Carta 200

02/07/2013 16:31

DATA DA PUBLICAÇÃO: 20/12/2011

 

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 29 de novembro de 2011 00:45

Assunto: Consulta a palavra

A Paz do Senhor Pr. Solon,

Li o estudo sobre "Consulta a Palavra" e o entendi muito bem.

Agora o que o sr. acha se fosse usado o texto de Hebreus 4 versículo 12 na defesa de tal doutrina??

Leiamos: ''Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.'' Hebreus 4:12

Partiríamos somente para a letra deixando o espiritual de lado??!!

Cordialmente,

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 20 de dezembro de 2011 16:51

Assunto: Re: Consulta a palavra

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Desculpe pela demora da resposta, pois eu precisava de tempo para examinar a consideração que você enviou.

Não sei se captei corretamente o que você quis dizer, mas gostei da sua sugestão e acrescentei ao artigo “Consulta à palavra de Deus: Bibliomancia” (https://migre.me/7ec1o) um tópico com o título: “Como consultar a Deus nos dias de hoje”, aproveitando o texto que você sugeriu.

Não sei se deixei claro no artigo, mas Deus pode falar como Ele bem entender, até mesmo por sortes ou por uma abertura aleatória de um texto, bíblico ou não, pois não somos nós quem decidimos o que Ele pode ou não fazer. Ele é Deus!

Para exemplificar, vou contar um fato que sucedeu bem perto de mim. Eu tive um colega de trabalho na Polícia Federal (trabalhávamos juntos) e pouco depois de eu deixar o DPF ele foi rendido por três criminosos que o levaram refém em um automóvel. Eu sempre falava do Senhor para ele e até cheguei a levá-lo em um culto na ICM. Creio que, por isso, no momento em que ele estava refém, com a morte já designada, ele clamava por Deus.

 

Aconteceu que o motorista fez uma manobra brusca com o carro e um dos criminosos acidentalmente disparou um tiro que acertou o motorista do veículo. O carro se desgovernou e atingiu o portão de uma casa onde estava acontecendo um comício político, cheio de seguranças.

Em resumo: ele escapou daquela confusão com vida e assim que chegou em casa abriu a sua bíblia católica sem pretensão de perguntar nada a Deus, mas apenas porque estava agradecido pelo livramento. Curiosamente, ele abriu sua bíblia em um livro apócrifo (Eclesiástico) e o versículo que ele leu dizia o seguinte:

Tu que fizeste sair um morto do seio da morte, e o arrancaste da região dos mortos pela palavra do Senhor; (Eclesiástico 48,5)

Eu nem preciso lembrá-lo que este livro de Eclesiástico é considerado como “não inspirado por Deus”, mas mesmo assim o meu colega sentiu e entendeu claramente que Deus falava com ele naquele momento valendo-se daquele texto.

De igual modo, quando ele me contou toda a história (com muito mais detalhes, claro) eu também tive a certeza de que Deus falou com ele por meio daquela abertura aleatória de sua bíblia católica, a ponto de tocar-lhe profundamente o coração.

Entretanto, a meu ver, fazer disso uma doutrina e criar regras sobre como fazer Deus a falar conosco quando queremos é, no mínimo, herético, segundo a explanação que fiz no artigo citado.

Obrigado por sua pertinente contribuição!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.