Carta 055

14/04/2016 11:00

Em 12/4/2016, (...) escreveu:

Estimado Pastor Sólon,
 
Assisti a seu vídeo sobre o Batismo por Imersão.
 
Obrigado pelas informações, no entanto, por gentileza, peço que você esclareça alguns pontos pessoais:
 
Alguns líderes cristãos afirmam que ao invés da imersão, o batismo praticado por João Batista foi por efusão ou aspersão, isto é, quando derrama-se água sobre a cabeça do batizado. Eles alegam que o batismo de João Batista tem origem nos ritos judaicos de purificação, registrados em Levítico capítulos 11 a 15 e Números capítulo 19, os quais, segundo apontam, também eram realizados por efusão ou aspersão.
 
Gostaria de saber:
 
1. Existe alguma relação entre o batismo de João Batista com os ritos judaicos de purificação? 
 
2. Se tais ritos eram por efusão ou aspersão, este é um argumento favorável para que tais líderes concluam que o batismo por efusão ou aspersão seja o modo bíblico de batizar?
 
Obrigado por vossa atenção
 

Resposta, em 13/4/2016

Prezado (...), paz!

Estou em recuperação de uma cirurgia no ombro e, por isso, não consigo digitar muito.

1 - sim, a relação do batismo por aspersão vem dos ritos judaicos de purificação;

2- sim, esse é um dos argumentos, embora não seja o único.

Como pastor, não acredito que o batismo por aspersão seja válido quando se é possível realizá-lo por imersão.

Abraço querido!

Pr. Sólon

 

Em 13/4/2016, (...) escreveu:

Obrigado, não vou delongar para ajuda-lo em sua recuperação.
 
Gostaria justamente é de obter argumentos contra o que apresentei.
 
De qualquer forma, obrigado!
 

Resposta, em 14/4/2016

Paz (...)!
 
Entendi. Vou tentar responder economizando palavras devido à minha dificuldade de digitar neste período em que estou sem movimento do meu braço direito, ok?
 
1. Existe alguma relação entre o batismo de João Batista com os ritos judaicos de purificação? 
 
No meu entender, somente no processo físico, mas não no espiritual, pois rituais religiosos da lei [prática] perderam completamente o sentido após Jesus. Veja a série de vídeos sobre a lei em meu canal https://www.youtube.com/channel/UCWT771ZHpO7BNAidPTXHTrw.
 
A purificação de levitas incluía aspersão. Essa é a única relação direta com a aspersão no caso do batismo realizado pelos que defendem essa tese. Tudo o mais não passa de presunções. Prefiro não fundamentar minha fé em presunções. 
 
2. Se tais ritos eram por efusão ou aspersão, este é um argumento favorável para que tais líderes concluam que o batismo por efusão ou aspersão seja o modo bíblico de batizar?
 
Se você assistir os vídeos que indiquei, saberá a razão pela qual não acolho a ideia de incorporar rituais da lei no processo religioso formal da igreja. 
 
Batismo é um ritual instituído a partir de João Batista e incluído nos requisitos eclesiásticos por Jesus, que o confirmou, e pelos apóstolos que nos deram exemplos. Lembre-se que o termo "baptisma" é grego e significa um processo de imersão, submersão e emersão.
 
Mas, para mim, o importante nisso tudo, querido, é a superior segurança que tenho ao realizar o batismo por imersão. Como eu disse no vídeo, se aspersão é suficiente, quanto mais será um mergulho nas águas. O ato abundante, com sobra, não prejudica o seu propósito, mas não podemos afirmar o mesmo em relação ao seu inverso.
 
Por exemplo, certa vez fui comprar pregos para pregar prateleiras de um armário. Na loja fiquei em dúvida sobre o cumprimento dos pregos. Preferi, então, comprar aqueles um pouco maiores, pois eu tinha certeza que eles serviriam, embora fosse possível que os menores, mais baratos, talvez pudessem resolver. Paguei mais caro um pouco, mas não perdi viagem, pois quando cheguei em casa constatei que os menores seriam inadequados e insuficientes.
 
Esse é o meu perfil, mas não espero que as pessoas pensem como eu. No meu caso, prefiro exagerar, fazer com sobra, mas viver com segurança, do que economizar esforços e ficar com dúvida ou medo de ter feito a escolha errada.
 
Bom, esses são meus argumentos. Espero que você entenda que os vídeos são dirigidos a membros da ICC, aos quais me sinto na obrigação de responder por suas vidas, caso lhes indique processos espirituais que não atendam as expectativas do nosso Senhor. 
 
Foi um prazer conhecê-lo!
 
Pr. Sólon