Carta 122

02/07/2013 15:20

De: JOÃO

Para:celeiros

Data:28/02/2011 16:39

 

Olá pastor,

Paz de Cristo. Lembra de mim? (risos).

 Bom, enquanto espero no Senhor - pois ainda não estou reunindo em outra congregação - estou trabalhando em um blog na internet. Estou orando e o Senhor tem mostrado muitas coisas, mas, sei que ainda tem mais por vir. Este trabalho na internet, apesar de parece com todos os outros, é endereçado a um grupo de amigos que tenho e a outras pessoas que tem dúvidas sobre o que tem acontecido em minha vida. Gostaria que o senhor visitasse e lesse um pouco do conteúdo: soislivres.blogspot.com

O blog ainda está sendo desenvolvido e quem sabe um dia se torne um site.

 Grande abraço!

Att.

JOÃO

(...)

 

 

De: celeiros 

Para: JOÃO 

Data:01/03/2011 00:40

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja sobre o seu lar.

Sim, eu me lembro de você.

Já olhei o seu blog e deixei um comentário em um de seus escritos. Acredito que você desenvolverá um bom trabalho.

Vou tomar a liberdade de dizer o que eu estou pensando agora, já que você pediu que eu avaliasse o seu mais novo projeto de vida.

Minha sugestão inicial, querido, é apenas que você não seja anônimo, para que não incorra no erro de fazer a coisa certa do modo errado, pois “os fins não justificam os meios”, como afirmava Nicolau Maquiavel.

Salvo engano, não vi o seu nome em nenhum lugar, mas apenas o pseudônimo: “livre, enfim”.

Querido, se você quer desenvolver um projeto e ficar em paz com o Senhor, faça a coisa certa do modo certo. Lembre-se que a nossa Constituição garante aos cidadãos a liberdade de expressão e o direito à informação, mas veda expressamente o anonimato, nos termos dos arts. 5° e 220.

E nós, como servos do Deus altíssimo, temos que considerar seriamente o respeito à Lei Maior do nosso país, pois ela é uma autoridade constituída sobre nós:

“1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3  Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4  visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5  É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. 6  Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:1-7 RA)

Ora, como alguém pode pretender ser justo se não consegue andar segundo a justiça estabelecida por Deus? E como um injusto pode pretender se identificar com o mestre Jesus, se não anda segundo seu exemplo nem lhe obedece o conselho?

“Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele.” (Marcos 12:17 RA)

“Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.” (João 19:11 RA)

No meu entender, não há como conciliar o anonimato com a obra de Deus. Jesus enfrentou toda a estrutura religiosa farisaica sem se ocultar. Ao contrário, ele era um homem público e podia ser encontrado por todos aqueles que quisessem conhecê-lo.

Por isso, por mais nobres que sejam as suas razões, se você não quer ser identificado, localizado e questionado, deve evitar expressar publicamente suas opiniões sobre outras pessoas, doutrinas, instituições ou seja lá o que for.

Perdoe-me se estou sendo insistente, mas procuro lhe aconselhar como um pai a um filho.

Se todos souberem quem você é, isso servirá para estabelecer limites às suas palavras e evitará que você perca a postura de um servo do Deus altíssimo, mesmo diante de situações adversas. Assim, você será mais cauteloso no falar, será mais respeitoso com seus interlocutores, será mais amoroso com os necessitados, será mais comprometido com a coerência e será menos irascível quando for provocado por pessoas carnais. Enfim, você só tem a ganhar com isso.

Amado, fale o que quiser, mas tenha coragem de mostrar quem você é. Fale de frente para o seu interlocutor! Não seja desprezível como aqueles que falam mal de você por trás, em sua ausência. E, quando estão com você, sorriem, estendem a mão e lhe dão tapinha nas costas. Deixe os mascarados com suas máscaras, mas não imite as suas obras.

“Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.” (Mateus 23:3 RA)

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!” (Mateus 23:14 RA)

Expresse livremente suas idéias, impressões e entendimentos, mas não faça como os fariseus - você não sabe ao certo quem está por trás daquele manto branco. E quem é capaz de se esconder atrás do anonimato também é capaz de esconder muitas outras coisas, dissimuladamente.

