Carta 155

02/07/2013 15:56

De: MARIA

Data: 16 de agosto de 2011 11:22

Assunto: Informações

Para: ceenso

 

Bom dia

Eu e meu marido residimos em Blumenau/SC e congregávamos na igreja Cristã Maranata. Estamos em busca de um novo local para congregar, devido a vários aspectos doutrinários com os quais não nos adaptamos na ICM.

Congregamos alguns anos na igreja de Blumenau. Esta, inclusive, teve início em nossa residência, mas nunca conseguimos de fato nos envolver com o trabalho, porque frequentemente tínhamos conflitos doutrinários, já que o início de nossa vida cristã vem de igrejas anteriores nas quais congregamos. Não somos Maranatas de berço.

Então, nunca concordamos com a postura da ICM frente a outras igrejas evangélicas, dentre outras coisas que o Pastor Solon conhece bem e não vou nem citar aqui. Entrei no site do Pastor Solon, mas ele não está respondendo mensagens no momento.

Gostaria de saber se tem algum trabalho ou igreja próximo de nós, ou alguma igreja que possam nos indicar para congregar.

Aguardo contato.

 Att

MARIA

 

De: Pr. Venâncio

Para: MARIA

Data: 17 de agosto de 2011 08:53

Assunto: Informações

Irmã MARIA, graça e paz!

Amada irmã é com muita alegria que recebemos o seu email! Que Deus a abençoe e faça prosperar a sua vida e de sua família!

Querida irmã, a nossa abrangência, por enquanto, alcança os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Nós temos irmãos em São Paulo, que inclusive participaram conosco do Seminário de Liderança (veja as fotos no site www.entrenacoes.com.br e www.ceenan.com.br). Também, temos contatos no Paraná e em outros Estados.

Nestes Estados em que estamos começando, atuamos com Grupos de Comunhão (GC), que é uma espécie de células ou de Grupos Familiares.

Temos muito material para formação destes Grupos.

A partir de um GC, a comunidade local pode se transformar em uma igreja local, com um salão público comercial. Vai depender do desenvolvimento dos trabalhos.

Tem menos de três meses que começou um Grupo de Comunhão no Espírito Santo, em Vila Velha. Lá, estão à frente o Pr Jacimar e o irmão Saulo Kohler.

O Saulo participou conosco do Seminário de Liderança aqui em Brasília agora em agosto, mas o Pr Jacimar não pôde vir.

Partir para um GC é sempre um desafio renovador em que a pessoa poderá se remeter àquela fase do primeiro amor e das primeiras obras.

A irmã tem experiência com isto, pois já começou um trabalho na sua casa.

Se sua família for direcionada pelo Senhor a este desafio, bem-vindos à Comunidade!

Os dons e talentos de uma pessoa são estimulados por nós. Não colocamos barreiras "eclesiásticas" para a pessoa crescer.

Achamos que liderança é algo natural que a pessoa desenvolve.

Os irmãos seriam os pioneiros em Santa Catarina, nesta terra maravilhosa e bonita.

O primeiro passo dos irmãos seria de participar conosco de um Seminário de Restauração de Vidas - SRV. Vai haver um no Rio de Janeiro em outubro. Veja no nosso site.

O casal já está convidado!

Está na nossa programação, termos um mini-seminário no Espírito Santo, mas não temos data marcada. E olhe que começaram os trabalhos lá não tem nem 3 meses!!!

Se não der no do Rio, a irmã esteja convidada para ir neste.

Como passagem aérea está tendo muita promoção, creio que não seria problema para os irmãos.

Com isto poderemos nos conhecer melhor.

Por outro lado, se quiser aguardar o tempo do Senhor, sinta-se à vontade. Procure uma igreja evangélica em que possa se adaptar melhor.

Não sei a realidade evangélica de Blumenau por isso não posso lhe indicar uma igreja para congregar. Mas, certamente terá uma que se encaixe no perfil dos irmãos.

Peço a permissão da irmã para incluir o seu email na nossa relação [de correspondentes] para sempre a querida irmã receber notícias da CEEN.

