sua vida? não sei mais no que você acredita!" e isso as vezes me deixa com medo de estar deixando Deus de lado, e Ele é tudo na minha vida!

Estava ficando meio angustiada lá, pois, não sou batizada, quando dei meu nome para o batismo, "o Senhor não permitiu", e isso sempre me incomodou, e depois eu acabei ficando com medo de dar o meu nome de novo, e não poder batizar, foi triste na época ter que ligar para meus familiares no dia do batismo e avisar que não precisavam de vir mais.

E eu gosto de trabalhar pro Senhor, então sempre ficava limitada lá, me achava um vaso sem uso. Ainda sim, eu quero continuar servindo a Deus, e eu peço pra que ele me ensine cada vez mais a ouvir a voz D'Ele assim agora, para que eu nunca deixe de sentir a presença D'Ele em minha vida, quero andar em santidade agora, servir cada vez mais.

Ainda estou com o coração confuso, e peço como irmão para que interceda pela minha vida quando o Senhor for orar, e peça pro Senhor sempre me dar a direção para servir a Ele no melhor caminho, e renove a minha fé, porque essa semana eu senti uma angustia tão grande, que até a minha fé eu pensei que tivesse perdido, foi como se eu tivesse perdido tudo, todos os meus sentimentos! eu não sentia nada, só chorava, e chorava.. por isso senti fiquei com o coração preso e achei que fosse pra voltar la, até falei com meu namorado para irmos hoje lá, pra eu parar de ficar com isso na cabeça, quero somente paz pro meu coração, quero estar em paz com o meu Deus, que jamais me abandonou.

Ele sempre permanece Fiel. Mas fico pensando, como Deus vai falar comigo só na palavra? e quando me vejo, não consigo ver Ele falando comigo assim.. é complicado né?

Agradeço ao Senhor por ter te usado para me dar uma palavra de conforto! Que o Senhor te abençoe muito, e a toda a sua família!

um grande abraço irmão!

 

De: Pr. Sólon

Para: MARIA

Data: 21 de dezembro de 2011 15:32

Assunto: Re: Fale conosco

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Eu estava organizando minha caixa de mensagens e percebi que, da comunicação que iniciamos antes (carta 186), suas colocações após o meu contato inicial ficaram sem resposta.

 Pois bem, embora atrasado, vou abordar as questões a que você se referiu em sua última mensagem. Para facilitar, vou separar minha resposta em tópicos.

Condicionamento intensivo das mentes para pensarem uniformemente

Amada, evidentemente, se sua família está integrada na Igreja Cristã Maranata, eles estarão condicionados a crer que Deus só fala na ICM e que só está com eles.

Perceba a quantidade de aulas de Maanaim que eles já escutaram onde só ouviram falar sobre:

- Deus falando deles (“obra”), por eles e para eles;

- experiências que “provam” que o Espírito Santo tem confirmado o trabalho de suas mãos e que tudo na “obra” é revelado;

- dons espirituais confirmando que a “obra” é preciosa, filho único, inigualável e que é tudo o que eles precisam e que não há mais tempo para outra “obra”;

- experiências de pessoas que se agregaram à “obra” e que ficaram maravilhadas, especialmente os estrangeiros;

- supostas mensagens do Espírito Santo de Deus decretando juízo sobre quem não anda com eles, na “obra” – os desobedientes”;

- experiências com Deus fulminando desobedientes à “obra”, especialmente aqueles que já falaram mal da “obra”;

- a mediocridade da religião que anda na letra e que nunca experimentou os segredos revelados do Espírito Santo; etc.

Depois dessas aulas ninguém percebe que nos 50 minutos de pregação o conteúdo principal da bíblia ficou de fora. Tudo que viram de bíblia foi a citação de um versículo inicial para abrir o caminho do discurso sobre a “obra”. Nesse contexto, Deus e Jesus estão à serviço da “obra”. O personagem principal passa a ser o Espírito Santo que confirma que a “obra” é o mais importante. Esse é um meio de mostrar que Deus está de acordo com tudo o que eles são e fazem.