Lembre-se: quem entra sorrateiramente pela brecha, pela janela, escondido ou de modo dissimulado e na escuridão da noite é o ladrão. O pastor entra pela porta. Quem gosta de escuridão é o ladrão. Este procura agir nas trevas para não ser identificado, julgado e condenado, caso seja apanhado em sua má obra.

“1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3  Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4  Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5  mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (João 10:1-5 RA)

Também, querido, não seja covarde como aqueles que atacam os outros pelas costas. Eu considero que um ataque anônimo se equipara a um homicídio praticado pelas costas da vítima, quando esta não pode ver o seu ofensor, ficando sem meios de defesa, como é o caso de uma emboscada, mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima.

Isso é tão desprezível que o próprio direito penal brasileiro considera que um homicídio praticado por emboscada é um crime qualificado. Nos termos do art. 1º, inciso I, parte final, da Lei 8.072/90, todo homicídio qualificado é crime hediondo, considerado, portanto, um crime que tem tudo de mau.

Se você luta pela verdade e está convicto de que está fazendo o seu melhor, não tenha medo – assine seus escritos e defenda aquilo que você acredita ser a verdade, mas sempre com muito equilíbrio, moderação e respeito às pessoas que o cercam. E quando lhe atirarem pedras ou lhe expuserem ao escárnio das arenas, permaneça firme, assim como ficou Estevão e assim como ficaram os mártires da igreja primitiva, que não recuaram quando instados a negar a fé na verdade de Jesus.

 A meu ver, só há uma justificativa para que alguém trabalhe no anonimato: a covardia. O covarde tem medo de ser reconhecido. O covarde prefere o ataque pelas costas, porque teme a reação do ofendido. O covarde teme porque conhece a sua própria fraqueza e não quer ser desmascarado. O covarde é desprezível e não serve para a guerra. O covarde não serve para defender os interesses do reino contra Satanás e contra seus demônios, porque afrouxa no primeiro estrondo que ouvir em sua direção. O covarde não pode servir a Deus, porque não segue o exemplo de Jesus, o caminho.

E qual foi o exemplo de Jesus? Jesus demonstrou força e coragem diante das tentações, diante do seu próprio esgotamento físico e diante das ameaças dos religiosos. Ele foi exemplo para Paulo, para Estevão, para Pedro, para Tiago, para João e para todos os mártires da igreja primitiva.

É por isso que não temos outro exemplo a seguir. Afinal, se Jesus fosse um covarde, o que seria da humanidade? Creio que você deve se lembrar do que a bíblia nos fala sobre os covardes:

 

“Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” (Juízes 7:3 RC)

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1:7 RA)

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:8 RA)

Imagino que, se os cristãos covardes do nosso tempo considerassem com mais seriedade o que nos diz a palavra de Deus, suas ações seriam radicalmente alteradas.

Na prática, sobre a questão da autoria do que se divulga na internet ou por qualquer outro meio de comunicação, eu acho tão importante a identificação dos autores que publicam suas idéias que nem leio artigos anônimos. Se o autor de uma obra não tem coragem de se apresentar, não merece o meu crédito. É por isso que no site www.celeiros.com.br a secretária está autorizada a deletar mensagens anônimas sem me avisar, pois ela já sabe que eu não leio essas mensagens.

Querido, eu não estou querendo parecer a pessoa mais correta do mundo, o dono da verdade. Nem poderia pretender isso, porque meus erros denunciam a minha natureza falha constantemente. Se você ler algumas cartas que eu respondi no passado verá que eu já errei muito, falando mais do que me convinha.  Se não fosse o perdão de Jesus, o que seria de mim?

Recentemente, reli um carta que eu havia respondido, porque queria copiar uma informação que eu sabia que já tinha dado a alguém. E quando li uma de minhas respostas, pensei comigo: como eu fui capaz de responder essa pessoa dessa maneira? Naquele momento eu me arrependi pelo modo como tratei um correspondente. Vi claramente a minha dureza e vaidade em desprezar um de meus agressores. Mas, nem por isso retirei a carta do site. Ela continua lá, para que todos percebam o quanto eu também sou limitado e sujeito às mesmas instabilidades emocionais a que estão sujeitos quaisquer outros seres humanos.