Eu sempre digo a todos irmãos que passaram pela ICM que não foi por acaso que passamos tanto tempo lá (passei 23 anos).

Deus tem um propósito e eu creio firmemente que é de união para realizarmos coisas maiores neste tempo do fim.

Há uma afinidade entre nós, uma identidade! Não conheço a irmã, mas sei que já há esta afinidade e é como se eu conhecesse a irmã há muito tempo.

Uma das razões é porque passamos pelos mesmos problemas lá na ICM.

Poda, rigidez, enterro de talentos, não comunicação com outros irmãos evangélicos, não poder fazer um curso de teologia e tantos outros problemas que vimos lá.

Outra é que não sou Maranata de berço. Passei mais de 20 anos na Igreja presbiteriana.

Com isto já gera um empatia com os irmãos.

Esteja à vontade para me indagar, questionar, dar o seu ponto de vista, etc.

Não somos o supra-sumo da sabedoria, nem obra única e nem os donos da verdade.

Só queremos realizar/concretizar os planos do Senhor para as nossas vidas.

E certamente Ele tem propósitos para nós e não são pequenos. Eu diria, são imensos!

Um abraço fraternal do irmão em Cristo,

Pr Venancio Santana

Pastor da Ceen da Asa Norte - Brasília-DF

venanciosantana@bol.com.br e (...) e ceenan@bol.com.br

(61) (...)

 

De: MARIA

Data: 17/08/2011 15:45

Assunto: Informações

Para: Pr. Venâncio

Olá Pr. Venâncio,

 Fico muito grata pela resposta e até mesmo emocionada pela atenção a nós dispensada. Meu marido (JOÃO) não tem muita paciência para digitar, por isso possivelmente eu manterei o contato com os irmãos. Ele fala bastante, é comunicativo, mas não gosta de se expressar por email.

 No momento, não sabemos como o Senhor vai conduzir nossas vidas. Conhecemos algumas igrejas em nossa cidade, onde com certeza não iremos nos adaptar, pois notoriamente perderam a direção do Espírito Santo. Não sabemos se tem algum grupo ou igreja que testifique com o que cremos e não estamos visitando novos grupos ainda. Paramos de frequentar a ICM e inicialmente resolvemos "dar um tempo" (faz poucos meses, não comunicamos nossa decisão oficialmente).  Tenho dois irmãos casados e ativos na igreja, meu marido tem também um irmão e sobrinhos que são ativos na igreja, mas todos eles também já questionaram algumas coisas da igreja. Meu pai foi pastor (...), um dos poucos de fato convertidos neste meio. Então eu e meus irmãos fomos criados confrontados com a Palavra. Teve que deixar a função de pastor, porque a igreja (...) não está habituada com pastores convertidos. É um servo, embora tenha algumas dificuldades com relação aos dons espirituais (com igrejas pentecostais).

Meu pai teve algumas experiências profundas na ICM, quando foi aos cultos, se quebrantou. Infelizmente, devido a doutrina, acabou se "fechando" e não permitindo que o Espírito Santo completasse a obra em sua vida. Ele estudou bastante teologia, conhece bem as escrituras e diante disso alguns pontos da doutrina são difíceis de "engolir".

 Em nossa cidade, muitos irmãos de outras igrejas conheceram a ICM e ficaram maravilhados, mas não conseguiram permanecer em função da doutrina, o que é uma pena. Voltaram para suas instituições religiosas espiritualmente "falidas" e alguns até mesmo para o mundo. Outros continuam lá por medo de serem rotulados de caídos, alguns conseguem de tempos em tempos deixar de lado as dúvidas doutrinárias, mas tem sempre altos e baixos na igreja. Ora a frente do trabalho, ora no banco. Vemos que quem não é maranata de berço tem grande dificuldade em se adaptar, embora fique maravilhado com a parte boa da igreja.