Por óbvio, depois de tanta exposição a mensagens falando sobre a “obra”, as mentes de seus familiares ficam condicionadas. Por isso, quando eles recriminam sua mudança de igreja, estão apenas tentando protegê-la e livrá-la de juízos de Deus sobre os desobedientes. Seja paciente com eles, pois só querem o seu bem.

Preciso da consulta à palavra (aleatoriedade) para ter a direção de Deus?

Amada, Deus fala com todos os que querem ouvi-lo, sinceramente. E não há outro modo mais seguro de se ouvir Deus falar do que pela meditação na sua santa palavra. Assim, se você que ouvir Deus falar, comece a ler a bíblia com mais frequência.

A consulta à palavra de Deus, do modo como é ensinado na ICM, leva o homem a crer que é assim que ele pode ter a vida direcionada por Deus. Isso é um engano. Olhe ao seu redor e você verá que as pessoas querem apenas se isentar de responsabilidades quando não se sentem seguros para fazer algum negócio terreno. Enquanto abrem suas bíblias aleatoriamente para consultar a Deus sobre seus negócios, até mesmo eclesiásticos, deixam de usá-la como guia em muitas outras coisas – as principais.

Por exemplo, Deus abomina a mentira, mas quantos homens mentem continuamente dizendo “Deus falou”, “Deus mostrou”, “Deus quer isso”, quando Deus nada disse?

“Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:22 RA)

De igual modo, quantas pessoas você conhece que são diligentes em saber se devem comprar ou vender algo, mas que não são diligentes em praticar a justiça de Deus? Quantas pessoas injustiçadas você conhece ao seu redor?

Você deve conhecer servas do Senhor que não podem ser batizadas, que não podem tomar a ceia do Senhor, que não podem tocar instrumento na igreja e que não podem colocar flores no púlpito porque usam calça comprida ou porque tem um namorado que freqüenta outra denominação evangélica.

Talvez, você conheça alguns homens e mulheres que foram disciplinados sem direito de defesa.

Talvez, você conheça homens que tomam os melhores lugares nas igrejas porque são ricos, brancos ou influentes.

Talvez, você conheça homens condenados ao eterno ostracismo espiritual porque um dia no passado cometeram alguma falha considerada imperdoável.

Talvez, você conheça pessoas iguais que receberam tratamentos diferentes na igreja (dois pesos e duas medidas) porque uns eram de uma família nobre e outros não.

Mas, não é só na questão da justiça que percebemos a negligência dos religiosos. Quantas vezes você já percebeu a falta de amor e misericórdia ao seu redor? Você já viu alguém passar necessidades no meio da igreja (doenças que precisam de auxílio financeiro, por exemplo) e o “dono do cofre” mandar as pessoas fazerem uma “vaquinha” para aprenderem a exercitar o amor?

Curioso, não é mesmo?

Vamos pensar um pouco a esse respeito. Deixando de lado a questão teológica que envolve dízimos e ofertas, na prática o membro é quem contribui para a realização dos fins da igreja. O administrador dos dízimos (líder) é a pessoa que trabalha para que os recursos recolhidos sejam utilizados com racionalidade visando ao bem-estar dos membros da igreja e, também, para a realização de seus propósitos, no caso, a evangelização.

Mas, curiosamente, o que se vê normalmente é o administrador da arrecadação financeira recusando-se a ajudar o necessitado que pertence ao seu grupo (misericórdia?) e, ainda, ensinando que os demais membros é que deveriam fazê-lo com seus recursos próprios (não com o dízimo), porque ele já tem muitos outros compromissos para arcar. Quais? Normalmente, construção e manutenção de templos e locais reservados ao ensino de suas doutrinas. Afinal, quem deve custear a evangelização é o próprio membro com seus recursos pessoais.

Ora, será que andar em amor e praticar a verdadeira religião, segundo a palavra de Deus, é construir e manter templos ou é assistir os necessitados?

“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:27 RA)

Como ensinar o amor sem demonstrá-lo? Amor não é atitude?