Quando nos escondemos atrás do anonimato, ou atrás da máscara da perfeição, nos tornamos como os hipócritas (artistas do teatro grego) e deixamos que as pessoas fiquem equivocadas a nosso respeito. Ninguém sabe, de fato, quem somos. Mas, não é isso que Deus tem para nós, certamente que não.

Como você ainda está no começo, terá a oportunidade de evitar muitos erros que eu já cometi. Se você conhece este site desde sua origem, quando ainda era um blog (“Eu era cego e agora vejo!”), perceberá que eu tive que corrigir muita coisa de lá para cá. Inclusive, o nome inicial do blog foi alterado por intervenção de um pastor da ICM. Louvado seja Deus!

Mais um palpite. Tenha um padrão estável de comportamento e todos saberão reconhecer quando é você quem fala. Digo isso porque, no meu caso, há pessoas que se fazem passar por mim na internet. Para você ter idéia, há até Orkut no meu nome, como se fosse meu. Ora, eu não tenho Orkut nem Facebook. Já tive no passado, mas não tenho mais.

Ora, esse tipo de ação dissimulada não me incomoda, pois eu tenho um padrão de comportamento, de escrita, de trato com as pessoas e de conteúdo que dificilmente pode ser imitado em todos os seus aspectos.

Desse modo, qualquer pessoa com um mínimo de percepção e que me conheça, ou que conheça o meu trabalho, logo saberá quando sou eu que está falando ou quando é algum impostor.  Certa vez, perguntaram para o maior identificador visual de notas de dólares falsos do mundo como ele conseguia distinguir, com tanta precisão, uma nota falsa. Ele disse que não conhecia bem as notas falsas, pois elas variavam constantemente em seus defeitos. O que ele conhecia bem era a nota verdadeira. Ou seja, conhecendo o verdadeiro, jamais nos equivocaremos com o falso. Por isso, sugiro que você tenha seu padrão bem definido e coerente com seu caráter cristão.

A minha última dica, querido, é que você procure conselho sempre que estiver em dúvida, ou quando sentir que suas fraquezas estão latentes em sua alma. O que eu estou lhe falando é o que eu faço. Todas as cartas que eu respondo são acompanhadas pelo meu pastor. Eu confio nele, pois sei que ele foi colocado em minha vida para me ajudar. Do mesmo modo, minha mulher me ajuda quando eu vou responder alguma questão ligada às necessidades femininas. Nesses casos, eu procuro submeter minha resposta ao crivo dela antes de enviar a resposta. Eu sei que ela tem mais sensibilidade do que eu em muitos aspectos.

Por isso, aconselho que você não se isole, para não se tornar um louco indomável, sem limites. Desenvolva seu blog ou seu site, mas aceite as críticas de bom grado daqueles que querem o seu bem. Em relação àqueles que querem o seu mal, seja paciente e ore por eles.

Perdoe-me se fui além do que você solicitou quando me escreveu. Estou aproveitando este momento, pois, nos próximos dois meses, estarei desenvolvendo uma atividade que tomará muito do meu tempo e, provavelmente, não terei disponibilidade para responder cartas.

O SENHOR te abençoe e te guarde;  o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;  o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon

 

De:JOÃO

Para:celeiros.df@uol.com.br

Data:01/03/2011 08:30

 

Olá Pastor Sólon,

A paz do Senhor Jesus e bom dia!

Ao ler sua resposta eu pensei comigo mesmo: Porque não tinha percebido isto ainda? Foi como um colírio nas vistas.

Apesar de assinar o blog sem meu nome verdadeiro inconscientemente, eu percebi a gravidade do problema e estou providenciando as alterações. Não posso trabalhar em oculto falando dAquele que é a LUZ. Eu estava prestes a cometer um erro que condeno. Sua resposta foi muito boa e agradeço a Deus pelo belo aprendizado que tive neste dia.

Também não quero me isolar. Na dúvida tenho enviado e-mails, principalmente a você e ao pastor Roberto - também da CEEN.

 Grande Abraço pastor Sólon e mais uma vez muito obrigado pela sua paciência.

Att.

JOÃO

 

De: celeiros 

Para: JOÃO 

Data:01/03/2011 10:08

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

Fico feliz em ver que você tem essa percepção. Siga em frente e confie no seu Deus!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon