Carta 185

02/07/2013 16:22

DATA DA PUBLICAÇÃO: 16/11/2011

 

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 16 de novembro de 2011 17:23

Assunto: Enc: COMUNICADO PES e CORRUPÇÃO NO PES

Pr Solon

Segue em anexo carta de denúncias que está rodando por todo o ES, trata de denúncias de corrupção no PES e também um comunicado do PES que confirma a roubalheira.

Parece que as mascaras estão caindo, a " obra " não é tão santa assim...

abços

JOÃO (não divulgar nome e email)

ANEXO 1: Comunicado 045-11.pdf

ANEXO 2: Denúncias.rtf

 

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 16 de novembro de 2011 22:24

Assunto: Re: COMUNICADO PES e CORRUPÇÃO NO PES

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Eu já sabia dessas denúncias que você me enviou.

Você observou que são anônimas? Por mais nobres que pareçam os motivos, eu sempre repudio veementemente o anonimato. Considero os anônimos pessoas covardes.

Amado, Deus nos chamou para andarmos retamente e segundo a justiça daquele que é justo. Você acha justo que alguém que não tem coragem de se identificar e de assumir a responsabilidade por suas palavras mereça crédito em detrimento daqueles que sabemos que, historicamente, têm um proceder digno e honesto?

Por aproximadamente 20 anos eu servi a Deus na ICM e nunca vi e nem tive notícias de qualquer ação administrativa corrupta nessa igreja. Minhas discordâncias da ICM são de cunho doutrinário e não administrativo. Aliás, se existe algo que eu não tenho do que falar da ICM é da honestidade dos pastores que administram o seu patrimônio. Ao contrário, se você observar minha carta de desligamento verá que uma de minhas queixas era exatamente contra o excesso de zelo burocrático para que fizéssemos uma simples contratação de aluguel. A economia de dinheiro e os critérios para sua utilização eram tantos que pendiam para a avareza e não para a desonestidade.

 

Assim, querido, conhecendo bem a ICM e seus pastores (pelo menos aqueles com os quais convivi), não posso dar crédito a uma denúncia anônima. Isso seria irresponsável de minha parte. Não é justo, a meu ver, aceitar as palavras de alguém que sequer tem coragem de se identificar. Não é razoável deixar de acreditar em quem conhecemos para acreditar em alguém que não sabemos quais são seus princípios, valores ou intenções: não sabemos quem é. Não podemos exaltar covardes (medrosos), pois esses nunca foram e nem serão pessoas que merecem confiança. Deus conta com valentes em seu exército e não com medrosos.

“Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” (Juízes 7:3 RA)

Ora, se alguém é covarde o suficiente para lançar lama nos outros sem se identificar, já revelou o seu caráter. Veja que os covardes estão equiparados por Deus a homens de péssima índole, a exemplo de mentirosos, assassinos, impuros, feiticeiros e idólatras, senão vejamos:

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 RA)

Para que eu seja coerente com a fé que professo, só posso aceitar uma denúncia ou declaração se elas procederem de, no mínimo, duas testemunhas, ou seja, de duas pessoas que presenciaram o fato denunciado. E essa denúncia não pode ser anônima, pois a bíblia nos ensina que as testemunhas devem relatar o fato pessoalmente (pela boca), mostrando a sua cara, senão vejamos:

“Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida.” (2 Coríntios 13:1 RA)

E se a denúncia for contra Presbítero, Deus exige o mesmo, para que tenha validade:

Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.” (1 Timóteo 5:19 RA)

Preciso que você entenda, querido, que eu estou fazendo exatamente isso neste momento: rejeitando a denúncia, porque ela é contra presbíteros; porque ela é anônima; e porque ela parte de uma só pessoa.

Observe que a própria circular do Presbitério (Comunicado nº 045/11, de10/11/2011) afirma que já está apurando os fatos, mas que não aceitará denúncias anônimas. Creio que essa é uma atitude bíblica e prudente.

Neste momento, só nos resta orar para que Deus cuide do seu maior patrimônio, que são as pessoas pelas quais Jesus morreu e deixou aos cuidados de pastores para conduzi-las por retos caminhos.

Quanto às questões administrativas e quanto à honestidade dos pastores da ICM, até que se prove o contrário, têm meu crédito, até porque, tirando os excessos, sempre foram um bom exemplo para mim.

 

Agradeço sua preocupação e consideração ao me confiar material colhido das entranhas da ICM, embora eu já não mais pertença ao quadro de seus pastores.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.