Quem deveria dar o primeiro exemplo? Seria uma atitude de amor recolher o dinheiro das pessoas de uma comunidade (para atingir os fins comuns) e, depois disso, deixar um membro dessa mesma comunidade padecer por falta de socorro? Qual a prioridade de igreja?

Até parece que o dinheiro recolhido no meio da comunidade destina-se apenas ao pagamento de aluguéis, de construções de novos templos, de tecnologia de vídeo-conferência, de programa de rádio e televisão etc. Tudo para “ganhar” novos membros que ajudarão a financiar a continuidade desta grande “obra“ que, evidentemente, necessitará, cada vez mais, de recursos para a construção de templos e investimentos tecnológicos etc.

É um círculo vicioso: mais dinheiro para construir mais igrejas para alcançar mais pessoas que darão mais dinheiro para construir mais igrejas que alcançarão mais pessoas que darão mais dinheiro para construir mais igrejas...

Infelizmente, coisas semelhantes são bastante comuns no meio evangélico. Com suas atitudes as lideranças modernas estão ensinando que você deve ser um doador, mas nunca doam nada a ninguém, ou seja, “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”: ajude você o necessitado porque eu tenho outras coisas para fazer com o dinheiro que recolhi dos membros.

Nesse sistema, as coisas são mais importantes do que as pessoas. No sistema de Jesus, as pessoas são mais importantes, por isso morreu por elas. Jesus não morreu para salvar o templo da destruição. Jesus buscará uma igreja santa e fiel à sua palavra (praticantes). Os templos ficarão aqui na terra e alguns cairão:

“Mas Jesus lhe disse: Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.” (Marcos 13:2 RA)

“26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:26-27 RA)

 

Se estamos trabalhando para o desenvolvimento de uma igreja posta sobre fundamentos equivocados podemos perguntar: afinal, para que alcançar mais e mais vidas se não estamos dando a elas o que a bíblia mandou entregar; se não estamos conduzindo-as ao arrependimento de seus pecados; se não estamos conduzindo-as à essência da palavra de Deus; e se não as estamos conduzindo à prática dos ensinos preciosos de Jesus?

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” (Mateus 23:15 RA)

Talvez seja a hora de acordarmos! A igreja subsiste sem templos, mas não subsistirá sem as pessoas, sem amor, sem misericórdia, sem perdão, sem exemplos. O que os administradores das igrejas deveriam estar fazendo com a arrecadação antes de construir templos e mais templos?

Seguem alguns exemplos bíblicos:

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.” (Atos 6:1 RA)

“25 Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. 26  Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.” (Romanos 15:25-26 RA)

“58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. 16:1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2  No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 3  E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. 4  Se convier que eu também vá, eles irão comigo.” (1 Coríntios 15:58-16:4 RA)

“Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.” (1 Timóteo 5:16 RA)

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20:35 RA)

Irmã, você consegue perceber o exemplo que o novo testamento nos dá sobre a utilidade e a prioridade das coletas de recursos entre os santos?

Então responda:

a)    eu preciso consultar a bíblia aleatoriamente para saber qual a vontade de Deus neste caso? Será que Deus já não nos deu a direção?

b)    quem atende precisamente a vontade de Deus: o que consulta a palavra, por exemplo, para saber se pode batizar um membro, ou o que faz o que a bíblia manda fazer?

 

Curioso é que muitas pessoas se orgulham de só fazer o que Deus permite (bibliomancia) ou o que Deus mostra a elas (mística e particularmente), mas não fazem o que a palavra de Deus manda fazer.

Enfim, antes de afirmar que estamos dirigindo as nossas vidas materiais corretamente, em seus mínimos detalhes, “consultando a Deus”, é preciso avaliar se estamos guiando as nossas vidas segundo a palavra do nosso Senhor nas coisas mais importantes.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mateus 23:23 RA)

Querida eu não estou criticando os outros por criticar. Eu também já administrei igrejas e sei o quanto é difícil fazer isso. Errar é condição intrínseca do ser humano, mas não podemos ver o erro e não tentar corrigi-lo. Também, não é razoável fingir que não estamos vendo o erro somente para não ter que admitir que erramos – isso é soberba! Por fim, não é uma atitude espiritual atacar aqueles que apontam nossas falhas e que procuram nos mostrar onde podemos melhorar.

