Carta 188

02/07/2013 16:24

DATA DA PUBLICAÇÃO: 7/12/2011

 

De: JOÃO

Para: Pastor

Data: 18 de novembro de 2011 14:48

Assunto: Enriquecimento ilicito de vice do PES

 

Pastor Sólon, boa tarde

Escrevo-lhe pois imagino que o senhor possa, talvez, nos ajudar nessa empreitada.

Os textos que seguem tratam-se de e-mails de denuncia anônimos feitos por um pastor da ICM aos Pastores (...).

(omissão dos detalhes dos fatos denunciados)

Esse e-mail de denúncia é, por si só, auto comprobatória tendo em vista o teor minucioso e comprometedor que a mesma possui.

Bem, escrevo-lhe amado, não tanto por causa do ato delituoso do companheiro, pois creio que por isso ele prestará contas com o eterno, no entanto mais pela hipocrisia da cúpula que arroga uma santidade que não tem e aliena os membros promovendo uma imagem mentirosa de si mesma a despeito dos irmãos de outra denominação.

Isso me enoja.

Por não concordar com a atitude do PES em abafar o caso do corpo eclesiástico em detrimento da imagem da instituição, peço ao senhor que ajude a divulgar esse e-mail denunciador.

É certo que embora o Sr. (...) alegue que não sabia de nada da operação suja desta quadrilha, fica mais do que evidenciado, por meio dos fatos relatados nas cartas e até mesmo pela morosidade, que a cúpula teve para tomar uma iniciativa investigadora, que havia sim uma conivência passiva da maioria.

Bom, peço que o senhor analise e, assim que possível, me ajude a localizar o processo que está correndo pelo MPU no estado do Rio de Janeiro, pois até isso eles providenciaram para afastar os documentos de quaisquer investigações dos membros da Maranata no Espírito Santo, dificultando o acesso aos dados.

Por favor Pr. Solon nos ajude! Temos direito de saber em que pé está tudo isso e queremos ter acesso aos autos. O senhor pode nos auxiliar? Assim que possível me retorne.

Um Abraço fraternal

Shalon.

Seguem os e-mails:

(...)

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 7 de dezembro de 2011 10:00

Assunto: Enriquecimento ilicito de vice do PES

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.

Inicialmente, peço que o irmão me desculpe pela demora na resposta. É final de ano e estou sobrecarregado de trabalho.

Amado, se você leu as cartas 185 e 187 deve saber que os fatos que você narrou já são de meu conhecimento. Aliás, depois que essas notícias começaram a circular, minha caixa postal, que já estava cheia, ficou abarrotada. Quando vejo que o assunto refere-se às denúncias de corrupção na Presidência da ICM, apenas passo os olhos para ver se há algo de novo e se os correspondentes são anônimos. Mesmo sem ter o menor interesse nessa questão, sei mais do que você imagina.

De tudo isso, notei que há vários pastores envolvidos nesse processo de denúncia. Alguns demonstram muita revolta e desejo de ver as coisas esclarecidas. Por isso, penso que você pode ficar tranquilo, pois as providências sairão daí mesmo, de dentro da ICM.

Há aproximadamente 5 anos eu tive um sonho onde eu estava na principal igreja da ICM aqui de Brasília e mostrava para o coordenador da região que as estruturas da igreja estavam com muitas trincas, comprometendo toda a construção, que corria o risco de desabar. O coordenador olhava com atenção os pontos que eu mostrava e balançava a cabeça como quem fica estarrecido, mas não dizia uma só palavra.

Creio que ao longo desses anos eu fiz a minha parte. Relatei vários pontos que comprometiam a estrutura espiritual da ICM. A principal delas você sabe qual é - a soberba:

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Provérbios 16:18 RA)

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” (1 Coríntios 10:12 RA)

Também, não deixei de advertir os servos do Senhor quanto à avareza idólatra da igreja e sobre o resultado do amor ao dinheiro, que é a produção de muitos malefícios:

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5 RA)

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10 RA)

Aqueles que acompanharam minhas publicações, também sabem que eu adverti quanto aos perigos do engano com uma suposta aprovação de Deus, por meio de manipulação de dons espirituais e da consulta à palavra. Tudo isso e muito mais você pode conferir nos artigos que escrevi e publiquei no site www.celeiros.com.br.

É importante ressaltar que eu nunca agi no anonimato e nunca tive medo de assumir a responsabilidade por minhas palavras.

O preço que paguei ao longo desses anos foi alto. Recebi inúmeras cartas com xingamentos dos mais absurdos. Também, suportei insinuações de que eu agia por dinheiro ou que estava “fazendo” igreja para arrancar dinheiro das pessoas. Para completar, há vídeos na internet com bêbados rolando na lama e referência à minha pessoa. Também, não faltaram e-mails amaldiçoando com palavras do tipo: “cuidado, pois você está tocando numa obra santa e Deus irá julgá-lo!”

