Carta 176

12/10/2011 16:12

12 de outubro de 2011 16:38

Assunto: Enc: 27 - Esforça-te para obter a salvação! Certo ou errado?

27 - Esforça-te para obter a salvação! Certo ou errado?

É muito comum alguns cristãos pensar que precisa se comportar bem, fazer coisas boas, fazer a obra do Senhor ou ter fé para serem salvos em Cristo Jesus.

É Necessário entender alguns conceitos neste assunto: Se temos boas atitudes e trabalhamos para o Senhor e temos fé é porque somos salvos e não fazemos isso para ser salvo.

A salvação é pela Graça, ou seja, é favor imerecido (Efésios 2:18) logo não temos de nos esforçarmos para obter a salvação, pois Cristo já se esforçou por nós e para isso Ele pagou tudo e custou um alto preço por nós.

Se caso alguém considerar que temos de fazer algo para obter a salvação, logo o entendimento é que temos uma parcela no processo de salvação, então logo temos parcelas de merecimento e merecimento sabemos que não temos (Isaias 64:6), pois se considerarmos que somos merecedores da salvação anulamos o sacrifício de Cristo, e isso é inadmissível.

Então podemos concluir que somos salvos por um favor imerecido (Graça), não temos parte nisso, somente fomos agraciados por esse dom de Deus. Logo tudo de bom que fazemos é simplesmente por alegria de ser salvo e não fazemos isso para ser salvo.

JOÃO


De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 12 de outubro de 2011 20:21

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Estou enviando alguns textos para a sua meditação, a fim de que você possa enriquecer o seu artigo esclarecendo as aparentes contraposições e mostrando como todos os textos estão em harmonia.

“23 E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? 24  Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lucas 13:23-24 RA)

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:12 RA)

“6  Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:6-7 RA)

“8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9  não de obras, para que ninguém se glorie. 10  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:8-10 RA)

 

“20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21  Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22  Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23  e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24  Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26  Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:20-26 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Pastor Sólon.