Carta 103

02/07/2013 14:58

De: JOÃO

Para: pastor Sólon

Data: 8 de janeiro de 2011 19:15

Assunto: Minha noiva é da ICM

 

A paz do Senhor pastor Sólon.,

Eu tenho lido diariamente às cartas dos irmãos, e gostaria de compartilhar um pouco do que estou vivenciando atualmente, uma vez que eu tenho sido muito edificado pelo testemunho dos irmãos.

Bom, pra começar eu não sou e nunca fui um membro da ICM, porém a minha noiva atualmente congrega há 10 anos em uma ICM. Meu nome é JOÃO, e minha noiva é MARIA., eu moro em (...) E.S. e ela mora em (...) E.S. Nos casaremos e moraremos em (...), pois temos um terreno lá, facilitando na questão moradia. Em nome desse noivado e futuro casamento eu tenho me indagado com algumas questões com o que diz respeito às doutrinas da ICM, e confesso que eu cresci ouvindo muita gente dizer que a ICM é uma seita, até pessoas que não são crentes.

Minhas preocupações são as seguintes, mas antes irei fazer algumas considerações com perguntas ao Sr. Espero que o pastor possa me responder, pois é de suma importância, pois necessito de uma palavra quanto a essas questões em que vou citar, e sendo assim eu agradecerei:

São elas:

Eu, como cabeça da minha futura família terei autoridade para dizer onde congregaremos???

Eu posso dizer para ela que não congregaremos na ICM ?

Pelo fato de ir morar na cidade dela eu terei que também ir congregar na ICM dela???

E confesso que eu tenho muito medo de chamá-la pra conversar sobre essas coisas, pois entendo que não é o momento, pois dependendo de visão " obra " ela poderia até romper com noivado comigo, mas tenho certeza que ela não é fanática, pelos seguintes motivos, vou citá-los em forma de pergunta:

Mesmo conhecendo as doutrinas e a visão de " Obra " ela teria aceitado namorar comigo???

Uma vez que em certa ocasião fomos até o pastor dela  pra pedir pra que o grupo de intercessão orasse pelo nosso noivado, o pastor disse que não tinha necessidade, disse que nós humanos somos falhos e que essa decisão teria que ser minha e dela, penso que se tivesse ido pra para as irmãs interceder teriam dito que o Senhor revelou e que não era para levar adiante o noivado, ocasionando o rompimento. Graças a Deus que não foi, pois somos de denominações diferentes, e eu não sou da " obra ".

Ela usa frequentemente o site de relacionamento ORKUT. Não estaria desobedecendo uma orientação pastoral ????

Sempre quando ela vem para minha cidade para passarmos o final de semana juntos ela sempre visita a minha igreja, que por sinal ela tem elogiado o nosso trabalho feito com os jovens, pois coordenei vários cultos voltados para juventude, para honra e glória do Senhor Jesus. Não estaria ela desobedecendo uma ordem pastoral de não visitar outros ministérios ????

Então são essas as questões que tem me deixado inquieto, e de certa forma indignado com algumas coisas que tenho visto e presenciado, como por exemplo: a irmã da minha noiva se batizou há pouco tempo, mas antes do batismo ela me dizia que estava muito preocupada, pois o Senhor ainda não tinha revelado aos diáconos e autorizado o batismo dela,  O batismo de uma pessoa precisa ter o sim ou o não do Senhor ??

Há 1 hora atrás eu fiz algumas perguntas a uma irmã da " obra ", amiga minha, não no sentido de discutir, mas sim ver a veracidade dos fatos com pessoas que estão ao meu redor, e as perguntas que eu fiz foram as seguintes:

O que você entende por obra ? Se a igreja cristã é "obra " estaria Deus fazendo acepção de pessoas??? De que forma vocês costumam consultar a palavra? Como são chamados aqueles que deixam a " obra " ??? Vocês consultam ao Senhor para definir se o irmão está preparado para o batismo ????

