Carta 099

02/07/2013 14:51

De: JOÃO

Enviada em: 21 de julho de 2010 02:52

Para: Pastor Sólon

Pastor Sólon, saúdo-o com a paz do Senhor Jesus.

 Onde moro (interior de SP) não há igreja sua. Gostaria de saber se você me acolheria na sua igreja e gostaria de saber se você me faria obreiro na sua igreja (pregar e fazer louvor). Gostaria de saber se para ser obreiro, você também espera o SENHOR lhe mostrar ou já posso trabalhar na casa do SENHOR.

 Cordialmente.

 Irmão JOÃO.

From: Pastor Sólon

To: JOÃO

Date: 22 de julho de 2010 17:22

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com você e com toda a sua família.

Espero, em breve, respondê-lo adequadamente, esclarecendo o modo como evoluímos nessa questão que você abordou. Enquanto isso, sugiro a leitura da carta de número 10 e o texto ali indicado. Leia, também, o texto "A CEEN na prática", no link institucional.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

From: Pastor Sólon

To: JOÃO

Date: 9 de agosto de 2010 10:31

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Desculpe a demora na resposta. Desta vez demorei porque não sabia o que responder.

No último contato, pedi que você desse uma olhada em algumas cartas que registram aquilo que aconteceu conosco no passado. Refiro-me ao modo como a partir de um contato surgiram as igrejas do Rio de Janeiro. Hoje temos igrejas em Itaipava-RJ, Paraíba do Sul-RJ, Duque de Caxias-RJ, Campo Grande-RJ, Bento Ribeiro-RJ e um trabalho de assistência em Copacabana-RJ.

É claro que depois de algum tempo temos que aprender alguma coisa. Entre erros e acertos, de uma coisa não tenho dúvida. Ninguém está apto a desenvolver um trabalho como o nosso sem um preparo, pois todos os que tentaram esmoreceram. Obviamente, não é fácil iniciar algo do ponto zero, com poucos recursos, sem estrutura adequada, sofrendo críticas, enfrentando difamação etc. O nosso trabalho não consiste apenas em "fazer madrugadas", ter uma aparência de santidade, "pregar a palavra" e "dirigir louvor". Fomos chamados para sofrer por uma causa - a de um evangelho puro e simples. No passado, quando pensávamos que a empolgação de alguns era suficiente, demos muitas oportunidades a homens de bom coração e bem intencionados, mas logo vimos que é necessário algo mais... A unidade de visão é imprescindível. Todos os amados irmãos que saem da ICM traumatizados, com sentimento de rejeição, frustrados por não conseguir o que queriam ali, em princípio, têm sérias dificuldades de desenvolver um trabalho que exige uma alma curada.

Por isso, eu adotei como pré-requisito para levantar um obreiro a realização de um Seminário de Restauração de Vidas. Aqueles que fazem o seminário, normalmente saem curados, libertos e com uma visão de reino de Deus ampliada - o pecado é chamado pelo nome e o perdão é a chave de todo o processo. O passo seguinte à santificação é a adaptação aos nossos valores e princípios, já que a doutrina é simplesmente a bíblica, sem adições procedentes de revelações extrabíblicas. Após isso, o resto torna-se de menor importância, a exemplo da forma de "culto". Essa é livre, pois os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade. Não é o modelo de culto que faz alguém adorar a Deus, mas a disposição do coração. Se alguém acha que só consegue adorar a Deus sentado, faça assim. Se alguém acha que para adorar precisa ficar em pé, faça assim. Se alguém acha que para adorar a Deus tem de estar de joelhos, faça assim. Se alguém acha que para adorar a Deus tem que cantar louvores da "Harpa Cristã", faça assim... etc. Particularmente, o que eu acho que não pode faltar jamais em um "culto formal" é uma mensagem coerente, bíblica e com muita unção de Deus.

Bom, esses são os critérios gerais que adotei, particularmente, nas igrejas que iniciei, tanto em Brasília como no Rio de Janeiro.

Especificamente quanto a você, senti-me honrado ao ver que uma pessoa que tem suas qualidades intelectuais tenha se interessado pelo nosso trabalho. Não sei exatamente o que você está vivendo neste momento de sua vida, mas se você está alinhado aos ensinamentos da ICM, sugiro que dê sequência ao que você já está desenvolvendo aí mesmo onde você está, pois há uma diferença "brutal" entre o trabalho que realizamos e o que a ICM realiza.

Portanto, amado, isso foi o que senti no coração de lhe dizer. Não gostaria que visse essa resposta como uma rejeição, pois sei bem o valor e o talento que você tem. No mais, espero que possamos continuar compartilhando um pouco do que Deus tem feito por todos nós.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.