Carta 12

02/07/2013 12:14

De: JOÃO

Para:pastor-solon

Data: 24/01/2009 21:37

Claríssimo pastor Sólon, parabéns pelo site!

Como pude perceber por tudo que o senhor escreveu, pela seriedade das palavras a respeito de seu testemunho como ex- pastor da ICM,  pode-se ver perfeitamente que o senhor continua primando pela verdade.  Quero fazer algumas considerações a respeito de fatos  mencionado em seus  texto e de alguns internautas;  pois  sou também conhecedor  de outras verdades que precisam ser ditas.

1 - Conheço muito bem a ICM e muitos dos seus líderes, pois vivi no meio deles por muito tempo. Foram quase 30 anos. Conheço muito bem tudo que o senhor falou. Sou do tempo de homens de Deus como os Pastores Manoel De Passos Barros, Dodd, Gedelti,  Guimarães, Jairo, Kaka, Amadeu, Olimpio, Hélio, Fonseca, Pedro Paulo, Hugo, Elizeu, Apolinário, César, Gerson Novo e muito outros. É preciso que se diga que apesar das mazelas  praticadas com seus membros e pastores em nome de Deus;  da falta de amor ao próximo; da prisão psicológica que vivem  a maioria de seus pastores e membros; da prática do sectarismo evangélico; e do fato de que 90% dos ensinos transmitidos nos seminários não possuírem sustentação bíblica; nos meus quase 30 (trinta) anos vivendo no meio evangélico, conhecendo várias instituições e homens que se dizem “de Deus”, posso reconhecer que à ICM é uma das instituições religiosas mais sérias que existe neste País, no que diz respeito às coisas materiais. Trata-se de uma instituição que tem 40 (quarenta) anos de existência e nunca  viu seu nome envolvido com escândalos, o que infelizmente é coisa natural em nossos dias no meio evangélico.

2 - Quando eu acompanhava as "santas inquisições"  que eram praticadas contra pastores e membros, eu também dava meu voto de concordância. E digo com plena certeza que tudo era feito em nome do zelo pela "obra". Se ainda existe esta prática eu não sei, pois já estou distante há algum tempo. É preciso que fique bem claro a todos os internautas que estes fatos muito bem colocados pelo senhor,  em seu testemunho como ex- pastor da ICM,  reflete a mais pura verdade dos velhos tempos. Espero que esta prática seja coisa do passado, como o senhor mesmo disse em seu testemunho. Mas, se este tipo de "canibalismo evangélico " ainda existe em algum lugar, deve ser visto por todos não como uma maldade praticada a bel prazer (pelo menos na ICM sei que não era), mas como uma “síndrome do velho Paulo”, que matava,  jogava às traças, colocava nas masmorra e destruía  famílias inteiras  cuidando estar fazendo a vontade de Deus.  Era apenas “zelo pela obra".  No dia em que o velho Paulo teve um encontro com Jesus, ele foi transformado em um novo Paulo, mudando completamente suas atitudes e praticas. De perseguidor passou a ser perseguido.  Notem bem: o ensino de Jesus não tem nada a ver com este tipo de atitudes. E uma instituição que tem valores como a ICM não pode viver o velho, mais o novo e o novo é JESUS.

3 - Sabemos que aqueles que praticam o sectarismo,  que são soberbos, auto-suficientes, não aceitam que se falem verdades como estas que o senhor vem colocando em todos os seus textos. Espero que você não desanime,  pois tenho visto uma luz no fim do túnel para muita gente que já tinha desistido de lutar, porque foram julgados e condenandos antes da hora. 

Vou ficar orando pelo pastor e pedindo ao nosso Deus que continue levantando  homens sérios e destemidos como o senhor.  

Que Deus nos abençoe.

 

De:pastor-solon

Data:24/01/2009 23:33

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Por suas palavras posso perceber que você, de fato, foi membro da Igreja Cristã Maranata. Gostaria que você me perdoasse por não comentar o que foi dito, pois meu modo de ver as coisas já está registrado no texto que você citou. Ademais, percebi que você citou coisas que eu não tratei no meu testemunho e que eu prefiro não abordar.

Aproveito a oportunidade para pedir sua autorização para a publicação deste e-mail na seção "cartas" do site. Recebo muitas mensagens diariamente. São pessoas que expressam suas angústias, traumas vividos, experiências e modo de ver as coisas. Mas, por temerem ser identificadas, não autorizam a publicação.

Fica a seu critério, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.