E para minha surpresa todas as respostas foram idênticas às que foram citadas nas cartas destinadas ao respectivo site, e ela foi mais adiante: disse que realmente os que saíram são uns caídos mesmo, não entenderam a obra, disse que são um bando de gente que não tem o que fazer e mancham a obra do Senhor. De certa forma ela se mostrou muito confusa nas respostas, como se ela estivesse com vergonhas das respostas. Eu preferi não entrar com maiores detalhes, mas o que mais me chamou a atenção que é de conhecimento dela a comunidade cujo nome é : JÁ FUI UM MARANATA, pois havia perguntado ela o motivo na qual o PES não orienta os irmãos  terem orkut...

Pois bem pastor, eu gostaria de um aconselhamento seu à luz da palavra, pois tenho muitas dúvidas e gostaria que Sr. pastor me ajudasse a esclarecer...

Deixo aqui o meu abraço, e que Deus continue te usando poderosamente a sua vida pra outras vidas possam ser despertadas...

 " Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. "

 

 

De: Pastor. Sólon

Para: JOÃO

Data:10 de janeiro de 2011 23:35

Assunto: Re: Minha noiva é da ICM

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

 

Como você está lendo o conteúdo do site, creio que você já deve ter percebido que há outras pessoas com as mesmas preocupações que a sua.

Segundo sua informação, sua noiva já congrega na ICM há 10 anos e você nunca foi da ICM. No meu tempo, sua noiva seria considerada uma pessoa “que não entendeu a Obra” e não poderia exercer qualquer serviço na igreja. É possível que isso já tenha mudado, pois eu saí a ICM há seis anos e não acompanho as mudanças que lá ocorrem.

Por isso, espero que você compreenda que minhas respostas podem estar desatualizadas, ok?

A primeira coisa que percebi é que seu namoro, e agora noivado, ocorre à distância. Não sei qual a distância, mas isso não me parece uma coisa muito boa. Perdoe-me a sinceridade. Da última vez que vi algo parecido acontecer, somente depois da união é que os noivos vieram a conhecer algumas facetas do caráter do outro.

Mas, vamos deixar de lado minhas impressões para apenas responder seus questionamentos:

“Eu, como cabeça da minha futura família, terei autoridade pra dizer onde congregaremos?” Eu posso dizer pra ela que não congregaremos na ICM ?”

Amado, essa é uma questão que você tem que conversar com sua noiva urgentemente. Sugiro que você não prepare os convites de casamento antes de deixar algumas coisas bem claras entre vocês. Afinal, “o que é combinado não é caro”. Não tenha medo quanto ao rompimento do noivado, pois é melhor separar agora do que depois de casado, afinal, como diz o profeta Amós: “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3:3).

Ademais, você não pode ter medo ou dificuldades de dialogar com franqueza e sinceridade com a pessoa que você vai viver o resto de sua vida.

Mas, sendo bem objetivo: se ela for um membro bem integrado e ativo na maranata, a resposta é não! E não adiantará você mostrar os mais cristalinos textos bíblicos para ela.

Na carta de nº 44 já havia manifestado meu pensamento a esse respeito da seguinte forma:

No meu entendimento, a mulher é quem deve acompanhar o marido, por ser ele a cabeça do casal. Se cremos que isso vem de Deus, temos confiança de que o próprio Deus honrará o marido, a mulher e os filhos. Ou será que Deus não tem poder para nos abençoar quando fazemos a sua vontade revelada na bíblia?

“22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5:22-24 RA)

Ora, se uma mulher não se submete ao marido, como se submeterá a Deus? Como ela poderá dizer que obedece a Deus quando não obedece aquele que Deus mandou que ela obedecesse? Será que devemos fechar os nossos olhos para esta questão, eliminando esse texto da bíblia?

Contra esse pensamento, um membro fiel da maranata dirá: “mas eu não posso obedecer ao meu marido quando ele está fora da revelação de Deus”. E como, na visão de um bom maranata, só existe revelação de Deus na ICM, não há nada que você poderá fazer para convencer sua noiva do contrário.

“Pelo fato de ir morar na cidade dela eu terei que também ir congregar na ICM dela???”

Se ela for um membro bem integrado e ativo na maranata, certamente ela não aceitará mudar de denominação, independentemente de onde vocês escolhessem morar. Mas, como você mesmo entende que ela não é “fanática”, minha resposta perde a validade.

“Ela usa frequentemente o site de relacionamento ORKUT, não estaria desobedecendo uma orientação pastoral ????”