O que estou tentando mostrar é que é pura hipocrisia dizer que “fazemos tudo sob a direção de Deus” quando negligenciamos as coisas mais importantes da sua santa palavra. É errado afirmar que quem “consulta a Deus” para resolver questões pessoais é quem mais agrada a Deus. Quem mais agrada a Deus é quem cumpre os seus preceitos mais importantes e, para isso, não precisamos fazer nenhuma consulta aleatória na bíblia, pois já sabemos onde esses textos se encontram.

Por isso, se você quer ter a “direção de Deus para a sua vida”, procure conhecer cada vez mais a Sua palavra, pois quanto mais conhecimento do Altíssimo você tiver, mais terá condições de fazer as escolhas corretas e decidir prudentemente entre o certo e o errado; entre o bem e o mal; entre a verdade e a mentira; entre o puro e o herético, entre o santo e o profano; entre o conveniente e o inconveniente.

Sobre o batismo nas águas

Querida, o que você precisa para ser batizada é crer em Jesus como seu Salvador (At. 8:36 e 37) e isso implica, por conseqüência, em arrepender-se dos seus pecados e deixá-los, juntamente com tudo o que a escravize, para ser uma nova criatura.

Se você tem essa consciência, fé e atitude, não consigo, a meu ver, não há razão para você não ser batizada. Não consigo entender, biblicamente falando, como alguém pode assumir a responsabilidade dessa decisão em seu lugar, dizendo que você pode ou que você não pode ser batizada.

Consultar a Deus para saber se alguém pode ser batizado é, no mínimo, uma heresia. A bíblia nos ensina que a decisão pelo batismo nas águas é do homem que deseja ser batizado e de mais ninguém, senão vejamos:

“34 Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? 35 Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. 36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? 37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” (Atos 8:34-38 RA)

Se o eunuco estivesse mentindo sobre a afirmação que fez, isso seria um problema dele com Deus e não de Filipe. Quem não fala a verdade, sofre suas conseqüências.

Sobre o seu desejo de servir a Deus

Querida, não é um violão que fará de você uma serva de Deus. Servir a Deus é atender-lhe os propósitos e, como nós já comentamos antes, comece pelo mais importante.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

De: syulla rocha rodrigues syullarocha@hotmail.com

Para: pastor.solon@gmail.com

Data: 21 de dezembro de 2011 20:04

Assunto: RE: Fale conosco Re:

 

Pr. Sólon, Deus é tão perfeito.. agradeço a Ele.. tava precisando ouvir uma palavra assim hoje..

tenho passado uma GRANDE dificuldade com minha família, eles nao aceitam minha mudança, está muito difícil!

Minha mae fala toda hora que pra ela eu morri, que ela nao me reconhece mais, implicam com meu namorado, falam que eu estou dando muita intensidade neste namoro, que as coisas nao tem que ser rapidas assim.. que o que eu mais quero agora é casar e sair logo daqui, elas falam tanto, tanto que ficam realmente colocando duvidas na minha cabeça, como se eu estivesse realmente largando Deus, tanto que agora estou passando o maior tempo possivel fora de casa, na rua.. porque ficar aqui esta tao pesado! tao complicado..

eu programei de viajar com a família do meu namorado logo apos o natal, no dia 25, ai ela foi e falou que se eu nao acreditava mais em consultar, que ela vai continuar consultando, e tudo que ela for deixar ou nao eu fazer vai continuar sendo consultado. Mas acho engraçado que minhas irmãs iam direto em festas do mundo, e ela nunca consultou pra isso!

 eu falei isso com ela, ela falou assim que as minhas irmas nunca deram uma tristeza tao grande pra ela igual eu dei.. sabe, ta bem complicado!

ore muito por mim! e que Deus continue te abençoando!

Graça e paz!