Muitas vezes fiquei entristecido com essa situação, mas prossegui porque acreditava que eu poderia ajudar algumas pessoas. Quando me sentia assim, afrontado, injuriado, caluniado e desprezado, olhava para o exemplo de Paulo e buscava me reanimar:

“4 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5  nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6  na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7  na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; 8  por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; 9  como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10  entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. 11 Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. 12  Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.” (2 Coríntios 6:4-12 RA)

Amado, lutar pelo que acreditamos é um ato de coragem. Eu sei a quem não estou agradando e, por isso, tenho consciência da vigilância que devo ter. Há duas semanas, em nosso último seminário, aconteceu um fato curioso. Durante a ministração de libertação, uma mulher caiu endemoninhada e um de nossos pastores já estava orando por ela quando eu cheguei. Assim que eu me aproximei, ela apontava para mim e ordenava que me tirassem dali. Evidentemente, eu não saí e quem saiu foi o espírito maligno que a possuía. Na semana seguinte, a mãe daquela mulher me ligou e disse que sua filha vinha dizendo que o Diabo iria me pegar.

Por um momento eu fiquei impressionado, mas logo me enchi de coragem, pois lembrei dos seguintes textos bíblicos:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pedro 5:8 RA)

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10 RA)

É claro que todo cristão comprometido com a palavra de Deus deve saber disso, mas tenho observado que há muitos crentes que hoje parecem preferir não incomodar o inferno para não sofrer contra-ataques. Esses, tornam-se crentes infrutíferos, acomodados, passivos, egoístas e não percebem que podem estar perdendo a coroa da vida. Até mesmo aceitam viver aquilo que não acreditam para não sofrer o desgaste da mudança e do enfrentamento das trevas. Mas, não é essa a postura bíblica que devemos ter. Nosso dever é resistir ao Diabo que nos ameaça. Para tanto, temos que agir com disposição, fé e coragem para que as obras das trevas não avancem sobre nós e nos façam reféns dos prazeres deste mundo e da fascinação das riquezas e do poder que não procede de Deus.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7 RA)

Enfim, querido, se Deus me colocou como um atalaia (cada um que julgue), eu fiz a minha parte e nunca temi as consequências dolorosas disso. Agora, cumpre aos próprios membros da ICM tomarem uma posição diante do que estão vivendo. Ficarão passivos? Enfrentarão as obras das trevas? Resistirão ao Diabo? Continuarão anônimos? Buscarão esclarecimentos? Pressionarão o Presbitério? Procurarão remendar o roto? Esconderão o erro para evitar exposição?

Bom, essas decisões não competem a mim, porque não mais me dizem respeito. Não posso ajudar. Espero que você me compreenda.

E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Efésios 5:11 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 7 de dezembro de 2011 13:41

Assunto: Re: Enriquecimento ilicito de vice do PES

 

É uma pena..

Entendo irmão, mas minha intenção era traçar o único caminho capaz de forçar o presbitério a levar a questão mais a sério: A imprensa. Contudo não posso fazê-lo sem uma base documental daí a necessidade de saber o paradeiro deste processo. Desta forma estou de mãos atadas enquanto membro e enquanto cidadão (embora já tenha me exposto bastante nesta história contrariando até mesmo a vontade de minha família que prefere que eu deixe isso pra lá.

Mandei e-mails, telefonei e até cheguei a conversar por telefone com o Pr. Sérgio, também advogado, que tentou me enrolar o tempo todinho.

Nessa minha trajetória acabei também encontrando vários outros irmãos no mesmo propósito, inclusive já existe uma espécie de subgrupo dentro da própria ICM, no anonimato, chamado igreja livre. Continuam se reunindo na ICM com seus cargos funções etc, no entanto discordam de muitas heresias aplicadas na mesma como consulta à palavra entre outras (cá entre nós não vejo muito sentido em continuarem na ICM agindo assim).

Só gostaria de informações nesse sentido pois o povo de Deus não merece ser enganado e já declarei isso publicamente na igreja e ao PES. O velho patriarca pode subestimar a igreja mas quem tem o Espírito de Deus não aceita a mentira.

Caso o senhor reconsidere ficarei feliz, não por mim, mas pelo remanescente fiel que permanece no seio desta comunidade amado pastor.

Um abraço fraternal.

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 12 de dezembro de 2011 01:58

Assunto: Re: Enriquecimento ilicito de vice do PES

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.

Amado, um pastor enviou um e-mail (carta 190) contendo as informações que você solicitou. Também, há novidades na carta 189 publicada nesta data.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.