Como eu lhe disse, já estou desatualizado e não sei se os membros da ICM ainda estão orientados a não utilizar o Orkut.

“...não estaria ela desobedecendo uma ordem pastoral de não visitar outros ministérios ????”

Bom, segundo eu sei, não se trata de uma simples desobediência ao ministério, mas de uma desobediência a Deus, pois eles acreditam (e eu respeito isso) que todas as orientações advindas do PES são procedentes de revelações diretas do próprio Deus. Mas, como eu lhe disse, parece-me que sua noiva não está muito integrada na ICM. Se estivesse, nem mesmo namoraria com você.

Apenas para checar: sua noiva exerce alguma função na igreja? Ela é do grupo de louvor, instrumentista ou professora de crianças? Se a resposta for sim, então esqueça tudo o que eu disse, pois as coisas mudaram muito desde a minha saída.

“O batismo de uma pessoa precisa ter o sim ou o não do Senhor ??”

Vamos recordar uma passagem bíblica que pode ser esclarecedora.

Após a morte, ressurreição, ascensão de Jesus e o derramamento do Espírito Santo, o discípulo Filipe recebeu uma visita de um anjo de Deus que lhe deu ordem para estar no caminho que desce de Jerusalém a Gaza aguardando ali nova orientação da parte de Deus.

Descia por aquele caminho um oficial da rainha de Candace (Etiópia) e o Espírito Santo de Deus ordenou que Filipe acompanhasse aquela carruagem. O oficial de Candace vinha lendo as escrituras sagradas (Is. 53:7-8) e, ante a intervenção de Filipe, convidou-o para subir e lhe dar algumas explicações acerca do texto. Filipe aproveitando-se daquela oportunidade anunciou a salvação de Jesus, vindo o etíope a crer.

A ação imediata do etíope, após conhecer e crer na salvação de Jesus foi desejar o batismo nas águas. Ele perguntou a Filipe se havia algum impedimento para que ele fosse batizado naquela mesma hora, já que eles estavam passando por um lugar onde havia água. Filipe declarou que não se pode recusar o batismo àqueles que crêem e imediatamente o batizou, conforme se vê a seguir:

(AT 8:35-38) "35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?" 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou."

Amado, eu tenho plena convicção de que a minha função como pastor é esclarecer as pessoas quanto à salvação e apresentar-lhes todos as condições bíblicas para isso, mas não posso decidir por elas. Também, não vejo no texto citado nada que indique que Filipe tenha questionado a Deus a esse respeito antes de batizar o eunuco.

Bom, espero ter ajudado. Se não nos falarmos novamente, desejo que Deus abençoe grandemente o seu relacionamento e que vocês possam ser muito felizes!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Data: 11 de janeiro de 2011 10:43

Assunto: RE: Minha noiva é da ICM

Prezado Pr. Sólon, que a paz do Senhor esteja contigo!

 Gostaria de agradecê-lo pelas respostas, ajudou-me muito. Realmente eu preciso conversar com minha noiva mesmo, pois já tinha isso em meu coração há algum tempo. E o que me levou a ler as cartas, conhecer as doutrinas da maranata foi nesse sentido mesmo, que nestas conversas haja um conhecimento da minha parte quanto o que é feito lá dentro. E você me ajudou a esclarecer à luz da palavra o que devo fazer. Tenho plena convicção no Senhor que a minha união com minha noiva é providência de Deus na minha vida, não vou citá-los aqui porque a história é longa. E quanto à distancia das nossas cidades, realmente é dificultador., mas não moramos tão longe assim, são praticamente cidades vizinhas, cerca de 2 horas de ônibus, e sempre estamos juntos.

Quanto ao envolvimento dela com os cargos da igreja, ela atualmente exerce algum tipo de trabalho ligado à secretaria da respectiva igreja, somente! Entendo que ela não é muito envolvida. E quanto às doutrinas da ICM, pelo que tenho visto e testificado, ainda é intensa. A maioria dos maranatas que eu conheço não tem orkut. E pior, sempre pergunto o motivo na qual não usam, eles nunca sabem. No máximo dizem que é uma orientação do presbitério.

Desde já eu agradeço aos seus esclarecimentos. Ajudaram-me muito quanto à formação do que preciso fazer.

 Um grande abraço e a paz do Senhor esteja contigo!!!