Carta 144

02/07/2013 15:44

De: JOÃO

Data: 27 de abril de 2011 13:19

Assunto: contato

Para: Pastor Sólon

 

APDSJ! Sou membro da ICM e nesses 2 últimos anos os cultos dominicais têm sido as 10:30, com transmissão via satélite, diretamente do maanaim de Domingos Martins-ES, com perguntas e respostas da Bíblias para com a igreja. Não tenho adaptado com essa forma de culto e horário. Que achas? Por favor não quero ser identificado.Obrigado pela compreensão!

Abraços!

JOÃO

 

De: Site celeiros

Para: JOÃO

Data: 13/05/2011 11:33

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Pessoalmente, eu acho que os recursos tecnológicos podem ser utilizados para a difusão do ensino, do conhecimento e para aproximação de pessoas, ampliando a rede de relacionamentos.

Mas, como tudo que está à nossa disposição nesses tempos modernos, nada é bom ou mau em si mesmo. Esse juízo de valor só pode ser feito depois que observamos o uso das coisas que estão ao nosso alcance. Por exemplo: a internet pode ser um instrumento de trabalho (algo bom) ou um canal de disseminação da perversidade humana (algo mau). O que faz da internet boa ou má é o uso que se faz dela, pois ela não é boa ou má por si só.

A difusão do ensino por meio de videoconferência ou de transmissão via satélite também pode ser boa ou ruim. Se considerarmos que os pastores não têm capacidade para ensinar a igreja local, creio que esse será um instrumento útil para não deixar a igreja sem o ensino da doutrina bíblica.

Mas, se os pastores estão capacitados, vejo que isso será um veneno que levará à morte lenta e progressiva dos ministérios dos pastores inteligentes.

Eu mesmo, sentir-me-ia um “inútil” (para não usar palavra pior) se não pudesse ensinar a igreja que eu pastoreio. Falo por mim: eu ficaria muito desanimado e ridicularizado diante da igreja se, na hora destinada ao ensino bíblico, tivesse que ficar ao lado de uma tela de televisão dizendo amém.

No meu tempo, recebíamos as mensagens prontas apenas em alguma ocasiões especiais (natal, culto de fim de ano, cultos de evangelização etc.) e eu já achava aquilo um atentado à minha capacidade de conhecer as necessidades da igreja local e de transmitir a mensagem de acordo com suas peculiaridades.

Pessoalmente, nunca procurei ensinar aquilo que não estava de acordo com a palavra de Deus ou que agredisse a doutrina a qual eu estava vinculado, mas mesmo assim, percebia que o PES não confiava em seus pastores, de modo geral. Éramos selecionados com extremo rigor para exercer o ministério “da palavra”, mas na hora de colocarmos isso em prática, éramos tratados como crianças que precisavam ser monitoradas em cada detalhe, para não “fazer ou falar besteira”.

Vamos refletir: por que você acha que o PES decidiu deter a exclusividade do ensino dirigido à igreja?

Será que esse não é mais um sinal da desconfiança do PES na capacidade de seus pastores? Ou será que o PES notou que nos últimos anos os seus pastores começaram a pensar, a perguntar e a sair da igreja por falta de respostas? Ou será que as duas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo?

Aqui em Brasília, em especial, sempre notei uma falta de confiança do PES nos pastores da região. Cheguei a ouvir no Maanaim, de púlpito, críticas à igreja de Brasília. Pelo menos eu me sentia envergonhado com aquela exposição, a meu ver, desnecessária. Ninguém gosta de apanhar em público. Faça isso com seu filho e verá o que você vai colher mais tarde.

Para que você perceba melhor o que estou falando, salvo engano, até hoje a coordenação de Brasília pertence a um pastor de Vitória. Por que será? Deus revelou? Você acredita nisso, ou acha que é porque aqui em Brasília não tem nenhum pastor capacitado para a tarefa?

Mas, vamos ser francos. Você acha que a igreja não percebe essas coisas? Você acha que os pastores capacitados e inteligentes estão conformados com essa situação?

No último seminário da CEEN tivemos a presença de seis pastores da ICM. O que você acha que está acontecendo?

No que diz respeito ao culto via satélite, você acha que um “pastor de verdade” aceitará por muito tempo ser apenas um preposto para manusear um aparelho de televisão? Creio que somente aqueles que realmente não têm condições de ensinar a palavra de Deus acharão excelente essa situação.

E se, de fato, são incapacitados, o culto via satélite é indispensável – uma coisa boa.

Amado, sei que você é um membro da ICM e eu só estou falando o que penso porque você perguntou. Não me leve a mal. Simplesmente desconsidere o que eu disse, se minha percepção estiver errada.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

        

 

De:JOÃO

Para:site celeiros

Assunto:Re: contato

Data:13/05/2011 11:57

 

A PDSJ!

Inicialmente quero agradecer a atenção dispensada, pois, pensei sinceramente que não responderia, uma vez que deve ter "muitos te escrevendo" e fica realmente difícil atender a todos e a todo tipo de pergunta.

Só esclarecendo, entendi bem sua posição. Na minha cidade e região não tem a CEEN e não pretendo sair da ICM e ficar sem igreja, uma vez que acho não adaptaria a outra denominação que na maioria os cultos são prolongados, etc.

Mas afirmo que queria uma igreja que pelo menos nesse aspecto bom da ICM aproximasse. Não estou investigando ninguém, pois, detesto esse tipo de personalidade, e afirmo foi um prazer te contatar e saber que não sou só eu que não está adaptando a essa nova forma de ensino da ICM.

Att,

JOÃO