Carta 182

02/07/2013 16:20

DATA DA PUBLICAÇÃO: 15/11/2011

 

 

De: MARIA

Para: Site Celeiros

Data: 26 de outubro de 2011 16:49

Assunto: Ajuda A/C Pastor Solon

 

Olá!

Bom dia!

Estava procurando artigos no google sobre a Igreja Maranata e encontrei o seu testemunho.

Gostei muito, me esclareceu algumas coisas, me identifiquei com algumas opiniões. Aí decidi procurar a sua ajuda.

Bom, eu não sou da Maranata, sou da Igreja Católica.

Porém, o meu irmão e toda a família da minha mãe é da Maranata.

O meu irmão entrou pra Maranata aos 23 anos (mais ou menos), e após isso a nossa convivência tornou-se insuportável.

Nós não moramos na mesma casa, ele mora com a minha mãe, mas mesmo assim é difícil.

Estar na mesma casa que ele não me agrada nada. Ter aquele olhar recriminador em tudo que faço, ouço, é demais.

Ele é daqueles crentes fanáticos mesmo, e tudo desagrada a ele.

Eu queria uma orientação, algo que eu posso fazer pra tentar mudar as coisas um pouco.

Quase não posso visitar a minha mãe por causa dele. A presença dele me incomoda, as atitudes dele incomodam.

Eu tenho uma certa raiva da Maranata por causa de tudo que já vi dentro de casa.

Achar ruim montar uma árvore de Natal, não poder comprar ovos de páscoa, não poder ligar o rádio numa estação que não seja evangélica... Ah, isso é demais pra mim.

Por favor, preciso de uma orientação.

Essa situação muito me incomoda.

Obrigada!

 

De: Site Celeiros

Para: MARIA

Data: Em 26 de outubro de 2011 17:29

Assunto: Ajuda A/C Pastor Solon

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Acabei de ver a sua mensagem, mas estou saindo de viagem. Por isso, peço um pouco da sua paciência para respondê-la com mais tempo. Enquanto isso, diga-me exatamente o que você quer saber, para que eu possa ser mais específico.

Desde logo, posso lhe dizer que Deus tem uma bênção para a sua família. Não deixe que essas diferenças entre vocês os separem.

No final da próxima semana estarei em casa, sendo esta a vontade de Deus, e voltarei a fazer contato.

Grande abraço,

Pr. Sólon

 

De: MARIA

Para: Site Celeiros

Data: 26 de outubro de 2011 17:53

Assunto: Ajuda A/C Pastor Solon

Então, lendo os seus textos, pude perceber que será muito difícil "mudar" a cabeça dele. Ele acha mesmo que só a Maranata presta, que todos que estão fora dela não são boas pessoas, enfim.

Eu tenho um namorado que o meu irmão não gosta. Ele disse que não foi com a cara dele e ponto. Ele não fala mais com nenhuma das pessoas que eram amigos dele, se afastou de todo mundo, só trata bem as pessoas da igreja dele.

Sabe, são várias situações que foram me magoando e nos afastando.

Eu, sinceramente, acho que não tenho o que fazer.

Você acha que teria algo que eu pudesse falar ou fazer pra tentar fazê-lo mudar de opinião, ou pelo menos aceitar melhor as coisas??

Como fazer pra que ele respeite o próximo? Como fazer ele enxergar que a igreja dele não está acima de todos?

Apesar de não concordar com a religião dele, eu aceito.

E eu só queria isso, que ele tivesse mais respeito comigo e com as minhas escolhas. Não precisa apoiar nem gostar de nada que eu gosto, apenas respeitar.

 

De: Site Celeiros

Para: MARIA

Data: 15 de novembro de 2011 18:50

Assunto: Ajuda A/C Pastor Solon

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Perdoe pela demora da resposta. Tivemos dois seminários seguidos, um no Rio de Janeiro e outro aqui em Brasília e isso tomou muito o meu tempo. Não tive sequer condições de atualizar o site nesse período.

Quanto ao seu relato, inicialmente agradeço a confiança que depositou em mim, apesar de não me conhecer.

Eu não tenho elementos suficientes para dizer quem está certo ou errado nesse relacionamento familiar, mas, supondo que você esteja certa e que seu irmão esteja errado, posso lhe assegurar que a vontade de Deus é que sejamos compreensivos com os fracos e suportemos uns aos outros. Além disso, nos ensina a palavra de Deus que não devemos pagar o mal com o mal:

“Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Ts 5:14 RA)

“1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Efésios 4:1-2 RA)

não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” (1 Pedro 3:9 RA)

Eu sei que você pode pensar que aquele que está errado é quem deveria se consertar, mas a palavra de Deus nos ensina a ter um procedimento que foge aos padrões comuns em nossa sociedade. O amor de Deus (ágape) é atitude. Devemos agir pelo outro, ainda que seja nosso inimigo. Se todos os cristãos compreendessem isso teríamos famílias melhores, igrejas melhores e uma sociedade melhor.

É fácil amarmos os que nos amam e nos tratam bem. Difícil é fazermos o bem quando somos ultrajados, rejeitados, desrespeitados ou humilhados.

“44  Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48  Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:44-48 RA)

Querida, a palavra de Deus nos ensina que as investidas contra as nossas vidas não são simples atos procedentes da maldade, da injustiça ou das intrigas humanas. Por isso, desferir golpes contra os homens revela que não sabemos quem é o nosso verdadeiro inimigo - aquele que deseja o nosso mal, trama contra a nossa vida e usa homens para nos atingir. Somente compreendendo o mundo espiritual poderemos lutar contra a injustiça do modo correto, sem acabar presos nas ciladas do Diabo.

A verdade é que o Diabo está por trás das pessoas que investem contra as nossas vidas. É ele que trama a nossa destruição, valendo-se das forças espirituais malignas, organizadas nas regiões celestes.

Se você quer, realmente, combater o mal, lute contra o seu verdadeiro inimigo, o Diabo, e não contra os seus familiares.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:11-12 RA)

O egoísmo, o ódio e a vingança são apenas sentimentos plantados pelo Diabo para fazer com que as pessoas se destruam. Pensando que estão combatendo seus inimigos, os homens estão se matando, enquanto o verdadeiro inimigo de suas vidas está se divertindo com a auto-destruição da humanidade.

Por um momento, é preciso desviar os nossos olhos daqueles que parecem ser os nossos ofensores e a procurar enxergar o verdadeiro opositor – aquele que quer o nosso fracasso. É necessário identificar aquele que quer matar a nossa esperança, nossos sonhos e fazer com que nossas vidas se limitem a buscar vingança e justiça com nossas próprias mãos e a qualquer custo.

Se nós não acordarmos para isso, ficaremos presos ao passado e não perceberemos a vida passar e se acabar, enquanto perseguimos os nossos ofensores.

Se quisermos combater quem está nos destruindo, devemos tomar as armas corretas, colocadas à nossa disposição em Efésios, cap. 6, e gastar nossas energias lutando contra o nosso verdadeiro inimigo.

Lembre-se: seu irmão não é seu inimigo. Talvez ele esteja apenas mal orientado, mas, ainda assim, é seu irmão e você deve amá-lo. Se você sabe o que é certo, faça o certo e seu testemunho falará mais alto que seus argumentos.

Não deixe de visitar sua mãe. Antes, procure conviver em paz com toda a sua família.

“17  Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” (Romanos 12:17-18 RA)

Se você aceitar uma sugestão, ouça o seu irmão quando ele quiser falar. Faça isso com atenção e amor, mesmo que não concorde com o que ele diz. Mostre interesse no que ele quiser expor e você verá como o comportamento dele mudará com você. Todos nós gostamos de ser ouvidos. Com o seu irmão não é diferente. Saber ouvir é uma virtude que encontramos em poucas pessoas, apenas nos humildes e amorosos. Os arrogantes e soberbos não sabem ouvir, porque acham que estão sempre certos e, por isso, não precisam ouvir ninguém que não pense como eles. Seja diferente. Quando você for ouvir, faça isso com amor em seu coração e não com falsidade, hipocrisia ou ironia. Você é capaz de fazer isso?

Com relação aos seus comentários, gostaria de dizer que nutrir sentimento de raiva só irá prejudicar sua vida. Livre-se disso! Perdoe seu irmão, não se isole e seja uma praticante das palavras de Jesus.

“24  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24-25 RA)

Querida, não deixe que árvores de natal, ovos de páscoa ou gosto musical tomem de você o que é mais precioso: sua família.

O fato é que sua família “pertence” à Igreja Maranata e não será sua revolta que mudará isso. Sua parte é orar e pedir a Deus por eles. Não é com combates e discussões que vocês irão conhecer os verdadeiros valores ensinados por Jesus. Deus tem uma bênção para todos vocês. Não permita que o Diabo os destrua, instigando-os à prática das obras da carne.

“19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21  invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21 RA)

Quanto ao seu namorado, parece-me que o seu irmão está apenas tentando protegê-la de algo que ele considera que não é bom para você. Talvez, ele não saiba a melhor maneira de lidar com essa situação, por isso apenas diz que não gosta, sem lhe dizer exatamente o que o incomoda. Para mim, mesmo que ele não saiba como dizer isso, seu irmão se importa muito com você, apesar de não saber a melhor maneira de agir a esse respeito.

Sobre o isolamento do seu irmão, lembre-se que isso não parte dele, mas do ensino que ele tem recebido, por isso não lute contra o seu irmão. O que deve ser feito é orar para que Deus o abençoe, a fim de que ele enxergue e pratique os verdadeiros fundamentos da fé cristã, especialmente no modo como deve valorizar sua família.

Lembre-se: se o problema é espiritual, não adianta lutar contra as pessoas (carne e osso), mas contra as forças espirituais que as induzem ao erro. O único modo de vencer batalhas espirituais é ordenando-a nos lugares celestiais, com oração, jejum e aprofundamento do conhecimento da palavra de Deus.

Santifique-se e lute do modo correto e contra o adversário correto e você será vitoriosa.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.