A ICM tem coisas maravilhosas, senão não teríamos permanecido lá tanto tempo. A parte boa da doutrina da ICM, a parte que de fato está na palavra, não queremos perder. Não queremos perder a palavra revelada, a sabedoria nos dons espirituais, dentre outras coisas que o Pr. conhece bem e sabemos que muitas denominações não tem. 

 Aqui no sul o povo é extremamente questionador. É difícil dominar a mente. As pessoas não aceitam a doutrina simplesmente porque dizem que é revelação. Elas querem entender e tem que testificar com a palavra, por isso aqui a ICM cresce a passos de "tartaruga". Alguns trabalhos tiveram início, mas fecharam, não permaneceram. Na ICM de Blumenau temos muitos irmãos que vieram de outras regiões (MG, ES, RJ), mas localmente a igreja cresce muito pouco. Perdemos muitos jovens para o mundo. 

Bem, para nos conhecer melhor, temos (...) filhas (...). Ambos temos (...) anos. Temos um pequeno negócio, (...).

Minha mãe (...). Meu pai (...) Procurou algumas igrejas para congregar, mas não se adaptou em nenhuma delas. Não se adaptou nas pentecostais, pela falta de sabedoria nestas igrejas e também não se adaptou nas tradicionais, em razão das liturgias e religiosidades. A igreja com a qual mais se identificou desde então foi a IMC, mas também não "se encontrou" lá.

 Coloco todos estes detalhes porque senti que devo, por alguma razão. Inicialmente, devo dizer que não estou motivada a iniciar um novo trabalho, queria apenas um lugar para congregar, uma posição bem cômoda. Já iniciamos um trabalho em nosso lar e sei bem como é. Não é fácil, mas confesso que não tenho muitas expectativas de encontrar um local para congregar em minha cidade. Vamos ver o que o Senhor tem para nós. Meu marido tem um chamado para o trabalho do Senhor, mas não se cumpriu na ICM. Ele não descarta a possibilidade de iniciar um novo grupo. Eu sempre descartei essa possibilidade, por achar que não temos estrutura emocional e espiritual para isso.

Coincidência ou não, o JOÃO precisa ir ao RJ em função dos negócios. Isto deve acontecer logo. Seria uma oportunidade para ele conhecer a igreja do RJ. Inicialmente, estamos pensando em ir ao encontro de outubro, mas como temos filhas (...), precisamos verificar a possibilidade. Manteremos contato. Mais uma vez, agradeço muito a resposta.

APDS

MARIA

 

De: Pr. Venâncio Santana

Para: MARIA

Assunto: Informações

Enviada: 17/08/2011 16:42

Irmã MARIA e irmão JOÃO, paz!

Eis a minha abençoada família! Vejam a figura.

Se o seu marido JOÃO vier a Brasília teremos o maior prazer em recebê-lo. E se ele for ao Rio de Janeiro, avise-me.

Eu trabalho no Senado Federal e sou formado em Informática. Minha esposa Clara trabalha no Banco Central e é formada em engenharia civil. Minha filha Rachel trabalha no Superior Tribunal Militar-STM e é formada em Direito (...).

Uma grande oportunidade de conhecer os irmãos realmente seria neste Seminário de outubro no Rio.

Fiquem à vontade e com liberdade meus queridos para decidirem o que fazer.

Agora em setembro, eu e minha esposa, Pr. Carlão e esposa e Pr. Manoel e esposa estaremos indo para Israel e Turquia numa excursão. Fomos em 2009 também. Estaremos fora do país do dia 02 a 22/09. Se enviar um email nesta época, favor enviar para o Pr Ademir - prademirlima@gmail.com  e/ou Pr Sólon -  (...). O pr Ademir é o presidente da CEEN. Eles poderão lhe dar toda informação ao alcance deles.

Com tanta gente como vocês querendo trabalhar na obra do Senhor e com talentos enterrados é um desperdício de recursos humanos para o Reino de Deus. Não esmoreçam amados! Lutem contra esta situação.

Estarei enviando para vocês informações da CEEN.

Um abraço fraternal,

Pr. Venancio