Carta 183

02/07/2013 16:21

DATA DA PUBLICAÇÃO: 15/11/2011

 

 

De: JOÃO

Para: celeiros.df@gmail.com

Data: 31 de outubro de 2011 23:42

Assunto: Batismo e salvação

 

Prezado Pastor Sólon Lopes Pereira

Observando os documentos constantes em “Celeiros”, me senti muito feliz por ter muitas informações disponíveis e análises esclarecedoras efetuadas por V.Sª.

Atualmente sou freqüentador de uma igreja evangélica, não sou batizado nesta denominação religiosa porque ainda tenho muitas dúvidas sobre o Batismo.

Após estudar e pesquisar bastante a Bíblia encontro-me num dilema em que me decidirei pelo batismo em uma de três denominações religiosas evangélicas que diferem um pouco entre si (não as cito aqui por achar que seria anti ético).

Após ler o livro de Marcos observei as seguintes palavras:

 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.(Marcos 16:16).

No momento estou bastante preocupado, pois o tempo está passando e eu ainda não tomei uma decisão, portanto pergunto:

Se eu não for batizado em nenhuma das igrejas às quais me referi, eu não terei a possibilidade de ser salvo?. Note que hoje aceito Jesus Cristo como meu salvador, confesso meus pecados diretamente a Deus, aceito os 10 mandamentos e por intermédio de orações peço ao Criador para que me ajude a cumpri-los por amor a Ele.

Obrigado

Um abraço

JOÃO

email: JOÃO@terra.com.br

 

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 15 de novembro de 2011 19:19

Assunto: Batismo e salvação

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Inicialmente, perdoe-me pela demora da resposta. Além da falta de tempo destas últimas semanas, tivemos um problema na nossa caixa postal e perdemos vários e-mails que nos foram enviados, os quais permaneceram sem resposta.

Consegui recuperar o seu e-mail e vou tentar respondê-lo, apresentando meu modo de ver a questão do batismo nas águas frente à salvação do homem.

O batismo não tem um fim em si mesmo: por si só não salva ninguém, mas é parte da salvação, ou seja, é um elemento da salvação do homem, conforme se vê no texto a seguir:

(Marcos 16:16 RA) “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”

A meu ver, não há letra morta na bíblia. A conjunção “e” que liga “crer e for batizado” faz uma soma de duas condições para a salvação. Desse modo, não basta crer, somente. É necessário que aquele que creu seja batizado para ser salvo.

Esse mesmo entendimento é reafirmado na passagem em que Jesus afirma que Nicodemos deveria nascer de novo, se quisesse entrar no reino de Deus, isto é, se quisesse ser salvo. Jesus afirma a Nicodemos que ele deveria nascer (de novo) da água e do espírito.

(João 3:5 RA) “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

O nascer da água é o próprio batismo, que lava o homem (arrependimento e perdão) e o sela para uma nova vida. Já o nascer do espírito é a regeneração do nosso espírito, morto em razão na nossa velha vida entregue ao curso deste mundo, à carnalidade e ao pecado. Logo, o arrependimento associado ao perdão, testemunhado pelo batismo nas águas, purifica o pecador e abre o caminho para a regeneração do seu espírito, que, a partir daí, irá atuar para o fim da santificação diária. O batismo testifica do arrependimento, do perdão e da conseqüente purificação do homem. Sim, ele já está limpo, lavado pelas águas purificadoras mas, como nos ensinou Jesus, ainda é necessário o lavar constante dos pés, que são os pontos de contato com a terra, ou seja, com este mundo impuro governado pelas trevas, senão vejamos:

(João 13:10 RA) “Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.”

Ora, Pedro, em sua primeira carta direcionada aos crentes do primeiro século afirmou que a água do dilúvio simboliza o batismo nas águas, que faz separação entre os que são purificados pelo sangue de Jesus e aqueles que permanecem no pecado, mesmo sendo advertidos de suas conseqüências, rejeitando o perdão e a purificação do sangue de Cristo.

Pedro esclarece que Deus foi misericordioso aguardando que o homem se arrependesse de seus pecados enquanto se construía a arca (aproximadamente 100 anos), tempo em que se tinha notícia pela boca dos escolhidos de Deus (Noé e sua família) de um juízo vindouro em razão do pecado daquela geração. Passado o tempo de arrependimento, as águas do dilúvio separaram os que creram daqueles que não creram. Os que creram foram salvos e os que não creram foram condenados.

(1 Pedro 3:20-21 NTLH) “Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo,”

Como visto, mais uma vez, o batismo é mencionado como componente da salvação do homem, que, após ter consciência do pecado e do juízo de Deus, deve se arrepender e crer no perdão proporcionado pela morte e ressurreição de Jesus, sendo, assim, lavado e purificado para uma nova vida em compromisso com Deus. E o batismo nas águas é o símbolo público do pacto que o homem sela com Deus, dando testemunho do arrependimento de seus pecados, do perdão recebido de Jesus e do desejo de ter uma nova vida, andando sob a direção do Espírito Santo de Deus. Por isso, o batismo faz parte da salvação do homem.

Mas, e quanto ao ladrão que morreu na cruz ao lado de Jesus? O próprio senhor Jesus afirmou sua salvação e ele não foi batizado nas águas.

(Lucas 23:41-43 RA) “41  Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

De fato, o ladrão da cruz não foi batizado. E isso não era possível, pois ele já estava preso na cruz. Esta é a questão: o que salva o homem é o crer em Jesus e o arrepender-se de seus pecados. O batismo só se torna condição de sua salvação na medida em que isso é possível de se realizar antes de sua morte. Ou seja, o homem que crer e se arrepender de seus pecados, mas morrer antes mesmo de ter tido a oportunidade de ser batizado será salvo. Mas, se o homem após crer e se arrepender tiver oportunidade de se batizar e não o fizer comprometerá a sua salvação, pois rejeita voluntariamente o mandamento de Jesus recusando-se a dar testemunho da salvação de Jesus e do seu compromisso com Deus.

Afinal, o que levaria um homem que creu em Jesus e que se arrependeu de seus pecados e que aceitou o sacrifício de Jesus para remi-lo a se recusar a dar esse testemunho?

Não há desculpas a serem apresentadas a Deus se nos envergonharmos e evitarmos a dar o nosso testemunho público da salvação de Jesus:

(Marcos 8:38)  Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

É verdade que há vários textos que afirmam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”, tal como dito por Paulo e Silas ao carcereiro de Filipos, sem qualquer referência ao batismo (At. 16:30-32). Entretanto, isso não invalida o mandamento de Jesus, pois se o carcereiro creu em Jesus, naturalmente creu na palavra de Jesus, que a ele foi pregada em seguida. E a palavra de Jesus é: “Quem crer e for batizado será salvo...”

Portanto, amado, o que você está esperando para ser batizado?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.