Carta 165

02/07/2013 16:03

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 29 de agosto de 2011 11:03

Assunto: Re: Question about the office of President of PES

Solon, the peace of the Lord be with you!   Thank you for what you wrote so far.   But you are not directly answering my specific questions, and I want to know why.   Are you trying to avoid getting a lawsuit from the people in Maranata?   Do you think it's ok to question the authority of the PES under any circumstances?   I've hard that in certain cultures, like Brazil, there's a diffferent view of how people see people in authority, and a lot of people are not willing to question them.   Please see my original questions again.

I also disagree that we need to automatically follow ever person who claims to be a pastor.   Just because they say they are a pastor or a Presbytery, doesn't mean they ever were, or still are.   We have to test things.

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 7 de setembro de 2011 14:56

Assunto: Re: Question about the office of President of PES

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Bom, inicialmente, posso lhe assegurar que minhas respostas não são limitadas pelo medo de ações judiciais, mas pelo receio de ir além do que devo. Afinal, eu gostaria de não estar me intrometendo em assuntos da organização da ICM.

Sobre doutrinas, sinto-me muito à vontade para discuti-las, sejam provenientes de onde forem, pois esse é o nosso dever como crentes de Beréia.

Entretanto, quando se trata de procedimentos, métodos e organização de outras igrejas, acho que todos são livres para adotar a ritualística que atenda melhor ao perfil escolhido pelas lideranças. Salvo engano, já falei isso antes, mas o fato de alguém cantar em pé ou sentado, para mim isso é absolutamente indiferente. De igual modo, se a igreja tem presidente ou líder, não vejo problema algum nisso.

Entendo que, mesmo com nomes diferentes, busca-se apenas um modo de organização, o que é necessário, a meu ver. Afinal, não conheço nenhuma empresa ou instituição que subsista se não for organizada.

A própria CEEN tem um presidente (aquele que preside, que conduz, que lidera etc.) – seu estatuto já deve estar publicado no site www.entrenacoes.com.br. Sendo assim, seja com que nome for (Presidente, Diretor, Condutor ou simplesmente Líder), o propósito é o mesmo: representação, integração, comunhão, responsabilização, supervisão e elaboração de diretrizes básicas de cunho administrativo e religioso.

Como eu disse na carta anterior, Deus é muito organizado e nós também devemos ser. Ademais, essa é uma exigência do Estado Brasileiro, que as instituições sejam formais, devidamente registradas e legalmente representadas por quem por elas respondam.

Bom, para que eu possa tentar ser mais específico, vou pontuar as questões que você colocou na carta anterior, já que considerou que eu não consegui respondê-lo adequadamente:

PERGUNTA:

“Há qualquer base nas Escrituras para um Bispo (por exemplo, como um Papa) que controla uma determinada região?”

RESPOSTA:

As carta de Paulo aos tessalonicenses e a cata a Timóteo indicam que há pessoas que trabalham e pessoas que presidem no meio da igreja. Assim, suponho que haviam presidentes nomeados ou, pelo menos, aceitos pela comunidade cristã, senão vejamos:

“Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;” (1 Ts 5:12 RA)

“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.” (1 Timóteo 5:17 RA)

PERGUNTA:

“Um número de pessoas que deixaram ICM eu sei agora se reúnem em casas, e não acho que qualquer tipo de hierarquia humana existe na igreja original (por exemplo, nem Tiago nem Peter eram "presidente" de qualquer Presbitério na época).”

RESPOSTA:

O fato de uma reunião ser feita em casa, não significa que seja desordenada. A ausência de líderes formalmente designados não significa a ausência de liderança espiritual, pois foi Deus quem estabeleceu a autoridade e a concedeu a algumas pessoas, conforme eu disse na carta anterior.

Portanto, mesmo que informalmente, sempre haverá aqueles que se destacam e conduzem as coisas pela graça e autoridade de Deus, ainda que seja uma reunião realizada em casas. A igreja primitiva fazia “reuniões” e mesmo sendo algo muito diferente dos cultos que fazemos hoje, a ordem já era uma orientação de Paulo. Tudo tinha que ser feito com decência e ordem:

“26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. (...) 40  Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.” (1 Coríntios 14:26 e 40 RA)

Embora não tenhamos notícia de que Tiago tenha sido designado formalmente para presidir a igreja de Jerusalém, sabemos que ele se destacou no concílio de Jerusalém, que foi a reunião de autoridades eclesiásticas daquele tempo com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, de fé, de costumes (moral) e de disciplina eclesiástica.

Note que no Novo Testamento temos fortes indícios de que a Igreja primitiva submetia as questões importantes a reuniões promovidas pelos líderes da igreja de Jesus após sua instituição, tudo orientado pelo Espírito Santo, é claro. No livro de Atos dos Apóstolos temos a menção de três reuniões importantes: a primeira, para eleger Matias em lugar de Judas Iscariotes (Atos 1:12-26); a segunda, para tratar acerca da assistência social (Atos 6:1-15); e a terceira, que tornou-se conhecida como “O Concílio de Jerusalém” (At 15:6-30). Naquela oportunidade os apóstolos reuniram-se para tratar sobre os temas que estavam dividindo os primeiros cristãos: de um lado os judaizantes (judeus convertidos, mas legalistas) e do outro os gentios (os convertidos não-judeus, que eram maioria).

E quem presidiu a reunião?

