Carta 126

02/07/2013 15:24

De: MARIA

Para: Pastor Sólon

Data: 14 de março de 2011 19:34

Assunto: medo

 

A paz do senhor jesus!

Pastor Sólon eu sou da Maranata e também não estou muito satisfeita lá. Só que eu tenho medo de sair e ser julgada. Eu gosto de igreja pentecostal, onde se pode dar gloria a deus alto e chorar se quiser sem ninguém te olhar diferente.

O senhor sabe o que estou lhe falando. O que eu faço! Me de uma resposta, me ajude.

Que a graça de deus possa ser contigo.

 

De: MARIA

Para: Pastor Sólon

Data: 16 de março de 2011 19:03

Assunto: Repassar para os Grupos de Louvor / Carta reeditada pelo Pastor Gedelti Victalino Gueiros - O Louvor da Igreja Fiel

REENCAMINHANDO

Irmãos, a paz do Senhor!

Segue para conhecimento e aperfeiçoamento do louvor da igreja.

Irmãos A Paz do Senhor!

Nesse ultimo domingo (20/02/11) o grupo de louvor do maanaim de Domingos Martins recebeu uma correspondência da parte do Pastor Gedelti, para que fosse lido e logo após o seminário teríamos uma reunião com o mesmo.

A direção foi bem clara a respeito do louvor da igreja fiel. No documento temos o embasamento naquilo que é o verdadeiro louvor, e algumas citações de erros cometidos em doutrinas de praticas que não levam a um verdadeiro louvor ao Senhor. Foi citado alguns hinos que devem sair do repertório dos grupos de louvor das igrejas.

Quero lembrar aos irmãos que os louvores que estão sendo cantados no Maanaim são os louvores que devem ser cantados nas igrejas, por isso há uma necessidade da integração dos grupos de louvor, nos grupos de polo, área e região, para que nenhuma igreja fique no prejuízo por práticas erradas daqueles que estão responsáveis pelos seus grupos.

É de suma importância que os irmãos observem todo o texto em caráter de urgência. Um aperfeiçoamento está para vir da parte do PES com relação ao louvor e precisamos já estarmos preparados para isso.

Quando falo que a carta foi reeditada é por que uma irmã a escreveu e encaminhou ao PES e lá o Pastor Gedelti cortou algumas partes que não eram uteis e publicou o que realmente era do interesse dos grupos de louvor.

Quaisquer dúvidas com relação a carta que foi reeditada os irmãos devem entrar em contato com o PES ou com relação aos louvores que podem ser cantados nos grupos de louvor entrar em contato com a Central de Louvor - PES.

OBS: Fora os louvores que não são cantados no maanaim existem os que são revelados em polos locais e que tem toda a preocupação dos ministérios e ciências dos mesmos em saber que são da parte do Senhor, salvos esses louvores os demais devem ser retirados do repertorio.

Favor encaminhar aos demais contatos de grupos de louvor.        

 

De: Pr. Sólon

Para: MARIA

Data: 17 de março de 2011 08:42

 

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Querida, em que posso ajudá-la?

Estou viajando amanhã de madrugada e só retorno na segunda-feira. Por isso, poderei demorar um pouco para respondê-la, mas lembre-se:

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." (1 João 4:18 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: Pr. Sólon

Para: MARIA

Data: 22 de março de 2011 11:58

Assunto: Re: medo

 

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Cheguei de viagem e reli sua mensagem e a carta do PES/ICM sobre louvor que você me enviou.

Sobre a carta, eu lamento muito pelo que ali está escrito e acredito que a ICM terá muitos problemas a enfrentar depois que o seu conteúdo for assimilado, ou não, pelos integrantes dos grupos de louvor da igreja ou de seus membros em geral.

Se assimilarem, correm o risco de se tornarem mais soberbos, ao acreditarem que são os donos do coração de Deus, a ponto de dizer o que Deus gosta ou não gosta, sem ao menos ter fundamentos bíblicos para apresentar. Veja o que a bíblia nos diz sobre quem já ousou assumir o lugar de Deus, afirmando conhecer o seu coração:

“2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus — 3  sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti; 4  pela tua sabedoria e pelo teu entendimento, alcançaste o teu poder e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros; 5  pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração —, 6  assim diz o SENHOR Deus: Visto que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus, 7  eis que eu trarei sobre ti os mais terríveis estrangeiros dentre as nações, os quais desembainharão a espada contra a formosura da tua sabedoria e mancharão o teu resplendor.” (Ezequiel 28:2-7 RA)

Você sabe a quem este texto se refere? Pois bem, querida, como podemos dizer o que Deus gosta ou não gosta sem apresentar pelo menos um texto bíblico para dar suporte à nossa convicção? Como eu posso dizer que um louvor que diz “quero te alegrar com o meu louvor” é anti-bíblico e que Deus está contra essa composição?

“Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu;” (Provérbios 23:15 RA)

“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.” (Salmos 28:7 RA)

Será que chegaremos ao ponto de dizer às pessoas o que elas podem, ou não, declarar a Deus? Será que Deus hoje reprova o que Miriã fez no deserto, ao conduzir as mulheres cantando e dançando pelo arraial de Deus (Ex 15:19-20) só porque chegamos à conclusão de que o Senhor não gosta de movimentos?

Quando um filho alegra o coração de seu pai, significa que este pai seja depressivo? Ora, quando minha filha alcança alguma vitória pessoal, seja na escola ou em seu trabalho na igreja, o meu coração se alegra enormemente. E eu posso lhe garantir que eu não sou nem um pouco depressivo.

“Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu saiba responder àqueles que me afrontam.” (Provérbios 27:11 RA)

Oh!, querida, como é triste ver o homem tomando o lugar de Deus e induzindo seus iguais a fazer o mesmo!

Lendo essa carta do PES/ICM, eu tenho uma série de pressuposições acerca de quem a escreveu. Mas, eu jamais ousaria a fazer uma afirmação sem ter provas concretas sobre minhas ilações. Digo isso porque é lamentável ver que o autor da carta afirma que “Cantores gospel, que muitas vezes nem convertidos são, entram para o mercado evangélico somente por se tratar de um mercado altamente lucrativo”.

Criticar a obra dos autores é admissível e até pode ser considerado um auxílio ao aperfeiçoamento. No meu trabalho secular eu produzo textos diariamente e eles são submetidos à crítica de uma revisora de textos e, depois, à crítica daqueles que acham que o meu julgamento não foi adequado. Isso é perfeitamente normal e até mesmo esperado. Quando recebo a crítica, sem soberba, tenho a oportunidade de aperfeiçoar o meu trabalho. Já fiz isso, inclusive, em relação ao site. Por exemplo: um servo do Senhor, membro da ICM, disse-me, certa vez (carta 91), que o fato do site trazer o meu nome (www.pastorsolon.com.br) causava a impressão de que eu almeja promoção espiritual ou mesmo pessoal. Eu procurei esclarecer as razões do site levar o meu nome, mas, depois, cheguei à conclusão de que o irmão tinha razão: se eu estava causando a impressão errada, algo deveria ser feito para corrigir isso.

Pois bem, disse isso para mostrar que considero saudável a crítica de uma obra, mesmo que isso possa nos parecer ofensivo num primeiro momento. Entretanto, fazer inferências sobre o que está no coração das pessoas é, no mínimo, temerário. Como eu poderia dizer que alguém não é convertido sem conhecer o coração dessa pessoa? Afinal, quem são as pessoas que o autor da carta considera não convertidos, falsos, impostores e gananciosos? É fácil jogar as pessoas contra um grupo determinado valendo-se de ilações e generalizações que não se pode demonstrar. Difícil é fundamentar as nossas afirmações em elementos concretos, demonstráveis, para não sermos levianos nossas afirmações.  Veja que o nosso ambiente de atuação deve ser sempre o da luz.

Bom, querida, vou parar por aqui e não vou comentar o resto da carta para não me exceder. Eu não estou dizendo que todo o seu conteúdo seja desprezível, até porque tem coisas que eu também não gosto na música gospel, a exemplo dos gemidos, caras e bocas. Mas, creio que classificar esse gênero como erótico é ir além do razoável.

Por último, sobre aqueles membros da ICM que não assimilarem/concordarem com o conteúdo da carta proveniente do PES/ICM, é provável que se entristeçam e sintam o mesmo que você está sentindo atualmente: um desejo profundo alçar voo e de se livrar do medo que a assola.

“20 Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. 21  Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste.” (Lucas 19:20-21 RA)

Observe que apenas os corajosos ousaram a trabalhar com os talentos recebidos do seu Senhor. O medroso nada produziu e diante do seu Senhor sua justificativa, até razoável, não foi aceita, pois o medo produz tormento e imobiliza a pessoa, mas no amor não existe medo.

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." (1 João 4:18 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.