É verdade que havia uma dependência contínua dos discípulos ao Espírito Santo (Atos 15:28: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”), mas, na prática, o Concílio foi liderado pelo apóstolo Tiago, “o justo” que, ao que nos indica a palavra de Deus, era o líder da Igreja de Jerusalém, senão vejamos:

“17 Tendo nós chegado a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. 18 No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram. 19  E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.” (Atos 21:17-19 RA)

No concílio de Jerusalém, embora Pedro tenha iniciado a discussão não significa que ele presidira o Concílio. Pedro iniciou o debate porque, certamente, ele foi o primeiro a ser movido a quebrar a barreira de comunicação e de relacionamento que havia entre os judeus e gentios (Atos 10).

Tiago esperou que os líderes missionários - Pedro, Paulo e Barnabé - terminassem seus discursos e “depois que eles terminaram, falou Tiago”, chamando seu público, respeitosamente, de “irmãos” e, pedindo que lhe ouvissem (15:13), resumiu seu testemunho com as seguintes palavras: “Expôs Simão como Deus primeiro visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome”(15:14).

A afirmação de Tiago é consideravelmente mais importante do que parece à primeira vista, pois as expressões “povo” e “para o seu nome” eram regularmente empregados no Antigo Testamento em relação a Israel. Tiago estava expressando sua crença de que os convertidos gentios agora faziam parte do Israel verdadeiro, chamados e escolhidos por Deus para pertencerem ao seu único povo e para glorificar o seu nome. Assim, Tiago em seu parecer declarou que estava de pleno acordo com Pedro, Paulo e Barnabé para, ao final, declarar o seu julgamento - “Pelo que julgo…”(At 15:19).

Amado, talvez você já saiba que as decisões da Igreja não devem ser tomadas pelo homem apenas e que este deve buscar a direção do Espírito, mediante oração e jejum e a fidelidade à Palavra de Deus até que a vontade divina seja claramente discernida (cf At 13:2-4). Entretanto, não podemos negar que a igreja sempre foi presidida por homens espirituais que receberam, por transmissão de seus antecessores, a autoridade para assumir a liderança.

Jesus transmitiu sua autoridade para os apóstolos e esses, por sua vez, transmitiram a outros pastores e líderes, e assim por diante. É por isso que só não podemos aceitar líderes ou pastores que a si mesmos se declaram pastores, apóstolos presbíteros etc. É necessário que essa unção seja transmitida por um antecessor que a tenha recebido de outrem, e assim por diante.

“19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 21  Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 22  E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20:19-22 RA)

 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1:6 RA)

“Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” (1 Timóteo 4:14 RA)

Veja que, apesar de estarmos falando do novo testamento, desde o Velho Testamento sempre foi assim que Deus organizou seu povo, com líderes, a exemplo de Moisés, Josué, Débora, Gideão,Davi etc.

Agora, farei uma afirmação que pode ser dura para quem é defensor da independência espiritual: quem não está sob a autoridade delegada por Deus, não se sujeita a Deus e não tem parte com Ele. Observe que quando o povo de Israel pediu um Rei, negou a autoridade e direção de Deus que já estava sendo exercida sobre eles por meio de Samuel. Eles nunca estiveram sem um governante, embora o modelo de Deus fosse outro naquele momento:

“6 Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR. 7  Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.” (1 Samuel 8:6-7 RA)

PERGUNTA:

Havia apenas mais velhos, que eram como irmãos mais velhos, experientes, que liderados por exemplo, sem qualquer regime autoritário, etc. Você concorda com isso? Como você evita esses problemas onde você está agora?

RESPOSTA:

Amado, como eu disse antes, mesmo que não tenhamos notícia de uma designação formal para Tiago, a palavra nos indica que os líderes da igreja eram os pastores que recebiam, por transmissão, a autoridade que veio sendo repassada desde Jesus.

Entretanto, a questão do autoritarismo é outra.

Ninguém que governa pelo Espírito Santo de Deus fará isso com terrorismo ou por imposição, conforme tentei explicar na carta anterior. Se isso ocorre, esse governo não provém de Deus, pois fere de morte a liberdade que Deus conferiu às pessoas desde o princípio.

“1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3  nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” (1 Pedro 5:1-3 RA)

Portanto, amado, embora eu não seja tudo aquilo que gostaria de ser, naquilo que Deus me permite organizar, procuro deixar as pessoas livres e conduzi-las pelo exemplo, sem negligenciar meu dever de admoestar, quando necessário, acerca da prática do pecado e das doutrinas perniciosas a uma vida cristã equilibrada.

Espero ter respondido sua dúvida desta vez.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 7 de setembro de 2011 03:05

Assunto: Another question: Nepotism in ICM?

Have you heard or seen of any cases of Nepotism in ICM?   Do you think Nepotism is biblical in the life of the church today?   I found a genealogy of GG's family online, and can identify a number of pastors and deacons there.  I find this most disturbing.

Você já ouviu falar ou viu qualquer caso de nepotismo na ICM? Você acha que o nepotismo é bíblico e presente na vida da Igreja hoje? Eu encontrei uma genealogia na linha da família GG que pode identificar um número de pastores e diáconos lá. Acho isso mais perturbador.

 

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 7 de setembro de 2011 14:58

Assunto: Re: Question about the office of President of PES

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Infelizmente, não tenho como ajudá-lo nesta questão, pois me faltam dados objetivos para fazer qualquer tipo de afirmação.

Sugiro que você assista a próxima transmissão de poder da ICM e chegue às suas próprias conclusões. Afinal, esse é um assunto que em nada me afeta ou interessa.

Perdoe-me, mas eu não posso fazer suposições infundadas.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.